Por Andriny Silva
Hoje chamada rua Ricardo Campelo, outrora rua do Trapiche, recebeu esse nome pois, de acordo com quem mora lá, há alguns anos a população precisava andar por cima de estruturas de madeira, os chamados trapiches, pois havia muita lama.
Esta rua fica localizada no bairro Boa Vista, na Baixada da Sobral, uma ampla região que abriga 18 bairros, assim como diversos comércios, escolas, órgãos públicos, entre outros tipos de estabelecimentos. A região é como se fosse uma outra cidade dentro de Rio Branco.
Também chamada “Baixada do Sol’’, esse nome foi criado para evitar que chamassem de “Sobral’’ todos os diferentes bairros que são cortados pela estrada de mesmo nome. É um espaço que abriga muitas pessoas que vieram de outros municípios e, assim como o sol, nasceu para todos.
Antigamente a região era bem diferente do que é hoje, era uma fazenda e, pouco a pouco, casas foram construídas e formando diversos bairros e ruas. Nesse tempo, havia muita lama, contrastando com a visão atual, em que a maioria das ruas são cobertas por asfalto ou pelos tradicionais tijolos.
A dona de casa Luziete Mesquita da Costa, de 43 anos, é uma entre as diversas pessoas que saíram de seus locais de origem e hoje tem como lar a Baixada da Sobral, sendo moradora dessa região há quase 30 anos.
Ela vivia na zona rural mas,aos 14 anos, começou a morar com a irmã mais velha, Izalete, que já era residente do bairro João Paulo. O objetivo de Luziete era estudar, porém, a vida tomou outro rumo e ela acabou estudando apenas até a oitava série.
Quando ela chegou, ainda existiam os trapiches e muita lama, assim como a vida, que é cheia de mudanças, ela viu a rua feita de lama se transformar em tijolos. E a rua também acompanhou as mudanças de sua vida, viu quando conheceu seu primeiro esposo, o nascimento de seus três primeiros filhos,viu o seu divócio, e o nascimento dos dois outros filhos que vieram depois., e até hoje vê os sonhos de Luziete, que almeja terminar de reformar sua casa e ver seus filhos formados, se realizando. E a rua segue vendo, a cada dia, todo o trajeto da vida de Luziete e de outros moradores.
A vendedora de doces regionais Andressa da Costa Silva tem 27 anos e mora na região há 17, sendo 12 deles como moradora da rua Ricardo Campelo. Ela tinha apenas dez anos de idade quando seus pais resolveram se separar e metade de sua família, da parte materna, morava espalhada pela região da Baixada da Sobral.
Na época em que chegou, muitas ruas ainda eram de trapiche e a área era conhecida como periférica, Sua vida foi, praticamente, toda na Sobral, nas regiões de Boa Vista e João Paulo,chegando a morar em várias ruas por conta das muitas mudanças.
Quando, enfim, se instalou na rua Ricardo Campelo, não tinha saneamento básico, havia muito mato e esgoto a céu aberto, entretanto, hoje em dia o local está mais valorizado, e ganhou melhor estrutura, como a mudança da rua de trapiche para tijolos
A rua Ricardo Campelo já foi conhecida como rua das flores. Também foi conhecida por ser muito perigosa, lar de confrontos entre facções. Atualmente, porém, a onda de violência reduziu.
Luziete e Andressa, de formas particulares, possuem uma boa relação com seus vizinhos. Andressa, conversa, se dá bem e acha os vizinhos super harmoniosos. Luziete, por outro lado, não é de ficar conversando, mas não tem nenhum problema com seus vizinhos. Ela acredita que cada um vive sua vida tranquilamente, sem problema nenhum, se dá super bem com todos, mas com cada qual no seu canto.
Luziete gosta do local onde mora e não pretende mudar. Andressa, por outro lado, gosta do seu bairro em geral, gosta da facilidade em questão de transporte público e gosta do fato de andar pouco e logo encontrar padarias, açougues, frutarias, escolas e paradas de ônibus, porém, apesar de gostar de onde mora, acredita que a vida é repleta de mudanças e ela pretende se mudar futuramente.
Para conhecer a região:
TORRES, Gilmar. Conheça a Baixada da Sobral. Blog fala baixada, Rio Branco, 2018. Disponível em: <http://falabaixada.blogspot.com/p/conheca-baixada-do-sol_30.html>. Acesso em: 01 set. 2022 de Setembro.