Dançarinos do Capivara na Roça – Foto: Douglas Adriano
Por Anísio Calixto Neto, Letícia Oliveira Vale e Susana Bonfanti
Nos dias 09 e 10 de junho, o Centro de Convenções, da Universidade Federal do Acre, foi tomado por bandeirolas, músicas juninas, comidas típicas e muita diversão. O Arraial da Ufac de 2023 recebeu centenas de pessoas ao longo dos dois dias de festa. Mantendo a tradição do evento, estudantes de diversos cursos se apresentaram em grande estilo e celebraram a cultura junina.
Mesmo com algumas dificuldades e o pouco tempo para os ensaios, o grupo Capivara na Roça entregou tudo nas duas apresentações, sem perder o ritmo caipira no pé e garantindo o gostinho das festividades de São João.
Marcando cinco anos de apresentações em 2023, o grupo vem fazendo história na instituição. A estreia da quadrilha Capivara na Roça aconteceu em 2017. Devido ao sucesso, o arrasta-pé virou tradição do Arraial da Universidade. Nos anos 2020 e 2021, a festa precisou de uma pausa, devido à Covid-19 e implementação das medidas de saúde e distanciamento social, retornando em 2022.
Douglas Adriano, que é um dos organizadores e coreógrafos do grupo, explicou como foram realizados os ensaios. “Ensaiamos aos sábados e domingos, sempre de forma intensiva. O comprometimento dos integrantes foi o que nos manteve firmes no compromisso de entregar uma linda apresentação”, ressaltou o jovem que também é formado em Artes Cênicas pela Ufac.
Eduardo Augusto, que é personal trainer e também atuou na organização e nos ensaios do Capivara na Roça, conta que o aumento no número de integrantes do grupo ampliou as expectativas para a apresentação. “Em 2022 tivemos um fluxo um pouco menor, mas para 2023 chamamos mais pessoas, ganhando liberdade a mais”, afirmou ao destacar que também foi responsável pela mixagem das músicas apresentadas pelo grupo.
“Tivemos que pensar em músicas que realmente dessem para desenvolver a dança, para chamar o público e, principalmente, fazer coreografias mais fáceis para os alunos. Queríamos que ficasse aquele simples, porém bem bonito e arranjado. Não complicamos muito a coreografia e pegamos algumas que já eram oficiais, mas inserimos duas coreografias autorais”, explicou Eduardo Augusto.
Diversão além da dança
Além das apresentações do Capivara na Roça, o Arraial da Ufac contou com uma diversidade de comidas típicas, espaços dedicados às crianças e estacionamento ao lado do Centro de Convenções. Com entrada gratuita, a sétima edição do evento recebeu a comunidade, servidores e estudantes.
Felipe Cardoso, que é aluno do curso de Licenciatura em História, compareceu ao evento e se surpreendeu com a quantidade de participantes e ainda apreciou as apresentações. “Visito o Arraial pela comida, mas o evento foi bom, bem movimentado e lotou mais do que esperava. Prefiro as músicas tradicionais, mas a inserção das novas músicas casou bem com a quadrilha desse ano”.
Para o estudante do curso de Bacharelado em Jornalismo, Kauan Nascimento, a variedade na alimentação foi um diferencial. Este ano, as barraquinhas ficaram sob responsabilidade das atléticas. “As atléticas trouxeram diversas opções de comidas típicas, além das bebidas diferentes”.
O Arraial da Ufac foi organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), com apoio da Fundação Elias Mansour (FEM), Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil, Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict).
Estudantes de diversos cursos se apresentaram em grande estilo e celebraram a cultura junina – Fotos: Anísio Neto