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Cultura

TikTok: um fenômeno entre os jovens

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Foto: Reprodução/Internet

Por Camila Gomes e Mariá Thaumaturgo

Se você não sabe o que é o TikTok, então você não conhece um dos maiores fenômenos da internet, que virou febre entre os jovens desde o ano passado. 

A jovem acreana Bia Araújo, ou @magicardb, como muitos conhecem, de 19 anos, atualmente possui 2,7 milhões de seguidores no TikTok e está na plataforma desde 2019. Para ela, o aplicativo já tomou forma e ganhou espaço, mesmo competindo com o Instagram, mas acredita que talvez não dure tanto tempo como os outros aplicativos.

Bia começou a usar o app por influência de uma amiga, decidiu iniciar com vídeos de customização e às vezes postava de comidas e receitas. Mas um vídeo específico, em que ela ensina uma receita na cozinha, chegou a 18 mil visualizações. Foi quando a empolgação “tomou de conta”.

Foto: Reprodução/TikTok

“Foi assim que comecei a pegar gosto pelas gravações e aos poucos fui achando meu conteúdo, que hoje é comida. Aos poucos fui crescendo e, no meio da pandemia, em 2020, meus vídeos passaram a viralizar. E hoje, graças a Deus, estou onde estou”, enfatiza Bia.

A jovem conta que em sua relação com o aplicativo, no início, passava horas navegando, justamente por estar no auge da pandemia e quando ninguém saía de casa. Com o tempo, passou a navegar menos no TikTok e postar mais seu conteúdo, porque é o que gosta de fazer. 

Foto: Reprodução/Instagram

Ela faz algumas críticas  à plataforma, considerando que existem conteúdos ruins e desnecessários, “Mas lá também encontramos de tudo, como história, humor, curiosidades e culinária. São várias opções de conteúdos bons e também conteúdos ruins, como vemos em qualquer outro aplicativo da internet”, afirma a criadora de conteúdo. Hoje Bia trabalha somente com a internet, criando conteúdos de receitas e culinária para o TikTok e Instagram.  

O que é o TikTok?

Lançado pela ByteDance, na China, em setembro de 2016, o aplicativo conhecido como Douyin, foi desenvolvido em 200 dias. No primeiro ano, recebeu mais de 100 milhões de usuários, tendo mais de 1 bilhão de vídeos visualizados todos os dias. A rede foi lançada no mercado internacional em setembro de 2017 e um ano depois continuou registrando números absurdos. O app foi baixado cerca de 80 milhões de vezes nos Estados Unidos e 800 milhões de vezes em todo o mundo, de acordo com dados da empresa Sensor Tower.

Considerado um dos aplicativos mais populares do mundo, ele funciona da seguinte forma: os usuários gravam vídeos com duração de até 15 segundos e podem escolher músicas e efeitos visuais ou sonoros. Além disso, também é possível fazer duetos com alguém respondendo ao seu vídeo, o que cria uma tela “dupla”, alimentando assim uma cadeia interminável de reações. Os usuários também podem fazer upload de seus próprios sons, para que seja possível sincronizar uma dublagem com o vídeo original de outra pessoa.

Foto: Reprodução/Internet

O TikTok não parece ser tão diferente de outros aplicativos que também entregam vídeos, como Snapchat, o “finado” Vine e Dubsmash. Ele trabalha com a mesma proposta, mas o diferencial é seu algoritmo de inteligência artificial (IA) e uma variedade sofisticada de efeitos. Agora você já sabe o porquê não consegue sair da plataforma tão facilmente logo quando entra, é isso que o torna irresistível. O TikTok oferece muitas possibilidades para criadores e marcas, digamos que seja mais “fácil” trabalhar com este aplicativo. 

E as outras redes sociais?

O aplicativo superou o Facebook, Instagram, YouTube e Snapchat em instalações mensais na App Store e foi baixado mais de um bilhão de vezes em 2018. inda é menor no número de usuários do que o Facebook, com 2,27 bilhões , incluindo Instagram e WhatsApp, porém está muito à frente do Twitter, com 336 milhões e do Snapchat com 186 milhões, com uma base ativa de 500 milhões mensais. Além disso, em fevereiro de 2019, 27 milhões desses usuários ativos estavam nos EUA, um número absurdo para uma empresa de tecnologia da China que criou o aplicativo em menos de um ano. Para um serviço como esse, que estourou no mundo tecnológico, são poucos dias, mas deu muito certo.

A plataforma chegou a 1.289 bilhão de usuários ativos, contra 1.221 bilhão do Instagram, segundo levantamento realizado em março deste ano. Em fevereiro de 2021, o TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo, com 56 milhões de downloads.

Foto: Reprodução/TikTok

De acordo com o site da ByteDance,  o TikTok foi fundado em um esforço “para combinar o poder da inteligência artificial com o crescimento da Internet móvel, de forma que revolucione a maneira como as pessoas consomem e recebem informações”. É exatamente graças a IA que o TikTok só entrega ao usuário aquilo que ele deseja consumir. Ou você acha que o aplicativo usa de poderes mágicos para saber que você gosta de assistir vídeos com memes, receitas ou good vibes?

Soberania e popularidade

Em junho de 2020, a Índia decidiu banir o TikTok, junto com outros 58 aplicativos chineses, numa forte afronta a Pequim. O governo alegava que eles seriam “prejudiciais à soberania, à integridade e à defesa da Índia”. No país do Tio Sam, a brincadeira também virou alvo de tensões geopolíticas. A rede acabou entrando na disputa entre  os Estados Unidos e a China, quando o ex-presidente, Donald Trump determinou o encerramento do uso do app em território americano. Segundo ele, o TikTok estaria monitorando os cidadãos a serviço do Partido Comunista da China. Mas a ideia não foi muito longe e os vídeos continuaram fazendo sucesso. 

Foto: Reprodução/TikTok

Além de ser um aplicativo fácil e divertido, outros motivos levaram o TikTok a ter uma grande visibilidade. O apoio das celebridades foi algo crucial para que o aplicativo tivesse grande alcance em pouco tempo. O apresentador do The Tonight Show, Jimmy Fallon, por exemplo, realizou uma sessão de “desafios” em seu programa e usou o TikTok como plataforma. No Japão, o aplicativo chamou a atenção da célebre Kinoshita Yukina, na Tailândia, a youtuber Kaykai Salaider e na Índia a atriz Aashika Bhatia. Já no Brasil, a cantora Ludmilla lançou vários desafios de dança em parceria com o FitDance. O conteúdo localizado, a fácil criação, compartilhamento e alcance de visualizações também são fatores poderosos para que a plataforma continue a crescer todos os dias.

A popularidade atual do TikTok é realmente surpreendente, mas ainda não garante que atingirá os níveis de outras redes sociais como Instagram e YouTube. Para que isso aconteça, o aplicativo precisará inovar e encontrar novas maneiras de continuar engajando seus usuários. Eles também terão que tornar a plataforma mais acessível para as marcas. Algo possível para uma plataforma que cresceu tanto em tão pouco tempo.

Cultura

Retorno das supermodelos dos anos 2000 às passarelas no outono/inverno 2024

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As brasileiras Caroline Trentini e Isabeli Fontana foram destaque na semana de moda de Paris.

Por Felipe Souza

A temporada outono/inverno 2024 tem sido um prato cheio para os amantes da moda “vintage” e das grandiosas modelos. Além de peças que remetem à época, as supermodelos dos anos 2000 retornaram com tudo nas passarelas de Nova York, Londres, Milão e Paris.

Muitas eras de modelos se encontraram em um curto período de tempo em que ocorreram as Semanas de Moda. Das brazilian bombshells às doll faces, os rostos mais conhecidos pela comunidade fashion mundial apareceram e brilharam nas cidades mais badaladas do mundo.

Não importava em qual desfile você assistia. Do mais ‘fashion’ ao mais comercial, as poderosas das passarelas dos anos 2000 estavam lá. Claro que o Brasil esteve presente, considerando que a maioria das grandes modelos no início do século era brasileira.

A gaúcha Caroline Trentini, por exemplo, representou o país nas passarelas da Schiaparelli, Carolina Herrera, Michael Kors e Max Mara. Além de Caroline, a paranaense Isabeli Fontana cruzou a Balenciaga e Alessandra Ambrósio, a icônica angel da Victoria’s Secret, fechou o desfile do estilista Elie Saab.

Caroline Trentini, Isabeli Fontana e Alessandra Ambrósio/Créditos: Condé Nast

Mas não foi só de brazilian bombshells que a moda dos anos 2000 viveu. A norte-americana Frankie Rayder também cruzou, assim como Fontana, as passarelas da Balenciaga. Rayder foi uma das favoritas de Donatella Versace na era de ouro da italiana ‘Versace’.

Frankie Rayder para Balenciaga/Créditos: Condé Nast

As Slavas, sem sombras de dúvidas, estavam em peso também. O maior nome da temporada foi Natasha Poly, a mais bem-sucedida russa. Poly desfilou para Max Mara, Ferrari, Dolce & Gabbana, Fendi, Mugler e, majestosamente, fechou a coleção da Acnes Studio.

Natasha Poly para Fendi/Créditos: Condé Nast

Ainda representando as Slavas, a lendária ucraniana Carmen Kass e – segunda maior modelo dos anos 2000, apenas atrás de Gisele Bündchen -, e a russa Natalia Vodianova, juntas,  receberam todos os holofotes da plateia presente no show da Vetements.

Hana Soukupova, com seus 1,85 metros, também fez um retorno com maestria e cruzou a francesa Balmain e ainda brilhou com um outfit todo preto do Elie Saab.

Carmen Kass, Natalia Vodianova e Hana Soukupova/Créditos: Condé Nast

Uma menção mais que honrosa: Gemma Ward para Max Mara. A doll face original, com seus cabelos loiros e olhos azuis, por muito tempo brilhou nas maiores grifes do mundo. Hoje, reclusa das câmeras, faz trabalhos selecionados e no outono 2024 foi escolhida para encerrar o desfile, além de ter reencontrado as amigas de longa data.

Gemma Ward, Natasha Poly e Caroline Trentini no backstage da Max Mara/Créditos: Arquivo pessoal/Caroline Trentini

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Cultura

Coletivo Errantes e a democratização da arte

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O coletivo artístico Errantes, existente a poucos meses, está se consolidando na cena artística da Universidade Federal da Ufac e de Rio Branco.

Por Tacila Muniz

Fundado em outubro de 2023 pelos estudantes de história licenciatura da Universidade Federal do Acre (UFAC) Diego Fontenele, Jhonatas Nathan e José Lucas, o grupo apresenta desenhos que consistem em estilos ligados às referências de interesse de cada artista como o surrealismo, exploração de aspectos anatômicos e de cultura pop.

Sua origem e identidade estão intrinsecamente ligadas à universidade. O projeto que primeiramente uniu os colegas de curso foi a última edição da Semana Acadêmica de História, realizada em outubro do ano passado, onde puderam expor seus materiais pessoais. O stand chamou atenção de professores da Associação de Docentes da Ufac (ADUFAC) como a presidente Letícia Mamed, que firmou uma parceria.

Os estudantes sentiram a necessidade de se apresentarem como um grupo e não só como artistas individuais parceiros. Dessa forma criaram o coletivo, sendo sua primeira exposição como grupo, denominado “Devaneios”, realizada em 23 de novembro de 2023, na sede na ADUFAC.

A partir daí oportunidades surgiram e novos artistas foram inseridos como João Victor e Franciele Feittosa.  Além disso, uma equipe de apoio foi montada, sendo Mariana Maia e Débora Fontinele como comunicação, Lucas Nobre, Jardel França e Débora Tacana no editorial e curadoria e por fim uma equipe pedagógica, ainda em desenvolvimento, mas que já conta com João Pedro.

“É uma junção de pessoas da periferia que estão ocupando um espaço que naturalmente não é nosso”

Os integrantes falam que a ideia das últimas exposições e o que dá o tom dentro do coletivo é a possibilidade de democratizar a arte, “a arte não precisa ser cara, ela não precisa de muitos estudos, várias técnicas específicas. Cada um de nós tem técnicas diferentes, estilos diferentes, querendo passar mensagens diferentes, e ainda assim todos nós somos autodidatas e nenhum de nós representa alguma escola”, afirma José Lucas.

O coletivo também traz cada vez mais em sua identidade a utilização de materiais utilizados como tela, como pedaços de madeira e ferro avulsos, usados tanto para suprimir gastos quanto também para reciclar materiais que serviriam como lixo.

Além do ambiente universitário, para eles, a origem periférica é um grande ponto de referência para refletir sobre a prática de cada artista, mas também como o grupo pode atingir mais indivíduos em vulnerabilidade social.

 “É uma junção de pessoas da periferia que estão ocupando um espaço que naturalmente não é nosso,” acrescenta Fontenele. Por esse motivo o grupo planeja montar materiais educacionais auxiliares na prática e conhecimento artístico voltado a crianças e jovens de escolas localizadas em bairros não centrais de Rio Branco.

Como perspectiva, o grupo tem como norte continuar a prática dos ideais citados, mas também institucionalizar o coletivo na Ufac, podendo impulsionar pesquisas envolvendo cultura e arte dentro e fora dos muros da universidade,

 “É fazer um programa que vai ficar além de nós. Quando a gente sair daqui a gente quer deixar o coletivo para as gerações que vão entrar como algo dos estudantes”, explica Nobre.

Apesar do pouco tempo de existência, o grupo reflete sobre o que já foi possível construir e mantém a confiança de conquistar ainda mais, para nós, a quatro meses atrás era totalmente impensado. É muito doido você imaginar que os moleques da quebrada de Rio Branco, estão indo simplesmente expor lá no (museu) Juvenal Antunes sendo convidado. E a ideia é que a gente consiga abrir portas para que outras pessoas da quebrada também consigam fazer isso”.

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Cultura

Cineasta Acreana vai dirigir documentário sobre mulheres no cárcere intitulado “Amor Bandido”

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Projeto no seguimento do audiovisual foi apresentado no edital da Lei Paulo Gustavo e a autora aguarda resultado para seguir na sua produção

Por Enilson Amorim

A cineasta e historiadora acreana Kelen Gleysse Maia dirigirá o documentário “Amor Bandido”, que abordará a história de mulheres envolvidas em crimes motivados pela influência de seus companheiros. Segundo a autora, o projeto está em fase inicial, mas as pesquisas para a realização do filme estão bem avançadas. “Para você ter uma ideia, o Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo, conforme uma pesquisa nacional realizada em 2022. No Acre, dados oficiais indicam um aumento gradual no número de mulheres reclusas, totalizando 231, sendo 193 em Rio Branco, 17 em Cruzeiro do Sul e 21 em Tarauacá, sem contar aquelas em que estão em regime aberto e semiaberto, sob Monitoramento Eletrônico Penitenciário”, comenta a cineasta e pesquisadora.

Kelen Gleysse Maia Andrade acumula experiência em pesquisa com grupos silenciados desde seus estudos de história até o mestrado em linguagens e identidades pela Universidade Federal do Acre (Ufac). “Já realizei diversos trabalhos com comunidades isoladas em seringais distantes e outros grupos esquecidos pelo Estado. Minhas incursões nas temáticas voltadas para as mulheres começaram com meu primeiro trabalho no audiovisual, chamado ‘Mulheres Lavandeiras’, exibido no Segundo FestCineMulher – edição 2022 realizado pela Associação Acreana de Cinema (Asacine). A partir desses trabalhos audiovisuais, surgiu a ideia de realizar o documentário ‘Amor Bandido’.”

Cineasta produzirá curta que narra as histórias de mulheres encarceradas no Acre. Foto: Cedida

No roteiro do novo documentário, a cineasta pretende denunciar as dificuldades e a negligência do poder público em relação a essas mulheres encarceradas, destacando que muitas são esposas, mães de família pobres que foram separadas de seus filhos e enfrentam diversos tipos de preconceitos dentro dos presídios. “São donas de casa que se veem largadas nos presídios, frequentemente sem garantias de saúde, higiene e proteção, violando seus direitos fundamentais e humanos.”

A cineasta planeja revelar também que essas mulheres, frequentemente sem instrução acadêmica e estrutura familiar adequada, são alojadas em presídios insalubres, escuros e malcheirosos, sem condições mínimas de higiene nas celas e com uma alimentação precária. Elas acabam nesses presídios por influência de seus companheiros, que, direta ou indiretamente, as levam ao crime devido à dependência emocional e financeira.

O documentário não busca justificar práticas criminosas, mas sim abrir espaço para novas perspectivas, estimulando discussões na sociedade e promovendo a reflexão sobre a vulnerabilidade social vivenciada pelas mulheres encarceradas atualmente. Acima de tudo, pretende assegurar que as vozes dessas mulheres não sejam silenciadas. “Este curta-metragem se compromete a dar voz a elas e influenciar o poder público a adotar uma abordagem mais humanista em relação à causa das mulheres encarceradas no Acre e no Brasil. E, principalmente, alertar outras mulheres a não entrarem no mundo do tráfico e destacar que o crime não compensa”, conclui a pesquisadora e cineasta.

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