Foto: Divulgação / Google LLC / Android 10
Recurso oferece maior conforto aos usuários, com vantagens e benefícios à nossa saúde
por William S. de Souza
O Modo Escuro (Dark Mode), opção que está chegando aos poucos para alguns smartphones Android e IOS, tem como função deixar toda a área branca da tela em tons escuros de preto ou cinza, fornecendo vantagens à durabilidade do aparelho e benefícios ao nosso bem-estar, evitando assim, distúrbios e problemas futuros.
Os smartphones são praticamente parte de nossas vidas. Essenciais para o cotidiano, eles nos conectam ao mundo e exercem uma série de funções importantes, que vão muito além das ligações. Mas já parou para pensar no mal que a tela do celular pode fazer para o organismo humano?
Hoje em dia, é comum passarmos horas utilizando um aparelho celular, olhando para a sua tela, o que pode causar problemas graves de saúde em longo prazo, principalmente quando envolve a visão, caso haja um exagero ou vício.
Empresas como a Google e a Apple, já adotaram o Modo Escuro na interface de seus sistemas operacionais. É uma aposta cada vez mais comum no mercado de tecnologia. Além disso, cada vez mais apps oferecem essa alternativa, permitindo selecionar entre um modo claro ou escuro sem depender do sistema. Aplicativos mais populares, como Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp e YouTube se renderam a novidade.
Além das vantagens na durabilidade da bateria do celular como já sabemos, o Modo Escuro fornece alguns benefícios à nossa saúde. Veja alguns:
Descanso da vista
De acordo com o médico oftalmologista Dr. Emerson Castro, quando olhamos prolongadamente para a luz clara e intensa emitida pela tela dos smartphones, nossos olhos acabam sofrendo com “pressão intraocular”, o que chamamos de vista cansada.
“Algumas pessoas, principalmente os jovens, passam muito tempo vidrados numa tela de celular, acessando redes sociais ou mandando mensagens; o que pode ocasionar numa tensão ocular, quando há um cansaço da musculatura ocular ocorrido quando os olhos são forçados a enxergar devido a quantidade de brilho emanado da tela”.
Segundo o médico, o uso de uma luz mais escura proporciona um descanso da vista, resolvendo este problema, uma vez que é a “luz azul” da tela do smartphone que afeta os olhos. A exposição frequente à radiação por fototoxicidade gera efeitos que vão se acumulando nas células da retina, danificando-a. Nos casos mais graves, pode ocasionar a degeneração da mácula, responsável pela visão central”, disse o oftalmologista.
Melhores noite de sono
Quem tem o hábito de usar o celular antes de dormir, com as luzes apagadas, pode ter tanto o sono quanto os olhos prejudicados. Segundo Emerson, o celular não nos ajuda a adormecer porque a luz brilhante confunde as células dos neurônios que induzem ao sono e por sua vez ativam antes as que nos fazem ficar acordados.
Esses usos confundem o ciclo do sono por completo, provocando alterações de comportamento ao longo do tempo. Os riscos de catarata e insônia aumentam drasticamente devido à luz forte da tela. “Ajustá-la para um tom mais escuro seria a resolução de parte deste problema porque descontrai a tensão ocular e por sua vez, todo o organismo, não afetando o sono”, afirma.
Alívio das enxaquecas
Assim como os olhos, a cabeça e a mente também podem sofrer com dores, cansaço e fadiga. Portanto, é o mesmo problema: grande esforço para manter o foco da visão por um longo tempo em frente a uma tela clara demais.
Alan Silva, estudante de 24 anos, diz que sentia os olhos arderem constantemente e fortes dores de cabeça por conta das longas horas que passava no celular. Segundo ele, as dores eram intensas, mas percebeu uma melhora e alívio após receber a novidade da opção escura.
“É como se fosse a dor de uma ressaca forte. Eu sentia a cabeça latejar e meus olhos como se estivessem queimando. Só depois que recebi a atualização com a função que me possibilitou mudar a tonalidade da tela clara por uma escura, passei a sentir menos desconforto quando utilizo meu telefone.
Previne a fotofobia
O médico oftalmologista alerta ainda que pessoas mais sensíveis à luz dos celulares poderão ficar em risco de desenvolver “fotofobia”, uma condição médica que torna os olhos sensíveis à luz e o uso de dispositivos com luzes claras e brilhantes podem piorar esse problema. O Dark Mode é um aliado de quem sofre desta condição.
“A falta de cuidado prolongado neste caso pode originar doenças oculares mais graves como a catarata e presbiopia, além de problemas nas áreas da córnea, retina, mácula e cristalino, levando à perda de visão gradativa”, concluiu.
Por fim, o Modo Escuro nos smartphones ajuda a proporcionar o descanso da vista, o que consequentemente ocasionará uma melhor noite de sono, menos dores de cabeça, mais conforto e uma saúde mais estável.