Siga a Catraia

Cultura

Feira de economia fortalece empreendedorismo em Rio Branco

Empreender é um desafio, sobretudo no Acre. Mas com criatividade e propósito, os resultados são positivos para o fortalecimento do comércio na capital

Publicado há

em

Por: Bruna Rozalina de Freitas e Walace Matheus Gomes

50 serviços indiretos geraram o lucro de R$300 mil em suas noites. Foto: Walace Gomes

Empreender do zero não é uma tarefa fácil, o medo do desconhecido e a falta de orçamento, são as principais barreiras encontradas por autônomos, mas, o sonho de ver o próprio negócio crescer, é infinitamente maior. O comércio no Acre tem sido alavancado por esses trabalhadores que lutam para empreender suas ideias, contribuindo para o aparecimento de novos produtos e serviços. 

É o caso de Eliadar Linhares, que montou o empreendimento Bolos da Lia, ela é mais uma dos milhares de empreendedores que começaram com quase nada, mas com determinação, transformaram o próprio em renda principal. Lia relata que a ideia de vender bolos surgiu durante a pandemia, quando fez um grupo no WhatsApp para vender uma fatia de bolo como se fosse um leilão. “Nesse grupo ofertei uma fatia, levava quem pagava mais, essa fatia saiu por R$ 15, 00 reais, e continuei porque vi que era a hora certa de montar meu negócio”, comentou.

Amigos e conhecidos passaram a encomendar bolos inteiros, inicialmente, apenas os tradicionais, como formigueiro e mesclado. E com o sucesso das encomendas, a boleira ampliou seus conhecimentos, por vídeos no YouTube, onde criou técnicas de confeitaria, focadas no sabor caseiro. Por meio da visualização dos vídeos foi possível receber encomendas para festas de aniversário e até casamento. A beleza e capricho tornaram Lia a dona do melhor recheio de chantilly num concurso de bolos e tortas.

Para engajar o próprio negócio em meio a tantos outros empreendimentos parecidos, é preciso enfrentar uma série de dificuldades como a elevada taxa dos preços alimentícios. “O alto preço dos insumos para confeitaria dificultam muito. Além de ser necessário ter um local adequado para fabricação, estou no ramo há quase quatro anos, e hoje meus bolos estão adoçando várias festas daqui de Rio Branco”, comemora.

Economia solidária

Segundo Aldemar Maciel, analista de apoio às micro e pequenas empresas do Sebrae, sua intenção é promover o encontro de negócios entre quem quer comprar e quem quer vender, potencializando  a economia. E este impacto também pôde ser percebido durante os seis dias do arraial cultural 2023, que reuniu quarenta mil pessoas, segundo pesquisa da Fundação Elias Mansour — FEM, movimentando mais de trezentos mil reais aos empreendedores da feira de economia solidária com mais de 50 serviços indiretos gerando um lucro de R$300 mil em suas noites.

Com o apoio de quatorze instituições parceiras, o evento contribuiu estrategicamente para fomentar as vendas dos participantes da feirinha do Badate, que atualmente vem se espalhando por todo o estado e por onde passa tem dado resultado. ‘’ São esses eventos que trazem gás pra nós continuarmos investindo na nossa gente. Tem vendedores que vieram sem muita esperança e estão saindo motivados a continuar, porque deu certo’’, declarou o diretor de ação, Sérgio Siqueira.

Quiosques de artesanatos presentes no Arraial. Foto: Walace Gomes

Arraial cultural

O sucesso para os empreendedores foi garantido, e as opções mais buscadas se encontravam na praça de alimentação denominada quintal dos quitutes, com caldos, galinha picante, carne na chapa, sarapatel, doces e derivados do milho. Na casa da farinha o preparo de beijus e tapiocas ajudou a alavancar as vendas. Por outro lado, o capricho presente nos artesanatos e brinquedos para as crianças, se destacou como sucesso de vendas, garantindo renda extra aos comerciantes que já aproveitaram o mês das festas juninas para arrecadar fundos para os próximos eventos, como a Expoacre 2023. 

Coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo – SEET, Lara Cristina informa quais foram as estratégias e planejamentos utilizados no evento, que trouxe mais de sessenta barracas, sendo treze participantes da feira de economia solidária. E os demais, vendedores que estavam em sua primeira exposição. ‘’A escolha dos participantes foi mediante sorteio, junto ao Sebrae, e conseguimos trazer variedade de exposições, para nutrir e miscigenar o nosso evento, auxiliando os vendedores antes, durante e depois daqui, numa parceria de sucesso.’’

Empreendendo suas ideias

Entre os destaques presentes no arraial, o stand do projeto ISE Arte, mostrou que com criatividade e capricho é possível criar peças glamourosas. Os produtos são feitos pelos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, trazendo bonecas de pano, origamis, pulseiras e peças de decoração.’’Os meninos e meninas que estão cumprindo medida, tem um exemplo vivo de que isso funciona e pode ser um grande negócio. Abrindo a visão deles de que as peças produzidas tem mercado aqui fora. O  nosso papel é contribuir para virar essa chave e ajudá-los a vencer’’, disse Julieta Costa, instrutora de artesanato no instituto.

A hospitalidade é a principal marca do acriano e nas vendas não poderia ser diferente. A microempreendedora Maria Hiolanda, contou que o seu sucesso está no atendimento às pessoas com amor, carinho e muita empatia. ‘’Antes daqui, tivemos várias palestras de instrução que me ajudaram até a compreender melhor o meu negócio e assim, eu pude vender a minha carne de sol, galinha picante e o bobó de camarão para os meus clientes, que foi um grande sucesso de vendas, eu espero que a edição do próximo ano venha ser ainda melhor e com mais oportunidades”, destacou.

Para fomentar o empreendedorismo não é preciso de muito, e este apoio é tão importante que novas ideias vão surgindo ao constatar que o ambiente de negócios deu certo. Por outro lado, a burocratização, falta de capacitação e até políticas públicas prejudicam quem quer começar do zero o seu negócio. Pensando nesta solução, o Sebrae lançou a Feira do Empreendedor, entre os dias 16 e 19 de outubro, com o propósito de apresentar soluções que colaboram para a geração de novos negócios, por meio de palestras e oficinas. E com a economia local fortalecida, novos rumos vão se criando na configuração de cidadania e business para as novas gerações.

Redação

Cultura

25 anos de histórias nas margens do rio Acre

Ser catraieiro, para Antônio Viana, é mais que uma profissão, é herança. Foto: Autores

Publicado há

em

por

Por Raquel de Paula, Elis Caetano e Tales Gabriel

Entre o vai e vem das águas do rio Acre, Antônio Viana encontrou na catraia mais que um sustento: encontrou um novo rumo para a vida. Há 25 anos, depois de perder o comércio, ver portas se fecharem e a tristeza quase vencer, foi no balanço das águas, com o remo nas mãos e a tradição da família no coração, que ele se reergueu. Hoje, mesmo com pontes, carros e aplicativos de transporte ocupando o espaço de antes, Antônio segue firme: “Eu amo o que faço. É honesto, é tradição. Não tenho vergonha de dizer para ninguém que sou catraieiro.”

O ano era 2000 quando a vida de Antônio parecia encalhada. O comércio que sustentava a família havia quebrado, as dívidas se acumulavam e a situação quase o empurrou para a depressão. Foi então que um amigo lhe estendeu a mão e o convidou para trabalhar como catraieiro. O serviço era duro, das cinco da manhã às seis da tarde, por apenas oito reais ao dia. Às vezes o pagamento atrasava, outras vezes nem vinha. Mas a vida, aos poucos, voltou a se movimentar. “Eu passei um tempo difícil, quase peguei depressão. Mas foi aqui, na catraia, que eu achei um rumo de novo. Peguei gosto pelo trabalho e nunca mais larguei”, conta.

Ser catraieiro, para Antônio, é mais que uma profissão, é herança. Seu tio e até parentes distantes que foram figuras históricas da família, como o poeta e pintor Hélio Melo, também viveram do remo. A catraia foi, durante décadas, o elo que ligava margens, pessoas, mercadorias e sonhos. Antes das pontes, era nas pequenas embarcações que a cidade respirava os famosos portos. “Antigamente o porto era cheio de movimento, vinha peixe, banana, melancia, jerimum. Os ribeirinhos desciam com os batelões cheios. Hoje, o que a gente vê são só umas duas, três canoas”, afirma.

Foto: Autores

As pontes chegaram, os carros e as motos tomaram espaço, os aplicativos de transporte mudaram a rotina da cidade e a catraia perdeu seu público. O que antes era a principal forma de atravessar o Acre hoje é quase peça de museu, viva apenas nas margens onde o tempo ainda passa mais devagar. “Tem gente que diz que prefere pagar um Uber do que pagar três reais para atravessar. Mas aqui, se você chegar sem um centavo, eu levo do mesmo jeito. Quero ver se o Uber faz isso”, diz Antônio, com o orgulho de quem sabe o valor que seu trabalho carrega, mesmo quando a sociedade parece esquecer.

Mesmo com os dias de baixa, com o corpo já cansado e a saúde exigindo cuidados, Antônio insiste em permanecer. Para ele, não é apenas sobre ganhar dinheiro, é sobre significado, sobre amor àquilo que construiu sua história. “Tem gente que tem vergonha do que faz. Eu, não. Eu digo com orgulho: sou catraieiro. Tudo o que eu tenho, construí aqui, com o remo na mão e a cabeça erguida.”

Foto: Autores

Ao olhar o rio, Antônio vê um tempo que já não existe, mas que insiste em permanecer, mesmo que só na memória de quem viveu. Vê as corridas de catraieiros no 7 de setembro, os passageiros leais, a amizade que atravessa as margens junto com as embarcações. Vê também o risco de tudo isso desaparecer, engolido pelo silêncio e pela pressa de uma cidade que olha pouco para o próprio passado.

“A catraia é tradição. Podem fazer dez, cem pontes aqui, que ainda vai ter gente atravessando com a gente. O pessoal gosta, mesmo os poucos que restaram. E enquanto Deus me der força, eu continuo aqui.”

Foto: Autores

O remo corta a água devagar, levando mais um passageiro ao outro lado. Para quem olha de fora, pode parecer só uma travessia, para Antônio, é a reafirmação de uma vida inteira dedicada ao rio, ao trabalho honesto, à história de um Acre que começou sobre as águas e que, apesar de tudo, ainda respira nelas.

Redação

Continue lendo

Cultura

Música e identidade: jovens acreanos se constroem através dos ritmos

Do forró e reggae de fronteira ao trap, funk e MPB, a juventude do Acre encontra na música uma forma de expressão, pertencimento e resistência. Foto: cedida

Publicado há

em

por

Por Ana Paula Melo e Pedro Amorim

A música que escolhemos ouvir não é apenas uma questão de gosto. Ela carrega nossas histórias, desejos, pertencimentos e até nossas contradições. No Acre, a juventude tem construído sua identidade a partir de uma combinação singular de ritmos, que vão desde gêneros tradicionais até influências contemporâneas e internacionais.

Os jovens acreanos transitam entre o forró, o brega romântico e o sertanejo universitário,  estilos que, historicamente, marcaram a cena local, e novos gêneros como o funk, o trap e até o K-pop refletem tanto suas raízes regionais quanto suas conexões com fenômenos culturais globais.

Outro estilo marcante é o chamado “reggae de fronteira”, típico das regiões próximas ao Peru e à Bolívia. Embora menos visível nos meios digitais, esse gênero ainda ressoa em festas e encontros culturais, compondo a memória afetiva de muitos jovens. Essa convivência entre o tradicional e o moderno mostra como a identidade musical juvenil no Acre é múltipla, viva e em constante transformação.

A música, nesse contexto, se transforma em ferramenta de expressão pessoal e coletiva, reafirmando a identidade desses jovens em múltiplos espaços, do bairro às plataformas globais. Paula Amanda, jornalista, cantora e já jurada de festivais de música em Rio Branco, destaca que espaços como o Mercado Velho, a Expoacre e os festivais locais ainda têm papel fundamental na formação cultural.

“A gente percebe a predominância dos jovens nesses espaços. É um lugar que influencia, sim, na identidade, porque eles estão tendo acesso de ouvir aquele repertório, ouvir aquele estilo musical e de conhecer outras pessoas que também consomem aquele estilo. Isso é de grande importância dentro dessa construção de identidade, porque eles têm alguém para se espelhar, para ter como referência”, afirma Paula Amanda.

Paula Amanda é jornalista e cantora. Foto: cedida

Ela reforça ainda que cada geração encontra na música um reflexo do seu tempo. “A geração antes de nós tinha um gênero musical que gostava e hoje os adolescentes também têm um estilo, uma identidade, um jeito de se vestir e algo para ouvir. Cada geração tem seu espaço no mundo para consumir o que gosta.”

A forma como essa música é consumida também revela muito sobre os hábitos e dinâmicas culturais dessa juventude. Segundo dados da pesquisa Cultura nas Capitais, realizada pela JLeiva Cultura & Esporte com 600 pessoas em Rio Branco entre 19 de fevereiro e 17 de maio de 2025, o celular é hoje o principal meio de acesso à música, sendo utilizado por 85% dos entrevistados. Em seguida, aparecem o som portátil (75%), o carro (41%), o rádio (33%), o computador (27%), o CD ou DVD (16%) e, ainda, o vinil (3%).

Além dos dispositivos, o uso de plataformas digitais é expressivo: 68% escutam música pelo YouTube, 44% usam o Spotify e 34% recorrem ao TikTok. Esses dados indicam que os jovens não apenas ouvem música, mas a consomem de maneira interativa. Eles compartilham faixas, criam conteúdos, remixam sons e participam ativamente das tendências que surgem nas redes sociais.

Plataformas digitais e novos sons

Abigail Sunamita, cantora, jornalista e assessora de comunicação, explica que os aplicativos mudaram completamente o acesso. “Antigamente, pra você ouvir uma música, era pela rádio, CD ou fita. Hoje, com um simples clique no Spotify ou no YouTube, a pessoa consegue acessar aquela música, colocar na playlist e o mundo inteiro pode ouvir. Isso é de grande importância porque os jovens têm o celular na mão e o acesso é imediato”, explica.

Abigail fala sobre suas experiências na música. Foto: cedida

Sobre os estilos em alta, Sunamita destaca a influência das trends digitais. “Os jovens acreanos estão sendo muito bombardeados pelas trends do TikTok. Essas músicas do auge, de gêneros diversos, muitas vezes resgatadas de tempos antigos, acabam voltando. Mas um gênero que eu percebo muito intenso na vida dos jovens é o funk, o trap e até a MPB, que tem tido um resgate muito forte”, comenta.

Rap como resistência e pertencimento

Além do entretenimento, a música também é ferramenta de resistência e de voz para os jovens, especialmente nas periferias. Kaemizê, rapper e beatmaker de Rio Branco, conta que começou ainda na escola. “A música entrou na minha vida por volta de 2014, quando ouvi ‘Linhas Tortas’, do Gabriel, o Pensador. A partir dali, senti que podia fazer rap. Foi uma grande inspiração”, explica o rapper.

Para ele, o rap cumpre uma função social importante. “Através da música eu li meu primeiro livro. O rap me trouxe essa responsabilidade de cantar algo que eu vivia, mas de forma consciente para quem está ouvindo. Isso me faz refletir até hoje sobre a mensagem que passo”, relata.

Kaemizê reforça papel social do hip-hop. Foto: cedida

O rapper também lembra que o estilo musical influencia diretamente no comportamento e na moda. “Hoje a moda streetwear faz parte da identidade do hip hop. Quando você vai numa escola fazer apresentação e o moleque te vê com uma calça larga, um tênis, isso impacta na vida de quem vê”, conclui Kaemizê.

Música Huni Kuin: ancestralidade e resistência na juventude indígena

Para os jovens indígenas do Acre, como Yubé-Warderson Rodrigues Domingos Kaxinawá, estudante de música da Universidade Federal do Acre (Ufac) e membro do povo Huni Kuin, a música é mais do que arte: é uma ponte para a ancestralidade, um espaço de resistência e uma ferramenta para ocupar espaços na sociedade. 

Ele explica como a música indígena, especialmente a Huni Kuin, contribui para a construção da identidade dos jovens e dialoga com outros estilos musicais sem perder sua essência. “A música Huni Kuin ajuda a gente a ser reconhecido, respeitado e a ocupar espaços na arte e na música”, afirma Yubé-Warderson. 

Ele destaca que os 17 povos indígenas do Acre possuem tradições musicais diversas, cada uma com sua força cultural. “Não é só o Huni Kuin. Temos referências como o Mapu, que está na mídia, gravando com artistas famosos e participando de novelas, mas há outros povos e artistas que também fortalecem nossa identidade através da música”, comenta.

Yubé-Warderson destaca importância da música para os jovens. Foto: cedida

Para ele, a música indígena carrega uma espiritualidade única, conectada aos antepassados e à floresta. “Nossas músicas falam dos elementos da natureza, pedem cura, força e paz. Não é como outras músicas que falam, por exemplo, da beleza de uma pessoa. É algo sagrado, com uma história e uma ancestralidade por trás”, destaca.

Como estudante de música na Ufac, Yubé-Warderson reflete sobre o aprendizado formal e a riqueza da música indígena. “Na universidade, aprendemos sobre ritmo, melodia, o que é considerado música no contexto ocidental. Mas, para nós, a música indígena é diferente. Ela está nos rituais, nas dietas, nos batismos, nos cantos dos anciãos e especialistas das aldeias. Nossa inspiração vem dos mais velhos, da nossa origem, não apenas de quem está na mídia”, enfatiza o estudante.

Sobre a integração da música indígena com outros estilos, ele acredita que a adaptação é natural e não compromete a força cultural. “No mundo atual, tudo se transforma, até a música indígena. Podemos usar instrumentos ocidentais, mas a essência permanece. As letras continuam espirituais. É uma criatividade que fortalece nossa resistência, porque mostramos quem somos em novos espaços, sem perder nossa história”, esclarecer.

Yubé-Warderson também destaca a importância de valorizar os artistas que vivem nas aldeias, muitas vezes invisibilizados pela mídia. “Nossa maior inspiração vem dos anciãos, dos nossos pais e tios, que cantam nas comunidades. Eles são a base da nossa música, mesmo que não apareçam na mídia. É de lá, do nosso território, que tiramos força para levar nossa cultura adiante”, destaca.

Desafios da cena musical acreana

Spartakus MC, rapper, historiador e membro do Centro Acreano de Hip-Hop, complementa a análise ao falar sobre os obstáculos de produzir música no Acre.

“A primeira dificuldade sempre foi a falta de acesso à tecnologia: estúdios, softwares, computadores. Isso era surreal há 15 ou 20 anos. Hoje melhorou, mas os equipamentos de qualidade ainda são muito caros. A gente consegue fazer muito com muito pouco”, alega o historiador.

Ele também aponta a carência de incentivo público. “Os apoios vêm por meio de editais, e nem todos conseguem chegar. O poder público incentiva pouco, e até o próprio público consome pouco o que é local”, conclui. Para ele, muitas vezes o que vem de fora é mais valorizado. E, com isso, nem todos reconhecem o valor e a qualidade da música e dos grupos locais que acompanham gerações de acreanos.

Redação

Continue lendo

Cultura

Rabada do Toinho: 35 anos de história

Ao manter viva a culinária típica do Acre, cozinheiro conquista turistas e moradores com sua famosa rabada no tucupi.

Publicado há

em

por

Por Felipe Salgado e Leticia Vale

Ao manter viva a culinária típica do Acre, cozinheiro conquista turistas e moradores com sua famosa rabada no tucupi.

No Mercado do Bosque, um prato típico do Acre ganhou status de tradição: a rabada. Preparada há mais de três décadas por Antônio Felinto Alves,, eleviu seu nome atrelado à rabada, além de ser também o Toinho do Tacacá.

A iguaria se tornou referência gastronômica para acreanos e turistas.
Seu Antônio iniciou sua trajetória aprendendo com Dora, uma cozinheira tradicional também muito conhecida pelos acreanos. Com o tempo, decidiu seguir carreira solo e consolidar seu próprio negócio. Hoje, acumula 35 anos de experiência e 18 certificados na área gastronômica.

“Quanto mais a gente se aprofunda nos temperos, no jeito de preparar, melhor fica. O segredo da rabada perfeita é cozinhar com carinho e amor, não apenas vender por vender”, afirma.
Mesmo com décadas de tradição, Toinho também se adaptou às modernidades. O iFood tornou-se parte fundamental do negócio. “Nos tempos de friagem, chegamos a 90 ou 100 pedidos por dia. Nosso ponto forte é no aplicativo”, explica.

A fama atravessa fronteiras. Segundo ele, os turistas que chegam ao Acre procuram diretamente por seus pratos. “O pessoal, quando vem aqui, me fala que vai levar rabada para Brasília, Goiânia, Santa Catarina. Nosso sabor viaja junto com eles”, relata com orgulho.

Para o comerciante, o segredo do sucesso é manter a fé e a dedicação:“Quando o pessoal diz que está ruim, eu não concordo. Se você tem saúde e acorda enxergando, já é motivo para agradecer a Deus. O resto a gente corre atrás.”

Redação

Continue lendo

Mais Lidas