Siga a Catraia

Cultura

A música como instrumento de aprendizagem para a vida

No Acre, a música influencia na aprendizagem e interação social saudável entre pessoas de diferentes faixas etárias

Publicado há

em

A música influencia na aprendizagem e interação social saudável entre pessoas de diferentes faixas etárias

A música aproxima pessoas de diferentes culturas e idades em prol de um mesmo objetivo. A música não é somente uma ferramenta que expressa cultura. Ela é também é um elemento que constrói pontes entre as pessoas e ajuda diretamente no desenvolvimento social e criativo.

No Brasil, abordagens educacionais por meio da música são reconhecidas por lei desde 2011 e fazem parte do currículo escolar. De autoria da então senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), a proposta alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), determinando o aprendizado de artes nos ensinos fundamental e médio, o que abriu espaço para o desenvolvimento musical como parte do processo escolar.

No Acre, o professor e pesquisador Leonardo Feichas tem buscado expandir a cultura musical através do projeto de extensão Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas. “Pensei nesse projeto como uma colaboração para o Estado”, afirma o docente que também é doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) de Portugal.

Do Acre para o mundo

Atualmente, Feichas é o maior pesquisador sobre o compositor, escritor, poeta e violinista Flausino Valle. Por sua dedicação aos estudos sobre o artista, o docente da Ufac carrega consigo um dos violinos que pertenceu ao músico mineiro e que foi entregue pela família do violinista.  

Leonardo Feichas é o principal pesquisador sobre o violinista Flausino Valle na atualidade – Foto: Marxon Henrique

Portugal, Espanha, Itália, França, Suécia, Áustria e Inglaterra foram alguns dos países em que Leonardo Feichas já teve a oportunidade de vivenciar experiências musicais.  Segundo ele, nestes países tocou seu “repertório de pesquisa do repertório para violino solo brasileiro e tocando o repertório padrão do violino com padrão internacional. Eu tive a experiência de tocar com fadistas, que é algo riquíssimo. O fado é a música popular portuguesa”, relembra o docente.

Clique no play e ouça a introdução da obra musical “Devaneio”, de autoria do violinista Flausino Valle, tocada pelo professor Leonardo Feichas:

Apesar de já ter vivenciado diversos momentos na música e em diferentes países, Feichas destaca sua apresentação em Portugal como a principal de sua carreira. O recital aconteceu durante o período em que morou em Lisboa para fazer o segundo curso de doutorado. “Tive muitas oportunidades de tocar. Além disso, fui spalla, que é o principal violinista da orquestra. Fui de um grupo de música contemporânea da Escola Superior de Música de Lisboa e nessa ocasião pude tocar em palácios e castelos. Uma baita experiência em Portugal”.

Recital de violino solo apresentado pelo professor e pesquisador Leonardo Feichas, Palácio Foz em Lisboa (Portugal) – Foto: Arquivo pessoal
Apresentação com a Orquestra Contemporânea da Escola Superior de música de Lisboa, no Teatro São Carlos (Portugal) – Foto: Arquivo pessoal
Concerto de violino solo apresentado por Leonardo Feichas, na Universidade de Estocolmo (Suécia) – Foto: Arquivo pessoal

Leonardo Feichas nasceu em Minas Gerais, morou em São Paulo e em 2014 chegou no Acre, após aprovação em concurso público na Universidade Federal do Acre para o curso de Música. Na época, ele conta, que buscou entender a região e o que estava sendo desenvolvido. Foi então que percebeu a oportunidade de compartilhar seu conhecimento em aulas, projetos de pesquisa e extensão. De lá para cá já ministrou disciplinas práticas e teóricas, como também auxiliou os estudantes em trabalhos de conclusão de curso.

Em 2022, Feichas recebeu um importante prêmio acadêmico da Universidade Nova de Lisboa, pelo doutorado em Portugal. Mais conhecida como insígnia, a premiação é destinada apenas para aqueles que tiveram suas pesquisas avaliadas com valor de distinção mais alto.  A entrega aconteceu durante as comemorações do aniversário de 49 anos da instituição portuguesa. Devido a impossibilidade de se deslocar até o país europeu, a premiação foi entregue à docente Terezinha Prado, da Universidade Federal de Mato Grosso, e repassada, posteriormente, a ele. 

Leonardo Feichas com o prêmio que recebeu da Universidade Nova de Lisboa, mais conhecido como insígnia – Foto: Arquivo pessoal

Um trabalho de impacto social

Entendendo que o conhecimento desenvolvido na universidade deve ser disseminado e compartilhado socialmente, o professor Leonardo Feichas tem desenvolvido o projeto de extensão Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas em diversas escolas de Rio Branco. Além disso, o ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas é benéfico para crianças, adolescentes e adultos que apreciam a música. E por se tratar de um projeto extensionista, diversos alunos têm tido a chance de aprender a tocar violino, mas também de ensinar novas pessoas.

Nágila Batista, que hoje é professora e musicista, conta como o projeto desenvolvido por Feichas contribuiu em seu dia a dia. “O projeto somou na minha vida desde minha formação inicial como musicista. Fui muito privilegiada por iniciar na música em um formato de ensino coletivo, aprender junto com outros alunos e, ao mesmo tempo, aprender a socialização”. E ela complementa: “aprender com as dificuldades dos outros, aprender repertório juntos, estar num grupo, tudo isso é o que o ensino coletivo proporciona para o aluno iniciante”.

Abaixo você pode assistir a um trecho da aula ministrada pela professora Nágila Batista, realizada no projeto de extensão Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas:

Nágila Batista, que é fruto do projeto coordenado pelo docente Leonardo Feichas, conta como foi sua caminhada para chegar até o posto de professora de violino. “Desde cedo, o projeto de ensino coletivo teve um impacto grande em minha vida e é importante retomar. Estando, agora, do outro lado, mais ou menos 20 anos após minha formação, temos uma turma de ensino coletivo e estamos tendo a chance de causar impactos na vida dos novos alunos. É uma felicidade muito grande poder trabalhar dessa forma”.

Professora universitária e médica, Valéria Paiva conta que há 20 anos se dedicava ao piano, mas teve que priorizar a medicina quando conseguiu ingressar na graduação. Com o projeto de extensão ela conseguiu retornar para a música. “A maioria é crianças e adolescentes, e tem eu de adulta, com o violoncelo. Para mim é sensacional. Costumo dizer que é o meu momento feliz da semana, primeiro porque sou apaixonada pela música, e segundo porque o professor Leonardo Feichas, junto com a professora Letícia Porto, tem um envolvimento maravilhoso. A dedicação, a forma de ensino, é apaixonante”.

Valéria Paiva junto com os professores do projeto Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas – Foto: Valéria Paiva

A médica compartilha que não tem pretensão de seguir carreira musical, se contentando em apenas continuar tendo contato com a música, por meio do violoncelo. “Eu não tenho pretensão de virar musicista profissional, mas já avancei muito e isso me deixa feliz. O meu engrandecimento pessoal é tocar em conjunto. É uma experiência muito melhor. Eu gosto muito de participar enquanto conjunto. Mesmo tenho pouco tempo para a música, busco cada vez mais melhorar minhas habilidades através do coletivo”.

Turma do projeto de extensão Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas – Foto: Valéria Paiva

Além da habilidade, que melhora cada vez mais, a médica diz ainda que as práticas servem para que ela tenha um escape da rotina estressante na medicina e docência. “Me torna melhor como pessoa. A música é o meu escape, é a minha parte feliz, é o meu escape para o estresse do dia a dia do trabalho”.

Benefícios da música na vida de crianças e adolescentes

Paulo Azevedo é pai de Asafe Meireles Azevedo e João Pedro Meireles Azevedo. Desde cedo, os dois meninos acompanham seus pais na Universidade Federal do Acre. Foi lá que eles ficaram sabendo sobre o Laboratório de Educação Musical, um projeto criado pelo curso de Música e com foco em crianças de até sete anos de idade. Os meninos se encantaram com a ideia e desde então têm se dedicado à música.

No vídeo abaixo, você assiste a um trecho de como são realizadas as aulas no Laboratório de Educação Musical:

Mostra do Laboratório de Educação Musical

Atualmente, Asafe Azevedo tem 15 anos e João Pedro Azevedo tem 13 anos, e nesse momento participam do projeto de extensão Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas. Em entrevista, os garotos relataram que estão aprendendo coisas novas por meio do projeto e agradeceram ao pai por apoiar o aprendizado e permitir que continuem aperfeiçoando as habilidades musicais.

Asafe Azevedo destaca a importância do ensino de violino, descrevendo-o como uma “experiência agradável e divertida, em que é possível aprender novas músicas”. Enquanto isso, João Pedro Azevedo reconhece a importância de se envolver com a música, especialmente com o violino.

Paulo Azevedo, pai dos dois garotos, também entende os benefícios da música para seus filhos. Segundo ele, por meio da música, os irmãos desenvolveram habilidades importantes, como trabalho em equipe, disciplina e responsabilidade, que contribuem para fortalecer os laços familiares e melhorar o desempenho escolar.

Os relatos da família Azevedo reforçam os benefícios que a música pode trazer para a vida das crianças. Além de ser uma maneira divertida de aprender, é ainda uma forma de disciplina, foco, atenção e trabalho em equipe.

Quem também segue esses passos é Ana Joyce do Carmo Gomes, que tem 11 anos. Ela ingressou no projeto de extensão quando ainda tinha quatro anos. Ao todo, são quase sete anos vivenciando o mundo de cordas friccionadas, o que já lhe resultou em importantes momentos musicais. Exemplo disso, foi sua recente participação em uma apresentação realizada no Teatro Amazonas, em Manaus (AM).  

Ana Joyce com 5 anos e em aula no projeto Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas – Foto: Arquivo pessoal

“A experiência no Amazonas foi maravilhosa, pois foi a primeira vez que toquei em um teatro fora do Acre. O teatro Amazonas é lindo e tem uma belíssima história. Poder tocar lá, junto com a orquestra da Câmara do Amazonas, foi sensacional”, relembra Ana Joyce.  

Ana Joyce com 11 anos em sua primeira apresentação no Teatro do Amazonas – Foto: Arquivo pessoal

Abaixo você confere a apresentação de Ana Joyce, realizada em 2022, na XI Semana Pedagógica de Música Sesc Acre, quando tocou no saxofone, a famosa música Careless Whisper, de Geroge Michael.

Mãe de Ana Joyce, Vânia do Carmo Nery, acompanhou de perto todo o caminho da filha e não imaginava que o projeto Ensino Coletivo de Cordas Friccionada faria a garota se dedicar tanto à música, que fosse disciplinada, não faltasse nenhuma aula e estudasse em casa. 

“A partir disso, começamos a investir.  Eu na questão do tempo e dedicação, e meu marido com a parte financeira. Dessa forma, ele comprou os instrumentos para ela, colocou para fazer outras aulas e comecei ficar de olho em outros projetos para também colocar ela. É uma coisa que vejo que ela gosta e a partir disso abriu-se oportunidades”, relata Vânia Nery. 

Hoje, a artista de 11 anos toca saxofone na banda mirim da Polícia Militar e na marcial do Colégio Militar Tiradentes. Devido às aulas de violão e guitarra que faz no Serviço Social do Comércio (Sesc), ela integra a orquestra experimental da instituição. Por meio dessas atividades, a mãe diz que a filha é uma musicista profissional e que já ganha os “cachêzinhos” com as experiências musicais.

“Ela guarda o dinheiro na poupança e tem tido a oportunidade de conhecer outras pessoas. Acredito que a música e a  disciplina a ajudou nas oportunidades, como a viagem para outro estado. A música é uma porta para ela. Uma porta para poder desenvolver e aprender mais”, finaliza Vânia Nery. 

A música é efetiva no desenvolvimento humano. A musicoterapia é exemplo disso, pois uma terapia que utiliza a música como meio de comunicação e expressão para ajudar pessoas que estão enfrentando desafios no cotidiano, sejam eles físicos, emocionais, cognitivos ou sociais. O terapeuta utiliza técnicas musicais específicas para ajudar o paciente a atingir seus objetivos terapêuticos.

A especialista em musicoterapia, Larissa Grotti, diz que música é benéfica no desenvolvimento do ser humano. “Além de ser utilizada como forma de lazer e relaxamento, a música ajuda na tensão e concentração, ela tem a capacidade de desenvolver o foco maior na aprendizagem”.

Novas parcerias

Em 2022, o projeto Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas ganhou um reforço: a Escola de Música do Acre (Emac). De acordo com o professor Leonardo Feichas, a parceria foi possível graças ao trabalho conjunto que já realizada com a docente da Emac, Nágila Batista.

“É um trabalho relevante e desmistifica a ideia de que os instrumentos de cordas friccionados, como violino, violoncelo, viola e contrabaixo acústico, são exclusivos para pessoas que têm mais poder aquisitivo. Na verdade, não são e a parceria tem ajudado na desmistificação da eruditização em relação a esses instrumentos”, explica o coordenador geral da Emac, Afonso Portela. 

Portela também destaca o desenvolver dos alunos e a formação de futuros profissionais da música. “É um passo que está sendo dado agora, para daqui a alguns anos termos grupos profissionais de alto nível, orquestras que possam fazer concertos pela cidade, que sejam da própria escola de música, da Ufac ou do teatro daqui de Rio Branco. Eu diria que este projeto tem uma função motivadora, não só no âmbito educacional, mas também social”, acrescenta.

Ainda de acordo com o coordenador da Escola de Música do Acre, a parceria “futuramente, se tornará um ciclo, pois vão sair os frutos daqui que vão retornar pra cá, mas não mais como alunos, e sim como professores”, finaliza Afonso Portela.

Coordenador geral da Emac, Afonso Portela – Foto: Arquivo pessoal

Texto: Gabrielle Mandu, Gisele Almeida, Lucas Thadeu Lins, Maylla Oliveira e Melícia Moura

Redação

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Rabada do Toinho: 35 anos de história

Ao manter viva a culinária típica do Acre, cozinheiro conquista turistas e moradores com sua famosa rabada no tucupi.

Publicado há

em

por

Por Felipe Salgado e Leticia Vale

Ao manter viva a culinária típica do Acre, cozinheiro conquista turistas e moradores com sua famosa rabada no tucupi.

No Mercado do Bosque, um prato típico do Acre ganhou status de tradição: a rabada. Preparada há mais de três décadas por Antônio Felinto Alves,, eleviu seu nome atrelado à rabada, além de ser também o Toinho do Tacacá.

A iguaria se tornou referência gastronômica para acreanos e turistas.
Seu Antônio iniciou sua trajetória aprendendo com Dora, uma cozinheira tradicional também muito conhecida pelos acreanos. Com o tempo, decidiu seguir carreira solo e consolidar seu próprio negócio. Hoje, acumula 35 anos de experiência e 18 certificados na área gastronômica.

“Quanto mais a gente se aprofunda nos temperos, no jeito de preparar, melhor fica. O segredo da rabada perfeita é cozinhar com carinho e amor, não apenas vender por vender”, afirma.
Mesmo com décadas de tradição, Toinho também se adaptou às modernidades. O iFood tornou-se parte fundamental do negócio. “Nos tempos de friagem, chegamos a 90 ou 100 pedidos por dia. Nosso ponto forte é no aplicativo”, explica.

A fama atravessa fronteiras. Segundo ele, os turistas que chegam ao Acre procuram diretamente por seus pratos. “O pessoal, quando vem aqui, me fala que vai levar rabada para Brasília, Goiânia, Santa Catarina. Nosso sabor viaja junto com eles”, relata com orgulho.

Para o comerciante, o segredo do sucesso é manter a fé e a dedicação:“Quando o pessoal diz que está ruim, eu não concordo. Se você tem saúde e acorda enxergando, já é motivo para agradecer a Deus. O resto a gente corre atrás.”

Redação

Continue lendo

Cultura

A dor em palavra: Gabe Alódio prepara “A Casa de Vidro”

Após a estreia visceral com Fogo em Minha Pele, autora acreana lança novo romance que mistura silêncio, fragilidade e arquitetura emocional. Foto: Rafaela Rodrigues

Publicado há

em

por

Por Bruno Medim e Carlos Alexandre Silva

O segundo livro de um autor, na maioria dos casos, revela muito mais do que o primeiro. 

Se a estreia é a urgência de se apresentar ao mundo, a obra seguinte já nasce sob a consciência de que o público, e a própria autora, esperam algo. É nesse momento que Gabe L. Alódio, escritora acreana de 29 anos, se encontra com “A Casa de Vidro”, romance que será lançado em setembro e lançado em Rio Branco no dia 16 de outubro, às 19h, no Cine Teatro Recreio.

O título não é literal. Trata-se de uma metáfora clara, assumida pela autora, para a fragilidade e a exposição do ego. A casa é moderna, cercada por vidro, mas cada detalhe arquitetônico foi mentalmente desenhado antes da primeira frase. Ela descreve: “Sei onde a luz atravessa os cômodos, onde a vista se abre e onde qualquer pedra provocaria a primeira rachadura. Vejo a Casa de Vidro como uma metáfora para a própria escrita, transparente na linguagem, mas vulnerável na exposição dos temas abordados”.

Da intensidade ao silêncio 

Em Fogo em Minha Pele (2024), livro de estreia, Gabe apresentou uma poesia narrativa marcada pela intensidade física e emocional, algo que remete à lírica confessional e a um certo intimismo da tradição modernista. 

Já em A Casa de Vidro, essa energia se desloca para o silêncio e para a construção de atmosfera. A autora se aproxima de estratégias de escritores como Marguerite Duras ou Joan Didion, que sabem que a ausência pode ser mais expressiva que a presença. 

A protagonista, Sophia, vive isolada com o marido numa casa que funciona como personagem. A narrativa gira em torno da tensão entre manter e perder o controle. Como descreve a própria Gabe, é como equilibrar crises carregando uma bandeja cheia de xícaras empilhadas.

Publicado em 2024, Fogo em Minha Pele apresentou a escrita visceral e confessional de Gabe, marcada por desejo, corpo e memória. Foto: divulgação

Referências cruzadas 

O material visual que a autora preparou para orientar a capa é revelador. A arquitetura modernista da Casa Samambaia, de Lota de Macedo Soares, convive com as aranhas de Louise Bourgeois, símbolos de criação e aprisionamento. Há também Maria Callas, figura que sintetiza glória e abandono, e a presença de Dionísio, que remete à ligação entre vinho, prazer e destruição. É uma curadoria imagética que mostra a amplitude de referências da autora, em diálogo com artes visuais, música e mitologia. 

Entre o fogo e o vidro 

Se o primeiro livro era fogo, ardente e direto, marcado por desejo e paixão, o segundo é vidro: calculado, transparente, mas pronto para quebrar e cortar fundo. Essa mudança revela maturidade narrativa, sem perder a visceralidade que caracteriza a autora. 

O desafio agora será ver como A Casa de Vidro dialoga com o leitor. Como diz Gabe: ˜Escrever é fácil, viver é difícil”. Talvez este novo livro seja justamente um gesto de habitar esse difícil, transformando-o mais uma vez em palavra. 

Redação

Continue lendo

Cultura

Uma luta por poesia e sentimento

Batalha da Ufac reúne jovens e fortalece cultura do rap em Rio Branco. Foto: Felipe Salgado

Publicado há

em

por

A cada segunda-feira, o campus da Universidade Federal do Acre (Ufac) vira palco para a Batalha da Ufac. Criada por um grupo de idealizadores da cena local, entre eles o estudante de Psicologia Davi Nogueira, a batalha é um espaço aberto para jovens expressarem suas histórias e críticas sociais por meio do rap.


O formato das batalhas de rap no Brasil surgiu no início dos anos 2000, inspirado por movimentos internacionais, e se consolidou em grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo. 

Em Rio Branco, os eventos vem ganhando força desde a Batalha do Palácio, considerada a mais antiga da cidade, que era realizada às sextas-feiras na praça do Palácio Rio Branco. 

Hoje o cenário local conta com eventos como a Batalha da Pista, do Santa Cruz e, principalmente, a Batalha da Ufac, que acontece no Teatro de Arena, conhecido como Coliseu, ao lado do Centro de Convivência.


Davi Nogueira destaca que o objetivo da batalha na universidade é democratizar o acesso à arte e trazer a comunidade para dentro do campus. 

“Muita gente achava que não podia entrar aqui. O Coliseu da Ufac é o lugar ideal, com estrutura e visibilidade para um evento cultural”, explica.


Para os participantes, o evento é muito mais que uma disputa de rimas. Apache Shaft, MC que frequenta a batalha, conta que o encontro representa um espaço seguro para trocar experiências, fazer amizades e fortalecer a cultura local. “É meu abrigo nas segundas-feiras. Quanto mais rap, mais cultura, menos crime”, afirma.


Entre o público, o humorista e influenciador Rafael Barbosa valoriza o clima acolhedor da batalha e ressalta a necessidade de maior apoio para o evento crescer. “Aqui tem muita poesia e sentimento, mas faltam som adequado e divulgação do poder público”, sugere.

907f7589170df42a172c07670af0d7e3.jpg

Momento em que os artistas fazem as batalhas. Foto: Felipe Salgado

Mais do que um show de talentos, a Batalha da Ufac é um importante instrumento de transformação social. Ao abrir as portas da universidade para a periferia, o evento reforça a ideia de que a cultura hip hop pode mudar vidas e fortalecer a autoestima de jovens, muitas vezes marginalizados.


Realizada de forma independente, a batalha conta com apoios voluntários e busca parceiros para ampliar sua estrutura. Na primeira edição, o evento lotou o Coliseu e conquistou mais de mil seguidores nas redes sociais antes mesmo de acontecer: um marco para o rap acreano.

Redação

Continue lendo

Mais Lidas