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Cultura

A música como instrumento de aprendizagem para a vida

No Acre, a música influencia na aprendizagem e interação social saudável entre pessoas de diferentes faixas etárias

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A música influencia na aprendizagem e interação social saudável entre pessoas de diferentes faixas etárias

A música aproxima pessoas de diferentes culturas e idades em prol de um mesmo objetivo. A música não é somente uma ferramenta que expressa cultura. Ela é também é um elemento que constrói pontes entre as pessoas e ajuda diretamente no desenvolvimento social e criativo.

No Brasil, abordagens educacionais por meio da música são reconhecidas por lei desde 2011 e fazem parte do currículo escolar. De autoria da então senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), a proposta alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), determinando o aprendizado de artes nos ensinos fundamental e médio, o que abriu espaço para o desenvolvimento musical como parte do processo escolar.

No Acre, o professor e pesquisador Leonardo Feichas tem buscado expandir a cultura musical através do projeto de extensão Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas. “Pensei nesse projeto como uma colaboração para o Estado”, afirma o docente que também é doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) de Portugal.

Do Acre para o mundo

Atualmente, Feichas é o maior pesquisador sobre o compositor, escritor, poeta e violinista Flausino Valle. Por sua dedicação aos estudos sobre o artista, o docente da Ufac carrega consigo um dos violinos que pertenceu ao músico mineiro e que foi entregue pela família do violinista.  

Leonardo Feichas é o principal pesquisador sobre o violinista Flausino Valle na atualidade – Foto: Marxon Henrique

Portugal, Espanha, Itália, França, Suécia, Áustria e Inglaterra foram alguns dos países em que Leonardo Feichas já teve a oportunidade de vivenciar experiências musicais.  Segundo ele, nestes países tocou seu “repertório de pesquisa do repertório para violino solo brasileiro e tocando o repertório padrão do violino com padrão internacional. Eu tive a experiência de tocar com fadistas, que é algo riquíssimo. O fado é a música popular portuguesa”, relembra o docente.

Clique no play e ouça a introdução da obra musical “Devaneio”, de autoria do violinista Flausino Valle, tocada pelo professor Leonardo Feichas:

Apesar de já ter vivenciado diversos momentos na música e em diferentes países, Feichas destaca sua apresentação em Portugal como a principal de sua carreira. O recital aconteceu durante o período em que morou em Lisboa para fazer o segundo curso de doutorado. “Tive muitas oportunidades de tocar. Além disso, fui spalla, que é o principal violinista da orquestra. Fui de um grupo de música contemporânea da Escola Superior de Música de Lisboa e nessa ocasião pude tocar em palácios e castelos. Uma baita experiência em Portugal”.

Recital de violino solo apresentado pelo professor e pesquisador Leonardo Feichas, Palácio Foz em Lisboa (Portugal) – Foto: Arquivo pessoal
Apresentação com a Orquestra Contemporânea da Escola Superior de música de Lisboa, no Teatro São Carlos (Portugal) – Foto: Arquivo pessoal
Concerto de violino solo apresentado por Leonardo Feichas, na Universidade de Estocolmo (Suécia) – Foto: Arquivo pessoal

Leonardo Feichas nasceu em Minas Gerais, morou em São Paulo e em 2014 chegou no Acre, após aprovação em concurso público na Universidade Federal do Acre para o curso de Música. Na época, ele conta, que buscou entender a região e o que estava sendo desenvolvido. Foi então que percebeu a oportunidade de compartilhar seu conhecimento em aulas, projetos de pesquisa e extensão. De lá para cá já ministrou disciplinas práticas e teóricas, como também auxiliou os estudantes em trabalhos de conclusão de curso.

Em 2022, Feichas recebeu um importante prêmio acadêmico da Universidade Nova de Lisboa, pelo doutorado em Portugal. Mais conhecida como insígnia, a premiação é destinada apenas para aqueles que tiveram suas pesquisas avaliadas com valor de distinção mais alto.  A entrega aconteceu durante as comemorações do aniversário de 49 anos da instituição portuguesa. Devido a impossibilidade de se deslocar até o país europeu, a premiação foi entregue à docente Terezinha Prado, da Universidade Federal de Mato Grosso, e repassada, posteriormente, a ele. 

Leonardo Feichas com o prêmio que recebeu da Universidade Nova de Lisboa, mais conhecido como insígnia – Foto: Arquivo pessoal

Um trabalho de impacto social

Entendendo que o conhecimento desenvolvido na universidade deve ser disseminado e compartilhado socialmente, o professor Leonardo Feichas tem desenvolvido o projeto de extensão Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas em diversas escolas de Rio Branco. Além disso, o ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas é benéfico para crianças, adolescentes e adultos que apreciam a música. E por se tratar de um projeto extensionista, diversos alunos têm tido a chance de aprender a tocar violino, mas também de ensinar novas pessoas.

Nágila Batista, que hoje é professora e musicista, conta como o projeto desenvolvido por Feichas contribuiu em seu dia a dia. “O projeto somou na minha vida desde minha formação inicial como musicista. Fui muito privilegiada por iniciar na música em um formato de ensino coletivo, aprender junto com outros alunos e, ao mesmo tempo, aprender a socialização”. E ela complementa: “aprender com as dificuldades dos outros, aprender repertório juntos, estar num grupo, tudo isso é o que o ensino coletivo proporciona para o aluno iniciante”.

Abaixo você pode assistir a um trecho da aula ministrada pela professora Nágila Batista, realizada no projeto de extensão Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas:

Nágila Batista, que é fruto do projeto coordenado pelo docente Leonardo Feichas, conta como foi sua caminhada para chegar até o posto de professora de violino. “Desde cedo, o projeto de ensino coletivo teve um impacto grande em minha vida e é importante retomar. Estando, agora, do outro lado, mais ou menos 20 anos após minha formação, temos uma turma de ensino coletivo e estamos tendo a chance de causar impactos na vida dos novos alunos. É uma felicidade muito grande poder trabalhar dessa forma”.

Professora universitária e médica, Valéria Paiva conta que há 20 anos se dedicava ao piano, mas teve que priorizar a medicina quando conseguiu ingressar na graduação. Com o projeto de extensão ela conseguiu retornar para a música. “A maioria é crianças e adolescentes, e tem eu de adulta, com o violoncelo. Para mim é sensacional. Costumo dizer que é o meu momento feliz da semana, primeiro porque sou apaixonada pela música, e segundo porque o professor Leonardo Feichas, junto com a professora Letícia Porto, tem um envolvimento maravilhoso. A dedicação, a forma de ensino, é apaixonante”.

Valéria Paiva junto com os professores do projeto Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas – Foto: Valéria Paiva

A médica compartilha que não tem pretensão de seguir carreira musical, se contentando em apenas continuar tendo contato com a música, por meio do violoncelo. “Eu não tenho pretensão de virar musicista profissional, mas já avancei muito e isso me deixa feliz. O meu engrandecimento pessoal é tocar em conjunto. É uma experiência muito melhor. Eu gosto muito de participar enquanto conjunto. Mesmo tenho pouco tempo para a música, busco cada vez mais melhorar minhas habilidades através do coletivo”.

Turma do projeto de extensão Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas – Foto: Valéria Paiva

Além da habilidade, que melhora cada vez mais, a médica diz ainda que as práticas servem para que ela tenha um escape da rotina estressante na medicina e docência. “Me torna melhor como pessoa. A música é o meu escape, é a minha parte feliz, é o meu escape para o estresse do dia a dia do trabalho”.

Benefícios da música na vida de crianças e adolescentes

Paulo Azevedo é pai de Asafe Meireles Azevedo e João Pedro Meireles Azevedo. Desde cedo, os dois meninos acompanham seus pais na Universidade Federal do Acre. Foi lá que eles ficaram sabendo sobre o Laboratório de Educação Musical, um projeto criado pelo curso de Música e com foco em crianças de até sete anos de idade. Os meninos se encantaram com a ideia e desde então têm se dedicado à música.

No vídeo abaixo, você assiste a um trecho de como são realizadas as aulas no Laboratório de Educação Musical:

Mostra do Laboratório de Educação Musical

Atualmente, Asafe Azevedo tem 15 anos e João Pedro Azevedo tem 13 anos, e nesse momento participam do projeto de extensão Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas. Em entrevista, os garotos relataram que estão aprendendo coisas novas por meio do projeto e agradeceram ao pai por apoiar o aprendizado e permitir que continuem aperfeiçoando as habilidades musicais.

Asafe Azevedo destaca a importância do ensino de violino, descrevendo-o como uma “experiência agradável e divertida, em que é possível aprender novas músicas”. Enquanto isso, João Pedro Azevedo reconhece a importância de se envolver com a música, especialmente com o violino.

Paulo Azevedo, pai dos dois garotos, também entende os benefícios da música para seus filhos. Segundo ele, por meio da música, os irmãos desenvolveram habilidades importantes, como trabalho em equipe, disciplina e responsabilidade, que contribuem para fortalecer os laços familiares e melhorar o desempenho escolar.

Os relatos da família Azevedo reforçam os benefícios que a música pode trazer para a vida das crianças. Além de ser uma maneira divertida de aprender, é ainda uma forma de disciplina, foco, atenção e trabalho em equipe.

Quem também segue esses passos é Ana Joyce do Carmo Gomes, que tem 11 anos. Ela ingressou no projeto de extensão quando ainda tinha quatro anos. Ao todo, são quase sete anos vivenciando o mundo de cordas friccionadas, o que já lhe resultou em importantes momentos musicais. Exemplo disso, foi sua recente participação em uma apresentação realizada no Teatro Amazonas, em Manaus (AM).  

Ana Joyce com 5 anos e em aula no projeto Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas – Foto: Arquivo pessoal

“A experiência no Amazonas foi maravilhosa, pois foi a primeira vez que toquei em um teatro fora do Acre. O teatro Amazonas é lindo e tem uma belíssima história. Poder tocar lá, junto com a orquestra da Câmara do Amazonas, foi sensacional”, relembra Ana Joyce.  

Ana Joyce com 11 anos em sua primeira apresentação no Teatro do Amazonas – Foto: Arquivo pessoal

Abaixo você confere a apresentação de Ana Joyce, realizada em 2022, na XI Semana Pedagógica de Música Sesc Acre, quando tocou no saxofone, a famosa música Careless Whisper, de Geroge Michael.

Mãe de Ana Joyce, Vânia do Carmo Nery, acompanhou de perto todo o caminho da filha e não imaginava que o projeto Ensino Coletivo de Cordas Friccionada faria a garota se dedicar tanto à música, que fosse disciplinada, não faltasse nenhuma aula e estudasse em casa. 

“A partir disso, começamos a investir.  Eu na questão do tempo e dedicação, e meu marido com a parte financeira. Dessa forma, ele comprou os instrumentos para ela, colocou para fazer outras aulas e comecei ficar de olho em outros projetos para também colocar ela. É uma coisa que vejo que ela gosta e a partir disso abriu-se oportunidades”, relata Vânia Nery. 

Hoje, a artista de 11 anos toca saxofone na banda mirim da Polícia Militar e na marcial do Colégio Militar Tiradentes. Devido às aulas de violão e guitarra que faz no Serviço Social do Comércio (Sesc), ela integra a orquestra experimental da instituição. Por meio dessas atividades, a mãe diz que a filha é uma musicista profissional e que já ganha os “cachêzinhos” com as experiências musicais.

“Ela guarda o dinheiro na poupança e tem tido a oportunidade de conhecer outras pessoas. Acredito que a música e a  disciplina a ajudou nas oportunidades, como a viagem para outro estado. A música é uma porta para ela. Uma porta para poder desenvolver e aprender mais”, finaliza Vânia Nery. 

A música é efetiva no desenvolvimento humano. A musicoterapia é exemplo disso, pois uma terapia que utiliza a música como meio de comunicação e expressão para ajudar pessoas que estão enfrentando desafios no cotidiano, sejam eles físicos, emocionais, cognitivos ou sociais. O terapeuta utiliza técnicas musicais específicas para ajudar o paciente a atingir seus objetivos terapêuticos.

A especialista em musicoterapia, Larissa Grotti, diz que música é benéfica no desenvolvimento do ser humano. “Além de ser utilizada como forma de lazer e relaxamento, a música ajuda na tensão e concentração, ela tem a capacidade de desenvolver o foco maior na aprendizagem”.

Novas parcerias

Em 2022, o projeto Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas ganhou um reforço: a Escola de Música do Acre (Emac). De acordo com o professor Leonardo Feichas, a parceria foi possível graças ao trabalho conjunto que já realizada com a docente da Emac, Nágila Batista.

“É um trabalho relevante e desmistifica a ideia de que os instrumentos de cordas friccionados, como violino, violoncelo, viola e contrabaixo acústico, são exclusivos para pessoas que têm mais poder aquisitivo. Na verdade, não são e a parceria tem ajudado na desmistificação da eruditização em relação a esses instrumentos”, explica o coordenador geral da Emac, Afonso Portela. 

Portela também destaca o desenvolver dos alunos e a formação de futuros profissionais da música. “É um passo que está sendo dado agora, para daqui a alguns anos termos grupos profissionais de alto nível, orquestras que possam fazer concertos pela cidade, que sejam da própria escola de música, da Ufac ou do teatro daqui de Rio Branco. Eu diria que este projeto tem uma função motivadora, não só no âmbito educacional, mas também social”, acrescenta.

Ainda de acordo com o coordenador da Escola de Música do Acre, a parceria “futuramente, se tornará um ciclo, pois vão sair os frutos daqui que vão retornar pra cá, mas não mais como alunos, e sim como professores”, finaliza Afonso Portela.

Coordenador geral da Emac, Afonso Portela – Foto: Arquivo pessoal

Texto: Gabrielle Mandu, Gisele Almeida, Lucas Thadeu Lins, Maylla Oliveira e Melícia Moura

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Cultura

Retorno das supermodelos dos anos 2000 às passarelas no outono/inverno 2024

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As brasileiras Caroline Trentini e Isabeli Fontana foram destaque na semana de moda de Paris.

Por Felipe Souza

A temporada outono/inverno 2024 tem sido um prato cheio para os amantes da moda “vintage” e das grandiosas modelos. Além de peças que remetem à época, as supermodelos dos anos 2000 retornaram com tudo nas passarelas de Nova York, Londres, Milão e Paris.

Muitas eras de modelos se encontraram em um curto período de tempo em que ocorreram as Semanas de Moda. Das brazilian bombshells às doll faces, os rostos mais conhecidos pela comunidade fashion mundial apareceram e brilharam nas cidades mais badaladas do mundo.

Não importava em qual desfile você assistia. Do mais ‘fashion’ ao mais comercial, as poderosas das passarelas dos anos 2000 estavam lá. Claro que o Brasil esteve presente, considerando que a maioria das grandes modelos no início do século era brasileira.

A gaúcha Caroline Trentini, por exemplo, representou o país nas passarelas da Schiaparelli, Carolina Herrera, Michael Kors e Max Mara. Além de Caroline, a paranaense Isabeli Fontana cruzou a Balenciaga e Alessandra Ambrósio, a icônica angel da Victoria’s Secret, fechou o desfile do estilista Elie Saab.

Caroline Trentini, Isabeli Fontana e Alessandra Ambrósio/Créditos: Condé Nast

Mas não foi só de brazilian bombshells que a moda dos anos 2000 viveu. A norte-americana Frankie Rayder também cruzou, assim como Fontana, as passarelas da Balenciaga. Rayder foi uma das favoritas de Donatella Versace na era de ouro da italiana ‘Versace’.

Frankie Rayder para Balenciaga/Créditos: Condé Nast

As Slavas, sem sombras de dúvidas, estavam em peso também. O maior nome da temporada foi Natasha Poly, a mais bem-sucedida russa. Poly desfilou para Max Mara, Ferrari, Dolce & Gabbana, Fendi, Mugler e, majestosamente, fechou a coleção da Acnes Studio.

Natasha Poly para Fendi/Créditos: Condé Nast

Ainda representando as Slavas, a lendária ucraniana Carmen Kass e – segunda maior modelo dos anos 2000, apenas atrás de Gisele Bündchen -, e a russa Natalia Vodianova, juntas,  receberam todos os holofotes da plateia presente no show da Vetements.

Hana Soukupova, com seus 1,85 metros, também fez um retorno com maestria e cruzou a francesa Balmain e ainda brilhou com um outfit todo preto do Elie Saab.

Carmen Kass, Natalia Vodianova e Hana Soukupova/Créditos: Condé Nast

Uma menção mais que honrosa: Gemma Ward para Max Mara. A doll face original, com seus cabelos loiros e olhos azuis, por muito tempo brilhou nas maiores grifes do mundo. Hoje, reclusa das câmeras, faz trabalhos selecionados e no outono 2024 foi escolhida para encerrar o desfile, além de ter reencontrado as amigas de longa data.

Gemma Ward, Natasha Poly e Caroline Trentini no backstage da Max Mara/Créditos: Arquivo pessoal/Caroline Trentini

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Cultura

Coletivo Errantes e a democratização da arte

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O coletivo artístico Errantes, existente a poucos meses, está se consolidando na cena artística da Universidade Federal da Ufac e de Rio Branco.

Por Tacila Muniz

Fundado em outubro de 2023 pelos estudantes de história licenciatura da Universidade Federal do Acre (UFAC) Diego Fontenele, Jhonatas Nathan e José Lucas, o grupo apresenta desenhos que consistem em estilos ligados às referências de interesse de cada artista como o surrealismo, exploração de aspectos anatômicos e de cultura pop.

Sua origem e identidade estão intrinsecamente ligadas à universidade. O projeto que primeiramente uniu os colegas de curso foi a última edição da Semana Acadêmica de História, realizada em outubro do ano passado, onde puderam expor seus materiais pessoais. O stand chamou atenção de professores da Associação de Docentes da Ufac (ADUFAC) como a presidente Letícia Mamed, que firmou uma parceria.

Os estudantes sentiram a necessidade de se apresentarem como um grupo e não só como artistas individuais parceiros. Dessa forma criaram o coletivo, sendo sua primeira exposição como grupo, denominado “Devaneios”, realizada em 23 de novembro de 2023, na sede na ADUFAC.

A partir daí oportunidades surgiram e novos artistas foram inseridos como João Victor e Franciele Feittosa.  Além disso, uma equipe de apoio foi montada, sendo Mariana Maia e Débora Fontinele como comunicação, Lucas Nobre, Jardel França e Débora Tacana no editorial e curadoria e por fim uma equipe pedagógica, ainda em desenvolvimento, mas que já conta com João Pedro.

“É uma junção de pessoas da periferia que estão ocupando um espaço que naturalmente não é nosso”

Os integrantes falam que a ideia das últimas exposições e o que dá o tom dentro do coletivo é a possibilidade de democratizar a arte, “a arte não precisa ser cara, ela não precisa de muitos estudos, várias técnicas específicas. Cada um de nós tem técnicas diferentes, estilos diferentes, querendo passar mensagens diferentes, e ainda assim todos nós somos autodidatas e nenhum de nós representa alguma escola”, afirma José Lucas.

O coletivo também traz cada vez mais em sua identidade a utilização de materiais utilizados como tela, como pedaços de madeira e ferro avulsos, usados tanto para suprimir gastos quanto também para reciclar materiais que serviriam como lixo.

Além do ambiente universitário, para eles, a origem periférica é um grande ponto de referência para refletir sobre a prática de cada artista, mas também como o grupo pode atingir mais indivíduos em vulnerabilidade social.

 “É uma junção de pessoas da periferia que estão ocupando um espaço que naturalmente não é nosso,” acrescenta Fontenele. Por esse motivo o grupo planeja montar materiais educacionais auxiliares na prática e conhecimento artístico voltado a crianças e jovens de escolas localizadas em bairros não centrais de Rio Branco.

Como perspectiva, o grupo tem como norte continuar a prática dos ideais citados, mas também institucionalizar o coletivo na Ufac, podendo impulsionar pesquisas envolvendo cultura e arte dentro e fora dos muros da universidade,

 “É fazer um programa que vai ficar além de nós. Quando a gente sair daqui a gente quer deixar o coletivo para as gerações que vão entrar como algo dos estudantes”, explica Nobre.

Apesar do pouco tempo de existência, o grupo reflete sobre o que já foi possível construir e mantém a confiança de conquistar ainda mais, para nós, a quatro meses atrás era totalmente impensado. É muito doido você imaginar que os moleques da quebrada de Rio Branco, estão indo simplesmente expor lá no (museu) Juvenal Antunes sendo convidado. E a ideia é que a gente consiga abrir portas para que outras pessoas da quebrada também consigam fazer isso”.

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Cultura

Cineasta Acreana vai dirigir documentário sobre mulheres no cárcere intitulado “Amor Bandido”

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Projeto no seguimento do audiovisual foi apresentado no edital da Lei Paulo Gustavo e a autora aguarda resultado para seguir na sua produção

Por Enilson Amorim

A cineasta e historiadora acreana Kelen Gleysse Maia dirigirá o documentário “Amor Bandido”, que abordará a história de mulheres envolvidas em crimes motivados pela influência de seus companheiros. Segundo a autora, o projeto está em fase inicial, mas as pesquisas para a realização do filme estão bem avançadas. “Para você ter uma ideia, o Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo, conforme uma pesquisa nacional realizada em 2022. No Acre, dados oficiais indicam um aumento gradual no número de mulheres reclusas, totalizando 231, sendo 193 em Rio Branco, 17 em Cruzeiro do Sul e 21 em Tarauacá, sem contar aquelas em que estão em regime aberto e semiaberto, sob Monitoramento Eletrônico Penitenciário”, comenta a cineasta e pesquisadora.

Kelen Gleysse Maia Andrade acumula experiência em pesquisa com grupos silenciados desde seus estudos de história até o mestrado em linguagens e identidades pela Universidade Federal do Acre (Ufac). “Já realizei diversos trabalhos com comunidades isoladas em seringais distantes e outros grupos esquecidos pelo Estado. Minhas incursões nas temáticas voltadas para as mulheres começaram com meu primeiro trabalho no audiovisual, chamado ‘Mulheres Lavandeiras’, exibido no Segundo FestCineMulher – edição 2022 realizado pela Associação Acreana de Cinema (Asacine). A partir desses trabalhos audiovisuais, surgiu a ideia de realizar o documentário ‘Amor Bandido’.”

Cineasta produzirá curta que narra as histórias de mulheres encarceradas no Acre. Foto: Cedida

No roteiro do novo documentário, a cineasta pretende denunciar as dificuldades e a negligência do poder público em relação a essas mulheres encarceradas, destacando que muitas são esposas, mães de família pobres que foram separadas de seus filhos e enfrentam diversos tipos de preconceitos dentro dos presídios. “São donas de casa que se veem largadas nos presídios, frequentemente sem garantias de saúde, higiene e proteção, violando seus direitos fundamentais e humanos.”

A cineasta planeja revelar também que essas mulheres, frequentemente sem instrução acadêmica e estrutura familiar adequada, são alojadas em presídios insalubres, escuros e malcheirosos, sem condições mínimas de higiene nas celas e com uma alimentação precária. Elas acabam nesses presídios por influência de seus companheiros, que, direta ou indiretamente, as levam ao crime devido à dependência emocional e financeira.

O documentário não busca justificar práticas criminosas, mas sim abrir espaço para novas perspectivas, estimulando discussões na sociedade e promovendo a reflexão sobre a vulnerabilidade social vivenciada pelas mulheres encarceradas atualmente. Acima de tudo, pretende assegurar que as vozes dessas mulheres não sejam silenciadas. “Este curta-metragem se compromete a dar voz a elas e influenciar o poder público a adotar uma abordagem mais humanista em relação à causa das mulheres encarceradas no Acre e no Brasil. E, principalmente, alertar outras mulheres a não entrarem no mundo do tráfico e destacar que o crime não compensa”, conclui a pesquisadora e cineasta.

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