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Cultura

Filme “Noites Alienígenas” ganha mais um prêmio para o cinema acreano

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Por Enilson Amorim

O longa-metragem acreano “Noites Alienígenas” ganhou, no último dia 29 de janeiro, o prêmio de melhor roteiro pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). O filme do cineasta Sérgio de Carvalho recebeu destaque nacional em agosto do ano passado, quando venceu o Festival de Cinema de Gramado, levando cinco troféus e uma menção honrosa, sendo assim considerado o melhor longa brasileiro do ano. Logo em seguida, participou do Festival de Cannes, na França, e na sequência entrou em exibição nas salas de cinema do Brasil e do mundo, servindo como pauta de matérias e críticas especializadas.

A obra é ambientada na cidade de Rio Branco e conta a história de um rapper e grafiteiro chamado Rivelino, que por ironia do destino acaba se envolvendo com traficantes. Os outros personagens de destaque são o casal Paulo e Sandra, que enfrentam dificuldades por causa da dependência química de seu filho. O elenco conta com Gabriel Knox (Rivelino), Gleici Damasceno (Sandra), Adalino (Paulo) e o ator Chico Díaz (Alê).

Cinema acreano em destaque

Nem todos sabem que o cinema acreano tinha destaque em festivais no Brasil desde os anos 70. Nos anos 80 e 90 teve uma série de produções que também circularam por festivais nacionais e locais.

Durante estes 50 anos, o cinema acreano continua ativo, impulsionadopor duas instituições criadas para representar o cinema no estado, o Estúdio Cinematográfico Amador de Jovens Acreanos (Ecaja Filmes), fundado em 16 de março de 1973, e a Associação Acreana de Cinema (Asacine), criada em junho de 1983.

Essas instituições, que perduram até os dias de hoje, promoveram festivais de cinema em todo o estado, e também cursos, oficinas e palestras no segmento do audiovisual. Em 2021, a Asacine criou o FestCineMulher, evento que promove o cinema da mulher acreana, que já se encontra na sua terceira edição.

Incentivo às produções

“Uma conquista do cinema acreano foram as pautas que levamos ao Palácio Rio Branco desde os anos de 1980, visando a criação de mecanismos de incentivo a produções artísticas no Estado, que resultaram na criação da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e Fundação Elias Mansour (FEM), instituições que na atualidade formulam editais para financiar trabalhos nas diversas linguagens das artes, dentre elas o cinema”, comenta Adalberto Queiroz, considerado um dos pioneiros do cinema no Acre.

Na atualidade, Rio Branco conta com dois mecanismos de apoio ao audiovisual: uma lei municipal e outra lei estadual de incentivo. Estes dois instrumentos de apoio ao cinema e outras linguagens das artes acabam sendo uma maneira para alavancar as produções.

Segundo o cineasta Guilherme Francisco, “estas leis de incentivo são o único bem que temos para financiar os nossos trabalhos. E agora vai ficar melhor com a Lei Paulo Gustavo, pois o cinema amazônico, cujo custo se torna caro, terá uma oportunidade única quando receber do governo federal uma injeção financeira bastante quantitativa, que não só vai movimentar a economia local, mas dar uma qualidade significativa em nossas produções” comenta ele, considerado um dos primeiros a produzir filmes em VHS.

História nos festivais

A história do cinema acreano tem início nos anos de 1970, em plena ditadura militar, quando três jovens liderados pelo compositor João Batista Marques de Assunção (Teixeirinha do Acre) se juntam com o vendedor de bananas Adalberto Queiroz e o trabalhador de olaria Antônio Evangelista (Tonivan) para produzir o primeiro longa-metragem intitulado Fracassou meu Casamento. A produção foi polêmica, considerando o momento político pelo qual o Brasil estava passando, tanto que, segundo Adalberto Queiroz, foi apreendido pela Polícia Federal.

“Nós fomos lançar o filme Fracassou meu Casamento, filmado em Super 8 milímetros, na praça do Município de Brasiléia, com a participação de muita gente da comunidade. Quando terminamos a estreia, já fomos convidados para lançar a película na Bolívia. Mas, infelizmente, quando estávamos atravessando a fronteira, a Polícia Federal prendeu o nosso filme.” Ele conta que a apreensão foi por falta de um documento exigido pelos órgãos fiscalizadores do governo da época, o “Certificado de Censura” da obra. “Isso aconteceu porque nós éramos produtores bastante imaturos com relação a estas atividades burocráticas ligadas ao audiovisual durante aqueles tempos de muita repressão”, explicou Adalberto Queiroz.

Amantes da sétima arte, os três jovens continuaram com suas produções com o longa-metragem Rosinha, a rainha do sertão, filmado também em Super 8 milímetros. Este longa participou em 1978 do XI Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, junto a filmes como Chuvas de Verão, do cineasta Arnaldo Jabor, e Esta noite encarnarei no teu cadáver, do cineasta José Mojica Marins (Zé do Caixão). Segundo Queiroz, nesse Festival o filme Rosinha, a rainha do sertão foi o mais aplaudido, recebendo elogios de cineastas e críticos de cinema renomados.

No ano seguinte, em 1979 A Luta em busca do Amor, participou do VII Super Festival de Cinema de São Paulo, onde João Batista ganhou o prêmio de melhor ator, por interpretar o personagem Jacó.  

Matéria publicada no Jornal O Rio Branco mostra o cineasta Adalberto Queiroz no set de gravação do filme A Luta em Busca do Amor produzido em 1976.

Na edição do Festival Acreano de Vídeos que aconteceu em 1992, promovido pela Fundação Elias Mansour / Governo do Acre e realizado na Filmoteca da Biblioteca Pública, o filme Marcas (1988), de Laurencio Lopes, foi agraciado com o prêmio de melhor filme. O longa é considerado a primeira produção da era VHS e contou  no elenco com Guilherme Francisco, Socorro Neves, Inêz de Andrade, Romeu Luna, Reginaldo Gomes, Welington Silva e outros. A película teve a equipe de suporte composta pelos cineastas Adalberto Queiroz e João Batista Marques de Assunção.

Folder do II Festival Acreano de vídeos realizado pela Asacine, Fundação de Cultura e com o apoio da Universidade Federal do Acre (Ufac)

“Neste festival, o Marcas, que destaca a força do coronelismo no Acre, concorreu com filmes nacionais, dentre eles podemos destacar o filme “O Ovo”, cujo elenco é composto pelas atrizes Lucélia Santos e Carla Camurati. Os jurados foram compostos por cineastas oriundos de outros estados brasileiros e mesmo assim meu filme foi vitorioso”, conta emocionado o cineasta Laurencio Lopes, roteirista do filme.

Capa do filme Marcas (1988), do cineasta Laurencio Lopes, é considerado o primeiro filme acreano rodado em VHS.

Outro momento importante do cinema acreano foi a participação do documentário Revolução Acreana no II Festival de Varginha em Minas Gerais, em 2002, quando ganhou o prêmio de melhor filme na sua estreia nacional.

Recorte do jornal Página 20 destacando a vitória do documentário Revolução Acreana do cineasta Adalberto Queiroz no Festival de Varginha em Minas Gerais

Os filmes acreanos Revolução Acreana, Rosinha, a Rainha do Sertão, Caravana Verde e Filhos da Rua foram exibidos e bastante aplaudidos no I Festival Internacional de Lisboa, realizado em 2010.   

Matéria publicada no periódico O Rio Branco da participação dos cineastas Adalberto Queiroz, Antônio Evangelista (Tonivan) e João Batista Marques de Assunção no Festival de Cinema de Fortaleza.

Cotidiano

Do papel às telas: a transição do jornal impresso acreano para o digital

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Por Ana Luiza Pedroza, Ádrya Miranda, Daniel de Paula e Wellington Vidal

 

O jornal impresso, símbolo histórico e cultural no Acre, começa a se despedir lentamente do cotidiano da população. A era digital assume o protagonismo, apostando em novos formatos de levar acesso à informação, no entanto, sem apagar o legado construído pelo impresso na história acreana.

Apesar dos esforços para reinventar o jornalismo local, a transição do impresso para o digital trouxe grandes desafios. No Acre, essa movimentação ocorreu de forma tardia, mas com a contribuição de jornalistas que se desdobram diariamente para acompanhar as mudanças no modo de noticiar, mantendo o compromisso social com a população.

Entre os obstáculos, a pandemia de Covid-19 foi um dos que aceleraram o declínio dos jornais impressos em todo o país, e no Acre não foi diferente. O A Gazeta, um dos veículos mais populares do estado, foi diretamente impactado.

Rotativa, máquina utilizada na impressão dos jornais A Gazeta. Foto: Ádrya Miranda

Fundado em 1985, sob direção de Silvio Martinello e Elson Martins, o jornal se destacou pelo jornalismo investigativo e de cunho social, sendo pioneiro em projetos editoriais gráficos com diagramação no impresso acreano. Foi por meio de suas páginas que os acreanos acompanharam coberturas históricas, como o assassinato do sindicalista Chico Mendes.

Em 1998, tornou-se o primeiro jornal a circular em cores no estado, com até 3.500 exemplares vendidos em dias movimentados, segundo Silvio. Apesar das inovações com o jornal impresso, o veículo enfrentou as adaptações tecnológicas do século 21. O portal online, criado ainda nessa fase, tinha estrutura simples, servindo apenas para replicar, de forma reduzida, as notícias do jornal físico.

À esquerda, Maíra Martinello; ao fundo, Paula Martinello; e à direita, Silvio Martinello. Foto: Arquivo pessoal

A edição impressa teve o seu fim em 2021, após uma expressiva queda nas vendas. Paula Martinello, jornalista do A Gazeta do Acre, relata que a migração definitiva para o digital foi desafiadora e impulsionada pela pandemia. “Foi um processo muito gradativo, porque o trabalho online não é fácil. É muita concorrência, é um outro tipo de público e perfil de consumo da notícia”, comenta.

Para os jornalistas do A Gazeta, hoje, A Gazeta do Acre, o desafio não foi apenas adaptar-se ao ambiente online, mas reinventar a rotina de produção jornalística sem abrir mão da credibilidade construída. Segundo Maíra Martinello, foram necessárias estratégias para garantir a sobrevivência e a relevância no meio digital, que exige mais agilidade, versatilidade e presença em todas as plataformas.

“A gente foi entrando nesse mundo online, digital. Claro que tem pontos positivos, como o custo mais baixo, a praticidade e a democratização do acesso à informação. Mas a era digital exige muito mais do jornalista, que hoje precisa escrever, gravar vídeo, áudio, editar, usar várias ferramentas ao mesmo tempo”, explica.

A transição da notícia do impresso para o ambiente digital, embora tenha sido impactante para todo o campo jornalístico, foi recebida de maneira diferente por cada veículo, conforme suas particularidades. Outro nome importante da imprensa acreana, como o jornal O Rio Branco, também enfrentou esses momentos de transformação.

Portal de notícias oriobranco.net. Foto: Ádrya Miranda

Mendes também reforça a necessidade dos jornalistas manterem seu compromisso social, mesmo diante das mudanças impostas pela era digital. “Se vocês forem jornalistas e pretenderem ser responsáveis, não esperem que a notícia chegue até vocês. Vocês têm que ir atrás da notícia”, conclui.

Essa transformação também é percebida por leitores que acompanharam de perto o auge das edições impressas no Acre. “Porque o jornal é um documento, então ele vai ficar ali para sempre”, comenta o jornalista e leitor assíduo Gleilson Miranda, de 55 anos, ao destacar que o jornal impresso carrega um valor que vai além da notícia do dia, mas também a documentação de histórias.

Segundo ele, com o jornal impresso era possível encontrar experiências afetivas, que marcavam seu momento de leitura.

“O jornal é impresso, tem esse charme, tem essa coisa de você sentar, tomar um café e folhear as páginas, lendo as principais notícias. Isso era muito bom para a época. Hoje você tem essa notícia mais rápida. Notícia que chega muito rápido”, afirmou Gleilson, ao relembrar as sensações que os impressos lhe proporcionaram.

A transição dos jornais impressos para os portais digitais no Acre marca uma mudança profunda no modo de fazer e consumir jornalismo. Conhecer a história da imprensa local, com a contribuição das edições do A Gazeta e O Rio Branco, é essencial para entender o papel que esses veículos tiveram na formação da identidade e da memória do estado.

Edição impressa O Rio Branco. Foto: Arquivo Espaço Cultural Palhukas

Para Narciso Mendes, atual proprietário da TV Rio Branco, o impresso no Acre carrega o legado de muitas figuras marcantes da história local. No entanto, a migração do jornal impresso O Rio Branco para o meio online não teve o mesmo peso como teve para os demais veículos.

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Cultura

Chico’s Rock Bar: conheça a história por trás de uma das casas de show mais famosas de Rio Branco

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Por Diogo José, Letícia Zimmer, Liz Melo e Vitória Messias

 

Por muito tempo, o Chico’s Rock Bar foi sinônimo de encontro entre amigos, boas conversas, drinks autorais e, claro, muita música. De 2013 até seu fechamento em 2019, o espaço se tornou ponto de encontro para quem buscava um ambiente alternativo em Rio Branco. Com a promessa de trazer novas histórias e um clima de nostalgia às noites da capital, o bar volta neste mês de junho.

 

Para Gabriela Pantoja, de 28 anos, antiga frequentadora da cena noturna da capital, o bar era mais do que um local de diversão. “Eu costumava ir nesse bar, no Emporium e no Loft. Era sempre movimentado, com bastante gente, inclusive na frente do bar, e o atendimento era tranquilo, sempre fui bem atendida lá”, relembra.

 

Uma memória afetiva, e, de certa forma, coletiva, foi criada devido ao clima underground e intimista do lugar. “Tenho boas lembranças desse tempo, era um dos poucos lugares da cidade com esse estilo mais alternativo, então a gente acabava sempre se encontrando por lá”, completa Pantoja.


O espaço não era apenas um lugar de conforto para o público, mas também para os artistas que o frequentavam. Segundo a cantora e compositora Duda Modesto, o Chico’s tem um significado especial: foi o primeiro palco de sua carreira. “Conheci muitos amigos ali, o que causava aquela sensação de reencontrar na noite as pessoas da nossa bolha de pertencimento. Por isso, tô ansiosa pelo retorno do bar e também porque aumentam nossas opções de espaços para frequentar na cidade”, conta.

 

Agora, em junho deste ano, o Chico’s está de volta, com cara nova, mas com a mesma essência. O proprietário, Ricardo Melo, conta que o retorno foi motivado pelo desejo de reviver o local, agora, com uma proposta personalizada e acolhedora. “Acreditei em um modelo de negócio personalizado, onde já havia uma clientela fiel e que necessitava de um ambiente mais reservado, longe de aglomerações e situações de paqueras ou assédio, principalmente para as mulheres”.

 

Segundo Ricardo, o bar funcionará com atendimento exclusivo feito por ele mesmo, desde a preparação dos pratos até o serviço. A reabertura acontecerá de forma restrita, com previsão de abertura de 10 vagas semanais para o público geral e turistas. “A comida é feita por mim e servida na mesa ou balcão. A restrição de público é porque não consigo atender muitas pessoas”, explica.

 

O nome do bar, originalmente inspirado no pai do proprietário, Francisco Sá de Souza, também sofrerá uma leve mudança. “Fiz uma homenagem a quem me deu a base do empreendedorismo. O nome passará por uma alteração. Por não poder registrar o nome ‘Chico’s’ no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), será alterado apenas a forma de escrever”

 

O fechamento em 2019, segundo Ricardo, foi reflexo direto das limitações econômicas e da baixa movimentação cultural da cidade. “A renda da capital do Acre, Rio Branco, é 80% do funcionalismo público. Temos o mesmo público para consumir nos empreendimentos que tentam se reinventar todas as horas, dias, meses e anos. A falta de incentivo através de políticas públicas do município e do Estado também contribuem para que o comércio não se desenvolva”

 

Além disso, o empresário destaca a escassez de eventos relevantes no calendário cultural da cidade: “Temos um calendário anual reduzido com cinco grandes eventos: Natal, Réveillon, Carnaval, enchentes e Expoacre”

 

Dificuldades enfrentadas por bares e casas de show em Rio Branco

 

A reabertura do Chico’s reacende uma discussão necessária sobre os desafios enfrentados por bares e casas de show em Rio Branco. Em meio ao fechamento de diversos espaços culturais, como a Confraria, alguns estabelecimentos resistem. O Studio Beer, por exemplo, é um dos poucos que ainda consegue operar com regularidade.

 

Organizador de eventos e filho dos proprietários da casa, Bala Padula, afirma que manter o negócio é um constante exercício de adaptação e resistência. “Acredito que o maior problema que todos nós da noite enfrentamos é o poder público; são muitas taxas, impostos, exigências que, não todas, são desnecessárias. Pagamos a taxa de música ao vivo para a Polícia Militar e não ao artista, isso é uma ofensa a toda classe. São muitos fatores que trabalham contra a cultura”.

 

Para ele, um dos segredos da sobrevivência do Studio Beer é o trabalho colaborativo com artistas e a ausência de custos com aluguel. “Se você tem os artistas como parceiros e amigos, as chances da apresentação se tornar um espetáculo é muito maior. O mercado imobiliário de Rio Branco é absurdamente caro”.

 

A ausência de políticas públicas voltadas para o setor também é motivo de alerta para o vice-presidente da Câmara Municipal e presidente da Associação de Bares e Restaurantes e Promotores de Eventos do Acre, Leôncio Castro. Segundo ele, a situação do entretenimento local é crítica.

 

“Não existe no momento nenhum tipo de política pública para tentar ajudar o entretenimento local. Meu gabinete está levantando algumas alternativas, inclusive com propostas de mudança de horário”, afirma.

 

Castro ainda destaca que a crise no setor é nacional, mas em estados como o Acre, os efeitos são ainda mais severos. “No Brasil, uma parte do setor está trabalhando no vermelho. No Acre acredito que seja uma estimativa ainda maior. O comportamento do cliente mudou pós-pandemia, as pessoas pararam de ter vida noturna”.

 

O retorno do Chico’s Rock Bar, portanto, é mais do que a reabertura de um espaço físico: é um respiro em meio ao sufoco vivido por quem insiste em manter viva a cultura da noite acreana.

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Cultura

Mostra de cinema coloca em destaque obras cinematográficas produzidas por mulheres da Região Norte

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Por Gabriela Costa, Jhon Christophe, Laura Vilhena, Luiza Mariano e Maria Mariana Mota

De 1 a 5 de abril, o Cine Teatro Recreio será o cenário do cinema feminino amazônico, com a realização da primeira edição da Mostra “Norte Delas”. O  evento apresenta filmes que expõem perspectivas de identidade, religião, afetos e meio-ambiente, tornando o cinema uma via de acesso à cultura, lazer e interação social para a população, a partir do olhar feminino.

O evento gratuito realizado pela Seiva Colab Amazônica com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, dará visibilidade às realizadoras audiovisuais nortistas e exibirá curtas, médias e longas-metragens de todos os sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Dentre as produções selecionadas estão obras premiadas como “O Barulho da Noite” de direção da tocantinense Eva Pereira e estrelado por Emanuelle Araújo (vencedor do Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles) e estreias como a do documentário “Osmarina”, da jornalista e cineasta acreana Juliana Machado, diretora de produção da mostra.

Para Juliana, a mostra nasce do desejo de ser um manifesto feminino para que se possa valorizar a diversidade criativa e cultural das mulheres do Norte, já que a representatividade no cinema enfrenta desafios agravados também pelo isolamento regional”.

Foto: divulgação do filme “Juliana”

Além das sessões que se iniciam todos os dias das 18h às 20h, a programação também conta com workshops de formação em direção artística, figurino e processo criativo na direção cinematográfica, nos dias 02 e 03 das 14h às 17h, as inscrições são gratuitas e feitas no instagram @mostranortedelasdecinema, onde também está disponível a lista completa dos filmes a serem exibidos.

*Texto produzido na disciplina Fundamentos do Jornalismo sob supervisão do professor Wagner Costa

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