Aluna relata situações cotidianas e violências: “eu não deveria nem mesmo ter me inscrito no Enem.”
Por Wisney Berig e Luiz Eduardo Souza de Oliveira
O Dia da Visibilidade Trans é comemorado em 29 de janeiro e 2024 marca seu vigésimo ano de existência. Essa data foi definida por uma ação do antigo Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde que procurava promover a campanha “Travesti e Respeito”, e desde então o dia ficou como marco para a luta e visibilidade da população trans e travesti no Brasil.
O Acre é um estado com uma população de cerca de 800 mil habitantes, dos quais aproximadamente 2,8% se identificam como LGBTQIA+. Dentro desse grupo, as pessoas trans enfrentam muitos desafios, entre eles a transfobia.
A transfobia é a discriminação ou o preconceito contra pessoas transgênero, que pode se manifestar de diversas formas, como o assédio verbal ou físico, a discriminação no trabalho ou em qualquer âmbito social, e a violência física ou sexual.
No Acre, a transfobia é uma realidade cotidiana para as pessoas trans, que passam cada vez mais a ocupar espaços importantes dentro da sociedade. Entretanto, nem sempre esta mesma sociedade está preparada para acolhê-las. Elas relatam que são frequentemente alvo de preconceito e discriminação, seja por parte de familiares, amigos, colegas de trabalho ou desconhecidos.
A travesti e estudante do curso de Licenciatura em Biologia, Morgana Café, divide um pouco da sua experiência dentro da Universidade Federal do Acre (Ufac), abordando suas vivências, dificuldades, pontos positivos, negativos e aspectos a serem olhados com mais atenção pela instituição.
A vida não é um conto de fadas
Morgana Café é uma estudante bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que realiza pesquisas no Laboratório de Botânica e Ecologia Vegetal (Labev) e expressa como sua vivência dentro da instituição tem sido difícil. Especialmente no quesito de respeito à pessoa que ela é.
A entrevistada aponta que em sua vivência dentro do curso de Biologia precisa sentar-se na cadeira e ouvir professores e professoras falando sobre sexo e gênero como se fossem a mesma coisa. E que a falta de atualização pode acabar reproduzindo violências com pessoas trans e travestis.
“Não era pra eu estar aqui, e isso é claramente exposto de maneira rotineira. Fico de frente com determinadas situações que falam realmente: ‘olha você não é daqui, você não é pra estar aqui, entende?’ Que eu não deveria nem mesmo ter me inscrito no Enem”, revela Morgana.
Ela aponta ainda que isso ocorre das mais diversas maneiras. “São situações violentas, e isso vai de muitas coisas como falta de estrutura, o não respeito pelo meu nome, que agora é meu nome civil, portas se fechando. Se eu fosse um homem branco cis eu teria mais oportunidade do que eu tenho agora”, explica.
Segundo o estudo realizado por Marcela Carvalho, em 2022, 82% das pessoas trans e travestis saíram das escolas, apontando que essas violências que ocorrem com Morgana não são casos isolados e ocorrem no Brasil inteiro. Mas nem sempre têm a devida visibilidade e nem produção de políticas públicas que amparem essas pessoas.
A Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra) apresentou em 2023 que esses dados são influenciados pela não empregabilidade de pessoas trans e travestis, e que 90% das mulheres trans e travestis ainda tem a prostituição como principal ou a única fonte de renda.
Dentro da Ufac há poucas pessoas que se identificam desta maneira. Morgana Café confessa que se sente solitária dentro do seu curso e que apesar de as pessoas que trabalham com ela no Laboratório a respeitarem, compartilhar sua vivência com outra pessoa trans seria algo ímpar. Além de ser a única e a primeira travesti da Biologia da Ufac, ela diz que esse pioneirismo é um peso que ela não gostaria de carregar.
Atualmente a Ufac dispõe de nomes sociais para pessoas que não conseguiram retificar seus documentos. No entanto, ainda há resistência por parte de professores e estudantes respeitarem o nome social.
Segundo Morgana, a Ufac tem mecanismos para acolher e promover o acolhimento de pessoas trans e travestis, mas não o faz adequadamente. “A Ufac tem acesso à informação e não percebe isso como algo relevante para a permanência de pessoas trans e travestis na universidade.”
Existem algumas ações que a própria estudante aponta como importantes para o acolhimento desta população:
Criar cotas específicas para esse segmento;
Procurar pessoas trans e travestis para poder auxiliar no processo de inclusão do nome social dentro da universidade;
Promover formação para professores, a garantia de permanência não está relacionada apenas ao respeito;
Auxílio financeiro por meio de bolsas.
A rede de apoio é uma das formas que a pesquisadora aponta como possibilidade para enfrentar a solidão. “Se entender como uma travesti é perder direitos, nos é retirado até mesmo o direito de poder amar. Eu me sinto muito sozinha aqui na Ufac, aqui no curso”, revela a estudante. Encontrar e fazer trocas com outras pessoas trans e travestis é uma maneira que ela encontrou para conseguir aliviar um pouco.
Além de limitações ao acesso à educação, há outras formas de exclusão, como o acesso reduzido à saúde, já que muitos locais não acolhem bem essa população, por não terem profissionais capacitados.
Travesti também é professora
Em seu relato, Morgana comenta um pouco dessa relação entre fazer um curso que lhe tornará uma professora e ser uma professora que também é travesti. Ela irá se deparar em um futuro próximo com as salas de aula, como uma professora de Biologia, mas já vivenciou percalços dentro do âmbito escolar. Durante seu estágio em uma escola, ela foi repreendida pela maneira como se apresentava naquele espaço.
Ela disse que suas vestimentas foram vistas como um problema. Não por serem indecentes ou inadequadas, mas por ser uma travesti que está usando roupas ditas como femininas. “Essas pessoas não conseguem entender o quão importante é a vestimenta para travesti, principalmente porque a gente tem que usar esses apetrechos como mecanismo para que a gente consiga passar, se não a gente passa por situações transfóbicas”.
E não foi só nos locais onde fez estágio que sentiu esse desconforto. Na universidade as suas roupas já foram questionadas e alguns professores ainda a chamam no masculino. Durante as eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufac, quando fez parte de uma chapa, ela relembra que foi questionada por uma antiga professora, que a chamou no masculino e ainda tentou usar o nome morto. E ainda foi vítima de ameaças veladas por uma aluna do curso de Nutrição. O caso foi noticiado pela mídia local.
Caso de transfobia na Ufac
A aluna Morgana Café disse que sofreu ataques de outra aluna da instituição. O que era para ser uma disputa entre concorrentes nas eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE) virou uma acusação criminal.
Em uma postagem nas redes sociais, uma acadêmica de Nutrição comentou: “O preço que eu pago por ouvir, ler e ver é grande viu?!” Ela completou a publicação dizendo: “fui obrigada a sair da sala para usar o meu réu primário em um caso mais extremo”. A declaração teve como referência o uso de linguagem neutra utilizados em um panfleto distribuído.
A vítima comentou o caso em entrevista ao jornal A Gazeta do Acre, contou como sentiu-se em relação ao caso. “Me mostraram de manhã cedo e eu nem liguei, só passei o olho. Mas depois me mandaram um print, numa conversa privada, e eu fiquei em choque. Distorceram o que eu falei e ainda “higienizaram” minha imagem. Foi algo nojento, violento e baixo”.
Morgana Café disse que vai conversar com a ouvidoria da Ufac para abrir um processo contra a aluna. E relata que o maior impacto foi que os comentários partiram de outra mulher, que ela deveria ter consciência do que é sofrer descriminação.
O Centro Acadêmico do curso de Nutrição se pronunciou através de suas redes sociais, afirmando que não compactua com as ações da aluna e que não pode concordar que a orientação sexual ou identidade de gênero continue sendo alvo de violência.
“É urgente combater a transfobia em um país que ocupa 1º lugar no ranking mundial dos assassinatos de pessoas trans e travestis, durante os últimos 14 anos. Pesquisas realizadas em 2019 denunciam que 99% da população LGBTQIA + afirmaram não se sentirem seguras no país e que diariamente onze pessoas trans são agredidas no Brasil. A expectativa média de vida de travestis e transexuais é de apenas 35 anos, contra 75 do restante da população”, diz trecho do pronunciamento.
A estudante de Nutrição não quis se pronunciar sobre o caso e não falou com a nossa equipe.
Para finalizar, Morgana Café, diz que a escolha do seu nome está relacionada com histórias que eram contadas por homens. “Morgana sempre foi a bruxa, a fada, a traidora, a suja. Eu quero ser a Morgana, que ressignifica tudo isso, eu conto a minha própria história e não contada por homens, mas sim por uma travesti! Quero mostrar que eu também sou mutável e eu posso trazer mudanças.”
É importante celebrar os campos que tiveram avanço, mas não podemos esquecer que ainda há uma realidade triste vivida pela grande maioria de pessoas trans no Brasil.
Estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) se reuniram com os representantes dos quatro candidatos à prefeitura de Rio Branco, nesta quinta-feira, 15, para o alinhamento das regras do primeiro debate eleitoral promovido pelo curso, que acontece no dia 20 de setembro, com transmissão ao vivo pelo canal ‘Laboratório Jornalismo Ufac’, a partir das 20h.
Estiveram presentes todos os representantes dos candidatos pela disputa à prefeitura da capital acreana. Os assessores Gustavo Franco, Andréia Oliveira Forneck, Lailla Cândido e Ton Lindoso representam, respectivamente, Jenilson Leite (PSB), Marcus Alexandre (MDB), Emerson Jarude (Novo) e Tião Bocalom (PL).
Com mediação do professor da disciplina de Telejornalismo, Paulo Santiago, na reunião foram apresentadas as regras gerais, instruções e formato para a execução do debate político. Ao final, os representantes assinaram o documento de aceite às regras e a ata da reunião.
Além da presença de Santiago, o momento também contou com o coordenador do curso de Jornalismo da Ufac, professor Luan Santos, e as estudantes Tácila Matos e Maria de Fátima Brito, que compõem a coordenação geral do debate eleitoral organizado pelos acadêmicos.
“Os estudantes são fundamentais nesse processo, porque aqui na Ufac eu acho que deve ter em torno de 10 mil estudantes, então vocês propiciarem um ambiente onde os estudantes vão poder conhecer as propostas dos candidatos é fundamental. Quero parabenizar o curso de Jornalismo pela iniciativa de realizar um debate dessa grandiosidade”, pontua a representante de Marcus Alexandre, Andréia Oliveira.
O responsável pela campanha de Tião Bocalom, Ton Lindoso, destaca que numa sociedade democrática, é essencial que todos os candidatos possam participar de etapas importantes como essa. “O debate é uma espécie de vitrine, onde cada candidato é apreciado. Apresenta suas propostas, se mostra para a sociedade, e a população, como um todo, tem a oportunidade de saber mais sobre as propostas”, ressalta Lindoso.
Para Lailla Cândido, representante de Emerson Jarude, o evento, além de colaborar com a formação dos acadêmicos de Jornalismo, será um espaço democrático para os candidatos apresentarem as suas plataformas de governo à academia e à sociedade. “Os estudantes são muito importantes dentro de uma eleição. São pessoas que estão no nosso futuro. A educação é a base da nossa sociedade”, disse Cândido.
O representante político e de comunicação de Jenilson Leite, Gustavo Franco, acredita que o poder dos jovens na política é muito decisivo em uma votação. “A gente costuma falar em nossas reuniões que os jovens têm um papel fundamental, inclusive, dentro de suas próprias residências e suas próprias famílias. […] Acho que todos têm que conhecer as propostas para poder escolher melhor os seus candidatos”, conclui Franco.
A Universidade Federal do Acre (UFAC), através do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), divulgou na tarde desta quinta-feira (25), o edital nº01/2024, para a seleção de bolsas de monitoria, referentes ao semestre letivo 2024.1
Ao todo, são 22 bolsas disponíveis no valor de R$700 mensais pagos aos alunos que foram selecionados, e outras sete voluntarias, para os cursos de Ciências Sociais, Comunicação Social, Filosofia, Bacharelado em Geografia, Licenciatura em Geografia, Bacharelado em História, Licenciatura em História (matutino e noturno), Psicologia.
É importante ressaltar que não possível fazer o acumulo de duas ou mais bolsas de monitoria de maneira remunerada, sendo possível ainda conciliar em caso de disponibilidade voluntária do aluno.
As bolsas serão referentes aos meses de agosto à novembro de 2024, sendo necessário para a inscrição, preencher a ficha, presente no edital, assim como apresentação de Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), ou documentos equivalentes, comprovante de matrícula do semestre vigente e o histórico escolar com o coeficiente de rendimento geral.
Os documentos devem ser encaminhados ao e-mail cfch@ufac.br entre o período de 25 a 28 de julho, com o assunto do envio sendo “Inscrição para Bolsa de Monitoria”, assim como nome do aluno, número de matricula e disciplina que deseja pleitear uma vaga de monitoria, junto aos documentos anexados em arquivo único, no formato PDF. É importante lembrar que se faz necessário ter concluído a disciplina que deseja ser monitor.
Os resultados preliminares deverão ser publicados em primeiro de agosto, com a lista final sendo disponibilizada no dia cinco do mesmo mês.
Para maiores informações acerca do processo seletivo, basta acessar o edital abaixo:
Uma das maiores preocupações dos estudantes dos cursos noturnos é o deslocamento por transporte público.
Por Akenes Mesquita e Felipe Nascimento
Estudantes enfrentam desafios significativos ao utilizar o transporte público para se deslocarem até suas residências durante o período noturno. A falta de infraestrutura adequada e os problemas de segurança são algumas das principais preocupações enfrentadas pelos estudantes que frequentam a Universidade Federal do Acre (Ufac).
Ônibus superlotados, atrasos frequentes e rotas limitadas são apenas algumas das questões enfrentadas diariamente pelos universitários. Além disso, a falta de iluminação adequada nos pontos de ônibus e nas vias públicas aumenta o sentimento de insegurança durante o trajeto para casa.
O aluno do curso de Ciências Econômicas, Abimael de Souza Melo, considera a situação inadmissível em um país onde os cidadãos pagam altos impostos e deveriam contar com este serviço público mais eficiente e acessível para todos. Ele relata as dificuldades enfrentadas ao utilizar o transporte público:“O último ônibus passa às 21h40, enquanto minhas aulas só terminam às 22h, o que gera um conflito de horários. Além disso, há um intervalo significativo entre os ônibus, por exemplo, um passa às 20h e o próximo só às 21h40, o que torna a espera prolongada”.
Segurança em risco
Outra preocupação significativa é a segurança. O aumento da criminalidade na cidade, especialmente durante a noite, torna o deslocamento dos estudantes uma experiência estressante e arriscada. Relatos de assaltos em pontos de ônibus e dentro dos próprios coletivos são frequentes, gerando um clima de insegurança na comunidade acadêmica.
Fábio Alves, estudante de Economia, já foi assaltado no trajeto e fala sobre o sentimento de insegurança ao voltar para casa após um dia cansativo de trabalho e aula.
“Moro no bairro Nova Esperança e há dois ônibus que fazem essa linha: Fundhacre e o Rodoviária. Como meu curso termina às 22h, eu tenho que optar por um dos dois. Houve vezes em que optando pelo o Fundhacre, eu perdia o Rodoviária e o Fundhacre nem aparecia no terminalzinho”, lamenta ele, que já precisou recorrer a carros de aplicativo e ouviu relatos de roubos a outros estudantes.
Impacto no desempenho acadêmico
Os desafios não se limitam apenas ao aspecto físico e emocional, mas também têm um impacto direto no desempenho acadêmico. O estresse e a ansiedade causados pelos problemas de transporte e segurança podem prejudicar a concentração em sala de aula e comprometer o rendimento escolar.
A presidente do Diretório Central dos Estudantes da Ufac (Dce), Ingrid Maia, reconheceu que desde janeiro de 2024 estão recebendo algumas reclamações, principalmente em relação ao atraso dos ônibus, à falta de acesso dos veículos na Ufac e à qualidade dos mesmos.
“Encaminhamos denúncia à RBTRANS para que seja instaurada uma investigação e garantir que tais irregularidades não se repitam. Quanto à mudança de rotas, vamos levantar essas e outras pautas no Conselho de Transportes e Tarifas.”
Ela também diz ter cobrado da administração uma maior efetividade nas rondas ostensivas e o retorno do diálogo com as instituições de segurança pública.”
Diante desses desafios, os estudantes clamam por soluções eficazes por parte das autoridades responsáveis. Medidas como aumento da frota, melhoria na infraestrutura dos pontos de ônibus e aumento da presença policial nas rotas de transporte público são algumas das demandas urgentes da comunidade acadêmica.