Siga a Catraia

Cotidiano

Reciclagem e redução de lixo: iniciativas que impulsionam a sustentabilidade.

Conheça Exemplos de Projetos em Rio Branco que viabilizam a Reciclagem e a Reutilização de Materiais para Preservar o Meio Ambiente.

Publicado há

em

Por: Dayanna Lopes e Ana Michele

Nos últimos anos, a crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade tem impulsionado mudanças significativas em diversos setores da sociedade. Entre essas mudanças, a reciclagem e a redução do lixo têm se destacado como estratégias fundamentais para a preservação do meio ambiente.

Nesta reportagem, traremos exemplos de empresas que aderem a políticas de gestão de resíduos e que priorizam a reciclagem e a reutilização de materiais.

A reciclagem é um processo que transforma resíduos descartados em novos produtos, reduzindo a necessidade de matéria-prima virgem e minimizando a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários. Ela desempenha um papel crucial na redução da exploração dos recursos naturais e na diminuição da poluição ambiental. Além disso, a reciclagem contribui para a economia ao criar empregos e impulsionar a indústria de reciclagem.

A reciclagem ganha destaque como uma abordagem sustentável para lidar com a crescente quantidade de resíduos gerados pela sociedade moderna. Segundo dados publicados pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em 2020, a quantidade de Resíduos Sólidos gerados no Brasil aumentou de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, representando uma diferença de 12,4 milhões de toneladas. O mesmo estudo diz ainda que cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia.

No Acre destacam-se empresas que trabalham com separação de lixo e logística reversa.

Projeto Catar

Separação de lixo no Projeto Catar. Fonte: Facebook do Projeto catar.

Desde sua criação em 2005, o Projeto CATAR vem se destacando como uma iniciativa que une forças entre catadores de lixo e a Prefeitura de Rio Branco em prol de um objetivo comum: promover a reciclagem e transformar resíduos em oportunidades. Com o apoio de aproximadamente trinta catadores, esse projeto simples, mas altamente eficaz, tem feito a diferença na cidade, gerando benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a vida das pessoas envolvidas.

O catar funciona de forma cooperativa. Os catadores são peças-chave no processo, coletando materiais recicláveis, tanto de residências como de calçadas, pontos públicos e instituições da região. Em seguida, esses materiais são entregues ao projeto, que os prensa e os encaminhados para empresas que utilizam esse material.

Além de contribuir para a limpeza e o cuidado com o meio ambiente, o Projeto CATAR também desempenha um papel fundamental na melhoria das condições de vida dos catadores envolvidos. Ao fornecer uma fonte de renda digna e sustentável, o projeto oferece uma nova perspectiva de vida para esses profissionais, reconhecendo seu papel essencial na construção de uma cidade mais sustentável e consciente.

Há mais de 30 anos, Seu Raimundo Francisco Figueiredo da Silva, carinhosamente conhecido como Risadinha, dedica-se a uma nobre missão: a coleta de materiais recicláveis. Sua incansável jornada em prol da sustentabilidade ambiental tem sido um exemplo inspirador para muitos.

Seu Raimundo F. F. da Silva. Por: Dayanna Lopes

Atualmente, Risadinha concentra seus esforços na coleta de plástico, ferro e alumínio. Todos esses materiais são armazenados em sua casa e recolhidos pelo projeto Catar. Ele explica que o ferro que coleta é utilizado na confecção de camburões, e para isso, ele recolhe diversos tipos de objetos em ferro, desde fogões velhos até peças desgastadas. Todo o ferro coletado por ele é encaminhado para outros estados, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde é reciclado e reintroduzido na cadeia produtiva.

No que diz respeito ao plástico, Risadinha concentra-se principalmente em coletar garrafas pets e embalagens de produtos de limpeza. Ele ressalta que esse material é destinado a se transformar em caixas d’água, mas, lamentavelmente, não recebe o tratamento adequado em Rio Branco. O projeto Catar é responsável por triturar esse material e enviar para outros estados, onde são devidamente processados e reciclados.

Plástico coletado nas ruas. Por: Dayanna Lopes.

Ecoponto – Tucumã

Ecopondo Tucumã. Por: Dayanna Lopes.

O Ecoponto Tucumã foi inaugurado no dia 06 de outubro de 2017 pela prefeitura municipal de Rio Branco, pelo prefeito Marcos Alexandre, com o objetivo de haver um local adequado para descarte de matérias reaproveitáveis. De acordo com o projeto, deveriam ser construídos mais 14 ecopontos após esse.

Há três anos e seis meses, Éliton dos Santos Freire dedica-se ao trabalho no Ecoponto Tucumã. Nesse local, diversos materiais são recebidos diariamente e posteriormente separados pela equipe da Secretaria de Serviços Urbanos (SEMSUR) e encaminhados para cooperativas como o Projeto Catar, aterro de inertes ou para a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE). Éliton explica que o ecoponto possui uma logística reversa, responsável por separar os materiais e enviá-los para os destinos adequados.

Éliton dos Santos Freire. Por: Dayanna Lopes.

No Ecoponto Tucumã, são aceitos todos os tipos de materiais recicláveis, exceto resíduos remanescentes, como lixo hospitalar, agentes químicos e restos de comida. Materiais como plástico, ferro, vidro, papel, madeira, lâmpadas, galhadas, pneus, entulhos, eletrônicos, pilhas e baterias são separados cuidadosamente e encaminhados a destinação adequada de cada material reciclável.

Uma das principais preocupações do ecoponto é o descarte correto dos materiais. Éliton destaca que esses materiais podem ser reutilizados de várias maneiras, os pneus por exemplo, podem ser utilizados como matéria na fabricação de asfalto e grama sintética. Os materiais como papel e garrafas pet, podem ser triturados para que possam ser reaproveitados de forma sustentável. Outros materiais, como o alumínio, precisam ser derretidos para dar origem a novos produtos.

Esses materiais coletados aqui podem ter destinos diferentes, no lugar de poluir o planeta durante muitos anos, as garrafas PET podem ser transformadas em vassouras e cortinas, enquanto os pneus podem ser usados ​​para produzir lixeiras e até mesmo canteiros de hortas. O Ecoponto Tucumã demonstra o potencial criativo e sustentável dos materiais recicláveis.

No entanto, a realidade do Estado do Acre é desafiadora em relação à logística reversa. A redução de pontos de coleta adequada é um problema enfrentado pela região. De acordo com o projeto inicial, deveriam ter sido construídos quinze ecopontos, mas foi implementado apenas o Ecoponto Tucumã que está em funcionamento. Isso resulta em uma sobrecarga no local, pois toda a demanda da região está concentrada ali.

Devido à falta de infraestrutura local, a maioria dos materiais coletados no Ecoponto Tucumã são encaminhados a cooperativas, onde são separados e processados ​​para posterior envio a outros Estados, para serem utilizados como matéria-prima. Infelizmente, não existe uma empresa local capaz de lidar com esse tipo de material, o que demonstra uma necessidade urgente de investimentos e parcerias no setor de reciclagem na região.

Além dos materiais recicláveis, o ecoponto também recebe entulhos, como capas de telhas e restos de obras. Esse tipo de resíduo é destinado a aterros, onde são utilizados como barreiras no solo, garantidos para a preservação ambiental.

Éliton enfatiza a importância de receber papel no Ecoponto Tucumã, pois muitas pessoas têm dificuldade em descartá-lo corretamente, acabando por queimá-lo ou descartá-lo de forma inadequada. O ecoponto oferece uma solução, recebendo papel e encaminhando-o diretamente para o setor de reciclagem especializado nesse material.

No entanto, devido às restrições de espaço, o Ecoponto Tucumã precisa controlar a quantidade de lixo recebido. Éliton ressalta que existem limites de caixas e, às vezes, não é possível receber grandes recursos de entulho de uma única pessoa. Para atender a demanda de forma mais eficiente, seria necessário implementar os outros 14 ecopontos planejados inicialmente, distribuindo-os estrategicamente pela cidade.

O Ecoponto Tucumã desempenha um papel fundamental na promoção da sustentabilidade e da conscientização ambiental na região. Éliton e sua equipe trabalham arduamente para garantir que os materiais recicláveis ​​sejam direcionados para o processamento e a reciclagem. No entanto, é evidente que mais investimentos e parcerias são necessários para melhorar a infraestrutura de reciclagem e ampliar a logística reversa no Estado do Acre. Com mais recursos e apoio, a região poderá avançar em direção a uma economia circular, onde o desperdício é reduzido e os materiais recicláveis ​​são valorizados e reinseridos na cadeia produtiva.

RECICLAGEM E EDUCAÇÃO – CENTRO EDUCACIONAL BALÕES ENCANTADOS

Um novo olhar para a educação sustentável e criativa.

Muitas vezes uma garrafa plástica, uma caixa de papelão ou papéis usados são materiais vistos como sem utilidades e diariamente são descartados como lixo. Mas eles podem ter um destino diferente. Uma mente criativa e consciente, aliada a uma boa vontade de fazer a diferença, é capaz de transformar esses itens inutilizados em objetos incríveis que podem mudar a forma como as pessoas veem o lixo e incentivar uma visão mais responsável e consciente sobre o consumo e a reutilização de materiais. Quando essas atitudes começam já na escola, acabam transformando pequenos seres humanos em adultos conscientes e responsáveis, mudando assim, o futuro de muitas crianças.

Um exemplo dessa ação na iniciativa privada é na instituição Balões Encantados, uma escola que atua em Rio Branco há mais de 10 anos. Com turmas desde o berçário até o fundamental 1, os alunos são ensinados desde pequenos a respeitarem o meio ambiente com atitudes que vão desde plantar uma árvore até reaproveitar materiais que seriam descartados.

Campanha de reciclagem na escola durante a semana do Meio Ambiente. Por: Ana Michele

Além de incentivar as crianças a trabalharem com esses materiais, a própria equipe de professores e coordenação utilizam materiais recicláveis para recursos pedagógicos. Uma simples garrafa plástica que demoraria de 200 a 600 anos para se decompor no meio ambiente, de acordo com o ibama, nas mãos dessas crianças e profissionais, se transformam em boliche, foguete, potes para guardar materiais usados em sala, instrumentos musicais, recursos para contagens que podem ser utilizados em várias atividades e a lista vai longe! Não existe limite para a criatividade na hora de reaproveitar o lixo.

A instituição foi fundada em 2010 e pertence a uma congregação católica. A irmã Maria Juliana Silva de Almeida, além de pertencer a congregação, também é pedagoga e foi uma das primeiras freiras a cuidar da escola. Ela conta que desde o início, sempre valorizaram o reaproveitamento de materiais. No começo, além da questão ambiental, a prática era muito útil por motivos financeiros, já que na época não tinham tantos recursos. ‘’As crianças confeccionaram livros de histórias utilizando colagens e desenhos, inclusive, as primeiras prateleiras da biblioteca eram feitas de papelão.’’ Conta a irmã.

Mesmo com todo o desenvolvimento e acervos que a escola possui hoje em dia, não abandonaram a prática. De acordo com a coordenadora pedagógica Maria Auxiliadora Da Silva e Silva, 31 anos, o objetivo é ensinar as crianças a reduzirem a quantidade de lixo e fazer com que sejam adultos mais conscientes. ‘’Nossa intenção é fazer com que percebam que pequenas ações, como por exemplo, usar os dois lados de uma folha de papel, também é cuidar do meio ambiente.’’ Afirma Maria Auxiliadora.

Além de aplicar essas práticas na escola, também incentivam que adotem esses comportamentos em casa. ‘’Muitos pais não tiveram ou não tem essa consciência relacionado ao cuidado com o descarte do lixo, com o tempo que cada tipo de material leva para se decompor e até mesmo com a redução do consumo. Então sempre propomos atividades para que os pais possam trabalhar com a criança em casa utilizando materiais que seriam jogados fora.’’ Ressalta Maria Auxiliadora.

Criança explorando brinquedo lúdico feito a partir de materiais reciclados. Por: Ana Michele.

Em uma sociedade cada vez mais consumista, pequenas atitudes sustentáveis já são suficientes para gerar transformações ao nosso redor. ‘’ Diminuímos bastante o lixo quando pegamos os resíduos e transformamos em brinquedos ou materiais que podem ser bastante úteis. Muitos pais compram um brinquedo, a criança usa duas vezes, quebra e eles imediatamente compram outro. Já fizemos uma campanha pedindo para que não comprem brinquedo de pilha, pois elas agridem a natureza. O consumismo só serve para deixar o planeta mais doente.’’ Complementa a irmã Maria Juliana. A escola utiliza materiais reciclados e promove campanhas junto aos pais, para que os alunos criem brinquedos a partir de resíduos sólidos.

Cotidiano

Mulheres jornalistas superam dificuldades e levantam questões importantes para a sociedade

Publicado há

em

por

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) mostrou que em 2021 49% das mulheres jornalistas sofreram ataques de gênero sendo desqualificadas com ofensas e xingamentos. No meio digital, o número sobe para 56,76%. Em uma área historicamente dominada por vozes masculinas, apesar das dificuldades as mulheres estão se destacando cada vez em maior número e trazendo à luz temáticas importantes para a sociedade.

Juliana Lofêgo, professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre, diz que a presença das mulheres está influenciando na cobertura de questões sociais, culturais e políticas. Para Lofêgo, elas têm desempenhado um papel significativo em destacar questões de violência contra mulheres e assédio, garantindo que essas problemáticas não sejam esquecidas ou minimizadas pela mídia. “Com o avanço do movimento feminista e as mudanças sociais, as mulheres jornalistas têm sido influenciadas a trazer à tona essas questões, mesmo que isso não tenha sido comum no início de suas carreiras”, complementa.

Consuela Araújo é jornalista formada pela Ufac e atua na área de assessoria de imprensa, ela relata que como jornalista mulher enfrentou estereótipos de gênero e discriminação ao longo da carreira, principalmente fora do jornalismo. Já no telejornalismo, outro campo onde atuou,  diz ter sido bem acolhida por colegas e pela comunidade, entretanto considera que a busca pela igualdade de oportunidades continua sendo uma luta constante. Araújo aconselha as futuras profissionais a buscarem aprimoramento, construir uma rede de contatos sólida e manter a paixão pela verdade e pela narrativa honesta. “Acreditar na importância do jornalismo local é essencial para contribuir significativamente para a sociedade acreana”, afirma. 

Servidora concursada do Estado, a jornalista Andreia Nobre relata que um grande desafio que enfrentou na carreira profissional foi quando se tornou mãe, pois teve que conciliar a maternidade e o trabalho. Ela acredita que esse seja um desafio para as mulheres em qualquer carreira e também para as que trabalham no setor privado.

Apesar das contribuições significativas das mulheres para abordar agendas importantes a serem discutidas na sociedade, a desconfiança em relação a sua capacidade profissional ainda é uma realidade. Ana Paula Melo, estudante do terceiro período do curso de Jornalismo, trabalha como estagiária no jornal Cidade Alerta, ela diz que percebeu que há um preconceito dentro da universidade pelo fato de ser uma mulher estudante de Jornalismo.

“Já vi algumas pessoas torcerem a cara num tom de desconfiança quando falo que faço Jornalismo. Alguns já dizem que somos compradas, e, às vezes, por ser mulher, dizem que ao invés de buscar informações, buscamos fofoca. Em rodinha de amigos, embora ainda seja estagiária, já fui questionada se algum político me paga para fazer matéria sobre ele. Será se eu não tenho capacidade para escrever sobre política? São reflexões que sempre me questiono, afinal, ser mulher é ter a sua capacidade sempre questionada”. Ela acredita que o maior desafio é alcançar credibilidade equivalente a dos homens e enfatiza a importância de inserir mais mulheres em posições de liderança nos veículos de comunicação. 

Texto produzido pelos acadêmicos Ana Caroline Santiago, Adriely Gurgel, Maria Eduarda Melo, Rian Pablo de Oliveira e Júlia Andrade. A produção faz parte da disciplina Fundamentos do Jornalismo.

Continue lendo

Cotidiano

Integração dos povos originários na mídia é instrumento de luta e resistência

Publicado há

em

por

Formação para juventude dos povos originários acreanos em projeto da Ufac alia luta por direitos com visibilidade na mídia 

Por Sarah Helena e Tácila Matos

A maior parte das narrativas que circulam hoje sobre a história dos povos originários é contada ainda através do ponto de vista colonizador, ou seja, não partem do olhar indígena. Desta forma, estereótipos e violências são passadas à frente, sem que uma reflexão seja feita.

Em contraponto, a comunicação indígena vem se fortalecendo cada vez mais nos últimos anos, dentro de mídias como a rádio, cinema, internet, redes sociais e imprensa, a fim de transformar essa realidade. 

O acreano Tarisson Nawa, pertencente ao povo Nawa, do Vale do Juruá, jornalista da Defensoria Pública da União e doutorando em Antropologia Social, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), diz que apenas com a Constituição Federal de 1988 o estado passa a reconhecer as formas de governo indígena e, a partir daí, surgem várias organizações representando seus povos.

Com o nascimento e estruturação dessas organizações, bem como o maior acesso a tecnologias digitais a partir dos anos 2000, o jornalista diz que a comunicação se tornou uma área chave de atuação dos povos para reconhecimento de direitos.“E aí você vai ter alguns setores de comunicação sendo formados dentro dessas organizações indígenas para fortalecer e amplificar as vozes dos povos indígenas pelos próprios povos indígenas” acrescenta.

Ele também afirma que a inclusão no sistema de cotas foi fundamental para a entrada dos povos originários no ensino superior e a comunicação se beneficiou com isso. Mas ainda é pouco, visto que existem, segundo ele, apenas cerca de 30 indígenas jornalistas formados no Brasil inteiro. 

Como indígena jornalista, Nawa expressa seu desejo de que os povos originários deixem de ser apenas personagens das notícias e passem a ser os autores e fontes especializadas nas mais diversas áreas de profissão e que a partir dessa presença, as representações negativas na mídia se transformem em positivas. “O que a gente vê hoje, é uma atuação muito forte dos comunicadores indígenas para tentar superar essa deficiência na comunicação enfrentada pelos povos indígenas do ponto de vista profissional técnico”, diz.

“A comunicação indígena ganhou o mundo”

Rasu Inu Bake Huni Kui, professor e doutorando no Programa de Pós-graduação em Linguagem Identidade (PPGLI), acrescenta que “começou lá com os jesuítas, depois veio os antropólogos, missionários, sociólogos e várias outros pesquisadores, e entraram nas comunidades e começaram a escrever sobre os povos indígenas. Nessa época poucos indígenas falavam o português (…) E o pesquisador acabava entendendo do jeito dele”.

Apesar do contexto histórico de invisibilidade e estereotipação dos povos nativos nas mídias tradicionais, os comunicadores já reconhecem os avanços por eles alcançados e o início de uma mudança maior neste cenário.

Os alunos do projeto de extensão da Ufac, Comunicadores Indígenas, mantêm uma visão otimista da trajetória dos direitos e integração na mídia. Morador da Terra indígena Nukini, no município de Mâncio Lima, Unhepa Nukini afirma que “é necessário reconhecer que a comunicação indígena ganhou o mundo. Se você reparar, o Instagram, Facebook, tudo tem indígena trabalhando na comunicação”. Samsara Nukini concorda: “hoje o que eu vejo é que nós somos uma potência mesmo, nós todos, não só os povos indígenas, mas quem protege a Floresta Amazônica, quem é em prol desse grande verde do nosso Brasil”. 

A coordenadora do projeto, professora Juliana Lofego, do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), pontua a centralidade do projeto: “Os indígenas são pouco representados na mídia tradicional, então, é um fortalecimento para a visibilidade fazerem comunicação a partir das vozes deles. Para terem essa consciência de que a voz deles é importante e que eles podem fazer a própria mídia”.   

O projeto propõe uma série de atividades formativas no âmbito da comunicação digital, a fim de fortalecer a juventude indígena, mais inclinada e ligada às tecnologias, para que possam usar diferentes plataformas como apoio nas lutas por direitos. 

Formação de Comunicadores Indígenas no Acre

Nos últimos anos a Comissão Pró-Indígena do Acre (CPI-Acre) tomou a iniciativa de fortalecer o cenário da comunicação indígena no estado. O projeto Curso Comunicadores Indígenas teve início em 2021, com idealização de Vera Olinda e Leilane Marinho, respectivamente, coordenadora e assessora de imprensa da CPI-Acre, e da professora Juliana Lofego, que oficializou o projeto de extensão na Ufac em 2022. 

As atividades começaram em dezembro de 2021, em meio a pandemia, com aulas básicas de noções da comunicação. A cada ano, o projeto adicionava novas oficinas, para desenvolver habilidades de redes sociais, fotografia, edição de vídeos, etc

A 4ª Oficina de Comunicadores Indígenas (2023) contou com a participação de 13 indígenas dos povos Manchineri, Huni Kuĩ, Yawanawá, Nukini e Puyanawa, das Terras Indígenas: Rio Gregório, Mamoadate, Kaxinawá do Alto Rio Jordão, Poyanawa, Nukini e Kaxinawá da Praia do Carapanã e contou com a colaboração da produtora paraense Na Cuia na assessoria às redes sociais.

A última edição, realizada em setembro de 2023, teve como objetivo a montagem de dois produtos: o Podcast Vozes da Floresta e a criação da Rede de Comunicadores Indígenas do Acre. O primeiro, com narração e trilha sonora feitas pelos próprios alunos, está disponível no Spotify e a Rede teve definição de diretrizes e confecção de perfil nas redes sociais disponibilizado na plataforma Instagram (links ao final). Além disso, também promoveu a mostra de audiovisuais indígenas do Acre, o “Cinedebate: vozes da floresta”, no bloco de Jornalismo da Ufac. 

Uhnepa Nukini foi um dos primeiros a participar do projeto, desde o ano de 2021, hoje ele já auxilia os mais novos, enquanto continua no desenvolvimento das ferramentas de comunicação. Ele fala que alguns, no início, eram tímidos, mas ao longo do tempo isso mudou. “A gente foi trabalhando isso (a timidez) aos poucos e os meninos tão se soltando, a gente vê isso, cada dia evoluindo mais dentro deles. E eles tão querendo trabalhar com comunicação, isso é bonito (…). A gente vê isso nas apresentações, no andamento dos trabalhos, no esforço de sair de territórios, que gasta quase dois dias pra chegar num município e depois pegar carro, avião, pra chegar em Rio Branco, deixando famílias lá”. 

Alunos participando da Oficina na Comissão Pró-Indígena do Acre. Foto: Sarah Helena

CPI- Acre também tem papel de estimular jovens indígenas nas lutas políticas

A jovem comunicadora, Samsara Nukini, da Aldeia Panã, Terra Indígena Nukini, chegou à CPI-Acre em maio de 2023. Além dos ensinamentos sobre comunicação e tecnologia, ela relata que somente após ingressar é que tomou conhecimento de questões políticas importantes como a tese do Marco Temporal, ação que tramitou no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF) e que diz respeito às condições para demarcação de territórios indígenas. A partir disso, Samsara Nukini viu a importância das manifestações também pelas redes sociais, já que nem todos poderiam reivindicar os direitos presencialmente em Brasília. 

O projeto está se expandindo para além do planejado. “A gente volta pro território, leva as informações, e vai lá e trabalha. Hoje tem a possibilidade de criar coletivos, hoje já tem o coletivo da aldeia da Messiany, que é Huni Kuin, ela tem o coletivo das mulheres e partiu desse projeto da comunicação. Hoje, dentro do território Nukini, a gente tá dando andamento na criação do projeto de comunicação da Saga Produção Território. É um grupo que a gente tá fazendo de juventude, são 16 participantes. Hoje é metade homem, metade mulher […]”, conta o aluno Uhnepa Nikini. 

Projeto proporciona troca de conhecimentos entre indígenas e não indígenas, “É um momento de sair da nossa bolha”, diz colaboradora do projeto

A estudante do curso de Jornalismo da Ufac e colaboradora do projeto, Ludymila Maia, afirma que sua experiência com os comunicadores indígenas lhe proporcionou esclarecimento, possibilitando que enxergasse outras realidades: “é um momento de sair da nossa bolha”. 

Ela reforça o quanto a rotina de trabalho e estudos na cidade nos prende a nossa própria narrativa e impede de olhar além, de enxergar as dores e causas daqueles que vivem uma realidade diferente. Além disso, ainda critica a sociedade, que tende a “olhar com maus olhos uma coisa que eles nem entendem”. 

Sobre isso, a professora Lofego afirma  sempre ter cuidado com a escuta, de tentar entender quais são as demandas e as experiências dos diferentes povos, para enfim, trazer um conteúdo para ser aplicado nas atividades do projeto. 

Nesta questão, ela tem como inspiração a CPI-Acre, já com 40 anos de experiência na educação indígena, com formação de professores e agentes agroflorestais, bem como no trabalho chamado de “experiência de autoria”, incentiva publicações didáticas, pesquisas, relatórios e audiovisuais indígenas, com valorização da línguas maternas.  

Cine-debate com o antropólogo Terri Aquino e a turma dos comunicadores indígenas. Foto: Ila Verus

O conjunto das oficinas de comunicação apresentou aos jovens indígenas participantes outras formas de resistir, de lutar e fazer incidência política, mostrando ao mundo sua cultura, suas causas e o cotidiano de seus territórios, através da internet, redes sociais e mídias digitais. 

Além disso, também apresentou aos bolsistas, colaboradores e professores, novas perspectivas e oportunidades de expandir seus horizontes e também aprender com seus alunos. Como disse a professora Juliana Lofego: “ é um aprendizado pra gente também, de entender que eles vêem uma comunicação muito mais conectada com a natureza, e que a gente, enquanto cidadão urbano, se descolou disso”. 

A jovem comunicadora Samsara Nukini reflete sobre a importância do projeto, “pra mim foi ajudar a proteger o meu território, ajudar como liderança, como usar a tecnologia, como usar um aparelho celular, como usar redes sociais em prol do meu território, em prol da ajuda dos povos indígenas.” 

Foto: Ila Verus

Redes Sociais indígenas

Rede de Comunicadores Indígenas do Acre- @comunicadoresindigenasdoac Comissão Pró-Indígenas do Acre- @proindigenasacre 

Coletivo dos Estudantes Indígenas da Ufac- @ceiufac 

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira- @coiabamazonia

Continue lendo

Cotidiano

“Pacto Brutal” e o efeito da mídia em casos de intolerância religiosa

Publicado há

em

por

Documentário relembra crime dos anos 90 pautado em preconceito ao considerar a religião dos acusados fator motivador

Por Gabrielly Martins

No cenário midiático, é possível observar como a forma de veicular notícias pode impulsionar pautas imprudentes e agravar crimes de intolerância religiosa. Uma análise crítica dessas ocorrências podem ser visualizadas no documentário “Pacto Brutal – O Assassinato de Daniella Perez”, lançado em 2022, que além de evidenciar uma tragédia pessoal, expõe o papel da mídia na reprodução deste problema.

A cobertura em cima do caso, sensacionalista, distorce os fatos ao apontar a religião de matriz africana do casal de assassinos como fator motivador. Ao destacar estereótipos e simplificar discursos, a mídia contribui para a criação de um ambiente agressivo à comunidade praticante de religiões afrodescendentes. 

O documentário é assertivo ao convidar para as entrevistas a estudiosa em religiões Rose Rodrigues, para falar sobre essas crenças, ritualísticas e a não ligação das religiões de matriz africana com o crime cometido. Ela reitera que estimular esse olhar de preconceito para o crime é, acima de tudo, tirar a responsabilidade dos autores e depositá-las na fé do outro. 

Rose Rodrigues, estudiosa em religiões, foi convidada ao documentário “Pacto Brutal – O Assassinato de Daniella Perez”. /Imagem: HBO MAX

 Preconceito e desrespeito

As manchetes do  mês dedicado à luta contra o crime de racismo e à valorização da história do povo negro, em novembro de 2023, foram marcadas por uma significativa incidência de casos de intolerância religiosa. Pedrinho, jogador do Atlético-MG e adepto do Candomblé, foi alvo de desrespeito e preconceito em comentários nas redes sociais, após uma derrota do time. A insatisfação com o resultado da partida pareceu motivar o comportamento criminoso. 

Para Laiela Santos, escritora e militante do Movimento Feminista Negro, em matéria para o site Cult, a demonização e a criminalização religiosa vem do que foi implantado na sociedade desde o período de escravização e exploração dos negros, o que gerou marginalização da cultura e fé do povo africano. O meio encontrado para sustentar esse manifesto sociocultural foi a anexação ao catolicismo, o que originou a Umbanda.

Segundo o IBGE, menos de 1% dos brasileiros praticam religiões como a Umbanda e o Candomblé, o que justifica o baixo conhecimento da população sobre essas crenças. Isso leva a um fato, o de que a população não busca informações sobre essas religiões, impedindo que a grande massa entenda os valores e costumes desses grupos, e que atos tão violentos quanto o que vitimou a atriz brasileira não condizem com a realidade.

O processo de catequização e evangelização estabelecido no Brasil pelos missionários europeus não destruiu as manifestações de resistência do povo afro-brasileiro, como os que levam a fé no Candomblé adiante desde a época da invasão dos portugueses. Isso mostra que o combate à intolerância não é uma característica particular do momento atual e reforça que a resistência deve se manter de forma primordial.

Para Cassia Iasmin Marinho, professora de História pela Universidade Federal do Acre (Ufac), pós-graduanda em Criminologia na Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni) e integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/Ufac),  mesmo neste espaço de resistência e diversidade, o preconceito velado ainda é recorrente no imaginário religioso de grande parte da população. “Para algumas pessoas, é mais crível se apresentados elementos obscuros para explicar uma ação que apesar de hedionda, é humana”, explica a pesquisadora. 

A pesquisadora ainda complementa que a sociedade dos anos 90 não se diferencia tanto da atual quando se fala do preconceito contra religiões de matriz africana, e salienta que há uma absurda discriminação por serem consideradas “do demônio” por outros grupos religiósos, somente pela crença de que realizam sacrifícios e demais  inverdades. “Tudo isso está ancorado em um racismo estrutural, que crê não haver problemas em demonizar manifestações religiosas de matriz africana. Pelo contrário, acham ser o certo”, finaliza.

Continue lendo

Mais Lidas