Siga a Catraia

Ufac

“Vozes Trans do Norte” desempenha relevante papel social

Publicado há

em

Projeto de extensão da Ufac volta-se ao protagonismo da população transgênero

Por Guadalupe de Souza Pereira

Casos de violação de direitos humanos envolvendo pessoas transgênero cresceram durante a pandemia de Covid-19, segundo o Dossiê 2020 da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). No diagnóstico estão, entre as formas de violência, a ameaça/assédio/agressão, a violência doméstica, a agressão policial e o cyberbullying.

À luz das adversidades da comunidade trans, o projeto de extensão da Ufac Vozes Trans do Norte promove encontros entre pessoas transgênero. Wisney Berig Batista, docente do curso de Psicologia que idealizou o projeto, endossa que o projeto “surge em meio à pandemia com objetivo de realizar apoio a minorias sociais, que estariam mais expostas à violência”. 

Imagem divulga o projeto de extensão ‘Vozes Trans do Norte’

Os encontros, que ocorrem quinzenalmente por chamadas de vídeo, já reuniram cerca de 15 pessoas. Segundo a coordenadora do projeto, a professora Patrícia da Silva, os encontros, com base na psicologia social, têm os temas das discussões sendo definidos pelo próprio grupo. “É importante romper com essa ideia de que a psicologia é [somente] clínica e voltada apenas ao indivíduo. A psicologia social é trabalhada com políticas públicas e tem abarcado em seus direcionamentos o resgate identitário. Seja quilombola, negro, de povos originários e nesse caso da população transgênero”, explica Patrícia.

Colaboradora do projeto, Gabe Lopes Alódio avalia que os encontros não tomam caráter de uma intervenção terapêutica. Graduada em psicologia, ela os define como “uma mentoria que ocorre de maneira horizontal” e ressalta a heterogeneidade do grupo – com pessoas trans de vivências e gerações diferentes.

Além de dar suporte ao grupo, Gabe também participa ativamente dos encontros e conta que falar sobre a sua vivência enquanto mulher trans com familiares, amigos ou com uma psicóloga não é a mesma coisa que compartilhar essa vivência com quem também a vive. Ela enfatiza: “Criei laços. Essa é a principal experiência. E a segunda foi ver as necessidades da comunidade. Se sentir encontrada na outra pessoa é importante”.

O sentimento de solidão toma outra palavra na entrevista com Nara Nascimento, também participante do projeto, que é o termo “transolidão”. Assertivo, ele opina: “a partir do momento que percebo a existência de outras vozes trans, sobretudo do Norte, na mesma frequência da minha, o processo, que ora fez-se na ‘transolidão’, agora caminha por outros horizontes e ressoa mais em coletivo”.

Além disso, Nara, trans masculino – isto é, uma identidade masculina – que se identifica como ‘boyceta’, passou por situações de assédio sexual recorrente e também por transfobia dentro do ambiente universitário. O Vozes Trans do Norte foi um projeto com o qual ele pode contar. “Todas as pessoas que estavam ali me ouviram e foram empáticas. Ofereçam auxílio jurídico, psicológico e sobretudo apoio para também não me sentir sozinho”, relembra Nascimento.

Em alguns encontros ocorrem exercícios relacionados ao controle do corpo e da mente, orientados pela colaboradora Dra. Ariel Kuma. “Entrei como participante no ano passado e esse ano fui convidada para atuar como professora de yoga. O que eu proponho são atividades relacionadas ao conhecimento do corpo e respiração”, comenta Ariel, que mora em Manaus. Como mulher trans, ela também se envolve nas discussões dos encontros e pontua: “a importância é saber que estamos sendo vistas e cuidadas umas pelas outras”.

Se há um desafio  em lidar com pessoas transgêneros, a coordenadora do projeto Patrícia Silva pensa que o obstáculo para a área de Psicologia é outro. “Não é a vivência das pessoas transgênero que é um desafio, mas sim romper com a ideia hegemônica do patriarcado. Temos que sair desse lugar cômodo de teorias antigas, pois os contextos sociais já são diferentes. Requer um trabalho reflexivo que nem todas, todos e ‘todes’ profissionais da Psicologia estão abertos a essa possibilidade”, afirma a professora.

Idealização

A ideia do projeto surgiu de Wisney Berig, quando desenvolvia seu trabalho de conclusão no curso de Psicologia da Ufac, onde hoje leciona. O tema da pesquisa foi sobre a série estadunidense Pose (FX), que possui o maior elenco transgênero da história da televisão. A produção televisiva aborda a cultura ballroom – marcada por festas e locais que acolhiam pessoas LGBTs nas décadas de 80 e 90 em Nova Iorque. 

Cena de Pose com a atriz Dominique Jackson, atuando como a personagem Elektra Abundance, em um dos icônicos bailes da cultura ballroom (Fonte: JoJo Whilden/FX)

“A idealização do projeto voltado para as mulheres trans vinha de uma provocação de Wisney, uma pessoa não binária, que fez seu TCC sobre a série Pose. Por conta dessa provocação, surgiu a ideia do grupo Vozes”, relembra a professora Patrícia da Silva.

O Vozes, citado por Patrícia, ainda não era o Vozes Trans do Norte como existe hoje. Antes de ter ênfase em pessoas trans, travestis e não binárias, o projeto se chamava, na verdade, Vozes Femininas e se dividia em dois grupos: um para mulheres cisgênero negras e outro para mulheres trans e travestis. Essa primeira formulação foi executada entre setembro e dezembro de 2020 e contava também, além dos encontros dos participantes, com uma reunião entre discentes de Psicologia para refletir sobre os assuntos discutidos e para alinhar o supervisionamento do projeto.

A professora descreve o funcionamento do embrionário projeto de extensão: “Tinha participação de discentes do curso de Psicologia e da ouvidora Solene Costa, da Defensoria Pública. Tinham rodas de conversas, grupos focais, com questões que eram demandadas no próprio encontro. Teve duração de 4 meses e tinha bolsas para as alunas”.

Imagem do antigo projeto ‘Vozes Femininas’, que originou o atual ‘Vozes Trans do Norte’

Protagonismo trans

À frente do projeto, Wisney Berig Batista, Gabe Alódio e Ariel Kuma formam um trabalho conjunto – desde a idealização até o suporte e o trabalho necessário para o funcionamento – que revela um protagonismo transgênero.  

“Acho sempre importante evidenciar isso [o protagonismo]. É que nós podemos ocupar posições de liderança, de organizadoras do ‘rolê’, sabe? Acho fundamental, pois traz esse resgate do que é nosso por direito”, defende Wisney.

Ariel observa a relevância para a própria dinâmica do projeto, já que muitos dos assuntos abordados são delicados e acabam exigindo uma maior compreensão das questões da comunidade trans. “A importância do protagonismo [trans] está na nossa forma de lidar com a discussão, na forma de conduzir questões e acolher o que as pessoas que participam trazem”, aponta Ariel Kuma.

Antes de pautar esse assunto na conversa com a professora Patrícia da Silva – que é uma mulher cisgênero e está na coordenação do Vozes Trans do Norte – ela se antecipa e faz um comentário, após citar que este é o único projeto de extensão que conhece na Ufac destinado a esse público: “o que mais gosto é do protagonismo”.

Notícias

O desafio de pegar ônibus à noite na UFAC

Publicado há

em

por

Uma das maiores preocupações dos estudantes dos cursos noturnos é o deslocamento por transporte público. 

Por Akenes Mesquita e Felipe Nascimento

Estudantes enfrentam desafios significativos ao utilizar o transporte público para se deslocarem até suas residências durante o período noturno. A falta de infraestrutura adequada e os problemas de segurança são algumas das principais preocupações enfrentadas pelos estudantes que frequentam a Universidade Federal do Acre (Ufac).

Ônibus superlotados, atrasos frequentes e rotas limitadas são apenas algumas das questões enfrentadas diariamente pelos universitários. Além disso, a falta de iluminação adequada nos pontos de ônibus e nas vias públicas aumenta o sentimento de insegurança durante o trajeto para casa. 

O aluno do curso de Ciências Econômicas, Abimael de Souza Melo, considera a situação inadmissível em um país onde os cidadãos pagam altos impostos e deveriam contar com este  serviço público mais eficiente e acessível para todos. Ele relata as dificuldades enfrentadas ao utilizar o transporte público:“O último ônibus passa às 21h40, enquanto minhas aulas só terminam às 22h, o que gera um conflito de horários. Além disso, há um intervalo significativo entre os ônibus, por exemplo, um passa às 20h e o próximo só às 21h40, o que torna a espera prolongada”.

Foto: Akenes Mesquita

Segurança em risco

Outra preocupação significativa  é a segurança. O aumento da criminalidade na cidade, especialmente durante a noite, torna o deslocamento dos estudantes uma experiência estressante e arriscada. Relatos de assaltos em pontos de ônibus e dentro dos próprios coletivos são frequentes, gerando um clima de insegurança na comunidade acadêmica.

Fábio Alves, estudante de Economia, já foi assaltado no trajeto e fala sobre o sentimento de insegurança ao voltar para casa após um dia cansativo de trabalho e aula.

“Moro no bairro Nova Esperança e há dois ônibus que fazem essa linha: Fundhacre e o Rodoviária. Como meu curso termina às 22h, eu tenho que optar por um dos dois. Houve vezes em que optando pelo o Fundhacre, eu perdia o Rodoviária e o Fundhacre nem aparecia no terminalzinho”, lamenta ele, que já precisou recorrer a carros de aplicativo e ouviu relatos de roubos a outros estudantes.

Impacto no desempenho acadêmico

Os desafios não se limitam apenas ao aspecto físico e emocional, mas também têm um impacto direto no desempenho acadêmico. O estresse e a ansiedade causados pelos problemas de transporte e segurança podem prejudicar a concentração em sala de aula e comprometer o rendimento escolar.

A presidente do Diretório Central dos Estudantes da Ufac (Dce), Ingrid Maia, reconheceu que desde janeiro de 2024 estão recebendo algumas reclamações, principalmente em relação ao atraso dos ônibus, à falta de acesso dos veículos na Ufac e à qualidade dos mesmos.

“Encaminhamos denúncia à RBTRANS para que seja instaurada uma investigação e garantir que tais irregularidades não se repitam. Quanto à mudança de rotas, vamos levantar essas e outras pautas no Conselho de Transportes e Tarifas.” 

Ela também diz ter cobrado da administração uma maior efetividade nas rondas ostensivas e o retorno do diálogo com as instituições de segurança pública.”

Diante desses desafios, os estudantes clamam por soluções eficazes por parte das autoridades responsáveis. Medidas como aumento da frota, melhoria na infraestrutura dos pontos de ônibus e aumento da presença policial nas rotas de transporte público são algumas das demandas urgentes da comunidade acadêmica.

Continue lendo

Notícias

Centro acadêmico de biologia realiza evento promovendo a biodiversidade e inovação

Publicado há

em

por

Por Kenno Vinicius

O Centro Acadêmico de Ciências Biológicas realizou a I Conferência Internacional de Biodiversidade, Ciência Florestal e Inovação Tecnológica entre os dias 26/02 e 01/03. O evento foi organizado em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal e o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia. 

Com o tema “Biodiversidade, Ciência Florestal e Inovação Tecnológica”, a conferência foi integrada com a  XIV Semana Acadêmica de Ciências Biológicas. O público teve acesso à oficinas, mesas-redondas, palestras, resumos e exposições de produtos locais. Confira o que aconteceu durante os dias de evento.

Responsabilidades governamentais com o meio ambiente 

O primeiro dia da Conferência foi marcado com a participação do Diretor de Meio Ambiente da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Acre, André Pelliciotti. Formado em engenharia florestal, André realizou uma palestra que tinha como tema “Governo e meio ambiente”, onde explicou sobre as ações e estratégias da equipe do Governo do Acre em relação à  fiscalização e controle das ações relativas à exploração e preservação ambiental do Estado. 

A estudante de biologia, Grasiele Bernardo, relata que André Pelliciotti associou a ligação entre governo e meio ambiente de maneira didática e bem reforçada. “Foi de suma importância a participação de um representante da SEMA na Semana de Biologia. André conseguiu elaborar uma palestra objetiva que despertou o interesse do público pelo tema”, comenta Grasiele.

Palestras com convidados internacionais

O sociólogo Wilber Tejerina realiza palestra na Conferência. Foto: Cedida

A I Conferência Internacional de Biodiversidade, Ciência Florestal e Inovação Tecnológica teve a participação de pesquisadores de outros países que atuam nas áreas de ciências biológicas, engenharia florestal, agronomia e sociologia. O Prof. Dr. Irving Foster Brown,  realizou a palestra “A Amazônia (região MAP) no contexto das mudanças climáticas” durante o segundo dia do evento. O professor Doutor falou sobre a situação climática especificamente na região de fronteira entre Bolívia, Brasil e Peru, no sudoeste da Amazônia.

A semana teve alguns nomes de outros países marcando presença. Entre eles,  a professora da Universidade Nacional Intercultural de Quillabamba (UNIQ), Maria Elena Chuspe, que falou sobre Gestão da Biodiversidade, pesquisa científica, e consequências da biopirataria.  Completando os palestrantes internacionais, o sociólogo boliviano  Wilber Tejerina, abordou sobre o tema “Conservação da natureza” no terceiro dia do evento.

Mesas Redondas

Foto: Cedida

Possibilitando um debate produtivo das temáticas propostas, um total de 8 mesas redondas fizeram parte da programação da conferência. Entre os temas discutidos estão: concessões florestais, educação ambiental, biopirataria, diversidade de gênero na pesquisa científica, restauração florestal e inovação tecnológica.

A estudante de biologia, Morgana Café, fez parte da mesa redonda com a temática “Diversidade de Gênero na Pesquisa Científica”. A discente falou sobre a importância de falar sobre assunto dentro da comunidade científica.

A discente Morgana Café discute sobre gênero na comunidade científica. Foto: Cedida

“É por meio dessa temática que sabemos os agravantes de cada vivência. Entender que uma mulher cis passa por uma sociedade patriarcal machista, mas que quando nós observamos uma mulher travesti, entendemos que há outras questões que atacam sua existência além do machismo e patriarcados”, comenta a estudante.

A temática também abre uma conversa sobre a maneira que os gêneros são ensinados nas salas de aula. “Como futura professora de biologia, é importante estudar e compreender essa temática para tornar o conteúdo que, por si só, é exclusivo e preconceituoso, em um conteúdo acessível e humano”, explica Morgana.

Importância do evento para os alunos da Ufac


A  Conferência permitiu a divulgação de suas pesquisas de estudantes de biológicas. O evento ofereceu a oportunidade a discentes da Ufac publicarem os seus trabalhos de pesquisa na revista eletrônica Scientia Naturalis.

Alunos da Ufac presentes na Conferência. Foto: Cedida

A estudante de ciências biológicas, Leticia Araujo, foi a pesquisadora de um dos trabalhos escolhidos para serem publicados em uma revista eletrônica. “Eu fiquei chocada e animada por essa oportunidade, porque é a primeira vez que tenho essa experiência na minha vida acadêmica” comenta a discente.

Ao todo, foram escolhidos 15 trabalhos para serem publicados na revista Scientia Naturalis. 

“Eu acho que é uma ótima oportunidade para os estudantes exporem seus trabalhos, e mostrar o seu desenvolvimento acadêmico além de suas aprendizagens estagiando nos laboratórios. Isso é essencial para quem pretende fazer um mestrado doutorado”, comenta Letícia.

A I Conferência Internacional de Biodiversidade, Ciência Florestal e Inovação Tecnológica forneceu um espaço para compartilhar experiências e ideias no ramo científico.  

Foto: Cedida.

O coordenador de comunicação do Centro Acadêmico de biologia, Elhaz Fernando, comenta sobre a importância desses eventos para a comunidade acadêmica.“Esses eventos são importantes para levar informação de outros profissionais experientes para o ambiente da faculdade, propondo perspectivas mais especializadas”, explica o discente.

“Fato é que integram e realçam a formação do aluno na graduação e aproximam o discente de outros campos que por algum motivo ele desconheça” , comenta Elhaz.

Continue lendo

Notícias

Alunos da Ufac também são atingidos pela enchente do Rio Acre

Publicado há

em

por

A capital acreana enfrenta uma das maiores cheias de sua história. O rio Acre atingiu, no primeiro dia de março, o nível de 17m40, segundo dados da Prefeitura de Rio Branco. Entre os mais de 4 mil moradores desabrigados estão estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) que enfrentam dificuldades para frequentar as aulas.

Um exemplo é a estudante de Jornalismo Kawane Rocha, moradora do bairro do Taquari, que teve a casa afetada pela enchente. Ela observa que a Universidade não está dando o apoio devido a quem foi afetado pela cheia. “Além do medo da água, a gente também tem preocupação com as aulas, com as atividades e as faltas. Infelizmente, as aulas estão seguindo normalmente. Poderiam passar algo para fazer em casa”, diz.

Também morador do Taquari, um dos bairros afetados pela cheia, Natan de Souza Moreira, estudante de Engenharia Elétrica, relata que no ano passado também foi atingido pela enchente mas teve o auxílio negado pela Ufac. “Cheguei a trancar o curso por causa disso, por não conseguir ir às aulas e por problemas financeiros”, afirma.

O auxílio ao qual Natan se refere é ofertado pela Ufac por meio do Programa de Auxílio Emergencial em situações de calamidade ou emergência pública. No caso das cheias, o estudante precisa, entre outros critérios, ter sido “obrigado a sair da própria residência em virtude da alagação, incêndio ou qualquer outro evento adverso”.

Na primeira chamada do Edital deste ano, no entanto, a bolsa foi negada aos 25 alunos que a solicitaram. Kawane Rocha foi uma dessas estudantes. “Eu tinha uma rotina e a enchente veio de uma vez. Na minha casa não passava mais ônibus e nem catraia [barco], então fui para casa de amigas para conseguir ir às aulas”, conta.

Segundo a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), os alunos poderão se reinscrever para acrescentar os documentos que faltaram e têm até 90 dias após o evento da cheia para fazer a solicitação.

Texto produzido pelos acadêmicos Guadalupe Pereira, Priscilla Pinheiro, Bruna da Silva, Yasmin Escobar, Yana Vitoria da Silva e Ana Keli sob supervisão do professor Wagner Costa. A produção faz parte da disciplina Fundamentos do Jornalismo.

Continue lendo

Mais Lidas