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“Vozes Trans do Norte” desempenha relevante papel social

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Projeto de extensão da Ufac volta-se ao protagonismo da população transgênero

Por Guadalupe de Souza Pereira

Casos de violação de direitos humanos envolvendo pessoas transgênero cresceram durante a pandemia de Covid-19, segundo o Dossiê 2020 da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). No diagnóstico estão, entre as formas de violência, a ameaça/assédio/agressão, a violência doméstica, a agressão policial e o cyberbullying.

À luz das adversidades da comunidade trans, o projeto de extensão da Ufac Vozes Trans do Norte promove encontros entre pessoas transgênero. Wisney Berig Batista, docente do curso de Psicologia que idealizou o projeto, endossa que o projeto “surge em meio à pandemia com objetivo de realizar apoio a minorias sociais, que estariam mais expostas à violência”. 

Imagem divulga o projeto de extensão ‘Vozes Trans do Norte’

Os encontros, que ocorrem quinzenalmente por chamadas de vídeo, já reuniram cerca de 15 pessoas. Segundo a coordenadora do projeto, a professora Patrícia da Silva, os encontros, com base na psicologia social, têm os temas das discussões sendo definidos pelo próprio grupo. “É importante romper com essa ideia de que a psicologia é [somente] clínica e voltada apenas ao indivíduo. A psicologia social é trabalhada com políticas públicas e tem abarcado em seus direcionamentos o resgate identitário. Seja quilombola, negro, de povos originários e nesse caso da população transgênero”, explica Patrícia.

Colaboradora do projeto, Gabe Lopes Alódio avalia que os encontros não tomam caráter de uma intervenção terapêutica. Graduada em psicologia, ela os define como “uma mentoria que ocorre de maneira horizontal” e ressalta a heterogeneidade do grupo – com pessoas trans de vivências e gerações diferentes.

Além de dar suporte ao grupo, Gabe também participa ativamente dos encontros e conta que falar sobre a sua vivência enquanto mulher trans com familiares, amigos ou com uma psicóloga não é a mesma coisa que compartilhar essa vivência com quem também a vive. Ela enfatiza: “Criei laços. Essa é a principal experiência. E a segunda foi ver as necessidades da comunidade. Se sentir encontrada na outra pessoa é importante”.

O sentimento de solidão toma outra palavra na entrevista com Nara Nascimento, também participante do projeto, que é o termo “transolidão”. Assertivo, ele opina: “a partir do momento que percebo a existência de outras vozes trans, sobretudo do Norte, na mesma frequência da minha, o processo, que ora fez-se na ‘transolidão’, agora caminha por outros horizontes e ressoa mais em coletivo”.

Além disso, Nara, trans masculino – isto é, uma identidade masculina – que se identifica como ‘boyceta’, passou por situações de assédio sexual recorrente e também por transfobia dentro do ambiente universitário. O Vozes Trans do Norte foi um projeto com o qual ele pode contar. “Todas as pessoas que estavam ali me ouviram e foram empáticas. Ofereçam auxílio jurídico, psicológico e sobretudo apoio para também não me sentir sozinho”, relembra Nascimento.

Em alguns encontros ocorrem exercícios relacionados ao controle do corpo e da mente, orientados pela colaboradora Dra. Ariel Kuma. “Entrei como participante no ano passado e esse ano fui convidada para atuar como professora de yoga. O que eu proponho são atividades relacionadas ao conhecimento do corpo e respiração”, comenta Ariel, que mora em Manaus. Como mulher trans, ela também se envolve nas discussões dos encontros e pontua: “a importância é saber que estamos sendo vistas e cuidadas umas pelas outras”.

Se há um desafio  em lidar com pessoas transgêneros, a coordenadora do projeto Patrícia Silva pensa que o obstáculo para a área de Psicologia é outro. “Não é a vivência das pessoas transgênero que é um desafio, mas sim romper com a ideia hegemônica do patriarcado. Temos que sair desse lugar cômodo de teorias antigas, pois os contextos sociais já são diferentes. Requer um trabalho reflexivo que nem todas, todos e ‘todes’ profissionais da Psicologia estão abertos a essa possibilidade”, afirma a professora.

Idealização

A ideia do projeto surgiu de Wisney Berig, quando desenvolvia seu trabalho de conclusão no curso de Psicologia da Ufac, onde hoje leciona. O tema da pesquisa foi sobre a série estadunidense Pose (FX), que possui o maior elenco transgênero da história da televisão. A produção televisiva aborda a cultura ballroom – marcada por festas e locais que acolhiam pessoas LGBTs nas décadas de 80 e 90 em Nova Iorque. 

Cena de Pose com a atriz Dominique Jackson, atuando como a personagem Elektra Abundance, em um dos icônicos bailes da cultura ballroom (Fonte: JoJo Whilden/FX)

“A idealização do projeto voltado para as mulheres trans vinha de uma provocação de Wisney, uma pessoa não binária, que fez seu TCC sobre a série Pose. Por conta dessa provocação, surgiu a ideia do grupo Vozes”, relembra a professora Patrícia da Silva.

O Vozes, citado por Patrícia, ainda não era o Vozes Trans do Norte como existe hoje. Antes de ter ênfase em pessoas trans, travestis e não binárias, o projeto se chamava, na verdade, Vozes Femininas e se dividia em dois grupos: um para mulheres cisgênero negras e outro para mulheres trans e travestis. Essa primeira formulação foi executada entre setembro e dezembro de 2020 e contava também, além dos encontros dos participantes, com uma reunião entre discentes de Psicologia para refletir sobre os assuntos discutidos e para alinhar o supervisionamento do projeto.

A professora descreve o funcionamento do embrionário projeto de extensão: “Tinha participação de discentes do curso de Psicologia e da ouvidora Solene Costa, da Defensoria Pública. Tinham rodas de conversas, grupos focais, com questões que eram demandadas no próprio encontro. Teve duração de 4 meses e tinha bolsas para as alunas”.

Imagem do antigo projeto ‘Vozes Femininas’, que originou o atual ‘Vozes Trans do Norte’

Protagonismo trans

À frente do projeto, Wisney Berig Batista, Gabe Alódio e Ariel Kuma formam um trabalho conjunto – desde a idealização até o suporte e o trabalho necessário para o funcionamento – que revela um protagonismo transgênero.  

“Acho sempre importante evidenciar isso [o protagonismo]. É que nós podemos ocupar posições de liderança, de organizadoras do ‘rolê’, sabe? Acho fundamental, pois traz esse resgate do que é nosso por direito”, defende Wisney.

Ariel observa a relevância para a própria dinâmica do projeto, já que muitos dos assuntos abordados são delicados e acabam exigindo uma maior compreensão das questões da comunidade trans. “A importância do protagonismo [trans] está na nossa forma de lidar com a discussão, na forma de conduzir questões e acolher o que as pessoas que participam trazem”, aponta Ariel Kuma.

Antes de pautar esse assunto na conversa com a professora Patrícia da Silva – que é uma mulher cisgênero e está na coordenação do Vozes Trans do Norte – ela se antecipa e faz um comentário, após citar que este é o único projeto de extensão que conhece na Ufac destinado a esse público: “o que mais gosto é do protagonismo”.

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Startups na Ufac

Comunidade acadêmica desenvolve pesquisas que fortalecem o empreendedorismo na Amazônia. Foto: Autores

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Por Emily Cristina, Mariana Moreira e Franciele Julião

A busca pela liderança e fomento ao empreendedorismo são alguns dos fatores que incentivam acadêmicos da Universidade Federal do Acre (Ufac) a apostarem em iniciativas como startups para expandir seus conhecimentos e práticas para além dos muros da instituição.

As startups são empresas baseadas em tecnologias digitais, que surgem a partir de ideias inovadoras. Ao transformar pesquisas e projetos em novos empreendimentos, os estudantes criam novas oportunidades no mercado de negócios. 

Espaços disponibilizados na universidade, como o SebraeLab e órgãos como o  Núcleo de Gestão do Conhecimento e da Tecnologia (NGCTEC) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) são aliados importantes para o apoio dessas iniciativas. 

Segundo o coordenador do NGCTEC e assessor de comunicação da Ufac, Gilberto Lobo, estudantes de todos os cursos podem participar, desenvolver suas ideias e procurar a instituição para auxiliar no seu crescimento, com divulgação de bolsas em parceria com o Sebrae no Acre, Ifac e outras instituições.

Inaugurado na universidade em 2018, o SebraeLab tem o objetivo de incentivar e estimular a criatividade e a inovação como apoio essencial para os estudantes se inserirem no ambiente empresarial. A iniciativa tem 37 startups em diferentes estágios de desenvolvimento, dentro dos campus. Para participar, os universitários devem apresentar uma proposta baseada em  pesquisa, com a possibilidade de ser transformada em um modelo de negócio. 

Espaço é um fortificador da tecnologia dentro do campus. Foto: Autores

Identidade regional

O estúdio Moonlight Games está entre os destaques de projetos inovadores. Liderado por André Lucas, que desenvolve o jogo Carbon Zero, o game propõe uma reflexão sobre as mudanças climáticas e seus impactos no cotidiano, conectando entretenimento digital e questões urgentes da atualidade. 

O projeto nasceu durante uma competição estudantil e cresceu com a ajuda do Sebrae, que oferece suporte técnico e orientação para a estruturação do estúdio como uma startup. 

“A gente quer criar algo que seja marcante e mostre a capacidade que a nossa região tem. Trabalhamos com temas ambientais e sociais que fazem parte da nossa realidade aqui no Norte”, explica André Lucas.

A professora do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza da Ufac, Almecina Balbino Ferreira, enfatiza que a inovação não se limita às áreas tecnológicas, mas pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento. 

“É importante frisar que a inovação não se dá apenas nas áreas tecnológicas e biológicas, mas nas áreas sociais de ciências sociais que podem entrar com outras metodologias. Você pode inovar com processos e com métodos”, afirma.

Almecina Ferreira é professora da Ufac. Foto: Autores

Outro projeto promissor busca enfrentar deficiências nutricionais com uma solução sustentável: um suplemento alimentar com alto teor proteico, feito a partir de plantas nativas da Amazônia. O produto está sendo desenvolvido com suporte da Ufac em pesquisas laboratoriais. “O objetivo é suprir demandas nutricionais da população como ingredientes que temos aqui na região, mas que ainda são poucos explorados”, destaca Rayane Silva.

Trabalho objetiva suprir as necessidades da população da região. Foto: Autores

Avanços e desafios

João Pedro dos Santos está à frente de uma proposta inovadora: a criação de um bioproduto à base de cravo-de-defunto, planta medicinal com potencial para controlar micro-organismos patogênicos em áreas contaminadas.

A ideia é que o produto possa ser aplicado em áreas inutilizadas e contribua com a recuperação de espaços afetados. “A Ufac tem nos ajudado com áreas de cultivo e laboratórios para análise química. O Sebrae entra com a parte de modelagem do negócio”, conta João Pedro.

Apesar do entusiasmo, os jovens enfrentam desafios importantes. Um deles é a defasagem curricular em cursos da área de tecnologia, como aponta André Lucas: “Nosso curso tem grade de 2012. Para uma área que muda tão rápido, isso é muito ultrapassado. Faltam disciplinas atualizadas e práticas que realmente preparem a gente para o mercado.”

Redação

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Com apoio da Motorola, Pavic-Lab forma nova geração de cientistas da computação pela Ufac

Com R$ 12 milhões de investimento da Motorola, Pavic-Lab conta com infraestrutura moderna, incluindo estações de trabalho e ambientes colaborativos. Foto: Luanna Lins/Ufac

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Por Bruno Firmino, Carlos Alexandre, Inayme Lobo e Luanna Lins

Como exemplo do potencial tecnológico e acadêmico que emerge da região Norte do Brasil, destaca-se o Centro de Pesquisa Aplicada e Treinamento de Novas Tecnologias em Visão e Inteligência Computacional (Pavic-Lab), da Universidade Federal do Acre (Ufac). O projeto já alcançou dezenas de estudantes e pesquisadores oferecendo infraestrutura de ponta e um programa estruturado de formação acadêmica e técnica, com foco em visão computacional.

O PAVIC-Lab é resultado de uma parceria entre a Ufac, a Motorola, a Flextronics e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape), viabilizada por meio da Lei de Informática (Lei nº 8.248/1991).

Instalado no campus-sede da UFAC em Rio Branco, o laboratório é voltado à pesquisa aplicada nas áreas de visão computacional e inteligência artificial. Com investimento superior a 9 milhões de reais até 2024, o espaço oferece estrutura de ponta para que estudantes de graduação e pós-graduação desenvolvam soluções tecnológicas com aplicações em áreas como saúde, agricultura, meio ambiente e sensoriamento remoto.

Apesar do apoio privado, o Pavic-Lab mantém independência acadêmica e tem como foco a formação científica e técnica. Foto: Luanna Lins/Ufac

O laboratório é coordenado pela professora Ana Beatriz Alvarez, que destaca o papel transformador do projeto para os estudantes envolvidos. O ambiente do PAVIC reúne bolsistas da graduação, mestrado e também alunos externos, que participam de treinamentos técnicos com certificação de 300 horas. Os projetos desenvolvidos no espaço se concentram no aprimoramento de imagens digitais, com aplicação de algoritmos de inteligência artificial para remover sombras, neblinas ou melhorar áreas degradadas, sempre com potencial de aplicação prática em problemas reais da Amazônia e de outras regiões.

Para a professora Ana Beatriz, o diferencial do PAVIC está na autonomia científica e no incentivo à produção de conhecimento. “A Motorola não define o que pesquisamos. Nossa autonomia científica é total”, afirma. A estrutura avançada, que inclui uma GPU Farm exclusiva, garante condições ideais para o desenvolvimento de pesquisas complexas que antes não eram possíveis na universidade.

Professora Ana Beatriz Alvarez destaca a importância dos incentivos à tecnologia para o desenvolvimento científico na região. Foto: Luanna Lins/Ufac

O impacto do laboratório pode ser medido em números. Ao completar três anos de atividade, o PAVIC Lab já se consolida como um dos núcleos mais produtivos da UFAC. O laboratório contabiliza 26 publicações científicas, muitas delas em periódicos classificados entre A1 e A4 no sistema Qualis CAPES, além de sete dissertações de mestrado e cerca de 11 trabalhos de conclusão de curso. Os alunos também têm participado de conferências científicas nacionais e internacionais. Segundo a professora Ana Beatriz, coordenadora do projeto, o PAVIC responde atualmente por cerca de 47 por cento das publicações do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFAC, o que demonstra a importância do centro para a consolidação da pesquisa em tecnologia dentro da universidade.

Atualmente, o laboratório está em reforma para ampliar sua área física e atender à crescente demanda de estudantes. A nova configuração prevê espaços dedicados para grupos de estudo, produção técnica e reuniões, tornando o ambiente mais dinâmico e colaborativo.

Enquanto expande sua infraestrutura, o PAVIC-Lab também amplia suas perspectivas. Com a quarta turma do treinamento técnico em andamento e novos projetos em fase de submissão. Mais do que formar programadores ou cientistas, o laboratório ajuda a construir novas trajetórias de vida baseadas em pesquisa, colaboração e pertencimento.

Equipe do Pavic-Lab levou experiência do Acre ao Congresso Internacional de Engenharia Eletrônica e Aplicações (Elecon 2023) em Cusco, Peru. Foto: Cedida

Nova geração de pesquisadores

O laboratório já coleciona conquistas coletivas com cerca de 26 artigos científicos publicados, parcerias internacionais e ex-alunos que seguem para o mestrado com uma base sólida em pesquisa aplicada.

Entre os talentos revelados pelo Pavic está Thuanne Paixão, pesquisadora plena, formada em Sistemas de Informação com mestrado em Ciência da Computação. Ela conta: “Quando ingressei no projeto, estava desenvolvendo minha pesquisa de mestrado sobre controle de um sistema robótico de coluna lombar 3D. Graças ao laboratório, consegui divulgar esse trabalho em conferências nacionais e internacionais. E hoje, atuo orientando alunos e contribuindo com artigos científicos”.

Thuanne Paixão apresentou seus estudos em eventos nacionais e internacionais após experiência no laboratório. Foto: Luanna Lins/Ufac

Outro destaque é Clécio Elias Silva, atualmente mestrando em Ciência da Computação, que também iniciou no Pavic durante a sua graduação: “Meu primeiro projeto foi um classificador de padrões em imagens de ultrassom pulmonar. Depois, segmentei nódulos cancerígenos em imagens de mama e trabalhei com doenças em folhas de café. Hoje, pesquiso a reconstrução de ambientes internos 3D. Tudo isso graças à base que recebi no Pavic”.

Clécio Elias iniciou no Pavic ainda na graduação e hoje desenvolve pesquisas em reconstrução de ambientes 3D no mestrado. Foto: Luanna Lins/Ufac

Descobrindo-se pesquisadora

A transformação promovida pelo projeto também é visível na trajetória de Emili Bezerra, um exemplo de como o investimento em pesquisa científica pode transformar trajetórias. Ela entrou no Pavic no último ano da graduação em Engenharia Elétrica sem qualquer experiência em pesquisa, programação ou leitura técnica em inglês, mas rapidamente encontrou seu caminho no geoprocessamento e desenvolveu uma pesquisa sobre ilhas de calor em Rio Branco, tema que resultou em seu trabalho de conclusão de curso.

Emili Bezerra foi aprovada em doutorados após publicar sete artigos e hoje pesquisa no ITA, levando a ciência acreana a outros estados. Foto: Cedida

Mais do que aprendizado técnico, Emili destaca o crescimento pessoal que viveu no projeto. “Aprendi a lidar com frustrações e a resolver problemas com o que tinha em mãos. Foi ali que percebi que eu podia ser pesquisadora, uma possibilidade que nunca imaginei”. Ao longo do mestrado, orientado pela professora Ana, Emili publicou sete artigos e, posteriormente, foi aprovada em diversos programas de doutorado, optando pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), onde segue em uma nova linha de pesquisa.

Para ela, o Pavic tem papel essencial na promoção da ciência na região Norte: “Foi minha porta de entrada, não só pelo suporte financeiro, mas pelo ambiente de troca e descoberta. Aprendi a trabalhar em equipe, desenvolver minhas ideias e trocar experiências com outros profissionais”.

Quanto ao potencial da vida acadêmica, ela aconselha: “Se você gosta de ler e se desafiar, entre para a pesquisa. Não é um universo fácil, frustrante muitas vezes, mas é incrível quando tudo dá certo. Graças ao Pavic conseguimos várias publicações, participamos de eventos, viajamos para outros estados e até mesmo outro país, foi uma experiência transformadora.

Redação

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A vida de quem sai de casa para estudar

Longe da família, alunos de municípios do interior encaram os desafios de permanecer no ensino superior

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Por Yana Vitória

Conquistar uma vaga em uma universidade pública representa, para muitos jovens do interior, somente o primeiro passo de um desafio ainda maior. Após vencer o Enem, começa a batalha pela permanência: deixar a casa da família, mudar-se para a capital ou para um município próximo e enfrentar o peso financeiro, emocional e social de um projeto de vida que, muitas vezes, depende do apoio de políticas públicas para não ser interrompido.

Na Universidade Federal do Acre (Ufac), essa realidade é vivida principalmente pelos estudantes vindos do interior, que precisam buscar em Rio Branco e Cruzeiro do Sul cursos inexistentes em suas cidades de origem. A política de assistência estudantil tenta amenizar essas dificuldades, mas enfrenta limitações para garantir condições adequadas a todos.

A precariedade do transporte público, a distância das zonas rurais e a ausência de políticas que atendam plenamente esses alunos deixam muitos em situação de vulnerabilidade. Há quem passe o dia inteiro fora de casa para assistir a poucas horas de aula. Outros, sem conseguir arcar com o custo das passagens, acabam prejudicando sua frequência. E há ainda quem precise deixar sua cidade, o emprego e a família para tentar a sorte na capital, muitas vezes sem o apoio necessário para se manter.

“A gente sabe que não consegue alcançar todo mundo que precisa”, reconhece Cydia de Menezes Furtado, diretora de Apoio Estudantil da Ufac. Segundo ela, a universidade atua com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), cuja maior parte — entre 60% e 65% — é destinada à manutenção dos Restaurantes Universitários (RUs). O restante se divide entre bolsas e auxílios, conforme o número de estudantes de cada campus. “Tentamos contemplar o maior número possível de estudantes, mas há limites impostos pelo orçamento”, explica.

Apoios e limites

Entre os principais auxílios estão o auxílio moradia, voltado a quem vive longe da família, e o auxílio-transporte intermunicipal, destinado a estudantes de cidades próximas, como Bujari, Porto Acre e Senador Guiomard. Além deles, o passe estudantil garante acesso ao transporte urbano em Rio Branco.

Em Cruzeiro do Sul, a Ufac mantém uma residência estudantil com 26 vagas, destinada a alunos em situação de vulnerabilidade. O espaço oferece moradia, bolsa mensal, transporte, refeições gratuitas no RU e suporte social e psicológico.

Na capital, entretanto, a iniciativa não foi replicada, com a justificativa de que manter uma residência estudantil exige boa estrutura, equipe e orçamento. “A universidade passa a ser responsável pelos moradores, incluindo alimentação e acompanhamento social. Por isso, em Rio Branco, optamos por conceder o auxílio moradia em dinheiro, uma alternativa mais viável dentro da nossa realidade orçamentária”, afirma Cydia Furtado.

Ainda assim, a diretora admite haver uma cobrança constante dos alunos para que a Ufac também ofereça moradia na capital, onde a demanda é muito maior.

Luta pela permanência

A busca por oportunidades em Rio Branco exige dos estudantes mais do que adaptação. Requer estratégias de sobrevivência. A trajetória de Sandy Andrade, estudante de Engenharia Florestal, retrata bem essa realidade. Natural de uma comunidade rural de Boca do Acre, ela precisou se mudar para a capital ainda no ensino médio, diante da falta de oferta educacional em sua cidade.

“Tive que correr atrás. Morei com parentes, depois fui para apartamento, sempre tentando me manter. Trabalhei, procurei estágio, vendi produtos. O custo de vida aqui é alto. Os auxílios ajudam, já fui contemplada algumas vezes e pude contar com o valor da bolsa para o aluguel, além de fazer minhas refeições no RU. Mas é preciso coragem para enfrentar tudo isso. E quem não tem família em Rio Branco sente ainda mais”, relata Sandy.

O relato de Sandy, assim como o de tantos outros estudantes, reflete um cotidiano onde a permanência universitária está ligada à luta diária. Histórias de jovens que vendem doces, fazem trabalhos informais ou dependem de familiares para conseguir continuar estudando são comuns e revelam que, apesar dos esforços institucionais, a assistência ainda não supre as reais necessidades.

Embora garantido por lei, o apoio estudantil depende diretamente dos repasses federais. A Ufac participa de fóruns nacionais e reforça a necessidade de revisão da matriz orçamentária, especialmente para as regiões norte e nordeste, onde os índices de vulnerabilidade social são mais elevados.

Além das bolsas e auxílios, a universidade mantém estágios remunerados e busca alternativas para evitar a evasão, apostando em ações que garantam a permanência e a conclusão dos cursos.

Entre o esforço diário, o cansaço e a resistência, estudantes do interior seguem buscando formas de permanecer na universidade, enfrentando as incertezas de um sistema que ainda não consegue garantir segurança a quem deixou sua terra natal em busca de um futuro melhor.

Redação

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