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Cultura

Produtores musicais: um novo movimento cultural

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Distante dos típicos gêneros musicais presentes na cultura acreana, a produção de música local mostra indícios para o experimental e se aproxima de novos gêneros. 

Por Matheus Miranda e Kenno Oliveira

Para a música chegar ao seu formato final, há uma engenharia de produção: os processos de mixagem, edição, recriação e tratamentos sonoros são realizados pelo produtor musical, responsável pela montagem técnica. No Acre, a produção musical segue um movimento que alimenta a cultura do estado, com ritmos amplamente consumidos pelos jovens, como o Hip Hop, Trap, Techno, Funk e Pop.

Para ser produtor, além da formação acadêmica, existem outros métodos, como vias alternativas. Seja um desejo estimulado pela família e amigos ou um hobbie que vai se desenvolvendo na vida e esse foi o caso do jovem Fitzgerald Leite de Oliveira, 27 anos, produtor musical e acreano. 

Atuando profissionalmente como produtor musical desde 2020, Fitz, como é conhecido, é um artista e produtor que desde muito novo vivia em meio à música, fazendo covers para a Internet e cantando em bares, além de compor suas próprias canções. Foto: Cedida.

Em parceria com amigos, lançou duas faixas autorais a partir de 2019, ano em que começou sua dedicação à música. Desde então, seus projetos estão voltados para os gêneros Trap e Hip Hop. 

“Esses dois primeiros projetos, produzidos com pessoas daqui do Estado, me impulsionaram e abriram a minha mente para a possibilidade de produção. Vi que mesmo com poucos recursos, havia essa possibilidade”, diz Fitz, que conta com mais de 20 projetos publicados e um montante de 51,2 mil streams, somente no Spotify. 

O estudante de História Pedro Souza Mesquita, 19 anos, é outro jovem produtor musical do Acre que teve o maior contato com o setor no início do período pandêmico da Covid-19.

. “Nesse meio-tempo eu conheci minha melhor amiga, que me apresentou vários nichos de estilos musicais, e eu acabei começando a escutar muitas músicas diferentes. E foi aí que comecei a entender como uma música era formada”, explica ele. 

Com projetos em andamento, o produtor Pedro Mesquita abraça um novo movimento da música eletrônica, onde a distorção dos sons faz parte da estética sonora. Foto: Cedida.

Pedro Mesquita relata o seu primeiro momento com a produção musical e diz que ficou fascinado pela malha técnica que há em uma música. Somente após se atentar aos processos criativos dos materiais que consumia, viu a possibilidade de atuação. Era o que ele precisava experienciar, segundo o estudante. 

“Procurava muitos vídeos na internet, testava os instrumentos virtuais, os efeitos sonoros, sozinho. Eu ia experimentando tudo. Daqui a pouco, vai fazer quatro anos que produzo música sozinho em casa pelo meu tablet, celular, notebook.”, explica o produtor.

Atualmente, o jovem conta com oito faixas autorais publicadas na sua conta do SoundCloud. Com muitas referências do Pop e Trance (vertente europeia da música eletrônica), destaca ainda as suas três maiores referências na indústria fonográfica, a colombiana Arca, a islandesa Björk e a escocesa SOPHIE. Ambas produtoras musicais que partem do segmento experimental moderno da música eletrônica. 

A produtora SOPHIE é  citada como referência de Pedro Mesquita. Vanguardista do movimento musical Hyperpop, ela foi uma das responsáveis por reformular a estética sonora da música pop e eletrônica. Foto: Reprodução/Internet.

Diogo José de Souza Santos, 17 anos, é outro produtor rio-branquense que começou usando aplicativos de produção musical no celular, inicialmente como brincadeira, igual a muitos profissionais iniciaram. 

“Minha família sempre teve uma ligação muito forte com música, minha mãe é cantora, meu irmão instrumentista. Com isso, baixei um aplicativo de produção musical e comecei brincar com os instrumentos, sempre tendo como inspiração artistas experimentais que saiam da linha de produção musical convencional”, comenta Diogo Santos.

Com uma produção que mescla instrumentos “orgânicos” com sons sintetizados, Diogo José se inspira em nomes conhecidos do cenário experimental da música brasileira e internacional.  Foto: Cedida.

“Em questão de artistas nacionais, gosto muito da Letícia Novaes (Letrux) e Kiko Dunicci, a banda Boogarins e produtores de funk como D. Silvestre e DJ Brunin XM. Já em âmbito internacional tenho como referência principalmente Björk e outros artistas como SOPHIE, M83, Aphex Twin, Tame Impala”, diz o produtor. 

Luz verde para um novo cenário musical local 

Em pesquisa realizada pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), em 2021, o Brasil foi o país latino com o maior mercado musical, e um dos mais robustos do mundo. 

A música movimenta a economia, gera empregos e modula a cultura aos encaixes geracionais de cada tempo e lugar e é constantemente conciliada através de diferentes linhas estéticas de expressão e representação humana. 

O seu consumo rompe as barreiras do ouvir e propicia novas experiências coletivas além de possibilitar oportunidades de um futuro diferente para aqueles que buscam um aprofundamento técnico e profissional. 

Com a facilidade promovida pelas plataformas de streaming, é possível o encontro de arsenais de projetos musicais concentrados em plataformas como o SoundCloud e Spotify, que são redes sociais que possibilitam a fuga das burocracias geridas pelas grandes gravadoras. Basta  que os artistas disponibilizem os seus projetos sonoros para que os ouvintes possam consumi-los.

Os produtores Fitz e Pedro relatam que as maiores dificuldades estão centradas no alto valor dos produtos e na falta de estruturas setoriais da indústria musical na totalidade, no estado. Os equipamentos, por vezes, possuem valores de compra inacessíveis e, por isso, fazer música no Acre é caro e difícil. 

“Outro problema muito importante é a falta de distribuidoras de música e DAWs gratuitas (DAW – Digital Audio Workstation – é uma estação de trabalho de áudio digital). A distribuidora tem a função de lançar suas músicas em todas as plataformas de streaming, enquanto as DAWs são as plataformas usadas para criar e produzir músicas”, diz Pedro Mesquita.

A plataforma de streaming Soundcloud é um espaço onde artistas independentes divulgam o seu trabalho devido a facilidade e gratuidade da ferramenta. Imagem: Reprodução/Internet

Ao fazer um balanço geral, Fitzgerald se mostra esperançoso, para ele, a cena musical no Acre é ampla e conta com artistas acima da média, são muitos cantores, produtores e DJs diversos compondo esse movimento, capaz de girar a economia. “Não falta muito para uma gravadora, selo e marcas olharem para gente. Claro que oportunidades precisam ser criadas”, diz. 

O acreano de 27 anos fala sobre a insurgência de novos produtores, pois sempre acaba conhecendo um novo artista em Rio Branco e comenta sobre o efervescente público que há na cidade, além de pontuar o movimento migratório dos artistas locais para as grandes cidades do país. 

“Muita coisa não chega aqui porque aqui é o Acre, (…) geralmente quando elas [gravadoras] assinam com os artistas daqui, o artista precisa ir morar numa “cidade-eixo”, onde tudo acontece”. E acrescenta:, “Aqui de fato tem muita gente que valoriza, já pude ver o quanto a rapaziada tinha carência, o quanto é especial fazer parte. Aqui tem um apreço por essa cultura, tem um público para fomentar”. 

Ao ser perguntado sobre a cena local, Fitz retoma alguns nomes de produtores acreanos que estão compondo esse movimento: GR Beats, Victor Young e Offgui. Porém, além desses mencionados, há também os artistas TBIG, Sara, Real MD, Off Clã, GrBeat’z, Thug Dog, Antheos, HANNA, Black Mago, Duda Modesto ocupando coletivamente esse espaço,não esquecendo o grupo musical acreano Os Descordantes, responsáveis pelos álbuns ‘Espera a Chuva Passar’(2014) e ‘Quietude’(2017).

Conhecer para não esquecer 

Por anos a MPB, Rock e Forró estavam à frente das produções musicais urbanas e nos seringais do Acre, mas a chegada da nova geração de músicos e produtores só tem a engrandecer a música regional, uma vez que a presença desses novos artistas fortalece a formação temporal e histórica de uma cultura essencialmente acreana, assim como foi nos tempos de João Donato e Tião Natureza. 

A lista de nomes interessantes no cenário musical acreano é longa. Desde artistas emergentes, como Duda Modesto e a banda Excomungado, até os mais consolidados, como a banda Os Descordantes. Há um papel fundamental do público em conhecer tanto a velha guarda como os novos membros, e é preciso consumir com mais impacto aquilo que se produz no Acre.

Redação

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Cultura

Rabada do Toinho: 35 anos de história

Ao manter viva a culinária típica do Acre, cozinheiro conquista turistas e moradores com sua famosa rabada no tucupi.

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Por Felipe Salgado e Leticia Vale

Ao manter viva a culinária típica do Acre, cozinheiro conquista turistas e moradores com sua famosa rabada no tucupi.

No Mercado do Bosque, um prato típico do Acre ganhou status de tradição: a rabada. Preparada há mais de três décadas por Antônio Felinto Alves,, eleviu seu nome atrelado à rabada, além de ser também o Toinho do Tacacá.

A iguaria se tornou referência gastronômica para acreanos e turistas.
Seu Antônio iniciou sua trajetória aprendendo com Dora, uma cozinheira tradicional também muito conhecida pelos acreanos. Com o tempo, decidiu seguir carreira solo e consolidar seu próprio negócio. Hoje, acumula 35 anos de experiência e 18 certificados na área gastronômica.

“Quanto mais a gente se aprofunda nos temperos, no jeito de preparar, melhor fica. O segredo da rabada perfeita é cozinhar com carinho e amor, não apenas vender por vender”, afirma.
Mesmo com décadas de tradição, Toinho também se adaptou às modernidades. O iFood tornou-se parte fundamental do negócio. “Nos tempos de friagem, chegamos a 90 ou 100 pedidos por dia. Nosso ponto forte é no aplicativo”, explica.

A fama atravessa fronteiras. Segundo ele, os turistas que chegam ao Acre procuram diretamente por seus pratos. “O pessoal, quando vem aqui, me fala que vai levar rabada para Brasília, Goiânia, Santa Catarina. Nosso sabor viaja junto com eles”, relata com orgulho.

Para o comerciante, o segredo do sucesso é manter a fé e a dedicação:“Quando o pessoal diz que está ruim, eu não concordo. Se você tem saúde e acorda enxergando, já é motivo para agradecer a Deus. O resto a gente corre atrás.”

Redação

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Cultura

A dor em palavra: Gabe Alódio prepara “A Casa de Vidro”

Após a estreia visceral com Fogo em Minha Pele, autora acreana lança novo romance que mistura silêncio, fragilidade e arquitetura emocional. Foto: Rafaela Rodrigues

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Por Bruno Medim e Carlos Alexandre Silva

O segundo livro de um autor, na maioria dos casos, revela muito mais do que o primeiro. 

Se a estreia é a urgência de se apresentar ao mundo, a obra seguinte já nasce sob a consciência de que o público, e a própria autora, esperam algo. É nesse momento que Gabe L. Alódio, escritora acreana de 29 anos, se encontra com “A Casa de Vidro”, romance que será lançado em setembro e lançado em Rio Branco no dia 16 de outubro, às 19h, no Cine Teatro Recreio.

O título não é literal. Trata-se de uma metáfora clara, assumida pela autora, para a fragilidade e a exposição do ego. A casa é moderna, cercada por vidro, mas cada detalhe arquitetônico foi mentalmente desenhado antes da primeira frase. Ela descreve: “Sei onde a luz atravessa os cômodos, onde a vista se abre e onde qualquer pedra provocaria a primeira rachadura. Vejo a Casa de Vidro como uma metáfora para a própria escrita, transparente na linguagem, mas vulnerável na exposição dos temas abordados”.

Da intensidade ao silêncio 

Em Fogo em Minha Pele (2024), livro de estreia, Gabe apresentou uma poesia narrativa marcada pela intensidade física e emocional, algo que remete à lírica confessional e a um certo intimismo da tradição modernista. 

Já em A Casa de Vidro, essa energia se desloca para o silêncio e para a construção de atmosfera. A autora se aproxima de estratégias de escritores como Marguerite Duras ou Joan Didion, que sabem que a ausência pode ser mais expressiva que a presença. 

A protagonista, Sophia, vive isolada com o marido numa casa que funciona como personagem. A narrativa gira em torno da tensão entre manter e perder o controle. Como descreve a própria Gabe, é como equilibrar crises carregando uma bandeja cheia de xícaras empilhadas.

Publicado em 2024, Fogo em Minha Pele apresentou a escrita visceral e confessional de Gabe, marcada por desejo, corpo e memória. Foto: divulgação

Referências cruzadas 

O material visual que a autora preparou para orientar a capa é revelador. A arquitetura modernista da Casa Samambaia, de Lota de Macedo Soares, convive com as aranhas de Louise Bourgeois, símbolos de criação e aprisionamento. Há também Maria Callas, figura que sintetiza glória e abandono, e a presença de Dionísio, que remete à ligação entre vinho, prazer e destruição. É uma curadoria imagética que mostra a amplitude de referências da autora, em diálogo com artes visuais, música e mitologia. 

Entre o fogo e o vidro 

Se o primeiro livro era fogo, ardente e direto, marcado por desejo e paixão, o segundo é vidro: calculado, transparente, mas pronto para quebrar e cortar fundo. Essa mudança revela maturidade narrativa, sem perder a visceralidade que caracteriza a autora. 

O desafio agora será ver como A Casa de Vidro dialoga com o leitor. Como diz Gabe: ˜Escrever é fácil, viver é difícil”. Talvez este novo livro seja justamente um gesto de habitar esse difícil, transformando-o mais uma vez em palavra. 

Redação

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Cultura

Uma luta por poesia e sentimento

Batalha da Ufac reúne jovens e fortalece cultura do rap em Rio Branco. Foto: Felipe Salgado

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A cada segunda-feira, o campus da Universidade Federal do Acre (Ufac) vira palco para a Batalha da Ufac. Criada por um grupo de idealizadores da cena local, entre eles o estudante de Psicologia Davi Nogueira, a batalha é um espaço aberto para jovens expressarem suas histórias e críticas sociais por meio do rap.


O formato das batalhas de rap no Brasil surgiu no início dos anos 2000, inspirado por movimentos internacionais, e se consolidou em grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo. 

Em Rio Branco, os eventos vem ganhando força desde a Batalha do Palácio, considerada a mais antiga da cidade, que era realizada às sextas-feiras na praça do Palácio Rio Branco. 

Hoje o cenário local conta com eventos como a Batalha da Pista, do Santa Cruz e, principalmente, a Batalha da Ufac, que acontece no Teatro de Arena, conhecido como Coliseu, ao lado do Centro de Convivência.


Davi Nogueira destaca que o objetivo da batalha na universidade é democratizar o acesso à arte e trazer a comunidade para dentro do campus. 

“Muita gente achava que não podia entrar aqui. O Coliseu da Ufac é o lugar ideal, com estrutura e visibilidade para um evento cultural”, explica.


Para os participantes, o evento é muito mais que uma disputa de rimas. Apache Shaft, MC que frequenta a batalha, conta que o encontro representa um espaço seguro para trocar experiências, fazer amizades e fortalecer a cultura local. “É meu abrigo nas segundas-feiras. Quanto mais rap, mais cultura, menos crime”, afirma.


Entre o público, o humorista e influenciador Rafael Barbosa valoriza o clima acolhedor da batalha e ressalta a necessidade de maior apoio para o evento crescer. “Aqui tem muita poesia e sentimento, mas faltam som adequado e divulgação do poder público”, sugere.

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Momento em que os artistas fazem as batalhas. Foto: Felipe Salgado

Mais do que um show de talentos, a Batalha da Ufac é um importante instrumento de transformação social. Ao abrir as portas da universidade para a periferia, o evento reforça a ideia de que a cultura hip hop pode mudar vidas e fortalecer a autoestima de jovens, muitas vezes marginalizados.


Realizada de forma independente, a batalha conta com apoios voluntários e busca parceiros para ampliar sua estrutura. Na primeira edição, o evento lotou o Coliseu e conquistou mais de mil seguidores nas redes sociais antes mesmo de acontecer: um marco para o rap acreano.

Redação

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