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Cultura

Produtores musicais: um novo movimento cultural

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Distante dos típicos gêneros musicais presentes na cultura acreana, a produção de música local mostra indícios para o experimental e se aproxima de novos gêneros. 

Por Matheus Miranda e Kenno Oliveira

Para a música chegar ao seu formato final, há uma engenharia de produção: os processos de mixagem, edição, recriação e tratamentos sonoros são realizados pelo produtor musical, responsável pela montagem técnica. No Acre, a produção musical segue um movimento que alimenta a cultura do estado, com ritmos amplamente consumidos pelos jovens, como o Hip Hop, Trap, Techno, Funk e Pop.

Para ser produtor, além da formação acadêmica, existem outros métodos, como vias alternativas. Seja um desejo estimulado pela família e amigos ou um hobbie que vai se desenvolvendo na vida e esse foi o caso do jovem Fitzgerald Leite de Oliveira, 27 anos, produtor musical e acreano. 

Atuando profissionalmente como produtor musical desde 2020, Fitz, como é conhecido, é um artista e produtor que desde muito novo vivia em meio à música, fazendo covers para a Internet e cantando em bares, além de compor suas próprias canções. Foto: Cedida.

Em parceria com amigos, lançou duas faixas autorais a partir de 2019, ano em que começou sua dedicação à música. Desde então, seus projetos estão voltados para os gêneros Trap e Hip Hop. 

“Esses dois primeiros projetos, produzidos com pessoas daqui do Estado, me impulsionaram e abriram a minha mente para a possibilidade de produção. Vi que mesmo com poucos recursos, havia essa possibilidade”, diz Fitz, que conta com mais de 20 projetos publicados e um montante de 51,2 mil streams, somente no Spotify. 

O estudante de História Pedro Souza Mesquita, 19 anos, é outro jovem produtor musical do Acre que teve o maior contato com o setor no início do período pandêmico da Covid-19.

. “Nesse meio-tempo eu conheci minha melhor amiga, que me apresentou vários nichos de estilos musicais, e eu acabei começando a escutar muitas músicas diferentes. E foi aí que comecei a entender como uma música era formada”, explica ele. 

Com projetos em andamento, o produtor Pedro Mesquita abraça um novo movimento da música eletrônica, onde a distorção dos sons faz parte da estética sonora. Foto: Cedida.

Pedro Mesquita relata o seu primeiro momento com a produção musical e diz que ficou fascinado pela malha técnica que há em uma música. Somente após se atentar aos processos criativos dos materiais que consumia, viu a possibilidade de atuação. Era o que ele precisava experienciar, segundo o estudante. 

“Procurava muitos vídeos na internet, testava os instrumentos virtuais, os efeitos sonoros, sozinho. Eu ia experimentando tudo. Daqui a pouco, vai fazer quatro anos que produzo música sozinho em casa pelo meu tablet, celular, notebook.”, explica o produtor.

Atualmente, o jovem conta com oito faixas autorais publicadas na sua conta do SoundCloud. Com muitas referências do Pop e Trance (vertente europeia da música eletrônica), destaca ainda as suas três maiores referências na indústria fonográfica, a colombiana Arca, a islandesa Björk e a escocesa SOPHIE. Ambas produtoras musicais que partem do segmento experimental moderno da música eletrônica. 

A produtora SOPHIE é  citada como referência de Pedro Mesquita. Vanguardista do movimento musical Hyperpop, ela foi uma das responsáveis por reformular a estética sonora da música pop e eletrônica. Foto: Reprodução/Internet.

Diogo José de Souza Santos, 17 anos, é outro produtor rio-branquense que começou usando aplicativos de produção musical no celular, inicialmente como brincadeira, igual a muitos profissionais iniciaram. 

“Minha família sempre teve uma ligação muito forte com música, minha mãe é cantora, meu irmão instrumentista. Com isso, baixei um aplicativo de produção musical e comecei brincar com os instrumentos, sempre tendo como inspiração artistas experimentais que saiam da linha de produção musical convencional”, comenta Diogo Santos.

Com uma produção que mescla instrumentos “orgânicos” com sons sintetizados, Diogo José se inspira em nomes conhecidos do cenário experimental da música brasileira e internacional.  Foto: Cedida.

“Em questão de artistas nacionais, gosto muito da Letícia Novaes (Letrux) e Kiko Dunicci, a banda Boogarins e produtores de funk como D. Silvestre e DJ Brunin XM. Já em âmbito internacional tenho como referência principalmente Björk e outros artistas como SOPHIE, M83, Aphex Twin, Tame Impala”, diz o produtor. 

Luz verde para um novo cenário musical local 

Em pesquisa realizada pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), em 2021, o Brasil foi o país latino com o maior mercado musical, e um dos mais robustos do mundo. 

A música movimenta a economia, gera empregos e modula a cultura aos encaixes geracionais de cada tempo e lugar e é constantemente conciliada através de diferentes linhas estéticas de expressão e representação humana. 

O seu consumo rompe as barreiras do ouvir e propicia novas experiências coletivas além de possibilitar oportunidades de um futuro diferente para aqueles que buscam um aprofundamento técnico e profissional. 

Com a facilidade promovida pelas plataformas de streaming, é possível o encontro de arsenais de projetos musicais concentrados em plataformas como o SoundCloud e Spotify, que são redes sociais que possibilitam a fuga das burocracias geridas pelas grandes gravadoras. Basta  que os artistas disponibilizem os seus projetos sonoros para que os ouvintes possam consumi-los.

Os produtores Fitz e Pedro relatam que as maiores dificuldades estão centradas no alto valor dos produtos e na falta de estruturas setoriais da indústria musical na totalidade, no estado. Os equipamentos, por vezes, possuem valores de compra inacessíveis e, por isso, fazer música no Acre é caro e difícil. 

“Outro problema muito importante é a falta de distribuidoras de música e DAWs gratuitas (DAW – Digital Audio Workstation – é uma estação de trabalho de áudio digital). A distribuidora tem a função de lançar suas músicas em todas as plataformas de streaming, enquanto as DAWs são as plataformas usadas para criar e produzir músicas”, diz Pedro Mesquita.

A plataforma de streaming Soundcloud é um espaço onde artistas independentes divulgam o seu trabalho devido a facilidade e gratuidade da ferramenta. Imagem: Reprodução/Internet

Ao fazer um balanço geral, Fitzgerald se mostra esperançoso, para ele, a cena musical no Acre é ampla e conta com artistas acima da média, são muitos cantores, produtores e DJs diversos compondo esse movimento, capaz de girar a economia. “Não falta muito para uma gravadora, selo e marcas olharem para gente. Claro que oportunidades precisam ser criadas”, diz. 

O acreano de 27 anos fala sobre a insurgência de novos produtores, pois sempre acaba conhecendo um novo artista em Rio Branco e comenta sobre o efervescente público que há na cidade, além de pontuar o movimento migratório dos artistas locais para as grandes cidades do país. 

“Muita coisa não chega aqui porque aqui é o Acre, (…) geralmente quando elas [gravadoras] assinam com os artistas daqui, o artista precisa ir morar numa “cidade-eixo”, onde tudo acontece”. E acrescenta:, “Aqui de fato tem muita gente que valoriza, já pude ver o quanto a rapaziada tinha carência, o quanto é especial fazer parte. Aqui tem um apreço por essa cultura, tem um público para fomentar”. 

Ao ser perguntado sobre a cena local, Fitz retoma alguns nomes de produtores acreanos que estão compondo esse movimento: GR Beats, Victor Young e Offgui. Porém, além desses mencionados, há também os artistas TBIG, Sara, Real MD, Off Clã, GrBeat’z, Thug Dog, Antheos, HANNA, Black Mago, Duda Modesto ocupando coletivamente esse espaço,não esquecendo o grupo musical acreano Os Descordantes, responsáveis pelos álbuns ‘Espera a Chuva Passar’(2014) e ‘Quietude’(2017).

Conhecer para não esquecer 

Por anos a MPB, Rock e Forró estavam à frente das produções musicais urbanas e nos seringais do Acre, mas a chegada da nova geração de músicos e produtores só tem a engrandecer a música regional, uma vez que a presença desses novos artistas fortalece a formação temporal e histórica de uma cultura essencialmente acreana, assim como foi nos tempos de João Donato e Tião Natureza. 

A lista de nomes interessantes no cenário musical acreano é longa. Desde artistas emergentes, como Duda Modesto e a banda Excomungado, até os mais consolidados, como a banda Os Descordantes. Há um papel fundamental do público em conhecer tanto a velha guarda como os novos membros, e é preciso consumir com mais impacto aquilo que se produz no Acre.

Cultura

Retorno das supermodelos dos anos 2000 às passarelas no outono/inverno 2024

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As brasileiras Caroline Trentini e Isabeli Fontana foram destaque na semana de moda de Paris.

Por Felipe Souza

A temporada outono/inverno 2024 tem sido um prato cheio para os amantes da moda “vintage” e das grandiosas modelos. Além de peças que remetem à época, as supermodelos dos anos 2000 retornaram com tudo nas passarelas de Nova York, Londres, Milão e Paris.

Muitas eras de modelos se encontraram em um curto período de tempo em que ocorreram as Semanas de Moda. Das brazilian bombshells às doll faces, os rostos mais conhecidos pela comunidade fashion mundial apareceram e brilharam nas cidades mais badaladas do mundo.

Não importava em qual desfile você assistia. Do mais ‘fashion’ ao mais comercial, as poderosas das passarelas dos anos 2000 estavam lá. Claro que o Brasil esteve presente, considerando que a maioria das grandes modelos no início do século era brasileira.

A gaúcha Caroline Trentini, por exemplo, representou o país nas passarelas da Schiaparelli, Carolina Herrera, Michael Kors e Max Mara. Além de Caroline, a paranaense Isabeli Fontana cruzou a Balenciaga e Alessandra Ambrósio, a icônica angel da Victoria’s Secret, fechou o desfile do estilista Elie Saab.

Caroline Trentini, Isabeli Fontana e Alessandra Ambrósio/Créditos: Condé Nast

Mas não foi só de brazilian bombshells que a moda dos anos 2000 viveu. A norte-americana Frankie Rayder também cruzou, assim como Fontana, as passarelas da Balenciaga. Rayder foi uma das favoritas de Donatella Versace na era de ouro da italiana ‘Versace’.

Frankie Rayder para Balenciaga/Créditos: Condé Nast

As Slavas, sem sombras de dúvidas, estavam em peso também. O maior nome da temporada foi Natasha Poly, a mais bem-sucedida russa. Poly desfilou para Max Mara, Ferrari, Dolce & Gabbana, Fendi, Mugler e, majestosamente, fechou a coleção da Acnes Studio.

Natasha Poly para Fendi/Créditos: Condé Nast

Ainda representando as Slavas, a lendária ucraniana Carmen Kass e – segunda maior modelo dos anos 2000, apenas atrás de Gisele Bündchen -, e a russa Natalia Vodianova, juntas,  receberam todos os holofotes da plateia presente no show da Vetements.

Hana Soukupova, com seus 1,85 metros, também fez um retorno com maestria e cruzou a francesa Balmain e ainda brilhou com um outfit todo preto do Elie Saab.

Carmen Kass, Natalia Vodianova e Hana Soukupova/Créditos: Condé Nast

Uma menção mais que honrosa: Gemma Ward para Max Mara. A doll face original, com seus cabelos loiros e olhos azuis, por muito tempo brilhou nas maiores grifes do mundo. Hoje, reclusa das câmeras, faz trabalhos selecionados e no outono 2024 foi escolhida para encerrar o desfile, além de ter reencontrado as amigas de longa data.

Gemma Ward, Natasha Poly e Caroline Trentini no backstage da Max Mara/Créditos: Arquivo pessoal/Caroline Trentini

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Cultura

Coletivo Errantes e a democratização da arte

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O coletivo artístico Errantes, existente a poucos meses, está se consolidando na cena artística da Universidade Federal da Ufac e de Rio Branco.

Por Tacila Muniz

Fundado em outubro de 2023 pelos estudantes de história licenciatura da Universidade Federal do Acre (UFAC) Diego Fontenele, Jhonatas Nathan e José Lucas, o grupo apresenta desenhos que consistem em estilos ligados às referências de interesse de cada artista como o surrealismo, exploração de aspectos anatômicos e de cultura pop.

Sua origem e identidade estão intrinsecamente ligadas à universidade. O projeto que primeiramente uniu os colegas de curso foi a última edição da Semana Acadêmica de História, realizada em outubro do ano passado, onde puderam expor seus materiais pessoais. O stand chamou atenção de professores da Associação de Docentes da Ufac (ADUFAC) como a presidente Letícia Mamed, que firmou uma parceria.

Os estudantes sentiram a necessidade de se apresentarem como um grupo e não só como artistas individuais parceiros. Dessa forma criaram o coletivo, sendo sua primeira exposição como grupo, denominado “Devaneios”, realizada em 23 de novembro de 2023, na sede na ADUFAC.

A partir daí oportunidades surgiram e novos artistas foram inseridos como João Victor e Franciele Feittosa.  Além disso, uma equipe de apoio foi montada, sendo Mariana Maia e Débora Fontinele como comunicação, Lucas Nobre, Jardel França e Débora Tacana no editorial e curadoria e por fim uma equipe pedagógica, ainda em desenvolvimento, mas que já conta com João Pedro.

“É uma junção de pessoas da periferia que estão ocupando um espaço que naturalmente não é nosso”

Os integrantes falam que a ideia das últimas exposições e o que dá o tom dentro do coletivo é a possibilidade de democratizar a arte, “a arte não precisa ser cara, ela não precisa de muitos estudos, várias técnicas específicas. Cada um de nós tem técnicas diferentes, estilos diferentes, querendo passar mensagens diferentes, e ainda assim todos nós somos autodidatas e nenhum de nós representa alguma escola”, afirma José Lucas.

O coletivo também traz cada vez mais em sua identidade a utilização de materiais utilizados como tela, como pedaços de madeira e ferro avulsos, usados tanto para suprimir gastos quanto também para reciclar materiais que serviriam como lixo.

Além do ambiente universitário, para eles, a origem periférica é um grande ponto de referência para refletir sobre a prática de cada artista, mas também como o grupo pode atingir mais indivíduos em vulnerabilidade social.

 “É uma junção de pessoas da periferia que estão ocupando um espaço que naturalmente não é nosso,” acrescenta Fontenele. Por esse motivo o grupo planeja montar materiais educacionais auxiliares na prática e conhecimento artístico voltado a crianças e jovens de escolas localizadas em bairros não centrais de Rio Branco.

Como perspectiva, o grupo tem como norte continuar a prática dos ideais citados, mas também institucionalizar o coletivo na Ufac, podendo impulsionar pesquisas envolvendo cultura e arte dentro e fora dos muros da universidade,

 “É fazer um programa que vai ficar além de nós. Quando a gente sair daqui a gente quer deixar o coletivo para as gerações que vão entrar como algo dos estudantes”, explica Nobre.

Apesar do pouco tempo de existência, o grupo reflete sobre o que já foi possível construir e mantém a confiança de conquistar ainda mais, para nós, a quatro meses atrás era totalmente impensado. É muito doido você imaginar que os moleques da quebrada de Rio Branco, estão indo simplesmente expor lá no (museu) Juvenal Antunes sendo convidado. E a ideia é que a gente consiga abrir portas para que outras pessoas da quebrada também consigam fazer isso”.

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Cultura

Cineasta Acreana vai dirigir documentário sobre mulheres no cárcere intitulado “Amor Bandido”

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Projeto no seguimento do audiovisual foi apresentado no edital da Lei Paulo Gustavo e a autora aguarda resultado para seguir na sua produção

Por Enilson Amorim

A cineasta e historiadora acreana Kelen Gleysse Maia dirigirá o documentário “Amor Bandido”, que abordará a história de mulheres envolvidas em crimes motivados pela influência de seus companheiros. Segundo a autora, o projeto está em fase inicial, mas as pesquisas para a realização do filme estão bem avançadas. “Para você ter uma ideia, o Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo, conforme uma pesquisa nacional realizada em 2022. No Acre, dados oficiais indicam um aumento gradual no número de mulheres reclusas, totalizando 231, sendo 193 em Rio Branco, 17 em Cruzeiro do Sul e 21 em Tarauacá, sem contar aquelas em que estão em regime aberto e semiaberto, sob Monitoramento Eletrônico Penitenciário”, comenta a cineasta e pesquisadora.

Kelen Gleysse Maia Andrade acumula experiência em pesquisa com grupos silenciados desde seus estudos de história até o mestrado em linguagens e identidades pela Universidade Federal do Acre (Ufac). “Já realizei diversos trabalhos com comunidades isoladas em seringais distantes e outros grupos esquecidos pelo Estado. Minhas incursões nas temáticas voltadas para as mulheres começaram com meu primeiro trabalho no audiovisual, chamado ‘Mulheres Lavandeiras’, exibido no Segundo FestCineMulher – edição 2022 realizado pela Associação Acreana de Cinema (Asacine). A partir desses trabalhos audiovisuais, surgiu a ideia de realizar o documentário ‘Amor Bandido’.”

Cineasta produzirá curta que narra as histórias de mulheres encarceradas no Acre. Foto: Cedida

No roteiro do novo documentário, a cineasta pretende denunciar as dificuldades e a negligência do poder público em relação a essas mulheres encarceradas, destacando que muitas são esposas, mães de família pobres que foram separadas de seus filhos e enfrentam diversos tipos de preconceitos dentro dos presídios. “São donas de casa que se veem largadas nos presídios, frequentemente sem garantias de saúde, higiene e proteção, violando seus direitos fundamentais e humanos.”

A cineasta planeja revelar também que essas mulheres, frequentemente sem instrução acadêmica e estrutura familiar adequada, são alojadas em presídios insalubres, escuros e malcheirosos, sem condições mínimas de higiene nas celas e com uma alimentação precária. Elas acabam nesses presídios por influência de seus companheiros, que, direta ou indiretamente, as levam ao crime devido à dependência emocional e financeira.

O documentário não busca justificar práticas criminosas, mas sim abrir espaço para novas perspectivas, estimulando discussões na sociedade e promovendo a reflexão sobre a vulnerabilidade social vivenciada pelas mulheres encarceradas atualmente. Acima de tudo, pretende assegurar que as vozes dessas mulheres não sejam silenciadas. “Este curta-metragem se compromete a dar voz a elas e influenciar o poder público a adotar uma abordagem mais humanista em relação à causa das mulheres encarceradas no Acre e no Brasil. E, principalmente, alertar outras mulheres a não entrarem no mundo do tráfico e destacar que o crime não compensa”, conclui a pesquisadora e cineasta.

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