Um dia você é jovem, no outro cringe

Por João Paulo Castro, Laryssa Evangelista e Michelle Paiva

O termo “cringe” repercutiu na rede social twitter nos últimos dias em forma de meme[1]. A expressão é utilizada por adolescentes nascidos a partir do ano 2000 para se referir a comportamentos de pessoas nascidas entre os anos 1980 a 1995.

A gíria, em sua tradução livre, se refere a um gênero específico de comédia derivado de uma estranheza social. Essas expressões são a forma que os jovens encontraram de identificar o ambiente social em que vivem e levantar discussões sobre ele. De acordo com os relatos na internet, muitos acreditam que os jovens da geração “Millennials” possuem comportamentos e estímulos sociais semelhantes que soam engraçados para eles.

[1] Meme: Forma de descrever um conceito ou imagem relacionados ao humor espalhados na internet.

Entre os comportamentos considerados cringe estão:

1. Ser fã de Harry Potter e da série Friends.
  2. Culinária: viciados em tomar café
  3. Vestimentas: uso de calça skinny, sapatilhas e cabelo dividido de lado;
  4. Diálogos: Falar sobre boletos e contas a pagar.
  5. Digitação: A abreviação “FDS” antes usada para falar no final de semana, hoje é usada em outro sentido. Além disso, digitam mensagens com muitos emojis.

Guilherme Araújo, que faz parte da geração Z, nascido em 1998, ao ser questionado sobre o que considerava ser “cringe” destacou o significado da palavra. “Para ser bem sincero é um termo que eu só fui descobrir o que significava há poucos dias pesquisando. Na verdade já havia me esbarrado com o termo na faculdade. Hoje eu entendo que são atitudes cafonas ou ‘fora de moda’”, disse.

Os termos e expressões ainda são um pouco desencontrados entre os jovens. Guilherme completa: “acredito que a geração Z seja o grupo de pessoas com menos de 25 anos, que nasceram de 1995 pra cá, e que consequentemente adotaram uma cultura, linguagem mais virtual. E, sim, acredito que faço parte dessa geração, mesmo não fazendo a mínima ideia de alguns termos como esse”.

Já para o estudante Anderson Araújo, nascido em 1999, a expressão é no sentido de descrever hábitos ou algo como “vergonha alheia”. “Acredito que é apenas uma forma de tirar sarro on-line. Zoar alguns costumes, gírias e mesmo a moda mais comum entre pessoas da geração passada”, frisou.

Geração Z

Para entendermos essa disputa pacífica entre as gerações, precisamos começar a entender o conceito delas. A geração X se refere às pessoas nascidas nos anos 1960 a 1980. Já a geração Y ou Millennials são os jovens entre 25 e 30 anos e, a geração Z, são os jovens nascidos a partir de 2000.

Os debates sobre gerações não começaram agora, eles vêm sendo discutidos ao longo dos anos e em 1985 chegou servir de inspiração na música Geração Coca-Cola, do Legião Urbana, onde Renato Russo relata em forma de música a visão de jovens urbanos vivendo nos anos 80. “Somos os filhos da revolução, somos burgueses sem religião. Somos o futuro da nação, geração Coca-Cola”, dizia a letra da canção.

Iuri Alessandro, nascido em 1995, entende que a geração Z são as pessoas que nasceram depois de 1990. “Acredito que a nossa geração Z está muito ligada às questões de tecnologia, principalmente no que concerne ao trabalho, pois é perceptível notar tal expressão quando nos deparamos com matérias falando sobre empresas de tecnologia tanto no Brasil, nos Estados Unidos e em todo mundo”, explicou.

Iuri considera que a geração Z está ligada a tolerância e o progressismo para a inserção de pautas consideradas “polêmicas” por outras gerações, e cita exemplos como legalização do aborto, uso da canabis, casamento entre pessoas do mesmo sexo e igualdade de gênero.

Meme de referência sobre atitudes que remetem a geração Millennials.
Foto: Internet via @quescoisatiti

Memes sobre Cringe