Edufac completa 20 anos

Editora publica produções acadêmicas da Ufac, faz parcerias com outras universidades e disponibiliza vasto acervo
Produzida por Elis Caetano

Com o objetivo de dar visibilidade ao conhecimento produzido dentro da Universidade Federal do Acre (Ufac) em suas diversas áreas, a Editora da Ufac (Edufac) foi criada em 22 de dezembro de 2003. Ao completar 20 anos, já publicou mais de 300 títulos em diferentes formatos, sendo 20 lançamentos realizados em 2023.

Desde sua criação, a Edufac já publicou livros impressos, em formato digital, CDs, DVDs e revistas eletrônicas. O acervo atual conta com 132 livros disponibilizados no site, divididos em 8 áreas de conhecimento. A maioria dessas obras está disponível para consulta, divulgação e distribuição e podem ser acessadas pelo catálogo de publicações

Para Ormifran Cavalcante, que atua há mais de dez anos na editora, a Edufac tem uma grande relevância em proporcionar visibilidade aos estudos e pesquisas realizadas na Universidade Federal do Acre. “O desafio é enorme já que essa produção científica cresce a cada dia. Mesmo com poucos recursos humanos e financeiros, a Edufac procura atender a esse desafio”, disse.

A Editora busca fortalecer a produção de conhecimento por meio da publicação de livros e periódicos acadêmicos, científicos, artísticos e culturais. Ela também estabelece parcerias com outras instituições para coedição, distribuição e divulgação de obras de interesse comum.

Como publicar?

É necessário ficar atento ao site da universidade para realizar uma publicação através da Edufac, onde os editais são publicados oferecendo oportunidade para autores inscreverem seus projetos, que são encaminhados para a avaliação de uma comissão. Em 2023, 20 publicações foram produzidas pela editora.

Neste edital, os materiais produzidos passam por uma avaliação técnico-científica, com os custos de diagramação e impressão podendo ficar sob responsabilidade da editora ou dos autores, a depender do edital em questão. Os tipos de obras aceitas, seja em relação ao formato ou temática, também variam.

Dentre as obras publicadas, tem-se uma das mais demandadas, destacando-se internacionalmente: “A batalha da borracha na Segunda Guerra Mundial”, do renomado professor de história Pedro Martinello.

Após a aprovação, a obra será revisada e preparada para publicação. É importante ressaltar que cada obra pode ter requisitos específicos, portanto, é recomendado entrar em contato com a editora para obter mais informações sobre o processo. No site da editora você encontra mais informações a respeito e também acesso ao catálogo de publicações.

Atualmente a Edufac é dirigida por Gilberto Mendes da Silveira Lobo, conta com a coordenação de Ângela Maria Poças, secretaria e coordenação comercial de Ormifran Pessoa Cavalcante. Suas instalações encontram-se no prédio Multifuncional, localizado no Campus Sede da Ufac. O atendimento ao público é realizado em horário comercial.

Através de suas publicações, a Edufac contribui para a disseminação do conhecimento produzido pela Ufac e auxilia no desenvolvimento intelectual e acadêmico da comunidade interna e da sociedade em geral.