Brasil, ocupa 52° posição em pesquisa que analisa a habilidade de leitura de crianças do 4° ano do ensino fundamental.
Por, Tiago Soares de Souza
Foto . Tiago Soares. Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister, Editora 34
Os avarentos não creem numa vida futura, o presente é tudo para eles. Essa reflexão lança uma luz horrível sobre a época atual, onde, mais que qualquer outro tempo, o dinheiro domina as leis, a política e os costumes.
Balzac pode ter escrito Eugénie Grandet em pleno século XIX, mas suas personagens e temas permanecem atemporais: Pai Grandet e o dinheiro, Charles e o desejo de ascensão, Eugénie e o amor.
Mais do que simples ferramenta de ócio, um livro permite ao leitor a oportunidade de questionar-se através das personagens; o comportamento humano, a cultura e os costumes, e da mesma forma, a própria sociedade da qual faz parte.
Índices de leitura
Em uma pesquisa realizada pela IEA (Associação Internacional para a Avaliação de Conquistas Educacionais) em que as habilidades de leitura de crianças do 4º ano do ensino fundamental são analisadas, o Brasil ocupou a 52º posição de um total de 57 países analisados, sendo esta a primeira vez em que o país é inserido na pesquisa.
Para a Professora do curso de letras da Universidade federal do Acre (UFAC), Claudia Vanessa Bergamini, a posição ocupada pelo Brasil não pode ser facilmente modificada:
“Ler é um hábito a ser construído desde a infância, é possível construí-lo quando adolescente ou adulto, porém é mais difícil.”
A docente salienta que a construção de um leitor competente não pode ser delegado apenas á escola, mais deve ser feito em parceria com a família. Pois, a leitura não é apenas o habito de aprender a decifrar letras, ela começa bem cedo na vida do indivíduo com imagens e gestos “como ensinou Paulo Freire, a leitura do mundo precede a leitura da palavra.”
Outro ponto de fundamental importância para Bergamini, é de que a atividade de leitura em sala de aula, não raro ser usado como complemento para o ensino de gramática ou quando muito de interpretação de texto.
Em relação ao ensino médio, essa característica é medida pelo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), realizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), nela 50% dos estudantes brasileiros possuem nível 1 de leitura, de um total de 5.
Ao comentar esses dados o Prof. Dr. em Educação Pelegrino Santos Verçosa, diz que nos últimos anos, o Brasil tem investido de maneira uniforme em políticas de avaliação de larga escala. De modo que:
“Esses descritores indicam que nossos estudantes não estão bem, como é que nós estamos desenvolvendo essas práticas de leitura, se é pela via mais traumática da imposição curricular, da logica que os estudantes não possuem escolhas.”
Educação literária
A Professora Bergamini ao discorrer sobre a literatura, menciona que ela é ficção e nessa ficção ela permite que o leitor vivencie situações semelhantes ás da vida, ela é verossimilhante, é uma verdade semelhante ao que o homem vive, capaz de provocar sensações de dor, de alegria, de tristeza, de angústia, de euforia, de dúvida, enfim: “ao despertar sensações diversas, a literatura o humaniza, ensina-o e o amadurece.”
Pelo fato de a escola pública ser um local em que indivíduos dispares entre si, convivem, trocam ideias, socializam e adquirem sua própria identidade. A escola deveria ser o espaço de encantamento, de encontro de vivências e de experiências de modo que o aluno encontrasse um significado para os conteúdos ministrados e os utilizasse para sua vida.
Essa é a função da escola defendida pela Prof. Dra. em letras da UFAC, Gisela Maria de Lima Braga Penha. Ela é coordenadora do programa de residência pedagógica/ Capes de Língua portuguesa em Rio Branco.
O projeto trabalha com leitura literária em 3 escolas, tendo a participação de 18 bolsistas, que exercem a docência na educação básica da capital. Aproximando assim a educação superior da realidade educacional, além de promover a interligação entre pesquisa, ensino e extensão.
O projeto de educação literária está embasado no método K, desenvolvido por Lima, para ela “o texto literário é artístico, trabalha a linguagem em sua imensa capacidade de criar significações por meio de um jogo, o qual é capaz de criar plurissignificações.”
Essas plurissignificações seriam responsáveis pela interdisciplinaridade, capaz de estabelecer uma conexão entre as diferentes áreas do conhecimento. Dessa forma ao trabalhar o texto literário, o aluno pode aproximar-se um pouco da escola defendida por Edgar Morin: “a escola deveria ser escola de vida e educar para a vida.”
Tecnologia e literatura
O Acre é o segundo estado brasileiro que mais investiu parte de sua receita na educação, foram 23% dos recursos investidos, dentre eles estão: laboratórios de informáticas, reajuste de salários e kits de informática, além de tablets para os alunos do ensino médio.
Para o Prof. Dr. em Educação Pelegrino Santos Verçosa, esses investimentos são de certa forma tardios, além de não haver sistemas de ensino estadual ou municipal com planejamento adequado para a incorporação desses equipamentos.
“Equipamento por equipamento sem saber utilizar, sem desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem que de fato tenham significado para o aprendizado do estudante, isso não faz muito sentido”, salienta Verçosa.
Segundo Pelegrino é necessário articular a tecnologia com outras perspectivas de formação do sujeito, pensar no projeto pedagógico como um todo.
Nesse sentido o aspecto dinâmico da literatura contemporânea defendido pela Prof. Bergamini, pode ser aproveitado para seduzir os alunos para a companhia dos livros como um todo, ampliando assim a visão deles sobre a vida e sobre o outro.
Foto .Tiago Soares. Precisamos, entretanto, dar um sentido humano ás nossas construções. E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu. Érico Veríssimo. Capa, Companhia das letras
Ela complementa que ao ler, vivemos o conflito da personagem; a dor diante da morte; a alegria diante de uma conquista; o ódio a depender das circunstâncias; a euforia; o contentamento; o descontentamento. São infindas as sensações que o leitor pode vivenciar e nesse vivenciar lendo é que amaduremos.
Em uma parte da entrevista a Prof. Gisela Maria sintetiza o proposito de uma educação literária:
“Deveria seguir nesse caminho: mostrar a nossa humanidade e, ao fazê-lo, resgatar algo que ficou um pouco esquecido em nosso mundo tecnológico e líquido: a complexidade humana.
Por Ana Luiza Pedroza, Ádrya Miranda, Daniel de Paula e Wellington Vidal
O jornal impresso, símbolo histórico e cultural no Acre, começa a se despedir lentamente do cotidiano da população. A era digital assume o protagonismo, apostando em novos formatos de levar acesso à informação, no entanto, sem apagar o legado construído pelo impresso na história acreana.
Apesar dos esforços para reinventar o jornalismo local, a transição do impresso para o digital trouxe grandes desafios. No Acre, essa movimentação ocorreu de forma tardia, mas com a contribuição de jornalistas que se desdobram diariamente para acompanhar as mudanças no modo de noticiar, mantendo o compromisso social com a população.
Entre os obstáculos, a pandemia de Covid-19 foi um dos que aceleraram o declínio dos jornais impressos em todo o país, e no Acre não foi diferente. O A Gazeta, um dos veículos mais populares do estado, foi diretamente impactado.
Rotativa, máquina utilizada na impressão dos jornais A Gazeta. Foto: Ádrya Miranda
Fundado em 1985, sob direção de Silvio Martinello e Elson Martins, o jornal se destacou pelo jornalismo investigativo e de cunho social, sendo pioneiro em projetos editoriais gráficos com diagramação no impresso acreano. Foi por meio de suas páginas que os acreanos acompanharam coberturas históricas, como o assassinato do sindicalista Chico Mendes.
Em 1998, tornou-se o primeiro jornal a circular em cores no estado, com até 3.500 exemplares vendidos em dias movimentados, segundo Silvio. Apesar das inovações com o jornal impresso, o veículo enfrentou as adaptações tecnológicas do século 21. O portal online, criado ainda nessa fase, tinha estrutura simples, servindo apenas para replicar, de forma reduzida, as notícias do jornal físico.
À esquerda, Maíra Martinello; ao fundo, Paula Martinello; e à direita, Silvio Martinello. Foto: Arquivo pessoal
A edição impressa teve o seu fim em 2021, após uma expressiva queda nas vendas. Paula Martinello, jornalista do A Gazeta do Acre, relata que a migração definitiva para o digital foi desafiadora e impulsionada pela pandemia. “Foi um processo muito gradativo, porque o trabalho online não é fácil. É muita concorrência, é um outro tipo de público e perfil de consumo da notícia”, comenta.
Para os jornalistas do A Gazeta, hoje, A Gazeta do Acre, o desafio não foi apenas adaptar-se ao ambiente online, mas reinventar a rotina de produção jornalística sem abrir mão da credibilidade construída. Segundo Maíra Martinello, foram necessárias estratégias para garantir a sobrevivência e a relevância no meio digital, que exige mais agilidade, versatilidade e presença em todas as plataformas.
“A gente foi entrando nesse mundo online, digital. Claro que tem pontos positivos, como o custo mais baixo, a praticidade e a democratização do acesso à informação. Mas a era digital exige muito mais do jornalista, que hoje precisa escrever, gravar vídeo, áudio, editar, usar várias ferramentas ao mesmo tempo”, explica.
A transição da notícia do impresso para o ambiente digital, embora tenha sido impactante para todo o campo jornalístico, foi recebida de maneira diferente por cada veículo, conforme suas particularidades. Outro nome importante da imprensa acreana, como o jornal O Rio Branco, também enfrentou esses momentos de transformação.
Portal de notícias oriobranco.net. Foto: Ádrya Miranda
Mendes também reforça a necessidade dos jornalistas manterem seu compromisso social, mesmo diante das mudanças impostas pela era digital. “Se vocês forem jornalistas e pretenderem ser responsáveis, não esperem que a notícia chegue até vocês. Vocês têm que ir atrás da notícia”, conclui.
Essa transformação também é percebida por leitores que acompanharam de perto o auge das edições impressas no Acre. “Porque o jornal é um documento, então ele vai ficar ali para sempre”, comenta o jornalista e leitor assíduo Gleilson Miranda, de 55 anos, ao destacar que o jornal impresso carrega um valor que vai além da notícia do dia, mas também a documentação de histórias.
Segundo ele, com o jornal impresso era possível encontrar experiências afetivas, que marcavam seu momento de leitura.
“O jornal é impresso, tem esse charme, tem essa coisa de você sentar, tomar um café e folhear as páginas, lendo as principais notícias. Isso era muito bom para a época. Hoje você tem essa notícia mais rápida. Notícia que chega muito rápido”, afirmou Gleilson, ao relembrar as sensações que os impressos lhe proporcionaram.
A transição dos jornais impressos para os portais digitais no Acre marca uma mudança profunda no modo de fazer e consumir jornalismo. Conhecer a história da imprensa local, com a contribuição das edições do A Gazeta e O Rio Branco, é essencial para entender o papel que esses veículos tiveram na formação da identidade e da memória do estado.
Edição impressa O Rio Branco. Foto: Arquivo Espaço Cultural Palhukas
Para Narciso Mendes, atual proprietário da TV Rio Branco, o impresso no Acre carrega o legado de muitas figuras marcantes da história local. No entanto, a migração do jornal impresso O Rio Branco para o meio online não teve o mesmo peso como teve para os demais veículos.
Por Diogo José, Letícia Zimmer, Liz Melo e Vitória Messias
Por muito tempo, o Chico’s Rock Bar foi sinônimo de encontro entre amigos, boas conversas, drinks autorais e, claro, muita música. De 2013 até seu fechamento em 2019, o espaço se tornou ponto de encontro para quem buscava um ambiente alternativo em Rio Branco. Com a promessa de trazer novas histórias e um clima de nostalgia às noites da capital, o bar volta neste mês de junho.
Para Gabriela Pantoja, de 28 anos, antiga frequentadora da cena noturna da capital, o bar era mais do que um local de diversão. “Eu costumava ir nesse bar, no Emporium e no Loft. Era sempre movimentado, com bastante gente, inclusive na frente do bar, e o atendimento era tranquilo, sempre fui bem atendida lá”, relembra.
Uma memória afetiva, e, de certa forma, coletiva, foi criada devido ao clima underground e intimista do lugar. “Tenho boas lembranças desse tempo, era um dos poucos lugares da cidade com esse estilo mais alternativo, então a gente acabava sempre se encontrando por lá”, completa Pantoja.
O espaço não era apenas um lugar de conforto para o público, mas também para os artistas que o frequentavam. Segundo a cantora e compositora Duda Modesto, o Chico’s tem um significado especial: foi o primeiro palco de sua carreira. “Conheci muitos amigos ali, o que causava aquela sensação de reencontrar na noite as pessoas da nossa bolha de pertencimento. Por isso, tô ansiosa pelo retorno do bar e também porque aumentam nossas opções de espaços para frequentar na cidade”, conta.
Agora, em junho deste ano, o Chico’s está de volta, com cara nova, mas com a mesma essência. O proprietário, Ricardo Melo, conta que o retorno foi motivado pelo desejo de reviver o local, agora, com uma proposta personalizada e acolhedora. “Acreditei em um modelo de negócio personalizado, onde já havia uma clientela fiel e que necessitava de um ambiente mais reservado, longe de aglomerações e situações de paqueras ou assédio, principalmente para as mulheres”.
Segundo Ricardo, o bar funcionará com atendimento exclusivo feito por ele mesmo, desde a preparação dos pratos até o serviço. A reabertura acontecerá de forma restrita, com previsão de abertura de 10 vagas semanais para o público geral e turistas. “A comida é feita por mim e servida na mesa ou balcão. A restrição de público é porque não consigo atender muitas pessoas”, explica.
O nome do bar, originalmente inspirado no pai do proprietário, Francisco Sá de Souza, também sofrerá uma leve mudança. “Fiz uma homenagem a quem me deu a base do empreendedorismo. O nome passará por uma alteração. Por não poder registrar o nome ‘Chico’s’ no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), será alterado apenas a forma de escrever”
O fechamento em 2019, segundo Ricardo, foi reflexo direto das limitações econômicas e da baixa movimentação cultural da cidade. “A renda da capital do Acre, Rio Branco, é 80% do funcionalismo público. Temos o mesmo público para consumir nos empreendimentos que tentam se reinventar todas as horas, dias, meses e anos. A falta de incentivo através de políticas públicas do município e do Estado também contribuem para que o comércio não se desenvolva”
Além disso, o empresário destaca a escassez de eventos relevantes no calendário cultural da cidade: “Temos um calendário anual reduzido com cinco grandes eventos: Natal, Réveillon, Carnaval, enchentes e Expoacre”
Dificuldades enfrentadas por bares e casas de show em Rio Branco
A reabertura do Chico’s reacende uma discussão necessária sobre os desafios enfrentados por bares e casas de show em Rio Branco. Em meio ao fechamento de diversos espaços culturais, como a Confraria, alguns estabelecimentos resistem. O Studio Beer, por exemplo, é um dos poucos que ainda consegue operar com regularidade.
Organizador de eventos e filho dos proprietários da casa, Bala Padula, afirma que manter o negócio é um constante exercício de adaptação e resistência. “Acredito que o maior problema que todos nós da noite enfrentamos é o poder público; são muitas taxas, impostos, exigências que, não todas, são desnecessárias. Pagamos a taxa de música ao vivo para a Polícia Militar e não ao artista, isso é uma ofensa a toda classe. São muitos fatores que trabalham contra a cultura”.
Para ele, um dos segredos da sobrevivência do Studio Beer é o trabalho colaborativo com artistas e a ausência de custos com aluguel. “Se você tem os artistas como parceiros e amigos, as chances da apresentação se tornar um espetáculo é muito maior. O mercado imobiliário de Rio Branco é absurdamente caro”.
A ausência de políticas públicas voltadas para o setor também é motivo de alerta para o vice-presidente da Câmara Municipal e presidente da Associação de Bares e Restaurantes e Promotores de Eventos do Acre, Leôncio Castro. Segundo ele, a situação do entretenimento local é crítica.
“Não existe no momento nenhum tipo de política pública para tentar ajudar o entretenimento local. Meu gabinete está levantando algumas alternativas, inclusive com propostas de mudança de horário”, afirma.
Castro ainda destaca que a crise no setor é nacional, mas em estados como o Acre, os efeitos são ainda mais severos. “No Brasil, uma parte do setor está trabalhando no vermelho. No Acre acredito que seja uma estimativa ainda maior. O comportamento do cliente mudou pós-pandemia, as pessoas pararam de ter vida noturna”.
O retorno do Chico’s Rock Bar, portanto, é mais do que a reabertura de um espaço físico: é um respiro em meio ao sufoco vivido por quem insiste em manter viva a cultura da noite acreana.
Por Gabriela Costa, Jhon Christophe, Laura Vilhena, Luiza Mariano e Maria Mariana Mota
De 1 a 5 de abril, o Cine Teatro Recreio será o cenário do cinema feminino amazônico, com a realização da primeira edição da Mostra “Norte Delas”. O evento apresenta filmes que expõem perspectivas de identidade, religião, afetos e meio-ambiente, tornando o cinema uma via de acesso à cultura, lazer e interação social para a população, a partir do olhar feminino.
O evento gratuito realizado pela Seiva Colab Amazônica com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, dará visibilidade às realizadoras audiovisuais nortistas e exibirá curtas, médias e longas-metragens de todos os sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Dentre as produções selecionadas estão obras premiadas como “O Barulho da Noite” de direção da tocantinense Eva Pereira e estrelado por Emanuelle Araújo (vencedor do Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles) e estreias como a do documentário “Osmarina”, da jornalista e cineasta acreana Juliana Machado, diretora de produção da mostra.
Para Juliana, a mostra nasce do desejo de ser um manifesto feminino para que se possa valorizar a diversidade criativa e cultural das mulheres do Norte, já que a representatividade no cinema enfrenta desafios agravados também pelo isolamento regional”.
Foto: divulgação do filme “Juliana”
Além das sessões que se iniciam todos os dias das 18h às 20h, a programação também conta com workshops de formação em direção artística, figurino e processo criativo na direção cinematográfica, nos dias 02 e 03 das 14h às 17h, as inscrições são gratuitas e feitas no instagram @mostranortedelasdecinema, onde também está disponível a lista completa dos filmes a serem exibidos.
*Texto produzido na disciplina Fundamentos do Jornalismo sob supervisão do professor Wagner Costa