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Ciclismo no Acre e a epidemia das bicicletas

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Acreanos viram no ciclismo a oportunidade de desenvolver um hobby e de, posteriormente, participar de competições | Foto: Reprodução/Ana Paula Jansen

Com o crescente aumento no número de bikes em decorrência das circunstâncias pandêmicas, ciclistas amadores e profissionais explicam, neste dia do ciclista, como surgiu o amor pela pedalada que conquista simpatizantes a cada dia

Por Ana Luíza Bessa e Renato Menezes

Seja por necessidade, prática esportiva ou hobby, o ciclismo está conquistando novos adeptos a cada dia que passa. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um a cada três brasileiros possui uma bicicleta, e isto ficou ainda mais evidente com a pandemia de Covid-19, quando as pessoas começaram a notar, de forma mais assídua, a quantidade de ciclistas que vêm dominando ruas e ciclovias do Acre.

A prova de que a aquisição de bikes vem crescendo de forma avassaladora pode ser confirmada a partir de um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo concluiu que, atualmente, são 50 milhões de bicicletas contra 41 milhões de carros. Além disso, a pesquisa Perfil do Ciclista 2018, realizada pela Transporte Ativo, constatou que os locais onde as pessoas mais seguem em deslocamento são para o trabalho, lazer e compras.

No entanto, um dos motivos pelos quais o ciclismo vem ganhando cada vez mais adeptos é a prática desportiva. Segundo a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), a venda de bikes cresceu em 118% no Brasil no ano de 2020 em comparação com 2019. E um dos motivos pelos quais este número cresceu de forma tão surpreendente tem a ver com a atividade física.

Número de ciclistas cresceu de forma disparada durante a pandemia | Foto: Reprodução/Freitas Fotografias

DIVAS DO PEDAL

A ciclista Silvana Maia, que criou o grupo “Divas do Pedal” com mais duas amigas no dia 28 de junho de 2020, foi uma dessas pessoas que aderiram à prática durante a pandemia de Covid-19. A ideia, que surgiu em decorrência do fechamento das academias e da necessidade de driblar o sedentarismo, ganhou a adesão de cada vez mais mulheres que enfrentavam crises de ansiedade, depressão e medo. “Pensamos nesse grupo para que pudesse inspirar mais meninas a cuidar do corpo, da mente e da saúde. Nosso objetivo não é a competição, mas levamos em conta a superação individual de cada uma”, complementou.

Segundo Maia, o grupo, que foca em empoderar mulheres na luta diária contra o machismo, conta com 94 ciclistas de vários municípios do estado, tais como Brasiléia, Rio Branco e Plácido de Castro. “Muitas vencem diariamente o machismo, pois o marido não compreende (o esporte), mas elas não desistem, acabam convencendo, traz pra pedalar também. Temos outro grupo com ambos, mas o ‘Divas do Pedal’ é só para mulheres”, explicou.

Para a atleta, que costuma pedalar quase todos os dias, o ciclismo traz benefícios indiscutíveis que englobam melhorias na qualidade de vida física e mental. Silvana, por exemplo, perdeu 11kg, conseguiu regular os níveis de colesterol, combateu a ansiedade e diz que muitas parceiras também tiveram resultados bastante animadores. “O ciclismo te dá alegria, te dá prazer, você pedala ao ar livre. Pena que não tem muito apoio aqui no Acre, não tem ciclovia, as ruas são escuras. Esse é o ponto negativo, você convive um pouco com o perigo. Mas é um esporte lindo que só promove bem estar”, contou.

Divas do Pedal contam com quase cem mulheres de vários municípios do AC | Foto: Reprodução/Divas do Pedal

ACOLHIMENTO

De fato, nem tudo são flores, e isto quem afirma é a própria pesquisa da Transporte Ativo, citada no início desta matéria. De acordo com a amostra, 47,6% dos entrevistados afirmaram que ciclovias e ruas mais adequadas seriam os grandes diferenciais para que os ciclistas melhorassem a prática de pedalar. No Acre, mais precisamente no município de Tarauacá, onde a pesquisa deu enfoque, 25,2% dos entrevistados contaram que a maior reivindicação é a segurança/educação no trânsito.

Mesmo diante de tantos empecilhos em torno da infraestrutura oferecida aos ciclistas, isto não desmotivou nem a ciclista e nem as outras divas, que já fizeram percursos de mais de 200km e agora têm como meta ir até a ponte sobre o rio Madeira, na BR 364. Sobre isto, Silvana deixa claro que todas as mulheres que quiserem entrar no grupo serão muito bem vindas, mas que é preciso começar aos poucos, para que cada uma entenda e respeite seus próprios limites.

“Incentivamos, mostramos que temos que começar aos poucos, pedalando 6km, depois 12, 20, e com a prática, vai aumentando. A maioria pedala, atualmente, 24km todo dia. Procuramos nos reunir sempre, e recentemente nos reunimos para comemorar um ano do grupo. Fizemos uma pedalada com mais de 300 pessoas e um arraial. Todo dia recebemos mulheres querendo entrar no grupo, e a gente acolhe muito bem”, destacou.

“Nós lutamos muito pelo empoderamento feminino”, disse Silvana Maia | Foto: Reprodução/Divas do Pedal

ACRE RACE

Com relação a limites e desafios, a prática competitiva em torno do ciclismo vem atraindo cada vez mais atletas. Segundo o organizador do evento Acre Race, Istanrley Rocha, a competição está inserida no calendário estadual desde 2016 e ganhando adeptos a cada edição.

Em 2017, no chamado Desafio 120km, foram 60 ciclistas. Em 2018, 80 pessoas participaram da edição. No ano seguinte, que ocorreu a edição reformatada e oficial do Acre Race, quase 200 atletas participaram. Devido à pandemia, o evento que era para acontecer em 2020 foi postergado e devidamente reformulado para este ano, e contou com mais de 400 ciclistas, com inscritos de Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais e até de países vizinhos, como da Bolívia.

“Tivemos ao todo 11 categorias, todas premiadas, além de diversos outros brindes de patrocinadores e apoiadores do evento, totalizando mais de R$ 25 mil somente em premiação total, tudo convertido para os atletas inscritos”, frisou.

Ciclistas do AC e de outros estados competiram na segunda edição oficial do “Acre Race” | Foto: Reprodução/Ana Paula Jansen

AMADORES E PROFISSIONAIS

A ideia do Acre Race é trazer as novas tendências do esporte aos atletas locais, colocando-os em percursos que sejam condizentes com a modalidade de Mountain Bike (MTB), e que não os limitem apenas às malhas asfálticas.

“A Federação Acreana de Ciclismo, com a entrada de gestores da história mais recente, tem visto o MTB de maneira mais atualizada. Antigamente as provas no Estado eram feitas integralmente em circuitos asfaltados, com MTB totalmente descaracterizadas e com muitas peças de bicicletas de estrada. Nos anos de 2014 em diante, as etapas começaram a ter um foco mais em trilhas, voltando às características do MTB”, falou.

Tais incentivos, segundo Rocha, podem funcionar como um chamamento a novos ciclistas, mas destaca a importância de planejar estratégias que forneçam ao esporte ferramentas e insumos necessários para que o ciclismo continue se desenvolvendo. “Acreditamos que com os órgãos públicos, uma vez estando envolvidos com o esporte, resultados positivos conjuntos podem ser alcançados, com o desenvolvimento de políticas públicas que possam favorecer o crescimento do ciclismo de maneira geral no Estado”, pontuou.

Mountain Bike (MTB) coloca o atleta em diversas condições com obstáculos durante o percurso | Foto: Reprodução/Ana Paula Jansen

AMOR PELA BIKE

O atleta Samuel Lira, que se considera amador, foi um dos mais de 400 ciclistas que participou do Acre Race 2021. Ele se encontrou no ciclismo em meados de 2013, quando seu pai resolveu abrir uma loja de vendas de peças e outros artefatos para bicicletas, chamada Mountain Bike Show. O rapaz, que estava acima do peso, viu reacender em si o desejo de voltar a ser ciclista, assim como fora na adolescência.

Acreano começou na adolescência e criou paixão pelo esporte após decisão em perder peso | Foto: Arquivo pessoal

“Logo que nós abrimos a loja eu comecei a voltar a praticar como hobby e para conciliar esporte e saúde no ciclismo. Daí me apaixonei de vez. Como eu já tinha um pouco de afinidade, comecei a adquirir novamente o amor pela bike. E com um ano de prática, subi um degrau para me tornar um atleta amador e, em 2015, comecei a competir”, disse.

Lira já participou de equipes como a do Corpo de Bombeiros, por exemplo. No primeiro ano de competição estadual, a dedicação ao esporte fez o atleta ser campeão em 2015 na categoria “iniciante” e ser vice-campeão em 2016 em Rondônia, na mesma categoria.

Samuel Lira já foi campeão e vice na categoria “amador”, em competições da Federação Acreana de Ciclismo | Foto: Arquivo pessoal

MUITA DEDICAÇÃO

Atualmente, o atleta treina três vezes por semana, com percursos que atingem em média 50km, e que, segundo ele, duram cerca de 1h30 para serem realizados por completo. Aos sábados, ele e mais um grupo de quarenta atletas amadores e profissionais costumam ir até o município de Senador Guiomard e voltar em até três horas. 

Questionado sobre como vê tantas conquistas neste esporte, Samuel, que participa de pelo menos seis grupos de pedal da cidade, diz que o empenho e a vontade de sempre querer se superar foram os combustíveis que o fizeram continuar no ciclismo. “Não foi fácil, teve muito treino, muita dedicação e muito amadurecimento para que eu pudesse me tornar um atleta cada vez melhor. Eu jamais imaginei me aprofundar e gostar tanto do ciclismo”, complementou.

Grupo costuma fazer percursos intermunicipais em poucas horas | Foto: Arquivo pessoal

DIA DO CICLISTA

A Lei de nº 13.508, de 22 de novembro de 2017, instituiu o dia 19 de agosto como o “Dia do Ciclista”. A data foi estabelecida para que, além de comemorar, as pessoas e as autoridades reflitam e tracem estratégias que visem a proteção que os ciclistas precisam para pedalar com mais tranquilidade nas ruas e ciclovias brasileiras.

A luta para o estabelecimento desta data no Legislativo é embasada a partir de um crime que ocorreu em 2006, nesta mesma data, que vitimou o biólogo Pedro Davison em Brasília, com 25 anos. O jovem não resistiu ao impacto do carro em alta velocidade no Eixo Sul da cidade e morreu na hora. O responsável, Leonardo Luiz da Costa, estava embriagado, com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida e fugiu sem prestar socorro. O rapaz foi condenado a 6 anos de prisão pelo crime, em regime semiaberto, e até hoje paga pensão à filha da vítima, que terá este direito resguardado até completar 25 anos. Na ocasião, a menina tinha 8 anos de idade.

Redação

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Da teoria à prática: o que muda quando o estudante vira professor

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Por Jhenyfer Souza e Gabriel Vitorino

Conciliar a vida acadêmica com a docência, lidar com baixos salários e ainda enfrentar a falta de reconhecimento são desafios comuns para quem escolhe a carreira de professor em Rio Branco. Apesar disso, a procura por profissionais cresce e abre espaço para trajetórias que começam ainda durante a graduação. É o caso de Izabele Alves, de 21 anos, que cursa o sétimo período da licenciatura em Letras Inglês na Universidade Federal do Acre (Ufac) e já ministra aulas online. 

Ela decidiu o curso por conta da afinidade com o idioma e pela admiração que tinha pelos professores. No entanto, a estudante reconhece que a visão inicial que tinha sobre o mercado de trabalho mudou ao longo da formação.

“Quando eu entrei na faculdade, eu tinha uma visão bem estereotipada do trabalho do professor. A partir do momento que comecei a procurar emprego como professora de Inglês, percebi que existe grande procura em Rio Branco”, conta Izabele Alves. Com essa experiência ela percebeu que há portas abertas na área, pois muitas pessoas querem fazer curso ou contratar um professor particular.

A estudante destaca ainda que o ensino remoto facilita a conciliação entre trabalho e graduação, mas admite que há períodos em que a carga se torna pesada. Outro ponto de atenção é a baixa remuneração, especialmente quando há vínculo com escolas particulares. Segundo ela, o acúmulo de funções é frequente. 

“O professor de inglês acaba precisando assumir outras disciplinas ou preparar materiais pedagógicos. Isso acontece muito e o salário nem sempre compensa”, explica.

O cenário apontado pela graduanda dialoga com dados do Censo Escolar, que revelam a fragilidade da carreira docente no Acre. Mais de 69% dos professores da rede básica atuam com contratos temporários, chegando a 75% na rede estadual. Além disso, mesmo com nível superior, o salário-base de um professor licenciado no estado gira em torno de R$ 2,6 mil para 40 horas semanais, segundo o levantamento.

Esses números contrastam com a alta demanda da profissão. Em 2025, por exemplo, o governo abriu um processo seletivo com mais de 18 mil vagas temporárias para professores em todo o estado, sinalizando que o mercado está aquecido, mas ainda preso à instabilidade dos contratos.

Experiência  

A realidade vivida por Izabele Alves dialoga com a de Renata da Silva, 30 anos, professora formada em Letras Inglês pela Ufac. Diferente da estudante, Renata começou a trabalhar durante o segundo período da graduação, experiência que tornou a transição para a vida profissional menos abrupta. Apesar disso, ela também reconhece as dificuldades da profissão. Para a professora, o maior choque está na diferença entre teoria e prática. 

“Na faculdade, tudo é muito didático, até utópico. A teoria diz que o aluno vai aprender conforme o período estipulado, mas sabemos que não é assim, especialmente no Acre, onde o contato com o inglês fora da sala de aula ainda é bem restrito”, explica ela.

Foto: Jhenyfer Souza

Renata Silva ressalta que a área segue desvalorizada, tanto pela baixa remuneração quanto pelas condições de trabalho. Segundo ela, o aprendizado do inglês exige mais do que livro e professor. 

“Deveriam haver ambientes mais imersivos e ferramentas adequadas, mas muitas vezes isso não é acessível. A valorização peca e não só em questão de salário”.

Outro ponto levantado pela profissional é a concorrência com pessoas que dominam o idioma, mas não possuem formação específica. Para ela, a vivência universitária traz diferenciais que vão além da gramática e da conversação.

“A formação em Letras nos prepara para lidar com alunos neurodivergentes, com diferentes contextos familiares, além de oferecer base em fonética, linguística aplicada, educação especial. Isso faz diferença no trabalho em sala de aula”, afirma.

Apesar das dificuldades, Renata segue motivada pela interação com os alunos e pela dimensão cultural que o ensino da língua possibilita. “Ensinar inglês vai além da gramática, envolve pontos de vista, debates, diferenças. Isso enriquece a gente também”, diz.

O contraste entre as experiências de Izabele e Renata revela uma realidade marcada por dificuldades, mas também por reconhecimento e oportunidades. Esse debate é essencial quando o assunto é o mercado de trabalho, já que boa parte dos estudantes acabam sendo muito otimistas quanto às oportunidades que terão. Aqueles que já são profissionais e possuem anos de experiência percebem, cedo ou tarde, a fragilidade de sua posição no mercado.

A segurança e a estabilidade são muitas vezes varridas pela visão que as grandes e pequenas empresas têm de lucro, valorizando profissionais mais novos na área, com rotatividade maior, favorecendo o acúmulo de experiências à estabilidade financeira e a segurança no ambiente de trabalho. Com isso, muitos profissionais que se encontram no mercado há mais tempo acabam tendo dificuldade em se manterem neste contexto.

Ao se pensar na realidade do mercado de trabalho e em como as novas gerações criam expectativas profissionais, o debate acaba sendo mais profundo quando se envolve adaptação às novas referências e tecnologias que passam a interferir nas práticas, no cenário da sociedade da informação.

Vale refletir se o mercado de fato é receptivo e possui muitas oportunidades, ou se ele vê o estudante universitário como mão de obra barata de fácil acesso, mas com prazo de validade.

Redação

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O futuro da escrita na era digital

Entre teclados e telas, especialistas destacam que a escrita à mão ainda fortalece memória, criatividade e identidade cultural. Foto: Gabriela Queiroz

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Por Maria Niélia Magalhães, Sérgio Corrêia e Gabriela Queiroz

Das cartas que cruzaram continentes aos aplicativos de mensagens instantâneas, a transição da escrita manual para a digital reflete mais do que uma evolução tecnológica — revela uma transformação profunda em como nos comunicamos, aprendemos e até mesmo como processamos informações. Enquanto especialistas debatem os impactos cognitivos e culturais dessa mudança, neurologistas, educadores e alunos avaliam os prós e contras de cada meio.

“Quando o aluno escreve à mão, ele pensa melhor no que está registrando, organiza o que é mais importante”, afirma a professora Cyndi de Oliveira Moura, 29 anos, formada em Letras pela Universidade Federal do Acre – Ufac e docente de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Ela observa no dia a dia os efeitos da escrita manual: “alunos que anotam no caderno conseguem relembrar mais facilmente aquilo que foi explicado em sala.”

Ela destaca que a caligrafia também está ligada à criatividade, pois exige atenção e paciência. Mas nota que os estudantes atuais enfrentam dificuldades: “Eles são impacientes e querem escrever tão rápido quanto pensam. A escrita exige paciência e reflexão, mas o uso excessivo das telas acelera demais o pensamento.”

Apesar disso, a professora não vê a tecnologia como inimiga, e sim como ferramenta que precisa ser equilibrada com a escrita manual: “Os recursos digitais ampliam possibilidades, mas sem criticidade se limitam a cópias rápidas e informações superficiais. O ideal é equilibrar os dois mundos: o papel ajuda a refletir, enquanto a tecnologia prepara para o século XXI.”

Foto: Gabriela Queiroz

O advento da tecnologia digital transformou profundamente a maneira como registramos e comunicamos ideias. Se por um lado a digitação se tornou predominante pela sua praticidade e velocidade, por outro, a escrita manual resiste como prática fundamental – não por nostalgia, mas por seu impacto comprovado na cognição e no desenvolvimento cerebral. 

A voz do estudante

Para Letícia Kelly, aluna do 2º ano do ensino médio de uma escola pública em Rio Branco, a escrita à mão continua sendo indispensável no seu processo de aprendizagem. “Eu prefiro escrever no caderno, porque fazer anotações melhora minha memória. Quando escrevo no celular, não consigo guardar tanto na mente”, afirma.

Elaborar pequenos textos e mapas mentais no papel facilita a memorização de detalhes importantes, segundo Kelly. “Infelizmente, as pessoas estão abandonando a escrita à mão, e isso é muito ruim, pois terão uma memória mais curta. Eu não consigo parar de escrever à mão, porque me ajuda a memorizar as coisas”, completa a estudante.

Atividade da aluna do 2º ano do Ensino Médio, Letícia Kelly. Foto: Maria Niélia

Não se trata de idealizar o passado ou desconsiderar os avanços tecnológicos. Afinal, todos nós aproveitamos a agilidade das mensagens instantâneas para nos conectar com quem está longe. No entanto, especialistas alertam: a caligrafia ativa regiões do cérebro relacionadas à memória e à criatividade de um modo que o teclado não consegue replicar.

Cenário Internacional

Pesquisas recentes confirmam que a escrita manual continua exercendo um papel fundamental no aprendizado. Um estudo norueguês, citado pela DW Brasil na reportagem Escrever à mão ajuda no aprendizado, aponta estudo, mostrou que escrever manualmente aumenta a atividade cerebral justamente nas regiões ligadas à memória e ao processamento motor e visual, favorecendo uma compreensão mais profunda e duradoura do conteúdo. 

Já a BBC Brasil, em Como escrita à mão beneficia o cérebro e ganha nova chance em escolas, destaca a visão da neurocientista Claudia Aguirre, que afirma que escrever em cursivo, especialmente em comparação com digitar, ativa caminhos neurais específicos que otimizam o aprendizado e o desenvolvimento da linguagem.

A Finlândia, país reconhecido por seu sistema educacional inovador, retirou a caligrafia do currículo obrigatório em 2016, priorizando o ensino de digitação (The Guardian, 2015). Nos Estados Unidos, discussões semelhantes ganharam força nos últimos anos. Essas mudanças, no entanto, não ocorrem sem controvérsias.

À medida que escolas e estudantes se adaptam às demandas de um mundo digital, pesquisadores seguem investigando como equilibrar tradição e inovação. Por um lado, alguns educadores defendem a adaptação aos novos tempos, por outro, especialistas em neurociência e desenvolvimento cognitivo alertam para as perdas associadas à diminuição da escrita manual.

O melhor de ambos

Enquanto isso, a ciência segue confirmando: escrever à mão é muito mais que um gesto cultural – é uma ferramenta poderosa para moldar o cérebro e expandir as fronteiras do pensamento. A pergunta que permanece não é apenas sobre qual método de escrita é mais eficiente, mas como podemos integrar o melhor de ambos para promover uma aprendizagem mais rica e significativa. 

Não se trata, portanto, de uma disputa entre o antigo e o moderno, mas de reconhecer que ambas as formas de escrita — a manual e a digital — podem coexistir e se complementar. Como bem ilustram a professora Cyndi e a estudante Letícia, escrever à mão continua a ser um exercício de paciência, reflexão capaz de transformar informação em conhecimento.

No fim, o que importa é lembrar: escrever não é apenas registrar palavras — é processar ideias, construir sentidos e, acima de tudo, permanecer humano em um mundo em constante transformação.

Redação

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Você sabia que o e-Título foi idealizado por uma acriana?

Rosana Magalhães, hoje aposentada, trabalhou na Justiça Eleitoral desde 1994. Foto: Arquivo do TRE/AC

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Por Francisca Samiele e Amanda Silva

Talvez pouca gente saiba, mas uma das ferramentas digitais mais importantes da Justiça Eleitoral no Brasil foi criada por uma mulher acriana. O e-Título, versão digital do título de eleitor, que ajudou a modernizar a forma como milhões de brasileiros votam, foi idealizado por Rosana Magalhães, na época, secretária de tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).

Considerando que até 1932 as mulheres sequer tinham direito ao voto no Brasil, é irônico pensar que tenha sido justamente uma mulher a idealizar essa tecnologia, considerada essencial para o exercício da democracia ter se tornado tão prático.

O aplicativo e-Título foi lançado em dezembro de 2017. Foto: Internet

A idealizadora do e-Título

Rosana Magalhães, hoje aposentada, trabalhou na Justiça Eleitoral desde 1994 e acompanhou a evolução do sistema de votação, do papel à urna eletrônica. Como analista de sistemas, ela percebeu que o título de papel era um documento que dificultava o acesso a alguns serviços da Justiça Eleitoral e a atualização de dados para muitas pessoas.

“Ele (título) não tinha foto e não tinha dados atualizados como estado civil, grau de escolaridade, nome em caso de mudança após casamento. Era um documento estático. […] Era um papel que molhava e não tinha muita durabilidade”, explicou Rosana Magalhães. A servidora comenta que foi observando essas limitações que surgiu a ideia do e-Título, um documento digital que pudesse atualizar automaticamente informações do eleitor e simplificar processos como emissão de certidão de quitação eleitoral.

Rosana Magalhães em divulgação de campanha no Acre para o e-Título. Foto: Arquivo do TRE/AC

“E outra coisa que observei durante toda essa minha experiência de vida na Justiça Eleitoral é a dificuldade que as pessoas tinham em atualizar seus dados e, quando perdiam o título de eleitor, ficavam numa fila enorme perto da eleição”, relembra.

O e-Título foi lançado em dezembro de 2017 e o projeto foi desenvolvido junto ao TRE-AC após aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A primeira versão, desenvolvida em cerca de 40 dias, foi disponibilizada nas lojas de aplicativos e preparada para uso nacional, sendo adotado pelos estados de forma gradual. 

O e-Título é acessível para pessoas com deficiência visual, baixa visibilidade ou daltônicas e também é permite acessar vários serviços, tais como:

• Apresentação de justificativa eleitoral no dia das Eleições e após o pleito;
• Consulta ao histórico de justificativas eleitorais;
• Consulta ao local de votação;
• Emissão de certidão de quitação e de crimes eleitorais;
• Geração do Título Eleitoral em formato PDF para impressão;
• Cadastrar mesária ou mesário voluntários;
• Emissão de declaração de trabalhos eleitorais;
• Geração de código de autenticação para sistemas parceiros;
• Consulta a débitos eleitorais;
• Pagamento de eventuais débitos eleitorais por Pix ou por meio da emissão de boleto.

Veja como o título de eleitor evoluiu ao longo dos anos:

Reações às mudanças

O e-Título trouxe mudanças significativas para os eleitores. Alguns se adaptaram muito bem, mas também tem quem ainda prefere o documento à moda antiga.

Para a  assistente administrativa Janara Cristina Dutra Nogueira, 37 anos, a mudança é bem-vinda. “Para mim, a maior vantagem é a praticidade. Não preciso mais andar com o título de papel, ele fica no celular. Também dá para ver meu local de votação, regularizar situação eleitoral e até justificar voto se eu estiver fora”, explica.

A pedagoga Katiane Lima, também considera a mudança um bom progresso. “O aplicativo trouxe praticidade, oferecendo acesso rápido e fácil às informações, sem necessidade de buscar documentos físicos. A transição de papel para digital trouxe mudanças de mentalidade e aprendizado necessário para usar novas tecnologias”.

Mas nem todos os usuários que passaram pela transição do papel ao digital se adaptaram completamente, como é o caso da funcionária pública Iêda Fernandes, de 69 anos. “Tenho algumas dificuldades com a tecnologia… Já utilizei em alguns momentos, mas não me senti tão segura. Para utilizar como ferramenta principal, devo aprender mais sobre as funcionalidades. Preciso me tornar mais tecnológica”.

A  aposentada Junisseia Souza de Lima enfatiza sua preferência pelo título em papel: “sabe por que eu não gosto de botar no telefone as coisas? Porque às vezes a gente é roubada, basta puxar o telefone para olhar e o ‘cabra’ vem e toma. A gente não fica tranquila andando com telefone, eu não fico. Então, com a cédula de votação, é melhor papel, eu gosto. Eu não gosto de sair preocupada com o telefone, então, para evitar isso, prefiro o de papel.”

Já a professora de português Gleiciany Florêncio de Araújo, de 34 anos, sugere algumas atualizações: “Para mim, uma grande melhoria no aplicativo seria se ele também pudesse ser usado offline, porque algumas vezes o sinal da internet é fraco e não dá para entrar no aplicativo”.

Progresso

A idealizadora do projeto ressalta que o e-Título continua evoluindo e pode, futuramente, incluir funcionalidades como coleta de biometria pelo próprio aplicativo.

Lançamento do e-Título, em Brasília, 2017. Foto: Arquivo do TSE

O e-Título trouxe benefícios para os eleitores e para a Justiça Eleitoral. Agora, muitas situações podem ser resolvidas diretamente pelo aplicativo, o que diminui filas e tempo de espera. O uso digital reduz custos com impressão de títulos e certidões, e o aplicativo pode ser usado por eleitores em qualquer lugar do Brasil ou no exterior.

“O principal impacto para a sociedade, para a justiça eleitoral e para a sociedade também é a economia que teve de muitos milhões para emissão de título eleitoral, já que não há mais necessidade de imprimir”, afirma Rosana Magalhães. E ela repete uma frase que Caetano Veloso disse no dia do lançamento do e-Título: “É incrível a força que as coisas parecem ter quando elas precisam acontecer.”

Conheça um pouco da trajetória das mulheres na luta por seus direitos políticos AQUI.

Redação

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