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Pesquisas na Ufac continuam durante a pandemia

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Foto: Ascom

Por Mariá Thaumaturgo e Camila Gomes

Diante do cenário da pandemia de enfrentamento ao coronavírus (COVID-19) nunca foi tão evidente a importância do conhecimento e método científico. Em um momento tão limitado, as pesquisas não cessaram. A Organização Mundial da Saúde (OMS) liderou e reuniu cientistas e pesquisadores do mundo todo para trazer respostas à sociedade visando alguma forma de combate à doença. Parte das respostas encontradas no Brasil vieram das universidades públicas.  

A maior parte de conhecimento científico desenvolvido no país é concentrado nas universidades públicas federais, de acordo com o artigo publicado pela Clarivate Analytics que analisou a produção de pesquisas no Brasil durante 2011 a 2016. Mais de 95% das publicações referem-se à pesquisas realizadas nas universidades públicas – federais e estaduais – e correspondem à 13a posição na produção científica global, que inclui mais de 190 países.

“Vimos durante a pandemia que, tanto a ciência quanto às universidades públicas foram essenciais para amortizar os efeitos da COVID-19. Por isso, mais do que nunca, a pesquisa e a ciência têm um papel de destaque e mesmo frente às adversidades, não pode parar”, enfatiza Farley William Souza Silva, que atua como docente e pesquisador nos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Para se adaptar à nova realidade de isolamento/ distanciamento social as universidades públicas brasileiras buscaram reinventar-se, procurando outras metodologias para manter projetos e utilizando das novas tecnologias para reuniões, elaboração de artigos e publicações. As tecnologias da informação ficaram mais presentes no dia a dia dos professores e alunos.

No entanto, existe grande dificuldade em dar continuidade em projetos que exigem uma maior interação social. “Logo no início da pandemia os projetos foram paralisados, afinal, não havia possibilidade de continuá-los. Isso foi correto, porém, quando as coisas foram melhorando foi possível retomar os trabalhos de pesquisa com alguns cuidados a mais. O uso de máscara passou a ser obrigatório entre os bolsistas e a utilização de álcool em gel”, pontua Yanná Motta, aluna bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do curso de Engenharia Florestal, na Ufac.

Mais do que nunca, membros da comunidade acadêmica e universitários precisaram reunir conhecimentos gerenciais. A nova realidade nas universidades trouxe desafios gigantescos a serem enfrentados, intensificados pela diminuição no repasse de recursos federais a instituições de ensino e pesquisa de todo o país. Ou seja, foi necessário transformar parte da sua estrutura e remodelar processos.

ara dar maior apoio aos alunos foram oferecidas bolsas de incentivo, segundo a aluna do curso de física licenciatura na UFAC Ana Beatriz Leite Silva, que possui uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). “Com a falta de acesso à biblioteca e ao laboratório, o desafio ficou maior por conta da parte financeira. Ter que gastar do próprio bolso para custear internet e equipamentos foi o maior desafio, mas temos bolsa de estudo, então, alivia um pouco”, explica Beatriz.

As universidades são fontes de transformação, são as principais estruturas de desenvolvimento científico de uma nação, mesmo diante da desvalorização que tem sido promovida pelo poder público. A universidade vai além do ensino, suas ações são formadas também pela pesquisa, pela inovação tecnológica e auxiliaram em vários aspectos  no enfrentamento da pandemia.

“Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”

Paulo Freire

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Centro de Referência Paralímpico na UFAC promove inclusão e forma atletas

Criado para fomentar a inclusão e o desenvolvimento esportivo de pessoas com deficiência, o Centro de Referência Paralímpico do Acre, localizado dentro da Universidade Federal do Acre (UFAC) tem se consolidado como referência na formação de atletas e no incentivo à prática esportiva. O espaço funciona graças a parceria entre o governo Federal, governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Ufac.

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Projeto atende 118 alunos e se prepara para o Meeting Paralímpico em abril

Por Paula Amanda, Thaynar Moura e Jhenyfer Lima

Criado para fomentar a inclusão e o desenvolvimento esportivo de pessoas com deficiência, o Centro de Referência Paralímpico do Acre, localizado dentro da Universidade Federal do Acre (UFAC) tem se consolidado como referência na formação de atletas e no incentivo à prática esportiva. O espaço funciona graças a parceria entre o governo Federal, governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Ufac.

Aluno Rikley Sampaio saindo da piscina em mais um treino de natação. Foto: Thaynar Moura 

 Coordenado pelo professor Clodoaldo Castro, o projeto existe há dois anos e atende 118 alunos, oferecendo quatro modalidades: atletismo, natação, bocha e halterofilismo, além de duas atividades de cunho participativo, como futebol recreativo e exercícios rítmicos.

Alunos treinando. Foto: Paula Amanda

O Centro recebe crianças, jovens e adultos de 7 a 35 anos com deficiência visual, intelectual ou física. Para participar, os interessados devem apresentar documentos pessoais e um laudo médico. Cada modalidade é adaptada ao perfil do atleta, garantindo que todos tenham acesso ao esporte de forma segura e adequada.

 Aluna/atleta arremessando pino em mais um treino. Foto: Thaynar Moura

Meeting Paralímpico – evento que revela talentos acreanos 

No dia 5 de abril, Rio Branco sediará o Meeting Paralímpico, evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), destinado exclusivamente a alunos-atletas ingressantes da escola ou universidade. Crianças de 7 a 10 anos, independentemente de estarem matriculadas, também participarão como parte do Centro de Referência Paralímpico.

Aluno/atleta treinando na modalidade petra. Foto: Thaynar Moura

As competições serão realizadas nos espaços esportivos do Serviço Social da Indústria (SESI), no caso do  atletismo e da Assiciação Atlética do Banco do Brasil (AABB) para os competidores de natação. “O principal objetivo do projeto é massificar o esporte para pessoas com deficiência dentro do Acre. O projeto busca encontrar pessoas que queiram praticar esportes, independentemente da deficiência ser visual, física ou intelectual”.

Formação de atletas e conquistas

Além das atividades realizadas no estado, os atletas do Centro Paralímpico participam de diversas competições em nível nacional ao longo do ano. Após o Meeting Paralímpico Estadual, em abril, os atletas seguem para disputar as três etapas do Circuito Caixa, em São Paulo. Posteriormente, representarão o Acre no Meeting Paralímpico – Fase Regional, que será realizado em Brasília, e, no final do ano, competirão no Meeting Paralímpico Nacional.

Aluno/atleta no lançamento de dardo.  Foto: Thaynar Moura

Na modalidade de bocha, os atletas também competem em níveis regional e nacional, ampliando a representatividade do esporte paralímpico acreano no cenário brasileiro. No total, os alunos participam, em média, de oito a dez competições anuais, distribuídas entre atletismo, bocha, halterofilismo e natação.

Destaques e revelações

Um dos grandes talentos revelados pelo projeto é Ricardo Campos, atleta da bocha de 23 anos, natural de Assis Brasil, no interior do Acre. Atualmente, ele treina em um clube em São Paulo e já integrou a Seleção de Jovens da Bocha, disputando competições internacionais, incluindo um torneio em Bogotá, na Colômbia. Após essa experiência, ele retornou ao clube paulista, onde segue sua trajetória esportiva.

Aluna/atleta Isabelly treinando bocha. Foto: Thaynar Moura

Outro nome promissor é Rikley Sampaio, de 16 anos, que representa o centro na natação e já compete na modalidade. Ele frequenta o projeto desde a sua inauguração e, ao longo dos anos, tem apresentado grandes avanços, especialmente na coordenação motora.

Alunos/atletas do centro de  referência paralímpico ufac treinando a modalidade bocha. Foto: Thaynar Moura

A participação dos alunos no esporte tem sido uma grande conquista também para suas famílias. Francisleide Gonçalves, mãe dos trigêmeos Isabelly, Karen e Luiz Henrique, de 12 anos, destaca o impacto positivo do projeto, especialmente para Isabelly.

Coordenador/professor do Centro de Referência Paralímpico Ufac, Clodoaldo. Foto: Paula Amanda

“Depois que conheceu o esporte, o desenvolvimento que teve, principalmente a Isabelly, foi incrível. A postura dela, o equilíbrio, mudou tudo. Antes, ela não queria, mas quando foi para a primeira competição e já conquistou a medalha de ouro, voltou com outra visão.” A conquista aconteceu nas Olimpíadas Escolares, em São Paulo.

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Quem ajuda os animais abandonados na Ufac?

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Por Fhagner Soares, Juliane Brígido, Joana Kelly, Livia Giovana e Sharda Oliveira*

Além de alunos de graduação e pós-graduação, os corredores da Universidade Federal do Acre (Ufac) recebem diariamente visitantes peculiares, cães e gatos abandonados por antigos donos que encontram na instituição um refúgio, tornando-se mascotes acolhidos pela comunidade acadêmica.

Apesar do carinho demonstrado por estudantes, técnicos e professores que se mobilizam para alimentar e cuidar desses animais, a universidade não possui políticas institucionais ou verbas destinadas ao cuidado deles. A responsabilidade fica nas mãos dos próprios voluntários, que tentam suprir as necessidades básicas dos bichos por meio de doações e ações independentes.

O prefeito do campus, Antonio Artheson, reconhece a existência desses animais, embora a instituição não saiba o número exato dessa população. Segundo ele, já foram feitas tentativas de implementação de projetos para controlar essa situação, incluindo a criação de uma minuta de termos que tinha a ideia de parceria com a Prefeitura de Rio Branco. No entanto, uma constante mudança de gestores dificultou a concretização dessa ação que contava com castração, cuidados veterinários e até campanhas de adoção. 

 Além do mais, a falta de infraestrutura adequada para acolher temporariamente os animais impede um bom andamento dos projetos. Algumas iniciativas pontuais já acontecem, um exemplo foi a criação de comedouros para cães e gatos e alguns casos de castrações de animais em parceria com a clínica veterinária da Ufac, porém a responsabilidade de transporte e pós-operatório ainda recai sobre voluntários da comunidade acadêmica. 

Uma das professoras envolvidas no acolhimento dos animais, Maria Roselia Lopes, conta que começou após ver colegas colocando comida para os gatos e procurou saber mais sobre. Depois passou a observar mais a presença desses animais e começou a se organizar junto de outros amigos. “Não temos um grupo formalmente estruturado. Fazemos de maneira independente. Muitas vezes tiramos dinheiro do próprio bolso para comprar ração e tratamentos veterinários”, acrescentou. A docente destaca a falta de apoio institucional dentro da própria comunidade acadêmica. “Enfrentamos resistência de alguns professores”, enfatiza. 

Foto: Juliane Brígido

Agressões

De acordo com uma técnica da instituição que preferiu não se identificar, existem relatos de possíveis agressões a esses animais. Isso ocorre porque algumas pessoas se sentem incomodadas com a presença deles e até mesmo com as pessoas que os acolhem e cuidam. Além disso, a funcionária relatou a existência de um grupo de Whatsapp chamado “Gatos da Ufac” que funciona como uma rede de apoio utilizada para localizar, alimentar e encontrar possíveis donos. 

Diante desse cenário, torna-se necessário que medidas sejam tomadas pela Universidade Federal do Acre, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, para minimizar o problema do abandono de animais domésticos no campus. O abandono de animais é crime. Caso presencie a prática, entre em contato com o Disque Vigilância do campus 68992266601 ou denuncie anonimamente pelo telefone 181 destinado à denúncias da Polícia Civil do Acre (PCAC).

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Semana da Saúde: Ufac atende idosos com aulas de hidroginástica

Projetos voltados à melhor idade são indispensáveis para promover qualidade de vida a essa parcela da população. A prática de atividades é indispensável para levar saúde física e mental ao dia a dia de pessoas idosas. Desenvolvido pelo Curso de Educação Física, o Projeto Idoso Ativo conta com atendimento especializado de hidroginástica e atende mais de 100 matriculados com idade a partir de 50 anos.

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Curso de Educação Física oferece prática de atividades físicas gratuitas e atende público de mais de 100 idosos

Por Paulo Medeiros e Paty Barros

Projetos voltados à melhor idade são indispensáveis para promover  qualidade de vida a essa parcela da população. A prática de atividades é indispensável para levar saúde física e mental ao dia a dia de pessoas idosas. Desenvolvido pelo Curso de Educação Física, o Projeto Idoso Ativo conta com atendimento especializado de hidroginástica e atende mais de 100 matriculados com idade a partir de 50 anos.

Segundo a professora Aristeia Nunes Sampaio, coordenadora do projeto, as aulas de hidroginástica são oferecidas gratuitamente sempre às terças e quintas feiras com turmas que variam entre 40 e 70 alunos. 

O projeto

Atuando no projeto desde 2005, a professora destaca que. além das aulas de hidroginástica o projeto atende alunos da graduação que queiram fazer pesquisas e professores que desejam desenvolver ações com o público idoso, relacionado a ações de educação em saúde, como palestras, oficina ou aulas

A idosa Maria José dos Santos, 73 anos, comenta sobre o que melhorou na sua vida ao participar da iniciativa: “Acho que o idoso precisa se mover mais, fazer uma atividade física é muito bom. Estou há 14 anos no projeto, fui convidada por amigas. A hidroginástica melhorou muito minha saúde, diminuiu dores no corpo e articulações, melhora inclusive o meu humor”, relatou.

Consideração dos idosos

Há três anos no projeto, o idoso José Carlos, 57 anos, conta que com as aulas de hidroginástica as dores que sentia no corpo e nas articulações deram uma melhorada.Eu era bastante irritado e melhorei e tá melhorando muito mais, eu tinha dores no joelho, no pescoço e dificuldades para dormir. Com as aulas de hidroginástica, as dores no corpo e dor de articulação, deu uma melhorada”.

Outra participante do projeto, Vanderlene Pinto da Silva, 53 anos, faz as aulas por recomendação médica e a pedido de sua mãe por ter de problemas de coluna: “Já faz cinco anos que iniciei as aulas e melhorei bastante, o médico passou hidroginástica e fisioterapia, a fisioterapia eu fui marcar, mas ainda não me chamaram”, relatou.

Maria do Livramento, de 55 anos, que sofre com algumas comorbidades diz que melhorou muito depois que começou a praticar as aulas de hidroginástica: “Tem 1 ano que estou praticando hidroginástica, por recomendação médica, a gente se sente bem, tenho mais disposição no dia a dia”, falou. 

Como participar

As inscrições podem ser feitas na Universidade Federal do Acre, BR 364, Bloco de Educação Física.

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