Siga a Catraia

Cultura

No mês do Orgulho, Pabllo Vittar lança álbum que celebra a alegria do Brasil profundo

Publicado há

em

Por Carlos Alexandre

Uma palavra que resume bem o quarto álbum de estúdio da artista Pabllo Vittar é orgulho. Batidão Tropical foi lançado dia 24 de Junho, na última quinta-feira do nosso mês do orgulho LGBTQIA+, uma celebração do amor de Pabllo por sua região de origem. A artista nasceu em São Luís, lugar onde cresceu ouvindo as músicas que agora se permitiu revitalizar em seu mais novo trabalho.

No álbum, Vittar decide exaltar sua cultura tomando pra si canções já consagradas ao mesmo tempo em que exalta a sua origem, jogando luz ao trabalho de artistas de gêneros como calypso, forró e tecnobrega que são populares no Norte e Nordeste, porém ainda desconhecidos e pouco valorizados pelo resto do país.

Antes de tudo, a melhor maneira de Pabllo Vittar enaltecer o tipo de som que é feito em sua terra natal é se inspirando e criando a partir dela, e foi o que ela fez. As três primeiras faixas que compõem o Batidão Tropical são inéditas. Brincando com os ritmos que foram presentes em sua formação e dando sua interpretação de como se faz um forró de qualidade na faixa “Ama Sofre Chora”, carro chefe da nova era, Vittar canta a temática da desilusão amorosa, um dos temas mais utilizados nas composições do gênero.

Já “Triste com T” é uma música que tranquilamente vai se encontrar no meu repeat, impactante desde a sua primeira frase, descritiva e construindo todo seu cenário na mente do ouvinte, ela dá continuidade a narrativa estabelecida na faixa anterior.

E toda essa história é acompanhada de visuais de excelência, onde ela serve figurinos estonteantes e coreografias engajantes, que podem facilmente serem relacionadas com o empenho que é fácil de ser encontrado em danças de grupos de K-POP como Blackpink. O bailarino Flávio Verne é o responsável pela coreografia, acompanhando a artista há anos e dividindo a direção dos dois clipes que ilustram a atual fase de Pabllo Vittar.

Videoclipe oficial de “Triste com T” da Pabllo Vittar

Também temos “A Lua”, que foi escrita por Vittar e Alice Caymmi, onde ela se permite tornar pessoal e relatar na música uma situação que vivenciou, algo que é intrínseco ao gênero que ela se volta. E é palpável sentir a contribuição de Alice à música, dá pra sentir na maneira que a música é cantada, uma semelhança com outras da sua própria carreira.

A banda Companhia do Calypso foi bem representada por Vittar em seu novo trabalho, repaginando várias músicas do extenso repertório. Cantando o Calypso, gênero musical criado no Pará nos anos 90, que mescla o regional brega com ritmos caribenhos como o calipso e o reggae. Fusão que nasce como consequência geográfica, com essa cultura chegando do Caribe ao Pará através da fronteira dos estados com as guianas. O gênero também é conhecido como brega pop, sempre acelerado, com uma forte presença de acorde de guitarras e carregado de narrativas românticas.

A Companhia do Calypso foi um dos maiores expoentes do gênero, criada em 2002 e em atuação até hoje. Passou por várias fases e formações diferentes, mas não há dúvidas que Mylla Karvalho foi a mais marcante. Cantora que foi fundamental na criação do grupo e por muitos anos foi a pessoa que representava, dando sua voz aos maiores sucessos. Um exemplo de sua importância é ter sido uma das grandes inspirações de Pabllo Vittar, que cresceu ouvindo suas canções e agora é uma das maiores artistas do nosso país.

“Bang Bang” foi a que mais me marcou ao encontrar no álbum, uma música que reconheço de ouvir na infância. Morando no Norte do Brasil desde que nasci, não foi difícil me deparar com essa e outras músicas da banda que fez história no país. “Ânsia” eZap Zum” são outras músicas da coletânea de sucessos da banda paraense que Pabllo regravou.

Desde que entrou em cena em 2017, Pabllo Vittar deixou bem claro que seu objetivo era representar o Brasil e regravar sucessos da banda paraense é prova disso

Uma grata surpresa foi ouvir “Ultra Som”, uma música que conversa muito com o estilo de som que escuto no meu dia-a-dia, o hit é uma explosão de sons que cria uma sensação de velocidade. Pabllo Vittar é consciente de onde veio, sempre trazendo a regionalidade que lhe acompanha desde o nascimento e é visionária ao mesclar essa riqueza nacional com uma maneira diferente de se fazer música pop.

Ultra Som é uma música da banda Ravelly, que foi muito ouvida pela cantora e em sua mão pode ser considerada como o mais novo produto fruto do hyper pop, movimento musical que é reconhecido por ser  exagerado, eclético e pesado no som, seja com vozes distorcidas ou melodias fortes e estridentes. Um tipo de som que é muito querido pela cantora e por parte de seu público jovem.

A dançante “Apaixonada” é conhecida pela banda Batidão e, a canção “Não é Papel de Homem”, é da banda Kassikó. Esta última é reconhecida pela artista como uma letra que envelheceu bem e é atual até hoje. É inegável o amor de Pabllo por esses artistas e como eles foram importantes para a sua formação como a grande performer que é hoje. Artistas regionais que podem se orgulhar muito de como seus trabalhos inspiraram e foram representados pela maior drag queen do Brasil.

A nova obra da artista é divertida e escapista em um momento tão difícil de ser brasileiro, onde vivemos numa pandemia que parece não ter fim e estamos em constante luto por mais de 511 mil do nosso povo. É necessário termos Pabllo Vittar existindo, cantando sua música e nos representando em um país que necessita de bons exemplos.

Cultura

Retorno das supermodelos dos anos 2000 às passarelas no outono/inverno 2024

Publicado há

em

por

As brasileiras Caroline Trentini e Isabeli Fontana foram destaque na semana de moda de Paris.

Por Felipe Souza

A temporada outono/inverno 2024 tem sido um prato cheio para os amantes da moda “vintage” e das grandiosas modelos. Além de peças que remetem à época, as supermodelos dos anos 2000 retornaram com tudo nas passarelas de Nova York, Londres, Milão e Paris.

Muitas eras de modelos se encontraram em um curto período de tempo em que ocorreram as Semanas de Moda. Das brazilian bombshells às doll faces, os rostos mais conhecidos pela comunidade fashion mundial apareceram e brilharam nas cidades mais badaladas do mundo.

Não importava em qual desfile você assistia. Do mais ‘fashion’ ao mais comercial, as poderosas das passarelas dos anos 2000 estavam lá. Claro que o Brasil esteve presente, considerando que a maioria das grandes modelos no início do século era brasileira.

A gaúcha Caroline Trentini, por exemplo, representou o país nas passarelas da Schiaparelli, Carolina Herrera, Michael Kors e Max Mara. Além de Caroline, a paranaense Isabeli Fontana cruzou a Balenciaga e Alessandra Ambrósio, a icônica angel da Victoria’s Secret, fechou o desfile do estilista Elie Saab.

Caroline Trentini, Isabeli Fontana e Alessandra Ambrósio/Créditos: Condé Nast

Mas não foi só de brazilian bombshells que a moda dos anos 2000 viveu. A norte-americana Frankie Rayder também cruzou, assim como Fontana, as passarelas da Balenciaga. Rayder foi uma das favoritas de Donatella Versace na era de ouro da italiana ‘Versace’.

Frankie Rayder para Balenciaga/Créditos: Condé Nast

As Slavas, sem sombras de dúvidas, estavam em peso também. O maior nome da temporada foi Natasha Poly, a mais bem-sucedida russa. Poly desfilou para Max Mara, Ferrari, Dolce & Gabbana, Fendi, Mugler e, majestosamente, fechou a coleção da Acnes Studio.

Natasha Poly para Fendi/Créditos: Condé Nast

Ainda representando as Slavas, a lendária ucraniana Carmen Kass e – segunda maior modelo dos anos 2000, apenas atrás de Gisele Bündchen -, e a russa Natalia Vodianova, juntas,  receberam todos os holofotes da plateia presente no show da Vetements.

Hana Soukupova, com seus 1,85 metros, também fez um retorno com maestria e cruzou a francesa Balmain e ainda brilhou com um outfit todo preto do Elie Saab.

Carmen Kass, Natalia Vodianova e Hana Soukupova/Créditos: Condé Nast

Uma menção mais que honrosa: Gemma Ward para Max Mara. A doll face original, com seus cabelos loiros e olhos azuis, por muito tempo brilhou nas maiores grifes do mundo. Hoje, reclusa das câmeras, faz trabalhos selecionados e no outono 2024 foi escolhida para encerrar o desfile, além de ter reencontrado as amigas de longa data.

Gemma Ward, Natasha Poly e Caroline Trentini no backstage da Max Mara/Créditos: Arquivo pessoal/Caroline Trentini

Continue lendo

Cultura

Coletivo Errantes e a democratização da arte

Publicado há

em

por

O coletivo artístico Errantes, existente a poucos meses, está se consolidando na cena artística da Universidade Federal da Ufac e de Rio Branco.

Por Tacila Muniz

Fundado em outubro de 2023 pelos estudantes de história licenciatura da Universidade Federal do Acre (UFAC) Diego Fontenele, Jhonatas Nathan e José Lucas, o grupo apresenta desenhos que consistem em estilos ligados às referências de interesse de cada artista como o surrealismo, exploração de aspectos anatômicos e de cultura pop.

Sua origem e identidade estão intrinsecamente ligadas à universidade. O projeto que primeiramente uniu os colegas de curso foi a última edição da Semana Acadêmica de História, realizada em outubro do ano passado, onde puderam expor seus materiais pessoais. O stand chamou atenção de professores da Associação de Docentes da Ufac (ADUFAC) como a presidente Letícia Mamed, que firmou uma parceria.

Os estudantes sentiram a necessidade de se apresentarem como um grupo e não só como artistas individuais parceiros. Dessa forma criaram o coletivo, sendo sua primeira exposição como grupo, denominado “Devaneios”, realizada em 23 de novembro de 2023, na sede na ADUFAC.

A partir daí oportunidades surgiram e novos artistas foram inseridos como João Victor e Franciele Feittosa.  Além disso, uma equipe de apoio foi montada, sendo Mariana Maia e Débora Fontinele como comunicação, Lucas Nobre, Jardel França e Débora Tacana no editorial e curadoria e por fim uma equipe pedagógica, ainda em desenvolvimento, mas que já conta com João Pedro.

“É uma junção de pessoas da periferia que estão ocupando um espaço que naturalmente não é nosso”

Os integrantes falam que a ideia das últimas exposições e o que dá o tom dentro do coletivo é a possibilidade de democratizar a arte, “a arte não precisa ser cara, ela não precisa de muitos estudos, várias técnicas específicas. Cada um de nós tem técnicas diferentes, estilos diferentes, querendo passar mensagens diferentes, e ainda assim todos nós somos autodidatas e nenhum de nós representa alguma escola”, afirma José Lucas.

O coletivo também traz cada vez mais em sua identidade a utilização de materiais utilizados como tela, como pedaços de madeira e ferro avulsos, usados tanto para suprimir gastos quanto também para reciclar materiais que serviriam como lixo.

Além do ambiente universitário, para eles, a origem periférica é um grande ponto de referência para refletir sobre a prática de cada artista, mas também como o grupo pode atingir mais indivíduos em vulnerabilidade social.

 “É uma junção de pessoas da periferia que estão ocupando um espaço que naturalmente não é nosso,” acrescenta Fontenele. Por esse motivo o grupo planeja montar materiais educacionais auxiliares na prática e conhecimento artístico voltado a crianças e jovens de escolas localizadas em bairros não centrais de Rio Branco.

Como perspectiva, o grupo tem como norte continuar a prática dos ideais citados, mas também institucionalizar o coletivo na Ufac, podendo impulsionar pesquisas envolvendo cultura e arte dentro e fora dos muros da universidade,

 “É fazer um programa que vai ficar além de nós. Quando a gente sair daqui a gente quer deixar o coletivo para as gerações que vão entrar como algo dos estudantes”, explica Nobre.

Apesar do pouco tempo de existência, o grupo reflete sobre o que já foi possível construir e mantém a confiança de conquistar ainda mais, para nós, a quatro meses atrás era totalmente impensado. É muito doido você imaginar que os moleques da quebrada de Rio Branco, estão indo simplesmente expor lá no (museu) Juvenal Antunes sendo convidado. E a ideia é que a gente consiga abrir portas para que outras pessoas da quebrada também consigam fazer isso”.

Continue lendo

Cultura

Cineasta Acreana vai dirigir documentário sobre mulheres no cárcere intitulado “Amor Bandido”

Publicado há

em

por

Projeto no seguimento do audiovisual foi apresentado no edital da Lei Paulo Gustavo e a autora aguarda resultado para seguir na sua produção

Por Enilson Amorim

A cineasta e historiadora acreana Kelen Gleysse Maia dirigirá o documentário “Amor Bandido”, que abordará a história de mulheres envolvidas em crimes motivados pela influência de seus companheiros. Segundo a autora, o projeto está em fase inicial, mas as pesquisas para a realização do filme estão bem avançadas. “Para você ter uma ideia, o Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo, conforme uma pesquisa nacional realizada em 2022. No Acre, dados oficiais indicam um aumento gradual no número de mulheres reclusas, totalizando 231, sendo 193 em Rio Branco, 17 em Cruzeiro do Sul e 21 em Tarauacá, sem contar aquelas em que estão em regime aberto e semiaberto, sob Monitoramento Eletrônico Penitenciário”, comenta a cineasta e pesquisadora.

Kelen Gleysse Maia Andrade acumula experiência em pesquisa com grupos silenciados desde seus estudos de história até o mestrado em linguagens e identidades pela Universidade Federal do Acre (Ufac). “Já realizei diversos trabalhos com comunidades isoladas em seringais distantes e outros grupos esquecidos pelo Estado. Minhas incursões nas temáticas voltadas para as mulheres começaram com meu primeiro trabalho no audiovisual, chamado ‘Mulheres Lavandeiras’, exibido no Segundo FestCineMulher – edição 2022 realizado pela Associação Acreana de Cinema (Asacine). A partir desses trabalhos audiovisuais, surgiu a ideia de realizar o documentário ‘Amor Bandido’.”

Cineasta produzirá curta que narra as histórias de mulheres encarceradas no Acre. Foto: Cedida

No roteiro do novo documentário, a cineasta pretende denunciar as dificuldades e a negligência do poder público em relação a essas mulheres encarceradas, destacando que muitas são esposas, mães de família pobres que foram separadas de seus filhos e enfrentam diversos tipos de preconceitos dentro dos presídios. “São donas de casa que se veem largadas nos presídios, frequentemente sem garantias de saúde, higiene e proteção, violando seus direitos fundamentais e humanos.”

A cineasta planeja revelar também que essas mulheres, frequentemente sem instrução acadêmica e estrutura familiar adequada, são alojadas em presídios insalubres, escuros e malcheirosos, sem condições mínimas de higiene nas celas e com uma alimentação precária. Elas acabam nesses presídios por influência de seus companheiros, que, direta ou indiretamente, as levam ao crime devido à dependência emocional e financeira.

O documentário não busca justificar práticas criminosas, mas sim abrir espaço para novas perspectivas, estimulando discussões na sociedade e promovendo a reflexão sobre a vulnerabilidade social vivenciada pelas mulheres encarceradas atualmente. Acima de tudo, pretende assegurar que as vozes dessas mulheres não sejam silenciadas. “Este curta-metragem se compromete a dar voz a elas e influenciar o poder público a adotar uma abordagem mais humanista em relação à causa das mulheres encarceradas no Acre e no Brasil. E, principalmente, alertar outras mulheres a não entrarem no mundo do tráfico e destacar que o crime não compensa”, conclui a pesquisadora e cineasta.

Continue lendo

Mais Lidas