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Auxílios oferecidos pela Ufac contribuem para permanência de alunos na universidade durante a pandemia

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Ufac disponibilizou 2300 auxílios para compra de equipamentos de acesso à internet. Alunos reclamam da qualidade do sinal de internet para acompanhar as aulas. (Foto: Ilustrada)

Por João Paulo Castro, Laryssa Evangelista e Michelle Paiva

O Ensino Remoto Emergencial (ERE) iniciou na Universidade Federal do Acre (Ufac) no dia 26 de outubro do último ano como uma alternativa para promover a permanência dos alunos na instituição no período da pandemia, Para auxiliar os estudantes a participarem das aulas, a Ufac, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), disponibilizou bolsas Auxílio Inclusão Digital (AID) que custeiam a compra de equipamentos tecnológicos para estimular o maior número de estudantes da instituição a continuar os estudos

A estudante do curso bacharelado em Psicologia, Raimunda Ferreira, foi uma das contempladas que conseguiu ter acesso ao Auxílio Inclusão Digital. O auxílio ajudou Ferreira a comprar um notebook para acompanhar as aulas. 

“Consegui comprar meu notebook com ajuda do auxílio que a Ufac disponibilizou, porém ainda tenho que pagar algumas parcelas porque os preços dos notebooks estavam muito altos e tive que parcelar em várias vezes para conseguir adquirir o equipamento. O valor de 1.300 reais oferecido não foi o suficiente”, ressaltou.

Entretanto, para a aluna, os equipamentos não conseguem suprir as necessidades das aulas, pois a falta de uma internet de qualidade e um espaço adequado em casa para os estudos interferem na compreensão dos conteúdos. “Eu não estou conseguindo ter um bom rendimento nos estudos devido não ter um ambiente tranquilo e sossegado na minha casa para assistir as aulas e fazer os trabalhos”, diz.

As telas dos computadores trazem os novos modelos de ensino. (Foto: Arquivo Pessoal)

A estudantes diz que não tem muito o que fazer em relação às melhorias referentes ao ensino remoto, porque todos dependem de uma internet que tem baixa qualidade no Acre e alunos e professores não conseguem ter uma participação ativa e de qualidade nas aulas. “O que realmente deveria ser feito é a vacinação para todos”, acrescenta.

Rosângela Marques, acadêmica do curso de bacharelado em Psicologia, teve  acesso às bolsas de auxílios e ao Chip Conectividade para continuar estudando. A estudante comenta que o ensino remoto tem sido positivo para ela.  “Com o ensino remoto eu fico em casa fazendo tudo remotamente, meus trabalhos, assistindo minhas aulas. Antes eu tinha que acordar de madrugada, pegava dois ônibus e sofria muito para chegar à universidade”, afirma.

O aluno do curso de bacharelado em Enfermagem, Sandro Dantas, utilizou os recursos financeiros oferecidos pela instituição para comprar um tablet e um teclado para acompanhar as aulas remotas e fala da experiência com a nova modalidade de ensino. “Muito difícil, nada do que esperava. Se mostrou mais difícil e trabalhoso do que o presencial. A Internet não é satisfatória, o tablet não é o ideal e o teclado quebrou”, disse Sandro.

As reclamações quanto a conexão de internet foi a campeã das queixas apresentadas pelos alunos entrevistados para esta matéria, principalmente alunos do interior do estado onde a conexão torna-se ainda mais precária. Recentemente os chips distribuídos pela universidade começaram a apresentar problemas com a conexão de internet o que dificulta ainda mais os momentos de estudo. 

“Não é novidade que a conexão de internet em Cruzeiro do Sul é lamentável. A estrutura telefônica da região não permite assistir aulas remotas sem interrupções. As constantes quedas de sinal e falta de qualidade em conexões de internet são problemas que interferem diretamente no processo de ensino”, enfatizou Diego Monteiro, aluno do 7º período do curso de Direito da Ufac no Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul.

Poucos alunos têm um espaço adequado para os estudos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Adaptação

Com a suspensão das atividades acadêmicas na Ufac em decorrência da  pandemia do Covid-19 a instituição teve que se adaptar ao enorme desafio: as aulas remotas. Como enfrentamento a este cenário, a Ufac instituiu, por meio da Portaria Nº 1009, de 03 de junho de 2020, o Grupo de Trabalho Acadêmico, equipe multissetorial com o intuito de elaborar estratégias de continuidade das atividades letivas remotas no período de isolamento. A instituição criou, ainda, o site do Espaço de Apoio Acadêmico para orientar estudantes e professores quanto ao uso de tecnologias de informação e comunicação. 

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  1. Jorgeane

    23 de junho de 2021 no 21:39

    Uma ótima matéria, todos estão de parabéns

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Centro de Referência Paralímpico na UFAC promove inclusão e forma atletas

Criado para fomentar a inclusão e o desenvolvimento esportivo de pessoas com deficiência, o Centro de Referência Paralímpico do Acre, localizado dentro da Universidade Federal do Acre (UFAC) tem se consolidado como referência na formação de atletas e no incentivo à prática esportiva. O espaço funciona graças a parceria entre o governo Federal, governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Ufac.

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Projeto atende 118 alunos e se prepara para o Meeting Paralímpico em abril

Por Paula Amanda, Thaynar Moura e Jhenyfer Lima

Criado para fomentar a inclusão e o desenvolvimento esportivo de pessoas com deficiência, o Centro de Referência Paralímpico do Acre, localizado dentro da Universidade Federal do Acre (UFAC) tem se consolidado como referência na formação de atletas e no incentivo à prática esportiva. O espaço funciona graças a parceria entre o governo Federal, governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Ufac.

Aluno Rikley Sampaio saindo da piscina em mais um treino de natação. Foto: Thaynar Moura 

 Coordenado pelo professor Clodoaldo Castro, o projeto existe há dois anos e atende 118 alunos, oferecendo quatro modalidades: atletismo, natação, bocha e halterofilismo, além de duas atividades de cunho participativo, como futebol recreativo e exercícios rítmicos.

Alunos treinando. Foto: Paula Amanda

O Centro recebe crianças, jovens e adultos de 7 a 35 anos com deficiência visual, intelectual ou física. Para participar, os interessados devem apresentar documentos pessoais e um laudo médico. Cada modalidade é adaptada ao perfil do atleta, garantindo que todos tenham acesso ao esporte de forma segura e adequada.

 Aluna/atleta arremessando pino em mais um treino. Foto: Thaynar Moura

Meeting Paralímpico – evento que revela talentos acreanos 

No dia 5 de abril, Rio Branco sediará o Meeting Paralímpico, evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), destinado exclusivamente a alunos-atletas ingressantes da escola ou universidade. Crianças de 7 a 10 anos, independentemente de estarem matriculadas, também participarão como parte do Centro de Referência Paralímpico.

Aluno/atleta treinando na modalidade petra. Foto: Thaynar Moura

As competições serão realizadas nos espaços esportivos do Serviço Social da Indústria (SESI), no caso do  atletismo e da Assiciação Atlética do Banco do Brasil (AABB) para os competidores de natação. “O principal objetivo do projeto é massificar o esporte para pessoas com deficiência dentro do Acre. O projeto busca encontrar pessoas que queiram praticar esportes, independentemente da deficiência ser visual, física ou intelectual”.

Formação de atletas e conquistas

Além das atividades realizadas no estado, os atletas do Centro Paralímpico participam de diversas competições em nível nacional ao longo do ano. Após o Meeting Paralímpico Estadual, em abril, os atletas seguem para disputar as três etapas do Circuito Caixa, em São Paulo. Posteriormente, representarão o Acre no Meeting Paralímpico – Fase Regional, que será realizado em Brasília, e, no final do ano, competirão no Meeting Paralímpico Nacional.

Aluno/atleta no lançamento de dardo.  Foto: Thaynar Moura

Na modalidade de bocha, os atletas também competem em níveis regional e nacional, ampliando a representatividade do esporte paralímpico acreano no cenário brasileiro. No total, os alunos participam, em média, de oito a dez competições anuais, distribuídas entre atletismo, bocha, halterofilismo e natação.

Destaques e revelações

Um dos grandes talentos revelados pelo projeto é Ricardo Campos, atleta da bocha de 23 anos, natural de Assis Brasil, no interior do Acre. Atualmente, ele treina em um clube em São Paulo e já integrou a Seleção de Jovens da Bocha, disputando competições internacionais, incluindo um torneio em Bogotá, na Colômbia. Após essa experiência, ele retornou ao clube paulista, onde segue sua trajetória esportiva.

Aluna/atleta Isabelly treinando bocha. Foto: Thaynar Moura

Outro nome promissor é Rikley Sampaio, de 16 anos, que representa o centro na natação e já compete na modalidade. Ele frequenta o projeto desde a sua inauguração e, ao longo dos anos, tem apresentado grandes avanços, especialmente na coordenação motora.

Alunos/atletas do centro de  referência paralímpico ufac treinando a modalidade bocha. Foto: Thaynar Moura

A participação dos alunos no esporte tem sido uma grande conquista também para suas famílias. Francisleide Gonçalves, mãe dos trigêmeos Isabelly, Karen e Luiz Henrique, de 12 anos, destaca o impacto positivo do projeto, especialmente para Isabelly.

Coordenador/professor do Centro de Referência Paralímpico Ufac, Clodoaldo. Foto: Paula Amanda

“Depois que conheceu o esporte, o desenvolvimento que teve, principalmente a Isabelly, foi incrível. A postura dela, o equilíbrio, mudou tudo. Antes, ela não queria, mas quando foi para a primeira competição e já conquistou a medalha de ouro, voltou com outra visão.” A conquista aconteceu nas Olimpíadas Escolares, em São Paulo.

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Quem ajuda os animais abandonados na Ufac?

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Por Fhagner Soares, Juliane Brígido, Joana Kelly, Livia Giovana e Sharda Oliveira*

Além de alunos de graduação e pós-graduação, os corredores da Universidade Federal do Acre (Ufac) recebem diariamente visitantes peculiares, cães e gatos abandonados por antigos donos que encontram na instituição um refúgio, tornando-se mascotes acolhidos pela comunidade acadêmica.

Apesar do carinho demonstrado por estudantes, técnicos e professores que se mobilizam para alimentar e cuidar desses animais, a universidade não possui políticas institucionais ou verbas destinadas ao cuidado deles. A responsabilidade fica nas mãos dos próprios voluntários, que tentam suprir as necessidades básicas dos bichos por meio de doações e ações independentes.

O prefeito do campus, Antonio Artheson, reconhece a existência desses animais, embora a instituição não saiba o número exato dessa população. Segundo ele, já foram feitas tentativas de implementação de projetos para controlar essa situação, incluindo a criação de uma minuta de termos que tinha a ideia de parceria com a Prefeitura de Rio Branco. No entanto, uma constante mudança de gestores dificultou a concretização dessa ação que contava com castração, cuidados veterinários e até campanhas de adoção. 

 Além do mais, a falta de infraestrutura adequada para acolher temporariamente os animais impede um bom andamento dos projetos. Algumas iniciativas pontuais já acontecem, um exemplo foi a criação de comedouros para cães e gatos e alguns casos de castrações de animais em parceria com a clínica veterinária da Ufac, porém a responsabilidade de transporte e pós-operatório ainda recai sobre voluntários da comunidade acadêmica. 

Uma das professoras envolvidas no acolhimento dos animais, Maria Roselia Lopes, conta que começou após ver colegas colocando comida para os gatos e procurou saber mais sobre. Depois passou a observar mais a presença desses animais e começou a se organizar junto de outros amigos. “Não temos um grupo formalmente estruturado. Fazemos de maneira independente. Muitas vezes tiramos dinheiro do próprio bolso para comprar ração e tratamentos veterinários”, acrescentou. A docente destaca a falta de apoio institucional dentro da própria comunidade acadêmica. “Enfrentamos resistência de alguns professores”, enfatiza. 

Foto: Juliane Brígido

Agressões

De acordo com uma técnica da instituição que preferiu não se identificar, existem relatos de possíveis agressões a esses animais. Isso ocorre porque algumas pessoas se sentem incomodadas com a presença deles e até mesmo com as pessoas que os acolhem e cuidam. Além disso, a funcionária relatou a existência de um grupo de Whatsapp chamado “Gatos da Ufac” que funciona como uma rede de apoio utilizada para localizar, alimentar e encontrar possíveis donos. 

Diante desse cenário, torna-se necessário que medidas sejam tomadas pela Universidade Federal do Acre, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, para minimizar o problema do abandono de animais domésticos no campus. O abandono de animais é crime. Caso presencie a prática, entre em contato com o Disque Vigilância do campus 68992266601 ou denuncie anonimamente pelo telefone 181 destinado à denúncias da Polícia Civil do Acre (PCAC).

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Semana da Saúde: Ufac atende idosos com aulas de hidroginástica

Projetos voltados à melhor idade são indispensáveis para promover qualidade de vida a essa parcela da população. A prática de atividades é indispensável para levar saúde física e mental ao dia a dia de pessoas idosas. Desenvolvido pelo Curso de Educação Física, o Projeto Idoso Ativo conta com atendimento especializado de hidroginástica e atende mais de 100 matriculados com idade a partir de 50 anos.

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Curso de Educação Física oferece prática de atividades físicas gratuitas e atende público de mais de 100 idosos

Por Paulo Medeiros e Paty Barros

Projetos voltados à melhor idade são indispensáveis para promover  qualidade de vida a essa parcela da população. A prática de atividades é indispensável para levar saúde física e mental ao dia a dia de pessoas idosas. Desenvolvido pelo Curso de Educação Física, o Projeto Idoso Ativo conta com atendimento especializado de hidroginástica e atende mais de 100 matriculados com idade a partir de 50 anos.

Segundo a professora Aristeia Nunes Sampaio, coordenadora do projeto, as aulas de hidroginástica são oferecidas gratuitamente sempre às terças e quintas feiras com turmas que variam entre 40 e 70 alunos. 

O projeto

Atuando no projeto desde 2005, a professora destaca que. além das aulas de hidroginástica o projeto atende alunos da graduação que queiram fazer pesquisas e professores que desejam desenvolver ações com o público idoso, relacionado a ações de educação em saúde, como palestras, oficina ou aulas

A idosa Maria José dos Santos, 73 anos, comenta sobre o que melhorou na sua vida ao participar da iniciativa: “Acho que o idoso precisa se mover mais, fazer uma atividade física é muito bom. Estou há 14 anos no projeto, fui convidada por amigas. A hidroginástica melhorou muito minha saúde, diminuiu dores no corpo e articulações, melhora inclusive o meu humor”, relatou.

Consideração dos idosos

Há três anos no projeto, o idoso José Carlos, 57 anos, conta que com as aulas de hidroginástica as dores que sentia no corpo e nas articulações deram uma melhorada.Eu era bastante irritado e melhorei e tá melhorando muito mais, eu tinha dores no joelho, no pescoço e dificuldades para dormir. Com as aulas de hidroginástica, as dores no corpo e dor de articulação, deu uma melhorada”.

Outra participante do projeto, Vanderlene Pinto da Silva, 53 anos, faz as aulas por recomendação médica e a pedido de sua mãe por ter de problemas de coluna: “Já faz cinco anos que iniciei as aulas e melhorei bastante, o médico passou hidroginástica e fisioterapia, a fisioterapia eu fui marcar, mas ainda não me chamaram”, relatou.

Maria do Livramento, de 55 anos, que sofre com algumas comorbidades diz que melhorou muito depois que começou a praticar as aulas de hidroginástica: “Tem 1 ano que estou praticando hidroginástica, por recomendação médica, a gente se sente bem, tenho mais disposição no dia a dia”, falou. 

Como participar

As inscrições podem ser feitas na Universidade Federal do Acre, BR 364, Bloco de Educação Física.

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