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Realidades Paralelas: acreanos adotam novos hábitos no ambiente virtual durante a pandemia

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O crescimento no uso de aparelhos eletrônicos durante a pandemia de Covid-19 fez com que a sociedade migrasse a uma realidade paralela, mas que trouxe reflexos na vida real

Por Guilherme Limes, Renato Menezes e Gabriel Vercoza Alves

Quem nunca deu uma stalkeada em alguma rede social e, quando se deu conta, viu que aquela olhadinha custou um tempo que, simplesmente, voou? Durante este período de pandemia ocasionada pela Covid-19, o isolamento social provocado pelo vírus fez com que este tipo de prática se intensificasse ainda mais, justamente porque as pessoas procuravam outras formas de se distrair dentro da própria casa.

No entanto, a mudança não foi somente neste hábito. O home office, as aulas na modalidade de ensino à distância, as compras online e tantas outras atribuições que tiveram de ser reformuladas para os moldes virtuais, fizeram com que as pessoas se inserissem, de forma ainda mais intensa, em uma cultura de telas onde as luzes artificiais nos fazem ficar vidrados em frente aos aparelhos eletrônicos, tanto para fins profissionais, como para se esquivarem da realidade.

De acordo com dados do mês de março de 2021 emitidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), são mais de 240 milhões de telefones celulares no Brasil, sendo quase 113 celulares para cada 100 habitantes. Somente em Rio Branco (AC), são 475.779 unidades, o que dá uma média de 115 aparelhos para cada 100 pessoas.

Dados relacionados ao uso de telefones celulares em Rio Branco (AC). Foto: Printscreen/Teleco.

Com relação ao tráfego de usuários na Internet, a Anatel registrou um aumento entre 40 a 50% neste período de pandemia pelo fato de as pessoas começarem a usar a ferramenta para fins de estudo, trabalho, compras e entretenimento de forma ainda mais intensa. Na prática, houveram picos 11 terabytes por segundo em 2020, o que é quase o triplo da média registrada em 2019, que configura 4,69 terabytes.

Tais relatórios mostram o quão as telas e os conteúdos que elas transmitem têm atuado como um método bastante eficaz para realizar qualquer tipo de coisa, principalmente quando há restrições de deslocamento. Porém, fatores como estresse, compulsividade, vício em redes sociais, falta de concentração e baixa autoestima são alguns dos prejuízos que vêm acompanhado da facilidade e dinamicidade dos aparelhos eletrônicos e aplicativos, e que podem refletir no bem estar e em relações interpessoais.

PANDEMIA E COMPRAS ONLINE

Apesar de o e-commerce não ser uma novidade, o percentual de pessoas que passaram a aderir às compras online cresceu de forma considerável. Segundo um levantamento feito pela Ebit/Nielsen divulgado em 2021, 13 milhões de brasileiros passaram a aderir ao comércio eletrônico em 2020, o que configura um aumento de 23% de consumidores com relação ao ano anterior. No total, foram 17,9 milhões de consumidores a mais do que em 2019. Além disto, foram movimentados mais de R$ 87 bilhões em vendas nesta modalidade, justamente por conta do fechamento das lojas físicas devido à pandemia.

Pesquisa mostra que sites, aplicativos e redes sociais foram os principais caminhos para buscas de produtos na internet . Foto: Renato Menezes.
 

A estudante Meline Melo começou a fazer compras online através dos aplicativos desde 2017, porém, com mais intensidade em 2020. Ela contou que é, praticamente, um vício ficar olhando os produtos diariamente e que, apesar de não ser possível experimentar ou ver o produto físico, o preço e a variedade de itens acabam influenciando no ato de comprar.

“A pandemia intensificou este estilo de compra porque teve um certo momento em que todas as lojas estavam fechadas. Então, as pessoas tiveram que recorrer às compras online, e também acaba sendo mais cômodo. Eu, por exemplo, não encontro nada relacionado a k-pop no estado, mas na internet é mais fácil achar”, enfatizou.

Estudante de nutrição costuma comprar livros pela internet. Foto: Arquivo pessoal.

A youtuber Luz Clarita Araújo também destacou a comodidade como um fator decisivo na hora de comprar. Ela começou a pedir produtos durante a pandemia e falou que nunca tinha feito isso antes por medo de dar errado ou de não receber o pedido.

“Eu sempre tive vontade, mas não tinha coragem. Comecei comprando presente de aniversário em maio e fui continuando. Hoje eu não posso ver uma oferta que já quero comprar”, falou.

CRESCIMENTO DO TIK TOK

A extensão das telas não se limitou apenas ao e-commerce. O aplicativo TikTok, por exemplo, virou um fenômeno na quarentena. De acordo com o relatório emitido pela empresa App Annie, que monitora o desempenho de aplicativos, o crescimento absurdo de downloads fez com que esta tecnologia chinesa figurasse como o mais baixado do ano de 2020. O tempo gasto pelos mais de 1 bilhão de usuários ativos no app cresceu 325% ano a ano, com uma média de 5h por mês, superando o Facebook pela primeira vez.

Ainda de acordo com o monitoramento, o motivo que indica o crescimento do TikTok foi a pandemia, que fez com que as pessoas migrassem a uma rede social que promovesse diversão, criação de conteúdo e socialização com outros usuários.

Dados mais recentes dos desempenhos de aplicativos divulgados pela consultoria Sensor Tower, mostram que o Brasil foi o país que mais inseriu usuários na plataforma no mês de abril de 2021, com 7,6 milhões de novos membros de um total de quase 60 milhões de downloads no mundo.

O aplicativo da empresa ByteDance cresceu de forma absurda em 2020, e traz propostas similares de interação promovidas pelo antigo Vine e Snapchat. Foto: Logomarca do app.

A FEBRE DA GERAÇÃO Z

A estudante de direito Luísa Longo foi uma das que aderiu ao app do momento. Ela conta com mais de 35 mil seguidores no TikTok e disse que começou no aplicativo de forma despretensiosa, apenas como um passatempo na quarentena e sem intenção de postar e gravar vídeos, por ter vergonha.

O primeiro vídeo dela que viralizou foi de quando coloriu o cabelo sozinha em casa. Apesar de o conteúdo ter sido sendo postado sem áudio sem querer, isso não foi um problema, visto que conseguiu mais de 2 milhões de views e quase 300 mil curtidas. O segundo foi exatamente com o mesmo vídeo, mas dessa vez com áudio, que obteve repercussão similar.

Tiktoker acreana faz vídeos baseados em sua rotina diária e conquistou grande número de seguidores. Foto: Printscreen/perfil @luznts. 

Ela falou que em 2020 estava muito viciada em assistir os vídeos da plataforma e costumava usar por horas, afetando os afazeres diários, principalmente durante as aulas online que necessita de atenção. “Se eu abro o aplicativo, eu vejo um vídeo. Aí eu vou ver, já tem passado 30 minutos e eu estou rolando a timeline, meu for you, e continuo assistindo”.

Para a estudante, o TikTok virou um fenômeno porque ele formula conteúdos muito específicos para cada pessoa, a partir da aba “for you”, que significa “para você”. 

“O algoritmo é muito específico, então acho que esta questão de poder se conectar com as coisas que você gosta e com as pessoas que curtem as mesmas coisas que você, assistir coisas que estão ligadas ao seu estilo de vida, etc., foi uma das coisas que levaram a esta febre”, ressaltou.

Luisa conta que ficou surpresa com a repercussão dos vídeos e que isso fez ela produzir mais conteúdo para seus seguidores. Foto: Printscreen/vídeo.
 

A influenciadora digital Bia Araújo também viu sua conta disparar no período de pandemia. Atualmente, ela acumula 2,4 milhões de seguidores no TikTok e disse que começou a gravar vídeos, de forma despretensiosa, sobre customização, não imaginando a dimensão que tomaria.

Bia Araújo (@magicardb) está há 1 ano e 6 meses no TikTok. Foto: Printscreen/@magicardb

Para a tiktoker, a plataforma se tornou um fenômeno e conquistou os brasileiros por falta de entretenimento neste período de pandemia. Ela também falou que costuma fazer conteúdos voltados à culinária e que pode ter sido isto que a fez conquistar um público grande, já que é mais comum ver vídeos de dança.

“A plataforma é um meio fácil de se crescer porque qualquer vídeo pode viralizar. Mas o que me fez conquistar seguidores foi meu conteúdo ‘diferente’, por não ser algo tão normal no app no começo, e também a constância porque muitos começam, mas acham que não vai dar certo e desistem”, pontuou.

A criadora de conteúdo digital falou que já foi mais viciada no aplicativo, mas que atualmente costuma usar de forma mais controlada. Foto: Printscreen/@magicardb

“NO TRABALHO, CONSIGO RENDER MAIS”

As rotinas de trabalho também foram afetadas durante a pandemia. No Núcleo Telessaúde Acre que atua com serviços de saúde à distância, a cirurgiã-dentista e coordenadora de campo, Caroline Oliveira, conta que algumas atribuições que, anteriormente, eram realizadas de forma presencial, tiveram de ser concentradas nos moldes virtuais. Reuniões e webpalestras que costumavam acontecer e ser transmitidas no próprio Núcleo, precisaram ser replanejadas para garantir a segurança dos palestrantes.

“Por se tratar de um ambiente em que temos que fazer divulgações, gravações e documentações, normalmente se torna um pouco mais cansativo. Fisicamente, a gente percebe que temos algumas delimitações físicas e, às vezes, até mentais de sobrecarga de trabalho. No final do dia, a gente sempre sente uma ardência na vista, mal estar, dor na colunae na cabeça”.

A cirurgiã-dentista conta também que se vê muito assídua quando o assunto é redes sociais, além de achar que estes instrumentos atuam como ferramentas que vieram para facilitar e simplificar funções mais burocráticas. Porém, acredita também que elas trazem alguns problemas, principalmente em questões de concentração.

“Eu acho que no trabalho presencial eu consigo render mais. Em casa, às vezes, tem outras coisas que nos tiram do foco, seja uma tarefa doméstica, um parente que chega, e até as próprias redes sociais mesmo quando a gente pega para olhar”, pontuou.

Cirurgiã dentista diz que o trabalho se tornou mais cansativo por ele ter se concentrado apenas dentro da tela de um computador
Foto: Arquivo pessoal.

FADIGA NO ENSINO À DISTÂNCIA

Estresse e cansaço também são alguns dos problemas vivenciados pelo professor de português, Rodrigo Marques, que agora dá aulas em ensino remoto. De acordo com ele, é necessário adaptações constantes para que o ensino não se torne exaustivo para ambos os lados, já que há um sobrecarregamento de demandas que não condizem com a realidade atual.

“A experiência não tem sido fácil. Os obstáculos, que não são poucos, tem feito com que a gente tenha que se reinventar todo dia, além de uma maior carga de trabalho, de gastos extras com o nosso próprio recurso, da busca ativa aos alunos, e de trabalhar com ferramentas não democráticas e, muitas vezes, inacessíveis”, complementa.

Professor de Língua Portuguesa considera necessário se reinventar para que os alunos não se cansem de assistir aulas na modalidade online. Foto: Arquivo pessoal.

“ESTUDAR EM CASA TEM SIDO UMA VANTAGEM E UMA DESVANTAGEM” 

Para os estudantes, a realidade não foi diferente. Mesmo com a possibilidade de tirar dúvidas mais pontuais com os professores, a estudante do terceiro ano do ensino médio, Elis Vitória de Lima, disse que as aulas se tornaram “desafiadoras, vantajosas e desvantajosas”.

Ela relatou que já está se preparando para o vestibular e que vem se adaptando da maneira que pode durante este momento, apesar das desvantagens de precisar se esforçar para manter o foco e de não se dispersar durante as aulas. Para ela, a maior vantagem de estudar dentro de casa é a possibilidade de se preparar e de absorver os conteúdos dentro de seu próprio ritmo. 

“Estudar em casa tem sido uma vantagem e uma desvantagem. Consigo procurar recursos que podem me ajudar e auxiliar durante esse processo, como os cursos online para os vestibulares, além de videoaulas que vem ajudando muito a compreender melhor que antes algumas disciplinas, principalmente para tirar algumas das minhas dúvidas mais frequentes”, explicou.

Se preparando para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudante diz que a distração em casa acontece com mais frequência. Foto: Arquivo pessoal.

A CULTURA DA INSEGURANÇA

Sobre os impactos psicológicos que a cultura de telas, potencializada pela pandemia, teve na vida das pessoas, o psicólogo clínico e educacional, Álef Costa, disse que muitos pacientes dele desenvolveram transtornos de ansiedade, depressão e síndrome do pânico em decorrência dos conteúdos que consumiam nas redes sociais.

“Pessoas com depressão geralmente tem a crença de que não é capaz, de que não pode, de que é inferior a outros e imaginando um mundo do perfeccionismo, das pessoas perfeitas, do casal perfeito, do melhor emprego do mundo, e assim por diante, mas a gente sabe que na vida real não é assim”.

Ele falou que muitos usuários acabam usando as redes sociais como válvulas de escape para mostrar algo que não condiz com a realidade por fatores envolvendo insegurança e medo. Para isso, ele recomenda que a pessoa procure ajuda de um profissional.

“É importante trabalhar a insegurança e a autossabotagem na terapia. Se você está internalizando estes pensamentos, é necessário tratar isso na psicoterapia”.

Psicólogo afirma que as mulheres em sua maioria sofrem com comparações em redes sociais por conta da falsa estética da perfeição que muitos pregam. Foto: Arquivo Pessoal.

Sobre este assunto, os estudantes de jornalismo Renato Menezes, Guilherme Limes e Gabriel Verçoza convidaram a criadora de conteúdo Agatha Rosa e a modelo Isna Fernanda para um bate-papo sobre autoestima e redes sociais na pandemia em um podcast exclusivo para esta reportagem. Para conferir o bate-papo.

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Mulheres mais velhas no relacionamento: ainda é um tabu?

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Por Gisele Almeida e Lucas Thadeu

O relacionamento entre uma mulher mais velha e um homem mais novo ainda carrega um grande preconceito na sociedade brasileira. Dessa forma, é muito comum mulheres mais velhas passarem por constrangimentos pelo simples fato de se relacionarem com homens mais novos. Contudo, quando o fato ocorre ao contrário, em que o homem é mais velho, as reações das pessoas são alternadas, mas há uma maior aceitação.

A reportagem realizou uma enquete com 33 pessoas, por meio de um formulário compartilhado nas redes sociais para saber mais sobre a opinião das pessoas a respeito desse tabu. No questionário, 90,9% já presenciaram algum tipo de preconceito com mulheres mais velhas no relacionamento conjugal. 

Outro dado que chama atenção é a aceitação, pois 81,8% acham normal quando o homem tem de 7 a 10 anos de diferença de idade entre a namorada ou esposa. Contudo, quando perguntado ao contrário, se é normal que uma mulher tenha essa diferença de idade, 51,5% não acham que seja normal. Por fim, 66,7% dos internautas acham que a mulher mais velha sofre mais preconceito que os homens quando o assunto é idade. 

Alcimar Souza, caseiro, de 47 anos, manteve um relacionamento com uma mulher que era 12 anos mais velha que ele por quase 10 anos. Ele relata que o preconceito esteve muito presente: “às vezes a gente ia em alguns lugares, e quando chegávamos lá perguntavam se era a minha mãe ou porque estava casado com ela. Eu ficava triste com aquela situação, pois era muito preconceito em quase todos os lugares que eu ia”, relembra. 

No atual momento, ele está com outra companheira e é 7 anos mais velho. Souza afirma que a reação das pessoas com esse relacionamento é totalmente contrária ao de antes. “Ninguém nunca comentou nada relacionado à idade, é bem tranquilo”, conclui. 

Quem também passou pela mesma situação foi a Luciana Azevedo, de 43 anos, conferente de depósito, que vive uma união estável há 10 anos e é 10 anos mais velha que o companheiro. Ela afirma que no início conseguiu o apoio da família e pessoas próximas, mas foi no trabalho que ela passou por uma situação desconfortante. “Uma vez, uma pessoa que trabalhava comigo falou assim: teu filho veio aqui. Aí eu falei: que bom, quando eu estava nascendo, eu já estava grávida dele”, relembra.

Foto: Arquivo Pessoal

Além das mulheres passarem por situações como essas citadas anteriormente, elas também podem sofrer com a não aceitação dos familiares e amigos. Diferente de Azevedo, a engenheira agrônoma Leilane Benício (28 anos), diz que sofreu com a falta de apoio no início de seu relacionamento. Ela é 9 anos mais velha que seu marido Dhomini (19 anos). “Logo no início do relacionamento foi bastante o número de pessoas que não apoiavam.”

Ela também afirmou que as pessoas sempre ficam surpresas quando descobrem a diferença de idades e que a reação muitas vezes vem em conjunto com comentários e indagações preconceituosas. “A mulher é muito julgada quando é vista com um homem mais jovem que ela. Logo de cara já falam: está querendo terminar de criar? Ou está bancando tudo?”

Voz dos especialistas 

A psicóloga e psicoterapeuta reichiana Patrícia Coube explica porque casos como esses acontecem. “Esse estranhamento, o próprio tabu, é resultado de uma educação/cultura que permanece propagando a “naturalização” de uma condição: homens mais velhos mais meninas mais novas = natural/normal, em detrimento e até ridicularização do inverso. O tabu permanece enquanto há consentimento da sociedade em manter tais padrões”, explica. 

            Além disso, ela também salienta que o Estado do Acre é um local bastante conservador, pois impera a normalização de atos que não eram para ser considerados normais. “Adultério, pedofilia, homofobia… entre outros desvios de conduta… muitas destas situações passam uma falsa ideia de um estado com mais liberdade. Aqui, ainda nos deparamos com expressões do tipo: essa é para casar, essa é para curtir. O fato de existir mulheres que se relacionam com homens mais jovens, não significa que não haja preconceito”, conclui Coube. 

Administradora e especialista em gerontologia, que é o estudo dos fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais relacionados ao envelhecimento do ser humano, Marizete Melo destaca outro fato que pode agregar nesse tabu. “As mulheres sofrem mais por conta de uma visão estereotipada das pessoas, a causa disso é o machismo.”

Outro aspecto ressaltado é a supervalorização da juventude associada à beleza presente na sociedade, o que afeta as mulheres maduras. “Além das alterações no corpo feminino em seu envelhecimento, também contribuem para o fator da insegurança e baixa estima. A mulher se sente com uma estima um pouco abalada por conta de seu corpo não ser o mesmo”, explica.

Mulher mais nova no relacionamento

        E quando a situação ocorre com a mulher sendo mais jovem? Então, a psicóloga Coube afirma que não é porque a mulher é mais nova que não irá sofrer algum tipo de preconceito. Como a jornalista, Camila Holsbach, de 33 anos, que é 16 anos mais nova que o marido, Márcio Bleiner, de 49. Eles estão juntos há quase 15 anos, se conheceram por meio da rádio em que ele trabalhava, era radialista, e ela o ouvia todos os dias. 

A jornalista relembra que no início do relacionamento as pessoas ficavam criticando-a, por ela ter 19 anos e ele 35. “Tinha gente que falava pro Bleiner que ele precisa de uma mulher de verdade, não de uma “menina”. Diziam que eu não ia dar conta, que quando ele precisasse de verdade de uma companheira eu sairia fora. Bem… todos equivocados! Estamos, há quase 15 anos, firmes e fortes – e vencendo”, destaca. 

Foto: Arquivo pessoal

O casal tem quatros filhos, um do relacionamento deles e os outros três são do relacionamento anterior do seu marido. Apesar da diferença de idade, isso nunca foi um empecilho para Holsbach. 

“Acho que a diferença de idade foi uma das principais coisas que me fez gostar ainda mais dele. Nunca gostei de me relacionar com pessoas da minha faixa etária, então, pra mim, foi tranquilo. Mas havia os “olhares tortos”.” Ela conta, rindo, que algumas vezes se considera “mais velha” do que ele. “Continuamos nos dando muito bem e achando que a diferença de idade nunca foi um empecilho, mas um fator que contribuiu muito para termos dado tão certo”, concluiu.

Pontas de esperança

Apesar das evidências de um preconceito estrutural em muitas sociedades, existem casais que podem contar uma história diferente, como é o caso do jornalista Márcio Souza, que é 6 anos mais jovem que a esposa Emanuele Souza. Eles não relataram vivências de preconceito em relação à diferença de idade, e consideram que boa parte dos preconceitos sociais decorre de uma estrutura educacional familiar, pois a educação e respeito ao próximo vêm de casa.

“Acreditamos que depende muito da criação. Parafraseando um velho ditado: comentários de casa vão à rua. Se existe preconceito, machismo, homofobia, racismo no dia a dia da família (breves comentários, frases, palavras cheias de estereótipos, por exemplo) sem dúvida isso vai refletir no comportamento fora. Por isso, tentamos ser o mais didáticos possível e libertos desses estereótipos ao responder uma pergunta para nossa filha,” diz Souza.

Foto: Arquivo Pessoal 

Eles contam que a idade em nenhum momento foi um tabu, seus amigos e familiares nunca os criticaram por isso. “Não sofremos ou enfrentamos preconceito de ninguém do nosso ciclo de amizade. Os familiares, no entanto, pensaram que a Manu estava grávida, por causa da rapidez”, diz ele sobre o namoro rápido antes do casamento. “No mais, só comentários como “o leite tá caro” ou “melhor comprar leite do que remédio”.”

No caso da professora Katianny Andrade (14 anos mais velha que seu parceiro), ela conta que não encontrou problema de opinião preconceituosa das pessoas, mas que ela em si teve receios. “De início eu fui bem sincera de que eu não queria me relacionar com ele. Eu que tinha preconceito… Nós mulheres ligamos muito pra vaidade”, concluiu. 

Foto: Arquivo Pessoal

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Acre: um Estado sexagenário com muitas histórias para contar

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Por Marcos Jorge Dias

Não há como escrever sobre o Estado do Acre sem pensar nas estórias que  minha avó contava nas noites iluminadas por lamparinas. Seu olhar lacrimoso e  distante, refletido nas chamas bruxuleantes, nos conduzia ao passado com os  nossos ancestrais. Os homens mortos nas “correrias” e as mulheres caçadas a  dente de cachorro, amansadas e estupradas, para procriar mão de obra para os  seringais. Lembranças que a cada dia se diluem na fumaça das queimadas.

O Território se fez Estado… com muita luta!

Mapa do estado do Acre/Fonte: guiageo.com/acre.htm

O Acre era um pedaço esquecido e isolado do Brasil. O Tratado de Petrópolis,  aprovado por Lei federal de 25 de fevereiro de 1904 e regulamentada por decreto  presidencial de 7 de abril de 1904, incorporou o Acre como território brasileiro.  “O Movimento Autonomista começou imediatamente com a criação do Território  do Acre. O próprio assassinato do Plácido de Castro foi um resultado dessa  disputa”, conta o historiador Marcos Vinícius das Neves. As insatisfações geradas contra a  União fizeram com que os acreanos se revoltassem, dando início a insurreições. A luta pela autonomia acreana não se deu só por conquista dos direitos políticos  de seus cidadãos, mas também, pela possibilidade do desenvolvimento  econômico e qualidade de vida dos acreanos. Até que em 15 de Junho de 1962 foi sancionada pelo Presidente da República  João Goulart a Lei 4.070, que elevou o Acre à categoria de Estado. Em outubro de 1962 foi eleito o primeiro governador do Estado do Acre, José Augusto de  Araújo. 

E aí chegaram os “paulistas”

Nas décadas de 70 e 80 do século passado a região foi cenário das grandes  disputas pela posse da terra entre seringueiros e os chamados “paulistas”. Hoje,  nas margens da Rodovia, que requer constante manutenção pelo DNIT, estão  consolidadas as grandes fazendas de gado, plantios de milho e de cana-de açúcar, que já estão sendo substituídas pela soja. 

Durante os 20 anos (1999-2019) em que o Partido do Trabalhadores governou  o Acre, foram feitos grandes investimentos estruturais na região: Zona de  Processamento de Exportação-ZPE (Senador Guiomard); Usina Álcool Verde  (Capixaba); Fábrica de preservativos NATEX, indústria de beneficiamento de  madeiras e polo moveleiro (Xapuri); polo moveleiro de Epitaciolândia; Fábrica de  ração, frigorífico Dom Porquito, abatedouro Acreaves e pousada Ecológica  (Brasiléia), entre outros investimentos na área de produção, conservação  ambiental e desenvolvimento sustentável na Reserva Extrativista Chico Mendes  que abrange 4 municípios da região. Há época foi construído um projeto político  que deu base ao sonhado desenvolvimento sustentável. 

Contudo, vários problemas de gerenciamento nos complexos projetos que  envolviam: estrutura, gestão de pessoal, administração financeira e etc.,  acrescidos com a arrogância e vaidade de alguns “reis e faraós” que assumiram  as chefias do governo e do partido, contribuíram para o fracasso das iniciativas  que consumiram milhões em recursos humanos e financeiros, nacionais e  estrangeiros. 

Atualmente, passados 60 anos de elevação à condição de Estado, o Acre vive momentos de profundas incertezas e continua na busca de um modelo de  desenvolvimento econômico que atenda as demandas das suas diferentes  camadas sociais. Enquanto isso… a boiada vai passando! 

No começo… Havia o cantar dos pássaros, o assobio do vento, o piar das corujas, o estalar das  sementes, o gotejar da chuva nas folhas, o barulho da água correndo por meio dos grotões. O  vento trazia da floresta os sons dos invisíveis. Quando a tarde ia caindo – levando o sol no rumo  do oriente – tinha o banho no rio, a lua nascendo brilhante. E começava a noite. Passava a rasga mortalha, gritava o gogó de sola na beira da mata. E na roda em volta da fogueira, sob a luz  azulada da lua, as estórias eram contadas. 

Foi no tempo em que a terra não tinha dono, não tinha fronteiras e os rios corriam cheios na época das chuvas e fazia praia no tempo da friagem. O povo que vivia na mata não tinha doença  e não brigava entre si. Os papagaios comiam no mesmo barreiro que o caititu. Os brabos vinham  em bandos. Subindo a correnteza em ubá grande que roncava sem parar. Espantavam as araras  das ingazeiras da beira do rio e matavam tudo que viam. Socó, quatipuru e jaçanã quem nem  serve para comer, virava embiara. E assim começou o fim.

Numa noite em que a lua não veio e o povo dormia na sacupema da grande samaúma ouviu-se  um espoco e depois o clarão na mata escura. Depois as cargas quentes de chumbo, entrando  nas carnes dos que dormiam sem saber o que estava acontecendo. 

Os brabos naquela noite mataram todos os guerreiros, velhos, curumins, e as mulheres que não  conseguiram amarrar. O cheiro de sangue misturado com pólvora correu a mata. Os que  puderam correram para o centro e se esconderam. Mas os brabos tinham pau de fogo que matava de longe. Tinham sede de sangue e do leite que descia da seringueira quando era  cortada. Mas isso foi num tempo que ficou pra trás. Dias, Marcos Jorge. “Estórias do Aquiry & Outros Mundos”, Editora Xapuri, 2017. Literatura, Mitos e Lendas

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Campus

Monografia na pandemia: os desafios impostos pela Covid-19 para quem deseja concluir a graduação

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Isolamento social fez com que orientandos, orientadores e gestores buscassem alternativas para garantir que estudantes realizassem o sonho de colar grau / Foto: Arquivo pessoal / Pâmela Freitas

Por Gabriel Vercoza Alves e Renato Menezes

Com o objetivo de reduzir os impactos da pandemia de Covid-19 na rotina universitária a comunidade acadêmica precisou se ajustar para continuar, mesmo de forma virtual, o preparo para a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). No entanto, as dificuldades para com a nova modalidade de estudo ainda causam insegurança em quem está esperando ansiosamente pelo diploma universitário.

Com a estudante do curso de Licenciatura em História, Alice Leão, não está sendo diferente. A acadêmica cursa o sétimo período da graduação na Universidade Federal do Acre (Ufac) e está tendo que lidar com ruídos externos e internos em casa que acabam atrapalhando a concentração que deseja para escrever e elaborar o TCC. “O ambiente não é propício aos estudos, tenho dificuldade de concentração e tudo acaba influenciando e dificultando ainda mais”, comenta.

Por conta da impossibilidade de ir à Ufac, ela teve que fazer pesquisas bibliográficas de forma on-line, como na Biblioteca Nacional Digital, e seguir as dicas do seu orientador Airton Chaves. Um dos medos da estudante na reta final diz respeito a instabilidade da internet que pode ser um contratempo na hora de apresentar o trabalho já que o Acre tem problemas constantes com rompimentos de fibra. “Tenho medo de não ter conexão de internet no dia da apresentação, ou até mesmo que a internet caia. Fico insegura”, diz.

Estudante conta que, por necessidade, precisou comprar um computador de mesa novo e um Kindle para auxiliar em seus estudos / Foto: Arquivo pessoal

SOBRECARGA

A acadêmica do 7º período do curso de Licenciatura em Letras/Libras, Katriny Almeida, também teme que problemas de instabilidade com internet seja o fator de dificuldade ao defender o TCC. O tema do trabalho dela, feito em conjunto com a estudante Adriele Costa e orientado pela professora Ivanete Cerqueira, é “A iconicidade da língua de sinais caseira de surdos do município de Porto Walter – AC”.

“Acredito que uma das maiores dificuldades tenha sido a sobrecarga com relação a outras disciplinas, assim como dificuldade de algumas vezes encontrar o momento em que a orientadora tivesse disponível e minha dupla também. Agora a preocupação é com relação a tecnologia pois sabemos que elas falham, então temos receio de faltar energia, internet ou ter algum problema técnico que prejudique a apresentação”, fala.

“FIQUEI NESSE SENTIMENTO POR MESES”

A estudante do 8º período de Jornalismo da Ufac, Pâmela Rocha de Freitas, precisou aprender a estudar no ensino remoto justamente no momento em que teve que fazer o TCC. Além disso, por diversas vezes se sentiu desanimada em ver que atrasaria seus estudos.

“No começo da pandemia eu achava que duraria um mês, estava super empolgada em formar e terminar no tempo correto. Conforme o tempo foi passando e as coisas pioraram eu entrei em uma tristeza e desânimo enormes. Não sabia quando iria me formar, não queria mais estudar. A pandemia ia me atrasar toda na faculdade – me atrasou um ano. Fiquei nesse sentimento por meses”, comenta.

Universidade Federal do Acre encontra-se com suas atividades presenciais suspensas por conta da pandemia da Covid-19 em concordância com a Resolução nº 04, de 30 de março de 2020 / Foto: Renato Menezes

Sobre as orientações, a acadêmica disse que elas foram cruciais para que a pesquisa desse prosseguimento. Orientada pela professora Francielle Modesto, seguiu um cronograma semanal que envolvia prazos. Isto, juntamente com a troca frequente de e-mails e de encontros virtuais, contribuíram para que Pâmela voltasse ao ritmo de escrita a que estava habituada antes da pandemia e desse continuidade ao TCC de tema “A ética jornalística na cobertura de um linchamento em Capixaba: um estudo sobre as notícias de caso publicadas na ContilNet Notícias e G1 Acre”, apresentado no dia 10 de junho e aprovado com média 10.

“Conversávamos por e-mail, às vezes, mais de uma vez por dia. Na verdade, tinha dias que trocávamos mais e-mails do que eu troco mensagens com minhas amigas. Sempre que surgia uma dúvida, algo que eu queria mudar, acrescentar, ou tinha visto, eu mandava para ela. E ela igualmente me mandava as coisas que ela encontrava para poder me ajudar na pesquisa. Marcamos reuniões on-line para eu apresentar o andamento da pesquisa para ela e até para ensaiar minha apresentação para a banca”, pontua.

Troca de mensagens e de e-mails entre alunos e professores foi a forma encontrada para nortear a escrita do TCC à distância / Foto: Gabriel Verçoza

CADA ALUNO NO PRÓPRIO RITMO

A professora Francielle Modesto foi orientadora de Pâmela e de mais dois alunos do curso de Jornalismo e disse que cada orientando escreve no próprio ritmo, principalmente durante este período onde alguns adoeceram ou tiveram parentes que foram contaminados. No entanto, organiza um plano de atividades para que a produção flua.

“Foi possível manter o suporte aos alunos e garantir o distanciamento social necessário para nos protegermos da Covid-19. Para resolver a questão da falta da biblioteca, por exemplo, eu procurei e-books, artigos, dissertações e teses, e enviei por e-mail aos alunos para que eles não ficassem sem o conteúdo necessário para pesquisar”, complementa.

ESFORÇOS

Sobre os métodos que a Ufac tem buscado para que as produções não parassem, a Pró-Reitoria de Graduação, Ednaceli Damasceno, diz que a instituição vem promovendo, desde setembro de 2020, capacitações e formações para docentes e coordenadores de curso por meio da Escola de Formação da Docência Universitária para que as atividades migrassem para o ambiente virtual, tais como reuniões de colegiado e bancas de TCC.

“Desde a suspensão das atividades presenciais, as defesas dos trabalhos de conclusão de curso estão ocorrendo de forma virtual, e nós capacitamos, junto com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), os coordenadores e alguns docentes para usar as plataformas digitais, e aí desde então esta defesa vem sendo autorizada a ocorrer de forma virtual. A Prograd também tem uma instrução normativa de nº 01, de 13 de abril de 2020, em que ela também recomenda que algumas atividades ocorram de forma virtual, e uma destas é o TCC”, diz.

Pró–Reitora de Graduação da Ufac fala que enquanto não houver condições sanitárias adequadas, as atividades presenciais continuarão suspensas para garantir a saúde da comunidade acadêmica /Foto: Arquivo Pessoal

A pró-reitora também ressalta que o ambiente presencial é o mais propício para desenvolver as atividades. Contudo, pontua que o momento é de cautela e de importância do resguardo da saúde dos técnicos-administrativos, docentes e alunos.

“É claro que a gente não vê o momento de retornar às atividades presenciais que é a forma como, historicamente e predominantemente, as instituições públicas de ensino utilizam em termos de modalidade de ensino. Enquanto não for possível, vamos continuar a seguir usando os meios digitais necessários para defender a saúde e a vida de toda a comunidade acadêmica”.

EM OUTROS ESTADOS

A jornalista Ariel Bentes, recém-formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foi uma das muitas estudantes brasileiras que passaram por este processo de forma totalmente remota. Intitulado “Mídia e violência contra a mulher: a abordagem jornalística do feminicídio no Portal do Holanda” o trabalho da jornalista foi estruturado, apresentado e aprovado pela banca examinadora no final de 2020 de maneira totalmente online.

Ela conta que tinha data marcada para a primeira apresentação do TCC em março de 2020, quando surgiram os primeiros casos de contaminados por Covid-19 em Manaus e a Ufam teve que suspender o semestre. Isto fez com que a jornalista tivesse mais um atraso na escrita do material que deveria ter sido entregue no segundo semestre de 2019, mas foi impossibilitada por questões pessoais.

Aluna do curso de Comunicação Social – Jornalismo, na Universidade Federal do Amazonas, Ariel Bentes concluiu a graduação em meio à pandemia da Covid-19 de forma remota / Foto: Arquivo Pessoal

“TRIPLA PRESSÃO”

A preparação de Ariel se tornou ainda mais difícil por alguns problemas envolvendo tecnologia, pressão psicológica, saúde mental e produtividade em um momento atípico. “O processo de produzir um trabalho de conclusão de curso já é muito complicado, já existe uma pressão no meio disso e para mim houve ainda mais pois tinha tentado fazer essa entrega em 2019, não consegui finalizar e estava fazendo essa segunda tentativa em 2020. Me sentia com uma tripla pressão”.

Para se preparar da forma como gostaria, ela pediu demissão do emprego, passou a fazer trabalhos freelancers na área e começou uma rotina de estudos que demandava tempo de pesquisa e inúmeras trocas de mensagens e e-mails com a orientadora Ivânia Vieira.

Apesar do nervosismo, o fato de ter apresentado o TCC de forma online a deixou mais tranquila no sentido de não ter que ficar “cara a cara” com a banca. Porém, não considerou fácil a experiência de ter que produzir em plena pandemia. “Uns três dias antes de fazer a defesa houve um falecimento na família de um tio meu por infarto fulminante, então fiquei bem abalada, mas fui bem instruída pela minha orientadora de como fazê-la online”.

Colação de grau do curso de Jornalismo da Ufam ocorreu de forma online / Foto: Arquivo pessoal

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