Desafio na educação: o impacto na saúde mental dos professores

Estudos apontam como a desvalorização do ensino, com baixos salários, sobrecarga e falta de prestígio prejudicam o trabalho docente

Produzido por Susana Bonfanti e Anísio Neto

O professor, seja ele de escola pública ou privada, muitas vezes exerce outras funções, para além de ensinar o conteúdo para os alunos. Atualmente, o profissional da educação precisa de criatividade, inovação e empatia para estimular os estudantes em sala de aula.

Os alunos da geração Z, formados pelo conjunto de crianças que nasceram na primeira década do século 21, são imersos na tecnologia digital, com novos hábitos em relação às gerações anteriores. Entre os nascidos na era digital, em que o conhecimento sempre está em mãos de forma rápida, mas nem sempre segura, as turmas têm apresentado mais dificuldades para se manterem entretidas nos estudos. De acordo com o blog Saraiva Educação, acredita-se que práticas pedagógicas mais antigas têm probabilidade de gerar desinteresse nos alunos.

Imagem: Internet.

Talvez o excesso de atividades que os educadores precisam desenvolver, para prender a atenção do aluno, têm contribuído para ficarem sobrecarregados. Esta sobrecarga acaba afetando a vida pessoal e profissional, uma vez que, se não gerarem resultados positivos com seus alunos, são acometidos pela frustração e desânimo.

Uma pesquisa realizada em 2022 sobre a Saúde dos Educadores para compreender os efeitos da pandemia na saúde mental dos docentes, realizada pela Nova Escola, em conjunto com o Instituto Ame Sua Mente, mostra que aumentou a porcentagem de professores afetados com algum transtorno de 21,5% para 30,1%.

O estudo mostra o crescimento de transtornos mentais como ansiedade, depressão e burnout entre os educadores, apontando que muitas vezes os profissionais da educação não têm tempo em sua rotina  para se cuidarem com apoio de outros profissionais.

O Brasil é o primeiro no ranking de violência nas escolas, segundo a pesquisa global realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2015. No levantamento, mais de 44% dos docentes que atuavam no estado de São Paulo afirmaram ter sofrido agressão física e verbal.

O país também é um dos que menos valoriza os educadores, o que gera desemprego, salários baixos, e desânimo entre professores e gestores das instituições. A falta de capacitação e recursos para lidar com alunos em sala de aula são consequências de questões sócio estruturais.

A Secretaria de Educação municipal de São Paulo, informa que, a cada três horas, um professor da rede municipal pede licença por problemas psicológicos. Em 2019, 800 professores foram afastados, de acordo com os dados apurados pelo Jornal O Globo.

Realidade local

A professora de Geografia Fabiana Abomorad, que já trabalhou em rede pública e particular em Rio Branco, capital do estado do Acre, relata sobre a falta de apoio que os professores enfrentam dentro das escolas e como isso vem desestimulando os docentes. “O professor precisa de todo apoio profissional. Conheço professores que estão indo para outras áreas. Passando em concursos e desistem”, relata Abomorad.

Além disso, ela conta que já chegou ao ápice do estresse e ansiedade devido ao excesso de trabalho quando atuava em três períodos: manhã, tarde e noite. “Eram aulas complementares que ofereceram e insistiram para eu pegar. Por isso que digo que o professor precisa de folga e descanso remunerado sempre”, comenta a professora.

Ao citar as questões do afastamento da sala de aula devido ao aumento de problemas psicológicos entre os professores, ela comenta que teve vários colegas que se afastaram por um longo período e, após a comprovação do agravamento da saúde mental, foi remanejado para outro setor.

Ao ser questionada acerca dos problemas psicológicos dos professores de Rio Branco, devido ao estresse diário e trabalho excessivo, ela relata que há uma colega passando por essas questões.

Os professores, principalmente aqueles que ministram apenas uma disciplina, precisam buscar várias escolas para ganhar uma quantia que seja suficiente para viver confortavelmente, levando ao excesso de trabalho. Os docentes ficam com sua rotina carregada, impossibilitando que tenham mais qualidade de vida, uma vez que sobra pouco tempo para o lazer.

A professora Delvilene Guerra, que trabalha na rede de ensino filantrópica e privada, relata que o período da pandemia de Covid-19 afetou a saúde mental de muitos professores, mas depois que as aulas voltaram a ser presenciais, algumas coisas melhoraram. “Já me senti muito frustrada anos atrás, eu trabalhava os três períodos do dia, então, a minha vida pessoal ficou muito afetada. Me senti frustrada por não conseguir viver minha vida pessoal”, conta a professora, que considerava viver em prol do trabalho.

Ela acredita que quando a escola não tem bons professores, também  não tem qualidade de ensino. “E isso é questão de gestão governamental, porque quando a escola não recebe recursos suficientes, afeta a educação. Muitos professores dão sangue e tiram dinheiro do bolso para manter a qualidade”, diz Delvilene Guerra, enfatizando que o reconhecimento muitas vezes vale mais do que retorno financeiro.

O professor Marcos Charife, que ministrou a disciplina de História para os alunos do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), percebeu  que a falta de valorização dos professores afeta a sala de aula e profissionais promissores saem do ensino público para a iniciativa privada buscando mais apoio institucional.

O docente soube separar bem sua vida pessoal com o trabalho, mas diz que já abdicou de algumas coisas devido ao excesso de atividades. “Sim, acontece invariavelmente, principalmente quando é necessário trabalhar nos finais de semana. Mas, são obrigações da profissão, algo previsível, então. Ossos do ofício”, conta o professor.