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Desafio na educação: o impacto na saúde mental dos professores

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Estudos apontam como a desvalorização do ensino, com baixos salários, sobrecarga e falta de prestígio prejudicam o trabalho docente

Produzido por Susana Bonfanti e Anísio Neto

O professor, seja ele de escola pública ou privada, muitas vezes exerce outras funções, para além de ensinar o conteúdo para os alunos. Atualmente, o profissional da educação precisa de criatividade, inovação e empatia para estimular os estudantes em sala de aula.

Os alunos da geração Z, formados pelo conjunto de crianças que nasceram na primeira década do século 21, são imersos na tecnologia digital, com novos hábitos em relação às gerações anteriores. Entre os nascidos na era digital, em que o conhecimento sempre está em mãos de forma rápida, mas nem sempre segura, as turmas têm apresentado mais dificuldades para se manterem entretidas nos estudos. De acordo com o blog Saraiva Educação, acredita-se que práticas pedagógicas mais antigas têm probabilidade de gerar desinteresse nos alunos. 

Imagem: Internet.

Talvez o excesso de atividades que os educadores precisam desenvolver, para prender a atenção do aluno, têm contribuído para ficarem sobrecarregados. Esta sobrecarga acaba afetando a vida pessoal e profissional, uma vez que, se não gerarem resultados positivos com seus alunos, são acometidos pela frustração e desânimo.

Uma pesquisa realizada em 2022 sobre a Saúde dos Educadores para compreender os efeitos da pandemia na saúde mental dos docentes, realizada pela Nova Escola, em conjunto com o Instituto Ame Sua Mente, mostra que aumentou a porcentagem de professores afetados com algum transtorno de 21,5% para 30,1%.

O estudo mostra o crescimento de transtornos mentais como ansiedade, depressão e burnout entre os educadores, apontando que muitas vezes os profissionais da educação não têm tempo em sua rotina  para se cuidarem com apoio de outros profissionais. 

O Brasil é o primeiro no ranking de violência nas escolas, segundo a pesquisa global realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2015. No levantamento, mais de 44% dos docentes que atuavam no estado de São Paulo afirmaram ter sofrido agressão física e verbal.

O país também é um dos que menos valoriza os educadores, o que gera desemprego, salários baixos, e desânimo entre professores e gestores das instituições. A falta de capacitação e recursos para lidar com alunos em sala de aula são consequências de questões sócio estruturais.

A Secretaria de Educação municipal de São Paulo, informa que, a cada três horas, um professor da rede municipal pede licença por problemas psicológicos. Em 2019, 800 professores foram afastados, de acordo com os dados apurados pelo Jornal O Globo.

Realidade local

A professora de Geografia Fabiana Abomorad, que já trabalhou em rede pública e particular em Rio Branco, capital do estado do Acre, relata sobre a falta de apoio que os professores enfrentam dentro das escolas e como isso vem desestimulando os docentes. “O professor precisa de todo apoio profissional. Conheço professores que estão indo para outras áreas. Passando em concursos e desistem”, relata Abomorad.

Além disso, ela conta que já chegou ao ápice do estresse e ansiedade devido ao excesso de trabalho quando atuava em três períodos: manhã, tarde e noite. “Eram aulas complementares que ofereceram e insistiram para eu pegar. Por isso que digo que o professor precisa de folga e descanso remunerado sempre”, comenta a professora.

Ao citar as questões do afastamento da sala de aula devido ao aumento de problemas psicológicos entre os professores, ela comenta que teve vários colegas que se afastaram por um longo período e, após a comprovação do agravamento da saúde mental, foi remanejado para outro setor.

Ao ser questionada acerca dos problemas psicológicos dos professores de Rio Branco, devido ao estresse diário e trabalho excessivo, ela relata que há uma colega passando por essas questões.

Os professores, principalmente aqueles que ministram apenas uma disciplina, precisam buscar várias escolas para ganhar uma quantia que seja suficiente para viver confortavelmente, levando ao excesso de trabalho. Os docentes ficam com sua rotina carregada, impossibilitando que tenham mais qualidade de vida, uma vez que sobra pouco tempo para o lazer.

A professora Delvilene Guerra, que trabalha na rede de ensino filantrópica e privada, relata que o período da pandemia de Covid-19 afetou a saúde mental de muitos professores, mas depois que as aulas voltaram a ser presenciais, algumas coisas melhoraram. “Já me senti muito frustrada anos atrás, eu trabalhava os três períodos do dia, então, a minha vida pessoal ficou muito afetada. Me senti frustrada por não conseguir viver minha vida pessoal”, conta a professora, que considerava viver em prol do trabalho.

Ela acredita que quando a escola não tem bons professores, também  não tem qualidade de ensino. “E isso é questão de gestão governamental, porque quando a escola não recebe recursos suficientes, afeta a educação. Muitos professores dão sangue e tiram dinheiro do bolso para manter a qualidade”, diz Delvilene Guerra, enfatizando que o reconhecimento muitas vezes vale mais do que retorno financeiro.

O professor Marcos Charife, que ministrou a disciplina de História para os alunos do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), percebeu  que a falta de valorização dos professores afeta a sala de aula e profissionais promissores saem do ensino público para a iniciativa privada buscando mais apoio institucional.

O docente soube separar bem sua vida pessoal com o trabalho, mas diz que já abdicou de algumas coisas devido ao excesso de atividades. “Sim, acontece invariavelmente, principalmente quando é necessário trabalhar nos finais de semana. Mas, são obrigações da profissão, algo previsível, então. Ossos do ofício”, conta o professor.

Cultura

Coletivo Errantes e a democratização da arte

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O coletivo artístico Errantes, existente a poucos meses, está se consolidando na cena artística da Universidade Federal da Ufac e de Rio Branco.

Por Tacila Muniz

Fundado em outubro de 2023 pelos estudantes de história licenciatura da Universidade Federal do Acre (UFAC) Diego Fontenele, Jhonatas Nathan e José Lucas, o grupo apresenta desenhos que consistem em estilos ligados às referências de interesse de cada artista como o surrealismo, exploração de aspectos anatômicos e de cultura pop.

Sua origem e identidade estão intrinsecamente ligadas à universidade. O projeto que primeiramente uniu os colegas de curso foi a última edição da Semana Acadêmica de História, realizada em outubro do ano passado, onde puderam expor seus materiais pessoais. O stand chamou atenção de professores da Associação de Docentes da Ufac (ADUFAC) como a presidente Letícia Mamed, que firmou uma parceria.

Os estudantes sentiram a necessidade de se apresentarem como um grupo e não só como artistas individuais parceiros. Dessa forma criaram o coletivo, sendo sua primeira exposição como grupo, denominado “Devaneios”, realizada em 23 de novembro de 2023, na sede na ADUFAC.

A partir daí oportunidades surgiram e novos artistas foram inseridos como João Victor e Franciele Feittosa.  Além disso, uma equipe de apoio foi montada, sendo Mariana Maia e Débora Fontinele como comunicação, Lucas Nobre, Jardel França e Débora Tacana no editorial e curadoria e por fim uma equipe pedagógica, ainda em desenvolvimento, mas que já conta com João Pedro.

“É uma junção de pessoas da periferia que estão ocupando um espaço que naturalmente não é nosso”

Os integrantes falam que a ideia das últimas exposições e o que dá o tom dentro do coletivo é a possibilidade de democratizar a arte, “a arte não precisa ser cara, ela não precisa de muitos estudos, várias técnicas específicas. Cada um de nós tem técnicas diferentes, estilos diferentes, querendo passar mensagens diferentes, e ainda assim todos nós somos autodidatas e nenhum de nós representa alguma escola”, afirma José Lucas.

O coletivo também traz cada vez mais em sua identidade a utilização de materiais utilizados como tela, como pedaços de madeira e ferro avulsos, usados tanto para suprimir gastos quanto também para reciclar materiais que serviriam como lixo.

Além do ambiente universitário, para eles, a origem periférica é um grande ponto de referência para refletir sobre a prática de cada artista, mas também como o grupo pode atingir mais indivíduos em vulnerabilidade social.

 “É uma junção de pessoas da periferia que estão ocupando um espaço que naturalmente não é nosso,” acrescenta Fontenele. Por esse motivo o grupo planeja montar materiais educacionais auxiliares na prática e conhecimento artístico voltado a crianças e jovens de escolas localizadas em bairros não centrais de Rio Branco.

Como perspectiva, o grupo tem como norte continuar a prática dos ideais citados, mas também institucionalizar o coletivo na Ufac, podendo impulsionar pesquisas envolvendo cultura e arte dentro e fora dos muros da universidade,

 “É fazer um programa que vai ficar além de nós. Quando a gente sair daqui a gente quer deixar o coletivo para as gerações que vão entrar como algo dos estudantes”, explica Nobre.

Apesar do pouco tempo de existência, o grupo reflete sobre o que já foi possível construir e mantém a confiança de conquistar ainda mais, para nós, a quatro meses atrás era totalmente impensado. É muito doido você imaginar que os moleques da quebrada de Rio Branco, estão indo simplesmente expor lá no (museu) Juvenal Antunes sendo convidado. E a ideia é que a gente consiga abrir portas para que outras pessoas da quebrada também consigam fazer isso”.

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Cultura

Cineasta Acreana vai dirigir documentário sobre mulheres no cárcere intitulado “Amor Bandido”

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Projeto no seguimento do audiovisual foi apresentado no edital da Lei Paulo Gustavo e a autora aguarda resultado para seguir na sua produção

Por Enilson Amorim

A cineasta e historiadora acreana Kelen Gleysse Maia dirigirá o documentário “Amor Bandido”, que abordará a história de mulheres envolvidas em crimes motivados pela influência de seus companheiros. Segundo a autora, o projeto está em fase inicial, mas as pesquisas para a realização do filme estão bem avançadas. “Para você ter uma ideia, o Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo, conforme uma pesquisa nacional realizada em 2022. No Acre, dados oficiais indicam um aumento gradual no número de mulheres reclusas, totalizando 231, sendo 193 em Rio Branco, 17 em Cruzeiro do Sul e 21 em Tarauacá, sem contar aquelas em que estão em regime aberto e semiaberto, sob Monitoramento Eletrônico Penitenciário”, comenta a cineasta e pesquisadora.

Kelen Gleysse Maia Andrade acumula experiência em pesquisa com grupos silenciados desde seus estudos de história até o mestrado em linguagens e identidades pela Universidade Federal do Acre (Ufac). “Já realizei diversos trabalhos com comunidades isoladas em seringais distantes e outros grupos esquecidos pelo Estado. Minhas incursões nas temáticas voltadas para as mulheres começaram com meu primeiro trabalho no audiovisual, chamado ‘Mulheres Lavandeiras’, exibido no Segundo FestCineMulher – edição 2022 realizado pela Associação Acreana de Cinema (Asacine). A partir desses trabalhos audiovisuais, surgiu a ideia de realizar o documentário ‘Amor Bandido’.”

Cineasta produzirá curta que narra as histórias de mulheres encarceradas no Acre. Foto: Cedida

No roteiro do novo documentário, a cineasta pretende denunciar as dificuldades e a negligência do poder público em relação a essas mulheres encarceradas, destacando que muitas são esposas, mães de família pobres que foram separadas de seus filhos e enfrentam diversos tipos de preconceitos dentro dos presídios. “São donas de casa que se veem largadas nos presídios, frequentemente sem garantias de saúde, higiene e proteção, violando seus direitos fundamentais e humanos.”

A cineasta planeja revelar também que essas mulheres, frequentemente sem instrução acadêmica e estrutura familiar adequada, são alojadas em presídios insalubres, escuros e malcheirosos, sem condições mínimas de higiene nas celas e com uma alimentação precária. Elas acabam nesses presídios por influência de seus companheiros, que, direta ou indiretamente, as levam ao crime devido à dependência emocional e financeira.

O documentário não busca justificar práticas criminosas, mas sim abrir espaço para novas perspectivas, estimulando discussões na sociedade e promovendo a reflexão sobre a vulnerabilidade social vivenciada pelas mulheres encarceradas atualmente. Acima de tudo, pretende assegurar que as vozes dessas mulheres não sejam silenciadas. “Este curta-metragem se compromete a dar voz a elas e influenciar o poder público a adotar uma abordagem mais humanista em relação à causa das mulheres encarceradas no Acre e no Brasil. E, principalmente, alertar outras mulheres a não entrarem no mundo do tráfico e destacar que o crime não compensa”, conclui a pesquisadora e cineasta.

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Esporte

Fisiculturismo no Acre: atletas ganham competições e espaço mundial em apresentações

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Conterrâneos de Ramon Dino ganham destaque no fisiculturismo

Por Luiz Eduardo e Elis Caetano

O atleta acreano Everson Costta conquistou, em outubro de 2023, o título de Mr. Olympia Brasil, a principal competição nacional de fisiculturismo. Ele é o segundo competidor do estado a conquistar o título e irá representar o país no Mr. Olympia 2024, que acontecerá na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. 

Natural de Sena Madureira,  Everson é educador físico e começou sua jornada no esporte em 2018, competindo em competições amadoras. Ele destaca a emoção que sentiu ao conquistar sua primeira vitória em uma competição profissional e afirma que está determinado a se preparar para o Mr. Olympia 2024.

Everson Costta, atleta da Competição Nacional de Fisiculturismo. Foto: Reprodução/Internet

“Ser campeão do Mr. Olympia Brasil significa muito para mim. Sou o segundo acreano a realizar esse feito, o primeiro foi o Ramon, que é o segundo colocado na categoria (mundial), e estaremos juntos competindo no ano que vem. Isso é muito gratificante e a realização de um sonho em representar o Acre e o Brasil” – destaca.

Não é de hoje que o Acre tem conquistado um reconhecimento no fisiculturismo. A cena dos atletas têm sido bastante comentada mundo afora e vem crescendo não só na capital, mas em todo o estado.

Nos últimos cinco anos muitos destaques acreanos avançaram e se profissionalizaram, ganhando concursos, patrocínios e eventos importantes. Os Acreanos que representam este grupo de competidores profissionais no Acre, além de Everson Costta são, Ramon Dino, Andréa Gadelha e Herlayne Braga.

Andreia Gadelha é natural de Epitaciolândia, cidade do interior do Estado. Foto: Reprodução/Internet

Ramon Dino tem 29 anos, nasceu em Rio Branco e começou a musculação através da  calistenia na adolescência e logo se destacou por seu desenvolvimento muscular. Competiu pela primeira vez em 2017 aos 22 anos e já participou de três Mr. Olympia. Na sua estreia em 2021 ficou em quinto lugar, e no seguinte alcançou o segundo lugar.

Em outubro de 2021, Ramon venceu e conquistou o Overall (disputa entre os campeões de todas as divisões da categoria) da Classic Physique, colocando seu nome oficialmente no circuito profissional do fisiculturismo brasileiro.

Conhecido apenas como “Dino”, Ramon atualmente detém o título de vice-campeão do Mr. Olympia e campeão do Arnold Sports na categoria Classic Physique. 

Ramon Dino venceu e conquistou o Overall em outubro de 2021. Foto: Reprodução/Internet

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