Cotidiano
Como as “notícias falsas” afetaram a imunização dos povos indígenas
Publicado há
4 anos atrásem
por
acatraia
Apesar das doses suficientes disponíveis e dos profissionais capacitados para aplicá-las, os indígenas enfrentaram, além do vírus, as fake news e os grupos que as disseminam de forma massiva
Por Ana Bessa e Evander Oliveira
Segundo o Informe Técnico nº15 , baseado no Plano Estadual de Operacionalização de Vacinação Contra Covid-19 do Acre, inicialmente eram 13.933 pessoas, entre indígenas aldeados e trabalhadores da saúde dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), distribuídos em 12 municípios, que precisavam ser vacinados.
Prestes a fazer um ano de quando o primeiro lote de vacinas entregue pelo governo estadual, em 19 de janeiro, foi recebido pelas autoridades locais, avalia-se o impacto da vacinação dos povos indígenas até hoje. O primeiro lote destinou 26.920 unidades para a vacinação dos povos aldeados, o que seria praticamente suficiente para a ampla imunização logo nos primeiros meses de 2021.
Porém, é possível avaliar que o impacto da vacinação dos povos indígenas foi afetado, sendo que apenas quase um ano depois eles chegaram perto do número total da população. Ao longo da matéria, foi possível afirmar que as fake news fizeram parte da equação nas dificuldades encontradas pelos órgãos responsáveis em cumprir o plano de vacinação.
Outros entraves como a dificuldade de acesso aos povos aldeados, agravado também pelo período de inverno amazônico, caracterizado por muitas chuvas, impedindo o acesso por ramais e às vezes também o deslocamento de barco, e a manutenção das doses durante a viagem, foram parte do problema até hoje.
Partindo da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o órgão responsável por intermediar e direcionar as doses de vacina contra a Covid-19 para os povos indígenas é o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). O DSEI é a unidade descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), que realiza atividades técnicas de atenção à saúde indígena. No Brasil existem 34 DSEIs, no Acre há duas unidades: os DSEIs Alto Rio Juruá e o Alto Rio Purus, baseados em Cruzeiro do Sul e Rio Branco, respectivamente.
Em dados disponibilizados no painel do Ministério da Saúde (MS), sendo eles fornecidos pelos DSEIs do Acre, até o dia 10 de janeiro de 2022, a população indígena era composta por 13.607. Na DSEI Alto Rio Juruá 6.378, o que representa 75% da população da regional, tomaram a 1ª dose. Já no Alto Rio Purus 4.659 (92%) tomaram a primeira dose do imunizante. Quando se trata da 2ª dose, no Juruá apenas 59% foram imunizados, enquanto no Purus esse número chega a 78%.
Quando somamos as populações das duas DSEIs e as doses aplicadas em ambas até o momento, o portal do Ministério da Saúde mostra que após um ano que as doses destinadas a esses povos chegaram, apenas 81% está com a 1ª dose e 66% está com a 2ª dose, ou dose única, em dia.
Povo Manchineri
Os Manchineri (Manxineru, em sua língua nativa, o aruak) possuem população de 1.100 indivíduos, segundo dados da Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre) e estão espalhados pelas Terras Indígenas (TI) de Mamoadate, Seringal Guanabara e Cabeceira do Rio Acre, espalhados pelas cidades de Assis Brasil e Sena Madureira. Suas terras são marcadas por acesso pelos rios, possuem amplos campos abertos e em algumas partes também ocupam área de mata fechada.

De acordo com dados do painel do Pacto Acre Sem Covid , em dados atualizados em 9 de dezembro de 2021 e disponibilizados no Portal da Transparência do estado, o povo Manchineri foi o terceiro com mais casos confirmados de Covid, 22 até então. O Painel mostra ainda um total de 1.037 notificações, 130 suspeitos, 522 casos confirmados, 33 em tratamento e 12 óbitos até a última atualização.
A professora indígena e historiadora Soleane Manchineri relata que em torno de 500 pessoas, na faixa de 40 a 60 anos foram vacinadas em sua aldeia e aproveita para fazer um breve relato do impacto da Covid-19 em seu povo depois de tanto tempo após o início da pandemia.
“O impacto causado pela pandemia foi muito grave. Tivemos perdas irreparáveis pois muitos anciãos morreram de Covid-19. Então uma parte de nossa história e memória se foi com eles”afirma a professora.
Ao informá-la sobre os dados disponíveis sobre o andamento da vacinação em nosso estado e perguntar sobre possíveis motivos da adesão atual, Soleane diz que haviam muitas informações falsas circulando nas terras indígenas e que muitos acreditaram que eram as cobaias das vacinas e que iam morrer se as tomassem.
Ela destaca que já percebeu melhora nas aldeias Manchineri desde o início efetivo da vacinação e que o grande motivador para as vacinações avançarem foi o trabalho de conscientização e apoio de algumas organizações que constantemente estão nas terras indígenas.

O combate às fake news
A Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre) é uma organização fundada em 1979, sem fins lucrativos, com sede em Rio Branco. Sua missão é apoiar os povos indígenas que vivem no Acre em suas lutas pela conquista e o exercício de seus direitos coletivos — territoriais, ambientais, linguísticos, socioculturais — por meio de ações que articulem a gestão territorial e ambiental das terras indígenas, a educação intercultural e bilíngue e as políticas públicas. É baseada nesses princípios que a CPI-Acre batalha lado a lado dos povos indígenas no combate à Covid-19 e às fake news.
Vera Olinda de Paiva, secretária executiva da CPI-Acre, é uma das lideranças da organização que está sempre presente nos territórios indígenas combatendo essas duas inimigas. A secretaria executiva alega que tem conversado com muitos indígenas, e afirma que as fake news são sim o principal motivo de recusa das vacinas. Vera Olinda aponta um grupo específico que as têm disseminado:
“A gente avalia, por tudo que acompanhamos, pelo que a gente lê e também conversando com os indígenas, que isso em boa parte tem a ver com essa linha de novos pentecostais, né. A presença deles é significativa nas terras indígenas. Mas tem também fatores que têm a ver com essa corrente negacionista, de que o coronavírus era uma gripezinha e que essa gripezinha iria passar. Então, isso chegou com muita força dentro das terras indígenas, por causa dos evangélicos e essa ideia de que ia ter um chip, que a vacina ia botar um chip na cabeça dos indígenas, isso deixou todo mundo muito inseguro”.
Ela complementa que as forças religiosas foram uma “desgraça” para os indígenas e para o trabalho feito pela Comissão, que com educação e conscientização, sempre baseados na ciência, com informação de qualidade e valorizando a medicina tradicional desses povos, tentavam conscientizá-los.
Os grupos religiosos e as fake news
A Fundação de Jovens Com Uma Missão (JOCUM), foi criada em 1960, por Loren e Darlene Cunningham, como um movimento interdominical empenhado na mobilização de jovens de todas as nações para a obra missionária. No Brasil, as atividades começaram em 1975, em Contagem (MG). Hoje a fundação possui uma estrutura descentralizada com 66 escritórios e centros de treinamento missionário espalhados por todas as regiões do país.
No Acre, o pastor e presidente da Jocum Rio Branco, Daniel Batistela, é um dos que organizam e desenvolvem trabalhos a partir da igreja junto aos povos indígenas. Segundo ele, nos estados quase todas as etnias são atendidas e apenas as mais isoladas ainda não receberam o trabalho desenvolvido pela igreja, conforme explica a seguir:
“A Igreja e as missões atuam em aldeias indígenas desde o descobrimento do Brasil. Os católicos há mais tempo e os evangélicos há uns 200 anos. Neste trabalho se faz evangelismo, discipulado, análise da língua, criação do alfabeto, alfabetização na língua, tradução de Bíblia e de outros livros na língua materna. Também temos a formação de professores e outros profissionais, tratamento de saúde e ação social em geral”, explica Daniel.
Questionado sobre como o projeto atua no contexto de pandemia, momento em que as fake news predominam até nas aldeias, o pastor da Jocum afirma que a igreja realiza um trabalho de conscientização com os povos, comunicando-se na língua indígena sobre “a realidade dos fatos, prevenção, tratamento e cuidados”. Daniel afirma que essas orientações dizem respeito a evitar ir à cidade, usar máscara e cuidados de higiene em geral.
O pastor indica, mesmo sem dizer precisamente, que parte dos missionários já se vacinaram. Apesar de aparentemente não ser um dos grupos que disseminam notícias falsas aos povos indígenas, a reportagem perguntou se Daniel acredita que a vacina contra a Covid-19 é eficaz no tratamento da doença. O pastor limitou-se a dizer: “Depende do corpo e das condições físicas de cada indivíduo. Creio que, para a maioria, a vacina ajudará”.
A conscientização dos povos
Buscando combater esse mal, aumentar a taxa de vacinados e conscientizar cada vez mais os povos indígenas, a CPI-Acre trabalha em conjunto com os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Ambos estão fazendo um trabalho de sensibilização, informação e convencimento, juntamente com as equipes de saúde, com os indígenas e, principalmente, suas lideranças, para que os indígenas que não tomaram ainda a vacina confiem na eficácia dela e aceitem ser vacinados.

Com destaque especial ao podcast da organização, o “Atenção, Txai!”, Vera aponta para as estratégias da CPI-Acre usadas no combate à desinformação, que possui um plano de comunicação composto por programa de rádio, podcast, cartazes em língua indígena, conversas por redes sociais, radiofonia e telefonemas diários para as terras indígenas, onde alega já ter retorno das terras indígenas com ótimos resultados.
“Temos um amplo plano de comunicação para ajudar os indígenas a aceitarem a vacinação, confiarem na ciência e desfazer o estrago que as fake news e que os evangélicos, em sua maioria, fizeram contra a vacina. Nós já estamos tendo retorno das terras indígenas da Bacia do Juruá, informando que a aceitação cresceu muito”, afirma a secretária executiva da Comissão Pró-Índio do Acre.
Você pode gostar
-
Aquífero do Segundo Distrito de Rio Branco: riqueza invisível sob ameaça urbana
-
Curativo 100% biodegradável leva estudantes do Ifac à COP30
-
Fotojornalismo é tema da Mostra de Comunicação Visual
-
Mulheres tatuadoras no Acre e as histórias eternizadas na pele
-
Rabada do Toinho: 35 anos de história
-
Uma matéria sobre uma outra matéria
Cotidiano
Aquífero do Segundo Distrito de Rio Branco: riqueza invisível sob ameaça urbana
Estudos recentes apontam que o aquífero ocupa uma área de 122,46 km². Foto: cedida
Publicado há
4 horas atrásem
13 de outubro de 2025por
Redação
Por Júlio Queiroz e Karina Paiva
No subsolo do Segundo Distrito de Rio Branco está uma das maiores reservas estratégicas de água da capital acreana: o Aquífero Rio Branco. Pesquisadores da Universidade Federal do Acre (Ufac), como Evandro José Linhares Ferreira, Alexsande de Oliveira Franco, Frank Arcos e Jessiane Pereira, têm alertado sobre a importância desse manancial subterrâneo, e destacando que ele possui alta vulnerabilidade à contaminação em razão da ocupação urbana desordenada e da falta de saneamento básico.

Estudos recentes apontam que o aquífero ocupa uma área de 122,46 km², abrangendo os seguintes bairros: Loteamento Praia do Amapá, Taquari, Comara, 6 de Agosto, Santa Inês, Loteamento Santa Helena, Loteamento Santo Afonso, Belo Jardim 1 e 2, Cidade Nova, Santa Terezinha, Residencial Rosa Linda, Vila da Amizade, Vila Acre, Mauri Sergio, Areal, Vila do Dner e Quinze, e possui capacidade de abastecer mais de 3,2 milhões de pessoas com 200 litros de água por dia.
Ainda assim, apenas cerca de 7% de sua descarga natural é utilizada atualmente para o consumo humano. Para os pesquisadores da Ufac, a ausência de políticas públicas efetivas coloca em risco a qualidade da água, já que análises laboratoriais têm identificado contaminação por nitratos, coliformes e metais como ferro e manganês.
O poder público municipal, por sua vez, tem divulgado avanços em projetos de captação subterrânea, mas sem execução plena. Em 2012, a imprensa local noticiou a realização de estudos preliminares, e em 2019 a Prefeitura anunciou que avançava em planos para aproveitar o potencial hídrico do aquífero. Já em 2014, o Governo do Estado divulgou que a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) continuaria o plano de exploração, mas até hoje a utilização em larga escala não saiu do papel.
Esse contraste entre a urgência apontada pelos pesquisadores e a morosidade administrativa revela o desafio de transformar ciência em política pública.
Potencial e desafios
De acordo com o modelo de gestão elaborado pela CPRM em 2010, a recarga anual do Aquífero Rio Branco é de aproximadamente 587 mm/ano, com rápida recuperação dos poços (em até uma hora). Isso torna o manancial um recurso estratégico, capaz de complementar o abastecimento em períodos de estiagem do Rio Acre.
Pesquisadores x Poder Público
Enquanto pesquisadores da Ufac defendem o monitoramento constante e o uso controlado do aquífero, a Prefeitura de Rio Branco e o governo do Acre têm enfatizado a continuidade dos estudos, mas sem definir prazos concretos para exploração sustentável.
Essa divergência evidencia a necessidade de integração entre ciência e gestão pública, de forma a garantir segurança hídrica para as futuras gerações.

Foto: cedida
A CPRM é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, responsável por produzir e divulgar informações geológicas, hidrológicas e ambientais do território brasileiro.
No caso do Aquífero Rio Branco, a CPRM foi a instituição que realizou estudos técnicos de mapeamento, testes de bombeamento e modelagem hidrogeológica, servindo de base para o Plano de Manejo do Aquífero citado.
Em resumo: a CPRM é quem faz a “radiografia do subsolo” e fornece dados científicos para que estados e municípios consigam planejar a exploração sustentável da água subterrânea.
Outro entendimento
O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira de Lima, explicou que não há comprovação da existência de um aquífero em Rio Branco, mas sim um lençol freático raso capaz de atender demandas residenciais e comerciais em pequena escala.
Segundo ele, estudos realizados até 400 metros de profundidade não identificaram aquífero, apenas pontos de água confinada de difícil recarga, com capacidade de renovação anual de cerca de 20%. Para verificar a viabilidade, o Saerb pretende perfurar três poços profundos — dois no Segundo Distrito e um no Panorama — avaliando volume, qualidade da água e resistência do solo, podendo expandir as perfurações caso os resultados sejam positivos.
Sobre o abastecimento, Enoque destacou que a cidade depende integralmente do Rio Acre, cuja turbidez e sazonalidade dificultam o tratamento, sobrecarregando o sistema no período seco.
A produção atual das duas ETAs é de até 1.600 litros por segundo, mas falhas em bombas, motores e adutoras causam intermitência em determinados bairros, especialmente no Segundo Distrito, totalmente dependente da ETA 2.
O dirigente ressaltou ainda o alto desperdício doméstico e a falta de conscientização dos moradores como fatores que agravam a escassez, reforçando que, em situações críticas, a prioridade é garantir água para hospitais e unidades de saúde.
Invisível aos olhos dos moradores, o Aquífero Rio Branco pode ser a chave para garantir segurança hídrica à capital acreana. Mas, se por um lado representa abundância, por outro traz o alerta: sem gestão integrada e responsável, esse tesouro subterrâneo pode se transformar em mais uma vítima da urbanização desordenada.
Cotidiano
Curativo 100% biodegradável leva estudantes do Ifac à COP30
Publicado há
3 dias atrásem
10 de outubro de 2025por
Redação
Por Fernanda Maia, Gabriel Vitorino e Jhenyfer Souza
No Instituto Federal do Acre (Ifac) em Sena Madureira, estudantes desenvolveram um curativo biodegradável feito a partir da taboca, espécie de bambu abundante na região amazônica.
O projeto será apresentado na prévia da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece este ano em Belém (PA), em novembro, e pretende mostrar ao mundo uma alternativa sustentável para a proteção das feridas.
A ideia surgiu a partir de estudos feitos durante o doutorado do professor Marcelo Ramon, graduado em Química pela Universidade Federal de Alagoas – Ufal. Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia com ênfase em Nanobiotecnologia pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal. Ele percebeu que a substância extraída da taboca, carboximetilcelulose (CMC), podia formar uma película semelhante ao plástico. O material, que parecia inviável por ser solúvel em água, se tornou a chave para um curativo capaz de se dissolver em contato com sangue ou secreções.
Além disso, apesar de ser considerada uma praga por produtores rurais devido aos espinhos, a taboca foi escolhida por apresentar vantagens ecológicas. O professor destaca que o Acre detém a maior concentração ‘tabocal’.
‘’A taboca cresce muito rápido, até 20 centímetros por dia. Em cinco anos, você já tem uma floresta recomposta. Tem taboca na África e Ásia, mas nada se compara ao que temos na Amazônia. E dentro da Amazônia, o Acre é o estado que mais concentra essa espécie”, explicou.
Curativo
O curativo foi reforçado com nanogotículas extraídas de óleos de copaíba e andiroba, que são conhecidos por suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.
Segundo Ramon, essa combinação ajuda na cicatrização e cria um produto sustentável, diferente dos curativos tradicionais, feitos à base de petróleo e nocivos ao meio ambiente. “Enquanto o band-aid serve apenas como barreira, o nosso curativo atua diretamente na regeneração do tecido exposto”, explica.
Veja abaixo o passo a passo de produção do curativo:
- Coleta da taboca na floresta amazônica;
- Transformação da fibra vegetal em carboximetilcelulose (CMC), um pó fino que forma um gel em contato com a água;
- Adição de nanopartículas de prata (com ação bactericida) e nanoemulsões de óleos essenciais de copaíba e andiroba, que têm propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes;
- Desidratação do gel em estufas, que forma uma película sólida e transparente;
- Aplicação na pele, e nesta etapa o curativo se transforma novamente em gel e é absorvido pela ferida.
Expectativas
A criação do produto também contou com a ajuda de estudantes do Ifac de Sena Madureira e, para eles, o projeto vai além da pesquisa em laboratório.
João Augusto Nascimento, que entrou no IfacC ainda no ensino médio, afirma que a experiência mudou sua forma de ver a ciência. “Mostra que a pesquisa pode nascer dentro da escola pública e gerar soluções reais a partir da Amazônia”, afirma.
Já a aluna Jordana Batista, outra integrante do grupo de pesquisa, destaca o orgulho em representar o projeto na conferência. “Ver nosso trabalho chegar à COP30 mostra que a região tem potencial para inspirar outros estudantes que se interessam por ciência’’.
Apesar do avanço, a produção em larga escala ainda depende de investimentos e de equipamentos industriais. Hoje, o grupo trabalha em nível laboratorial, mas vê na COP30 a chance de atrair investidores e parcerias.
A expectativa é de que o curativo ganhe visibilidade internacional e mostre que ciência, sustentabilidade e saúde podem caminhar juntas a partir do Acre.
Cotidiano
Mulheres tatuadoras no Acre e as histórias eternizadas na pele
Em Rio Branco, no Acre, esse processo já marca a cena local, com cada vez mais mulheres assumindo as máquinas, os estúdios e o protagonismo.
Publicado há
5 dias atrásem
8 de outubro de 2025por
Redação
Por Luanna Lins e Inayme Lobo
Desde muito antes de se tornar moda, a tatuagem já carregava significado em diferentes culturas. Entre povos indígenas, marcar a pele é rito de passagem, pertencimento. Em alguns países da Ásia, até hoje, ela ainda é envolta em restrições. E, quando a tatuagem moderna se espalhou, foi quase sempre dominada por homens.
Esse cenário começou a mudar quando algumas mulheres decidiram romper essa barreira. Entre as maiores inspirações estão Maud Wagner, artista circense considerada a primeira tatuadora dos Estados Unidos, no início do século XX, e Jessie Knight, que se destacou na Inglaterra a partir de 1921.
No Brasil, o mercado da tatuagem veio ganhar visibilidade a partir da segunda metade do século XX, também marcado pela predominância masculina. Nomes como Re Martelli – reconhecida como uma das primeiras tatuadoras do país – abriram caminho, tornando-se referência para outras que vieram a conquistar esse espaço.
Em Rio Branco, no Acre, esse processo já marca a cena local, com cada vez mais mulheres assumindo as máquinas, os estúdios e o protagonismo. Três delas, em especial, fazem parte dessa nova geração de tatuadoras: Ana Beatriz Tavares (20 anos), Gabriella Leão (21 anos), e Thayla Isla (26 anos). Cada uma com sua trajetória, mas unidas pela certeza de que a tatuagem é mais do que um desenho na pele, é identidade.
Experimentar, arriscar, confiar
Ana Tavares ainda era adolescente quando decidiu que a tatuagem seria sua profissão. No terceiro ano do ensino médio, ganhou um kit de tatuagem do pai e começou a improvisar peles artificiais para treinar em casa. “Eu chamei alguns colegas da minha turma pra poder fazer os primeiros treinos. Aí teve uma pessoa que aceitou e a partir disso eu comecei a tatuar”, lembra.
Aos 20 anos, Ana já possui um extenso portfólio e vem conquistando cada vez mais clientes. Foto: Inayme Lobo/A Catraia
NoO começo foi autodidata. Sem cursos presenciais disponíveis em Rio Branco, recorreu à internet. “Pesquisei cursos na internet, comecei a fazer, estudava por lá. Até o ano passado, quando participei de um workshop aqui na cidade, com um profissional da área. Então, a maior parte eu aprendi sozinha”.
Hoje, ela trabalha principalmente com o fine line e o blackwork, mas também defende as tatuagens coloridas, mesmo com pouca procura. “Muitas pessoas pensam que a cor não vai ficar tão legal depois que cicatrizar, talvez por conta do tom da pele. Mas isso é mito. As tatuagens coloridas têm contraste diferente, mas não deixam de ter a mesma qualidade”.
O que diferencia seu trabalho, segundo ela, é o incentivo ao autoral. “Normalmente, quem vem comigo, traz tatuagens já prontas, com referências da internet. Mas eu sempre indico fazer uma coisa diferente, que vai ser só pra pessoa, que ninguém vai poder copiar”.
Tavares trabalha principalmente com os estilos fine line e o blackwork. Foto: cedida
Ainda este ano, Ana abriu seu primeiro estúdio próprio, após um período tatuando em casa e em um estúdio colaborativo. Para ela, o maior desafio não vem necessariamente do fato de ser mulher, mas da competitividade no meio. “Acredito que haja ainda uma rivalidade entre os tatuadores daqui. A ideia é que é um lugar pequeno, então o público é pouco e se divide.” Ao mesmo tempo, ela reconhece que ser mulher influencia nas clientes que conquistou. “Eu confio muito no meu trabalho. Sei que dá certo porque também recebo muitas outras mulheres que querem tatuar comigo”.
No coletivo, ninguém tatua sozinha
A trajetória de Gabriella Leão (Gab Tattoo) tem um tom quase profético. “Na escola, eu falava, de forma muito despretensiosa: “ah, eu vou virar tatuadora mesmo”. Eu não sabia de nada, não tinha ido atrás de nada. E eu sempre falava isso, sabe? De uma forma espontânea. Manifestei literalmente tudo”, conta, rindo.
Gabriella encontrou na coletividade dos estúdios um espaço para crescer. Foto: cedida
Foram os amigos que abriram a porta definitiva. Ela já desenhava desde criança, influenciada pela irmã mais velha, mas foi ao conhecer Gabriel (Amaterasu), hoje colega de estúdio, que ganhou o empurrão inicial. “Ele me deu dicas de máquina, de material, de onde comprar tudo isso. Foi o pontapé que eu tava precisando”.
Depois de um mês treinando sozinha em peles artificiais, Gabriella conseguiu uma vaga de aprendiz. E ali entendeu que a vivência valia mais do que qualquer curso. “Apesar de eu estar consumindo muito conteúdo, vendo cursos gratuitos na internet, o que de fato me fez aprender foi estar ali cercada de profissionais, sempre ter o tatuador ao lado para auxiliar. Isso realmente me ajudou”.
Hoje, com um ano e sete meses de carreira, já passou por três estúdios, todos colaborativos. “Eu sempre gostei muito, porque dá pra ter uma troca de conhecimento e experiência constante. A gente tá sempre aprendendo e, consequentemente, evoluindo juntos. Eu gosto muito dessa ideia de trabalhar em equipe”.
Conhecida por Gab Tattoo, a tatuadora se destaca pelo estilo irreverente. Foto: cedida
Em relação a estilos, Gabriella não se limita, mas tem dois favoritos: o old school e o black work. “Pra mim são tatuagens que não têm erro. Tanto no quesito resultado quanto na aplicação, é muito satisfatório fazer”.
Ser mulher, para ela, também faz diferença na clientela. “Recebo muita tatuagem mais delicada, mesmo meu nicho não sendo focado nisso. Principalmente vindo de outras mulheres, em regiões mais íntimas. Acredito que, por eu ser mulher, elas se sentem mais confortáveis”.
Nesse meio, Gabriella conta que já passou por situações em que sua capacidade foi colocada em dúvida apenas por ser mulher. “Eu já passei por situações desagradáveis, como não ter voz dentro de um estúdio, duvidarem da minha capacidade sem conhecerem meu trabalho… Mas nunca deixei isso me abalar. Felizmente, o cenário da tatuagem tá mudando. Cada dia que passa vãoai surgindo mais mulheres tatuando por aqui. Eu fico feliz demais!”, resume a tatuadora.
Entre a tradição e a reinvenção
Thayla Isla (La Isla Tattoo) tinha 22 anos quando tatuou a própria pele pela primeira vez. Foi em 2021, experiência que abriu um caminho inesperado. “Desde sempre eu tive gosto por desenhar e pintar. Era um momento pessoal, no qual eu me ocupava e me encontrava. Em 2021, fiz minha primeira tatuagem e, a partir dali, passei a conhecer mais profundamente essa arte e a desenvolver uma paixão por esse universo”.
Isla atua em estúdio próprio, com clientela diversificada. Foto: cedida
O empurrão veio do colega Lean Costa, artista plástico e tatuador, que se tornou também mentor. “Ele me inspirou, me orientou e me deu todo o suporte necessário para seguir nessa caminhada que hoje é a minha vida”.
Autodidata, Isla se consolidou no old school e no tradicional americano, além de se destacar com flash tattoos em eventos. “Meu público hoje é bastante variado: atendo desde jovens até pessoas mais velhas, tanto homens quanto mulheres. Muitos clientes já chegam com o desenho pronto, mas sempre ofereço minha opinião profissional para sugerir ajustes ou melhorias desde que o cliente esteja de acordo”.
A tatuadora é especialista em old school e tradicional americano. Foto: cedida
Assim como Ana e Gabriella, também começou de forma improvisada. “As primeiras tatuagens foram feitas na casa de amigos, onde eu adaptava o espaço para trabalhar. Aos poucos, fui reunindo recursos para comprar os móveis e montar meu próprio estúdio”.
No mercado local, Isla afirma ter encontrado acolhimento. “No ramo da tatuagem no Acre, acredito que o espaço é aberto para todos. Eu, particularmente, nunca enfrentei rejeição ou cancelamento por ser mulher, pelo contrário, sempre recebi incentivo dos colegas e também muita procura de outras mulheres”, explica.
Um espaço que não para de crescer
Apesar das diferenças de trajetórias, as três tatuadoras compartilham pontos em comum. Todas vieram do desenho, todas aprenderam de forma autodidata e todas enfrentaram o desafio de conquistar credibilidade em um mercado majoritariamente masculino. Entre elas, há uma certeza: o número de mulheres tatuando está crescendo. No Acre, os estúdios de tatuagem não são mais apenas território masculino.
Na experiência delas, muitas clientes relatam que se sentem mais à vontade ao tatuar com mulheres, sobretudo em sessões que exigem expor partes do corpo. Mas o crescimento dessa procura não se explica apenas pelo conforto e acolhimento: ele também reflete a qualidade do trabalho de Ana, Gabriella, Isla, e tantas outras tatuadoras que consolidaram estilos próprios e conquistaram reconhecimento por meio de técnica e experiência.
No fim, quem procura uma tatuagem possui diferentes motivações. Há quem busque a estética, um desenho que harmonize com o corpo. Outros enxergam mais significado: homenagens, lembranças, momentos especiais. E há também quem veja na tatuagem uma forma de expressão, identidade ou simplesmente de eternizar na pele aquilo que lhe representa. Seja qual for a razão, cada tatuagem é única – assim como as histórias de quem as faz e de quem as recebe.

Aquífero do Segundo Distrito de Rio Branco: riqueza invisível sob ameaça urbana

Curativo 100% biodegradável leva estudantes do Ifac à COP30

Fotojornalismo é tema da Mostra de Comunicação Visual

Mulheres tatuadoras no Acre e as histórias eternizadas na pele

Rabada do Toinho: 35 anos de história

A dor em palavra: Gabe Alódio prepara “A Casa de Vidro”

Florestas do futuro

Mulheres tatuadoras no Acre e as histórias eternizadas na pele

Malabarismo entre estudo e trabalho

Uma matéria sobre uma outra matéria
Mais Lidas
-
Olhares3 anos atrás
Mulheres mais velhas no relacionamento: ainda é um tabu?
-
Saúde4 anos atrás
Os riscos do cigarro eletrônico
-
Notícias3 anos atrás
Festa de Ibejí, erê ou Cosme e Damião: quem tem medo de criança?
-
Cultura4 anos atrás
Um vício chamado leitura
-
Notícias4 anos atrás
Curso de Jornalismo da Ufac comemora 20 anos
-
Cotidiano3 anos atrás
Popularização da venda de conteúdo adulto no Acre
-
Notícias4 anos atrás
Muito além dos números: o luto na pandemia
-
Ufac4 anos atrás
Aulas presenciais na Ufac só devem retornar após imunização completa de professores e alunos