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Depois de Dora volta aos palcos

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Por Bianca Alexandre Cabanelas

A peça escrita e dirigida por Nolram Rocha traz uma reflexão sobre a valorização e desvalorização da vida e foi responsável por levar mais de trezentas pessoas de volta ao teatro em sua primeira temporada do ano, em junho.  Com todos os cuidados possíveis como o uso do álcool em gel, obrigatoriedade da máscara e a distancia necessária, Depois de Dora foi sucesso de público e estreia sua segunda temporada do ano em 9 de julho, as 19h30, na Usina de Artes, com entrada gratuita.

A vida Depois de Dora não é a mesma nem para os personagens, nem para o público. A arte da peça está na reflexão sobre a vida real. A vida imita a arte tanto quanto a arte imita a vida. Depois de Dora é realidade encenada.

“O tempo todo a peça fala sobre como você é frágil e te questiona o porquê você ta perdendo tempo com coisa que você não gosta, que você não ama, sendo que você pode estar aqui em um momento e depois não mais. Imagina se você tem a data da sua morte, o que mudaria na sua vida?” O questionamento é levantado pelo diretor da montagem ao ser questionado sobre a história da peça.

Cena de Deopois de Dora com os atores Jhony Carvalho e Jaqueline Chagas (Foto: Mag Araújo)

Sobre o sucesso de público, Nolram conta que já havia percebido nos ensaios que a peça iria ser um sucesso. “Eu mesmo fico rindo e chorando com a história. Eu assisto desde novembro e continuo rindo. Ver que esse público veio, gostou e chamou mais gente, foi uma experiência sensacional. Teve gente que veio cinco vezes”. O último dia da peça lotou tanto que a equipe teve que fechar os portões mais cedo. “Ficamos muito animados. Saímos extasiados. No último dia, a gente teve que mandar gente para casa porque já estava lotado.”

Sobre as expectativas para a próxima temporada, o diretor espera que o público continue indo ao teatro. “A expectativa é de muito público. Estamos fazendo adaptações para deixar a peça ainda mais atraente.” Nolram faz ainda um convite: “É uma oportunidade única no meio de uma pandemia encontrar um grupo de dezoito jovens artistas fazendo teatro com amor. No meio de um momento que não tem nada para fazer e assistir, tem gente fazendo teatro.” 

Nolram Rocha e o Candeeiro.

Nolram Rocha escreveu e dirigiu Depois de Dora. (Foto: Bianca Cabanelas)

Nascido em Rio Branco, Nolram Rocha diz que cresceu no mundo. Viveu na cidade apenas entre 2016, ano em que criou o grupo Teatro Candeeiro e Continente do Teatro, e 2018, ano que foi convidado para fazer parte de uma companhia de teatro de São Paulo. Lá, conseguiu perceber todo um novo mundo que envolvia as artes e chegou a apresentar no Teatro Municipal do estado. “Eu recebi cachê que eu não imaginava receber, conheci pessoas que eu não imaginava encontrar. A diferença dos grandes centros para cá é a quantidade de material para você ver, a quantidade de público que frequenta a obra que você faz.”

O diretor voltou para Rio Branco por conta da pandemia e foi então que começou o planejamento para levar Depois de Dora novamente para os palcos. Financiada pela lei Aldir Blanc, a peça foi uma grande oportunidade para Nolram realizar seu desejo de “receber para fazer teatro, receber pelo texto que você criou, comprar as coisas que desejo para a peça, de chamar uma galera jovem e pagar pelo trabalho.”

Cenário montado de uma das cenas de Depois de Dora (Foto: Mag Araújo)

Apesar da ansiedade para a estreia, a peça foi adiada por conta da pandemia. A montagem deveria estrear em fevereiro, mas acabou estreando apenas meses depois. “Chamei dois amigos de São Paulo, eles vieram para cá para trabalhar comigo e aí estávamos com data de estreia marcada e mudou para bandeira vermelha. Aí o teatro fechou. Bar aberto, teatro fechado, sabe? A gente queria estrear em fevereiro. Imagina segurar uma equipe de 18 pessoas esse tempo todo. As pessoas vão conseguindo emprego, as passagens de volta já estavam compradas. Então eu falei ‘a primeira oportunidade que abrir, eu vou estrear isso’.”

O jovem diretor escreveu o texto de Depois de Dora inicialmente para um trabalho de faculdade e o processo aconteceu de uma maneira natural, mas a inspiração veio mesmo quando viu uma matéria de uma moça que ao se formar ficou tão feliz que morreu, e isso despertou algo dentro dele. Apesar de estar na terceira temporada da peça, o texto ainda passa por mudanças.  “Eu sempre reescrevo o texto. Para mim, as palavras são construídas. Eu vou mudando, vou riscando, vou refazendo, vou construindo. É como se fosse uma obra.  Ele está em constante mudança.”

Arte oficial do grupo Teatro Candeeiro que nasceu em 2016

Fundador do Teatro Candeeiro, Depois de Dora não é primeira peça de Nolram Rocha e do grande grupo de artistas, composto por, agora, dezoito pessoas. Mas nem sempre esse número foi tão grande. O projeto, que nasceu no bairro Manoel Julião em 2016, com o diretor e o professor de teatro, Micael Cortes, contava, inicialmente, com apenas seis pessoas, e possui uma pequena lista, porém bem sucedida, de 3 obras já apresentadas. “Na época, a gente pensou ‘vamos montar um grupo de teatro que a gente experimente todos os tipos de estéticas teatrais’. Existia o desejo de ter um grupo de teatro nosso, com amigos próximos e sair pelo mundão. Desde então, a gente nasceu.”

A primeira peça apresentada pelo grupo foi em 2016, mas logo veio a necessidade de expandir o projeto para além da universidade. “O projeto foi ganhando corpo.”. Depois de Dora é o terceiro projeto do grupo Candeeiro e já está na terceira temporada de apresentações. Simultaneamente ao nascimento do Candeeiro, Nolram também criou o grupo “Continente de teatro” com as mesmas pessoas. “Tinha algumas pessoas em artes cênicas que não me recebiam muito bem, mas a maioria da turma eu conseguia unir para fazer teatro. E aí um dia eu disse ‘ah, aquele pessoal é só uma ilha, a gente é um continente de teatro.’ O Candeeiro de certa forma estava dentro do continente.”.

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Cresce o número de acidentes e lesões nas ruas de Rio Branco no 1º Trimestre de 2025

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Número de mortes cai 41%, mas ocorrências aumentam e imprudência ainda preocupa autoridades e população

Por Ana Flávia Santos, Gabriela Fintelman, Luísy Xavier, Patrícia Pinheiro e Pedro Amorim

No primeiro trimestre de 2025, Rio Branco registrou 676 acidentes de trânsito, com um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 656 ocorrências. Os dados são da Coordenadoria de Engenharia e Estatística de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) e apontam para um cenário ainda preocupante na capital acreana.

Desse total, 261 resultaram em vítimas não fatais, com 310 pessoas lesionadas. Por outro lado, o número de vítimas fatais apresentou uma queda significativa: foram sete vítimas fatais de janeiro a março deste ano, contra 12 no mesmo período do ano passado — uma redução de aproximadamente 41,7%.

Embora o recuo nas mortes seja um sinal positivo, o cenário ainda está longe de ser considerado seguro nas vias da capital. Mesmo quando os acidentes não resultam em fatalidades, os efeitos são visíveis, como os engarrafamentos, pessoas feridas, danos materiais e prejuízos emocionais.

Perfil de vítimas no trânsito

Segundo dados do Detran divulgados em 2016 e que permanecem como a base mais recente disponível —, homens representavam 69,6% das vítimas de acidentes em Rio Branco, enquanto as mulheres correspondiam a 30,16%. A faixa etária mais atingida era de 18 a 29 anos, com predominância de condutores (74,11%), seguidos por passageiros (17,46%) e pedestres (8,42%).

As motocicletas estavam envolvidas em 55,09% dos acidentes com vítimas, enquanto os automóveis lideravam os acidentes sem vítimas, com 64,45%.
A maioria dos casos envolvia colisões (79,9%) e atropelamentos (9,75%), com maior incidência nos horários de pico: entre 5h30 e 7h, 11h e 12h, e 18h e 19h.

Em uma entrevista para o jornal Folha Nobre em janeiro deste ano, a coordenadora de Educação do Detran, Cléia Machado, destacou que o grupo mais vulnerável no trânsito são primeiramente os pedestres e em segundo os ciclistas. Embora os dados mais recentes disponíveis sejam de 2016, não há evidências de mudanças significativas no perfil das vítimas.

“Os pedestres e ciclistas são os mais vulneráveis no trânsito, por isso precisam ter atitudes que protejam a vida. Aqui no Parque Ipê, por exemplo, os pedestres devem utilizar as vias para pedestres, assim como o ciclista deve transitar na ciclovia e sempre utilizar os equipamentos de segurança”, afirma. 

Imprudência lidera causas de acidentes na capital

De acordo com o Detran, cerca de 90% dos acidentes registrados na capital são causados por imprudência no trânsito. Além disso, em âmbito nacional, estudos realizados pelo Ministério dos Transportes indicam que a imprudência dos motoristas é responsável por 53,7% deles no Brasil.

Entre os comportamentos de risco mais comuns estão excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e ultrapassagens perigosas. O advogado de trânsito Sandro Oliveira alerta que o problema não se resume à falta de conhecimento: “A falta de educação está diretamente ligada aos acidentes. Muitos motoristas agem como se estivessem certos, mesmo quando claramente estão errados”, comenta.

Outro fator preocupante é o crescimento da frota de veículos em Rio Branco. Entre 2020 e 2024, o número de automóveis registrados saltou de 186.723 para 217.962 — um aumento de 16,75%.  A expansão, sem melhorias proporcionais na infraestrutura, contribui para congestionamentos, cruzamentos perigosos e aumento nos índices de acidentes.

As vias mais perigosas da capital

Segundo o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), os cruzamentos são os locais com maior incidência de acidentes, principalmente nos horários de pico e em vias de grande fluxo. Entre janeiro e março de 2025, as dez vias com maior número de ocorrências somaram 148. A Avenida Ceará lidera o ranking com 30 ocorrências no trimestre. 

Além de fatores comportamentais, a ausência de sinalização adequada em trechos movimentados da capital também contribui para o risco nas vias. Para o advogado, o papel do poder público é fundamental nesse cenário.

“Cabe ao poder público garantir a sinalização horizontal e vertical conforme determina o artigo 80 do CTB [Código de Trânsito Brasileiro]. Sem isso, a responsabilidade pela segurança nas vias fica comprometida”, pontua.

Vozes das ruas: o olhar de quem vive o trânsito

Para além dos dados e estatísticas, as experiências cotidianas de quem enfrenta o trânsito todos os dias oferecem uma visão concreta e urgente da realidade. “Os principais desafios são nas ruas, com muitos motoqueiros imprudentes”, relata Jeferson Bessa, motorista de aplicativo.

Gráfico elaborado pela equipe de reportagem com base em dados do Detran/AC

Ele também aponta a precariedade da malha viária como um agravante: “Há várias ruas em Rio Branco que precisam de atenção do governo porque estão com muitos buracos, alguns sendo quase impossíveis de passar de moto, principalmente quando chove”, enfatiza. 

Essa dificuldade também foi vivida por João Gustavo Rocha, vendedor externo da empresa Acrepan, que teve prejuízo após cair em um buraco encoberto pela água da chuva. “Era uma rua bem esburacada e todos os buracos estavam com água. Não dava pra ver o quão fundo eles eram. Acabei batendo em um buraco no carro da empresa e quebrou um pouco do para-choque. A empresa ficou no prejuízo” relata.

Ele também avalia que a desinformação sobre regras e deveres no trânsito ainda é um entrave. “A maioria dos motoristas não está bem-informada. Falta conscientização da população, e mais investimento do governo em educação para o trânsito. Muitas autoescolas também não oferecem uma formação de qualidade”, conclui.

Como prevenir acidentes e contribuir para um trânsito mais seguro

Diante dos números alarmantes e dos relatos de quem vivencia diariamente os desafios nas vias de Rio Branco, a prevenção se torna indispensável. Confira algumas orientações que podem ajudar a salvar vidas durante a rotina de trânsito.

  • Respeite os limites de velocidade e a sinalização;
  • Nunca dirija sob efeito de álcool ou outras substâncias;
  • Use sempre o cinto de segurança e capacete, no caso de motociclistas;
  • Evite o uso do celular ao volante;
  • Mantenha a manutenção do veículo em dia, especialmente pneus e freios;
  • Esteja atento às condições da pista, principalmente em dias de chuva.

Além da responsabilidade individual, o papel da população também é fundamental na fiscalização cidadã. Irregularidades no trânsito, buracos em vias públicas e comportamentos de risco podem – e devem – ser denunciados.

Canais de Denúncia e Contato:

  • RBTrans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito): (68) 3212-7040
  • Detran/AC: (68) 3229-5500, site: www.detran.ac.gov.br
  • Ouvidoria da Prefeitura de Rio Branco: 0800 647 1311
  • Polícia Militar (em caso de emergência ou flagrante de infração): 190, site: www.pm.ac.gov.br

As orientações seguem recomendações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), que reforçam a importância da educação, fiscalização e boas práticas para a redução de acidentes. Somente com a união entre poder público, condutores e pedestres será possível transformar Rio Branco em uma cidade mais segura para todos.

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Empreendedorismo, arte e ativismo: narrativas de resistência de mulheres periféricas no primeiro podcast original A Catraia

Os 3 episódios do programa mergulham nas experiências de mulheres periféricas na capital acreana, explorando como o ativismo, a arte e o empreendedorismo social se entrelaçam como formas concretas de existir e transformar a realidade.

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Produção explora como mulheres de Rio Branco constroem caminhos de autonomia e dignidade, utilizando o empreendedorismo e a arte para resistir à exclusão

Por: Victor Manoel

A realidade social e econômica apresenta desafios únicos em Rio Branco, especialmente para grupos minorizados que enfrentam barreiras estruturais no acesso a direitos básicos, inclusive no mercado formal. Nesse contexto, o empreendedorismo surge não apenas como um meio de subsistência, mas como uma poderosa ferramenta de resistência, emancipação política e busca por autonomia e dignidade. 

É essa força e criatividade que impulsionam o podcast “Trabalhar e Resistir”, projeto do curso de Jornalismo da Ufac, realizado no âmbito do jornal laboratório A Catraia, que busca ouvir essas narrativas de luta e superação. Os 3 episódios do programa mergulham nas experiências de mulheres periféricas na capital acreana, explorando como o ativismo, a arte e o empreendedorismo social se entrelaçam como formas concretas de existir e transformar a realidade.

Uma das vozes do podcast é da Luar Maria, atriz e estudante, que compartilha a dura realidade enfrentada pela população trans no Acre. Ela aponta a falta de seriedade e compreensão por parte de algumas gestões públicas em relação às necessidades dessa população e destaca a precariedade do acesso à saúde e a ligação entre empregabilidade e saúde. Luar ressalta que a luta por direitos e a busca por meios de subsistência andam juntas. Para ela, falta “seriedade no sentido de realmente tocar o que o recorte das secretarias está faltando”, e é preciso acreditar que essas políticas são cruciais para entender e avançar.

O podcast também apresenta Vands, artivista e empreendedora de ilustrações da periferia. Ela vê sua arte não apenas como expressão, mas como uma ferramenta de ativismo e uma forma de gerar renda, conectando seu trabalho a questões de justiça social, ambiental e direitos humanos. Transformar sua arte em empreendimento foi um passo natural, mas cheio de desafios práticos no contexto periférico. Vands define seu “artivismo” como a união da arte com o ativismo e considera “resistência”, pois fala de questões importantes e é criada “em um contexto em que (…) o capitalismo incentiva muito a gente a consumir sem pensar”. 

Para oferecer um panorama mais amplo, o podcast incluiu a perspectiva institucional com Julci Ferreira, analista do Sebrae Acre e gestora de projetos como o Plural, focado em grupos sub-representados e pessoas em situação de vulnerabilidade. Julci explica a abordagem do Sebrae para o empreendedorismo inclusivo, buscando integrar esses grupos e dar a eles “luz e autoridade para se verem como empreendedores”. Ela afirma que “a ideia do Sebrae não é número, não é abrir CNPJ. A ideia do Sebrae é cada vez mais desenvolver ideias de negócio”.

Ouça “Trabalhar e Resistir: Vozes Periféricas do Empreendedorismo no Acre” no Spotify: https://open.spotify.com/show/6un2SKAou6c8OfkehlAv5Q?si=0572cdc289e345c3

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Histórias de vida

Mulheres que fazem acontecer: a força do trabalho manual no empreendedorismo acreano

Elas não apenas produzem: elas plantam, moldam, carregam, vendem e resistem. Em um cenário onde empreender não é só uma escolha, mas uma forma de sobrevivência, mulheres do Acre estão transformando o que têm — terra, cimento, fruta, memória — em renda, autonomia e permanência. Muitas fazem isso com as próprias mãos. Outras, com apoio da família. Mas todas compartilham algo em comum: a decisão de permanecer criando.

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Por Thaynar Moura

Elas não apenas produzem: elas plantam, moldam, carregam, vendem e resistem. Em um cenário onde empreender não é só uma escolha, mas uma forma de sobrevivência, mulheres do Acre estão transformando o que têm — terra, cimento, fruta, memória — em renda, autonomia e permanência. Muitas fazem isso com as próprias mãos. Outras, com apoio da família. Mas todas compartilham algo em comum: a decisão de permanecer criando.

Da colheita ao pote: Lucilene e a trajetória de um doce feito com raízes

Foto: Thaynar Moura

Lucilene Nonata, de 58 anos, vive com o marido em um sítio no interior do Acre. Foi ali que, há cerca de duas décadas, ela decidiu começar a fazer doces com frutas do próprio quintal. “Meus filhos estavam entrando na adolescência e eu queria fazer algo meu, que também ajudasse na renda da casa”, conta.

A escolha pelo doce não foi aleatória: os pais de Lucilene já faziam compotas com frutas temporãs, e o marido, cearense, também gostava de preparar receitas simples. “Foi natural. Começamos com o que a gente tinha: cupuaçu, mamão, banana. O leite vinha do vizinho.”

Foto: Arquivo pessoal  
Foto: Arquivo pessoal

Hoje, mesmo com o pomar envelhecido e parte da matéria-prima comprada de produtores vizinhos, o processo segue artesanal. Tudo é feito por Lucilene e o esposo, desde a limpeza até o ponto do doce. A venda acontece em feiras e comércios locais, e o contato com o público é parte do valor do produto. “As pessoas perguntam se é a gente mesmo que faz. Criamos laços. Muitos viram amigos.”

A formalização veio com apoio do Sebrae, que orientou desde o registro como MEI até a criação dos rótulos e da tabela nutricional. “O Sebrae foi nosso primeiro e melhor parceiro. Nos abriu portas e deu acesso a linhas de crédito, cursos e assistência técnica”, relata.

Foto: Thaynar Moura

Apesar dos avanços, o desafio é constante: o alto custo dos insumos e a concorrência com produtos industrializados. “É difícil competir. Nosso estado não é rico. Mas a gente vai atravessar essa fase também”, afirma Lucilene. E para outras mulheres que pensam em empreender, ela é direta: “Somos guerreiras. Se cada dia traz um leão, que venham os leões.”

Concreto, família e criação: a arte que resiste com Elizabete e Maria Eliane

Elizabete Monteiro tem 25 anos e voltou ao Acre em 2025, depois de concluir a graduação em Curitiba. Junto com a mãe, Maria Eliane, de 61, criou o negócio “Arte em Concreto”, voltado à produção manual de peças decorativas feitas a partir de cimento, areia, pedrita e moldes reaproveitados.

Foto: Arquivo Pessoal

“O gosto pelo artesanal sempre veio da minha mãe. Quando ela ia passar um tempo comigo, ficava procurando o que fazer com as mãos”, lembra Elizabete. A dupla começou estudando técnicas no YouTube e fazendo testes em casa, até descobrir formas de agregar valor às peças — como a inclusão de plantas e o uso criativo do concreto na decoração.

O trabalho é familiar. Elizabete e a mãe cuidam da produção. O pai ajuda nas feiras. A irmã apoia na divulgação digital. “É algo muito em família, e cada um colabora do seu jeito”, afirma.

Entre os maiores desafios, Elizabete destaca o início do processo. “É preciso vencer o medo de começar. Mostrar o que você faz e lidar com o marketing exige constância.”Atualmente, participa da associação “Elas Fazem Acontecer”, formada por mulheres empreendedoras que organizam feiras e dão suporte às expositoras. “Faz diferença. A gente se sente parte de algo.”

Foto: Arquivo pessoal

A empresa começou a vender peças há cerca de um mês, e uma das metas de Elizabete é investir mais na divulgação pelo Instagram. “Hoje, se você quer saber de algo de uma loja, já vai direto no Instagram. Quero turbinar as postagens.”

Para ela, o mercado de decoração artesanal está crescendo. “As pessoas querem peças com identidade, que sejam únicas.” E para outras mulheres que sonham empreender: “Persistam. Se você ama o que faz, o retorno vem. Mas é preciso estar atenta às novidades e criar com propósito.”

Arte, dedicação e persistência: de uma conversa entre amigas ao ateliê em casa – o sonho de Adriana 

Adriana Balica, 32 anos, é proprietária da FazerArt Personalizados, um ateliê montado na própria casa, onde ela cuida de tudo: do atendimento à criação das artes e à embalagem personalizada. “A FazerArt nasceu numa conversa entre amigas, juntando minha paixão pelo trabalho manual. Hoje, faço tudo sozinha,” conta.

Para Adriana, empreender é uma jornada que exige atenção constante. “Empreender é uma tarefa extremamente difícil, pois temos que dominar um pouquinho de cada coisa e estar sempre atenta a todos os detalhes. Há dias e dias, há altos e baixos, assim como a nossa vida”, reflete.

Foto: Thaynar Moura

Assim como as outras mulheres desta reportagem, Balica destaca o apoio do Sebrae. “O Sebrae sempre esteve de portas abertas pra ajudar, tirar dúvidas, oferecer cursos, palestras e concursos. Sempre que posso, participo.”

E sobre tecnologia? Ela brinca: “Não uso nenhuma tecnologia avançada, eu acho, kkk.”

Para quem pensa em empreender, Adriana tem um conselho: “Lute! Lute pelos seus sonhos. Deus não coloca sonho no nosso coração que a gente não possa alcançar. É difícil, cansativo, cheio de desafios, mas vale a pena! ”

Onde termina o produto, começa a história

Fonte: DataSebrae (Relatórios trimestrais de Empreendedorismo Feminino, 2022–2024)

As histórias de Lucilene, Elizabete e Adriana, não são exceções. Elas representam milhares de mulheres no Brasil e no Acre que vivem daquilo que fazem, cultivam ou aprendem. Os dados mais recentes reforçam o que as histórias contam: empreender, para muitas mulheres, é uma decisão moldada pela necessidade, mas sustentada pela criatividade e pelo trabalho diário.  Que trabalham com o corpo, com a memória e com o tempo.

No Acre, o número de mulheres à frente de negócios oscilou nos últimos três anos. Segundo dados do DataSebrae, em 2022, eram 23.564 empreendedoras no estado. Em 2023, esse número caiu para 20.453, representando 23,7% do total de donos de negócios. No entanto, em 2024, houve uma leve recuperação: 21.350 mulheres atuavam como donas de negócio no estado no 4º trimestre, o que representa  25,1% dos empreendedores locais.

Fonte: DataSebrae – Relatórios trimestrais 2023–2024 

Esse avanço percentual, frente aos 23,7% registrados no ano anterior, revela uma retomada gradual da presença feminina no mercado.

Em números nacionais, 42% dos empregadores ou trabalhadoras por conta própria no Brasil são mulheres — um universo de 10,4 milhões de empreendedoras que movimentam a economia com pequenos negócios, muitas vezes construídos no quintal, na sala de casa ou em uma feira.

O aumento na participação percentual indica que as mulheres seguem ocupando espaço, criando soluções e sustentando seus negócios com o que têm – seja terra, concreto ou papel.

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