Olhares
Há 20 anos contando histórias, A Catraia inicia nova fase celebrando o passado e mirando no futuro
Em 2025, mais uma turma de acadêmicos se torna “catraieira” e assume a produção para contar novas histórias.

Publicado há
3 semanas atrásem
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Redação
Ex-estudantes, professores e pessoas impactadas pela história do site falam sobre a importância do projeto para a universidade e comunidade externa. Foto: A Catraia
Por Victor Manoel*
Com um balanço da gestão do reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac) Jonas Filho na capa, A Catraia publicava sua primeira edição em 2004. Criado como um projeto para aproximar o ambiente de uma redação da Universidade, o jornal passou por diversas fases, logotipos, greves, uma pandemia e colaborações ao longo dos anos. Em 2025, mais uma turma de acadêmicos se torna “catraieira” e assume a produção para contar novas histórias.
Em sua primeira fase, o jornal era publicado uma vez por ano, pois a disciplina de Jornal Laboratório – que à época se chamava Produção e Veiculação em Jornalismo Gráfico -, ocorria anualmente. Dificuldades para produzir duas edições por semestre levaram a reformulações ao longo dos anos. Com a reestruturação do curso, foi criado a disciplina de Jornal Laboratório 2 para dar continuidade ao trabalho. No entanto, durante a pandemia, o impresso deu lugar ao formato digital.
O modelo online possibilitou uma publicação mais ágil, tornando os textos acessíveis em menos tempo. Os acadêmicos passaram a ver seus nomes publicados com mais rapidez, compartilhar suas produções com a família e acompanhar o próprio desenvolvimento do produto final com maior facilidade.

A editora-chefe do site de notícias A Gazeta.Net, Gisele Almeida, relembra a influência do A Catraia em todo o mercado de comunicação do estado:
“Eu acredito que ele tem um potencial muito grande para ir além. Então, é muito importante para nós, como jornalistas, acadêmicos e profissionais da comunicação, termos esse contato, produzirmos matérias e vivenciarmos essa experiência dentro de A Catraia. Isso é essencial para ganharmos mais experiência e vivenciarmos a prática, porque, muitas vezes, acontece de estarmos no curso e sentirmos falta dessa vivência. Ele nos aproxima disso, nos coloca em contato com a produção de matérias, a publicação e a presença nas redes sociais”, conta.
Além de aprimorar a construção do texto, a prática tornou a escrita mais objetiva e direta, segundo a entrevistada. Ao lidar com fontes que utilizam linguagem técnica, foi essencial contextualizar e simplificar a informação para garantir uma leitura acessível. Ela também destaca a importância do contato com as fontes, do discernimento sobre o momento adequado para usá-las e da diferenciação entre “pauta fria” e “pauta quente”.
“Ele nos aproxima disso, nos coloca em contato com a produção de matérias, a publicação e a presença nas redes sociais”
Gisele almeida
“Por exemplo, algumas pautas que colocamos em A Catraia precisavam ser publicadas logo, porque no dia seguinte já perderiam relevância”, explica Almeida.
A nascente
A professora de Jornalismo Juliana Lofego ressalta que as primeiras edições enfrentaram diversos desafios. Questões técnicas eram mais complexas, já que não havia câmeras digitais, e os recursos disponíveis eram limitados. Com o tempo, os aplicativos evoluíram, mas, no início, a produção era “muito mais artesanal”, afirma.
“Os primeiros jornais foram feitos, literalmente, na marra. Ainda assim, a primeira turma conseguiu produzir, e a tradição era que cada turma lançasse dois jornais a cada semestre. Sempre foi muito desafiador produzir o jornal, pois não há uma verba específica nem condições ideais para sua realização […] O objetivo sempre foi permitir que os alunos participassem ativamente da montagem do jornal, pensando na linha editorial, nas pautas, na fotografia, nos títulos e nos próprios textos”, declara a docente.

Devido à pandemia de Covid-19 e à falta de recursos, o A Catraia migrou do impresso para o digital. Apesar dos desafios do ensino remoto e da limitação na troca de ideias entre professores e alunos, entre junho e dezembro de 2021 foram publicadas mais de 80 produções, entre matérias e perfis, elaboradas em duplas ou trios, lembra Maria Fernanda Arival, editora-chefe do site entre 2021 e 2022 e atualmente integrante da assessoria de comunicação da Secretária de Turismo e Empreendedorismo do Acre (Sete).
“Minha atuação como editora foi mais forte na primeira disciplina, quando recebia os textos dos meus colegas, revisava, discutia alterações com a professora, diagramava e postava no site. A oportunidade de participar de forma tão ativa nesse período do A Catraia foi, com certeza, muito proveitosa. Na época eu já tinha uma certa experiência com jornalismo digital pelo meu estágio em redação, mas consegui alinhar as duas práticas e aperfeiçoar cada vez mais meus conhecimentos nessa área tão importante no jornalismo do mundo atual”, revela sobre o período.
“O objetivo sempre foi permitir que os alunos participassem ativamente da montagem do jornal”
Juliana lofego
Com editorias comandadas por Guilherme Limes e Pamela Celina, Arival destaca a diversidade de pautas e perspectivas — inclusive, refletida no nome de uma das editorias do A Catraia. A professora Juliana Lofego também enfatiza a amplitude temática no universo “catraieiro”:
“Cada professor tem sua visão sobre a condução do projeto, mas a ideia original do Jornal Laboratório sempre foi fortalecer os estilos e as ideias dos alunos. Além da produção editorial, havia também um trabalho voltado ao layout do jornal, o que, em algumas edições, resultou na mudança da logomarca e das cores”, afirma.
Dos rios da sala de aula para o mar do mercado
“Eu digo que A Catraia foi um divisor de águas na minha carreira como jornalista, porque eu nunca tinha entrado em uma redação ou feito parte de nenhuma equipe nessa área do jornalismo. Sempre atuei com rádio e assessoria de comunicação, mas nunca havia trabalhado, de fato, em uma redação”, conta o editor-chefe do site de notícias ContilNet, Matheus Mello.
Ele entrou no veículo de comunicação que trabalha em 2022, e no A Catraia, Mello teve experiência com jornalismo online e impresso.
“Como já tinha essa experiência no digital de A Catraia, quando comecei no site, cheguei com uma noção clara do que era o jornalismo, do que era uma matéria, uma reportagem e, de fato, um portal de notícias. Por isso, digo que a experiência que tive em A Catraia foi essencial para moldar o profissional e o jornalista que sou hoje”, declara “Ter a oportunidade de viver essa experiência ainda na universidade nos ajuda muito quando entramos no mercado, porque já chegamos com outra mentalidade e com uma noção clara do que é um texto jornalístico e do que é uma reportagem”.

Lofego ressalta a conexão do jornal laboratório com os veículos de comunicação do estado. Para a professora, a experiência vai além do aprendizado sobre o layout digital de um portal de notícias, permitindo que os estudantes abordem temas frequentemente ausentes na mídia tradicional.
“A disciplina foi pensada para que os alunos colocassem a mão na massa e escrevessem com a liberdade que dificilmente terão no mercado, onde os jornais pertencem a empresas e têm seus próprios interesses. Na Ufac, sempre discutimos pautas, a pertinência dos temas e questões éticas, mas, em geral, os alunos têm bastante liberdade para desenvolver seus trabalhos”.
“A oportunidade de participar de forma tão ativa nesse período do A Catraia foi, com certeza, muito proveitosa”
Maria fernanda arival
Após deixar o barco, o que se leva dele
Gisele Almeida relembra como as reuniões de pauta foram essenciais para ela entender as dinâmicas de um espaço profissional:
“Outra coisa importante foi perceber o valor das reuniões de pauta. Entender que cada pessoa dentro do site tem sua função e que todas juntas formam um corpo de trabalho integrado foi essencial. Saber conversar e dialogar é fundamental. Mesmo sendo profissionais da comunicação, a importância do diálogo se torna ainda maior. Também aprendemos a ter cuidado ao escolher e montar a capa. Lembro que até analisamos edições impressas para decidir o que iria na capa e como organizaríamos as matérias. Como era um trabalho em equipe, trabalhamos a questão da hierarquia da informação para organizar tudo direitinho”, diz.
A Catraia produziu diversas matérias e denúncias que mobilizaram comunidade acadêmica e guardou memória de perfis emblemáticos da sociedade de Rio Branco. Para Maria Fernanda Arival existe uma em especial que a modificou como profissional:
“Minha amiga e colega de profissão, Camila Gomes, era minha dupla e decidimos escrever sobre o dono da loja Bazar Chefe. Não imaginávamos que aquela seria a última vez que alguém conseguiria registrá-lo em vida. Meses depois, o “seu Chefe”, como era chamado, faleceu, e todos os jornais usaram a foto da nossa produção para ilustrar as matérias que informavam seu falecimento”, relembra.
Matheus Mello encerra sua fala com uma reflexão sobre o papel do site no curso de Jornalismo, destacando como a experiência aprimora habilidades e discursos que os estudantes levam para diferentes áreas de suas vidas:
“A Catraia é o coração do nosso curso, porque todo bom profissional precisa passar por uma redação. Mesmo que depois siga para a TV, o rádio ou a assessoria, todo jornalista precisa ter essa vivência, pois a redação é a alma da profissão. O texto é a essência do nosso trabalho. Fico muito feliz por ter feito parte dessa história e por ter saído do curso com a certeza de que todo aluno é um antes e outro depois de passar por A Catraia”, conclui.
*Editor-chefe da edição 2025 do Jornal A Catraia
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Olhares
Dia da mulher: professoras da Ufac revelam desafios e avanços no ambiente acadêmico nos últimos anos
Conheça a vida e a história das docentes que percorrem os corredores da universidade

Publicado há
2 dias atrásem
7 de março de 2025por
Redação
Conheça a vida e a história das docentes que percorrem os corredores da universidade
Por Beatriz Mendonça e Victor Manoel
O papel das mulheres na sociedade, por séculos, foi diminuído ao trabalho doméstico. A realidade começou a mudar por volta do século XVIII, em função da Revolução Industrial, em que as mulheres começaram a trabalhar fora de casa, porém em situação precária e com salários menores em relação ao dos homens. Os séculos seguintes são marcados por mais transformações, como a difusão dos movimentos sociais e feministas, além da ocorrência das duas Guerras Mundiais, que levaram ainda mais mulheres ao mercado de trabalho.
A inserção do sexo feminino no mercado foi um pontapé para a emancipação feminina que seria observada nas décadas seguintes, com a conquista de direitos inéditos, como de voto, de possuir independência financeira, de salários mais justos e até mesmo de estudar. No ambiente universitário, apesar dos muitos obstáculos, elas ocupam um espaço cada vez mais importante.
“Escolher a docência universitária foi uma decisão motivada pelo desejo de transformar vidas por meio da educação. Sempre acreditei que o ensino superior tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, quem fala é a doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), graduada em Direito, em Administração e em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e professora do curso de bacharelado em Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), Luci Teston.

Teston revela que ao entrar no ambiente acadêmico, apesar das oportunidades, percebeu os desafios estruturais para as mulheres neste meio.
“Além disto, as políticas públicas dos últimos 15 anos trouxeram tanto avanços quanto retrocessos, afetando diretamente o ensino, a pesquisa e a extensão. Mesmo com um número crescente de professoras e pesquisadoras, a equidade de gênero ainda não foi plenamente alcançada”, afirma a docente.
Conquista de espaços
De acordo com o Censo Escolar de 2022, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as mulheres são maioria na educação infantil, sendo 97,2% nas creches e 94,2% na pré-escola, e elas continuam liderando até o ensino médio com 57,5%. Porém, quando se fala da docência na educação superior, os homens que lideram com 52,98%.
“A presença feminina em cargos de liderança acadêmica tende a ser menor, o financiamento para pesquisas lideradas por mulheres ainda é limitado e o impacto da maternidade na carreira continua sendo um fator importante”, reflete Luci Teston sobre a presença feminina em cargos superiores.

No livro “Mulher na Educação: a paixão pelo possível”, a autora Jane Soares de Almeida salienta que a história de mulheres como professoras no Brasil ocorreu tanto devido às lutas feministas quanto pela saída dos homens dessa área pelos baixos salários. Além disso, para as moças solteiras que precisavam de um meio de sustento, essa era uma alternativa por ser uma representação da função das mulheres da época, instruir e educar crianças.
Fazer a diferença
A profissão ainda reflete muito das noções de identidade de gênero, e os números que apontam as mulheres como maioria em educação infantil mas minoria na docência em universidades espelham o estereótipo inicial das mulheres como responsáveis pelo cuidado das crianças.
“O financiamento para pesquisas lideradas por mulheres ainda é limitado e o impacto da maternidade na carreira continua sendo um fator importante”
Luci teston
“Apesar dos desafios, sigo acreditando no poder da educação como ferramenta de transformação. Para que a universidade continue cumprindo seu papel social, é necessário que haja investimento contínuo no ensino, na pesquisa e na extensão, além de um compromisso consistente com a equidade de gênero. Somente assim poderemos garantir que a universidade seja um espaço verdadeiramente inclusivo e capaz de formar cidadãos críticos e comprometidos com a sociedade”, finaliza Luci Teston.
A professora do curso de Biologia da Ufac, Eliete Sousa, trabalha desde 2017 na instituição e relata: “Eu decidi cursar Biologia para ser bióloga, nunca quis ser professora. Durante a graduação passei a ter contato com as professoras do curso e fui me interessando”.
Após terminar sua graduação e fazer mestrado e doutorado, ela ainda atuou como professora em faculdades privadas por quatro anos. Por ter sido um período difícil, diz como é gratificante poder trabalhar sendo concursada pela Ufac, onde além de trabalhar com o ensino também pode desenvolver projetos na área da pesquisa.

Para Eliete, sua trajetória até a docência foi simples, seu maior desafio mesmo foi conciliar a carreira com as tarefas domésticas. Apesar da ajuda do parceiro, as maiores responsabilidades, principalmente com os filhos, ficavam nas mãos dela. Uma realidade que é possível ser observada na maioria das mulheres que estão no mercado de trabalho hoje em dia.
Relembrar e celebrar
No dia das mulheres, é importante olhar para as diversas perspectivas que existem dentro desse universo do gênero feminino. Ao considerar a jornada das mulheres que se tornaram professoras na Universidade Federal, é possível fazer pontos de conexão com a jornada e vivência de milhares de outras que conquistaram seu espaço no mercado de trabalho, tanto em profissões populares como em outras áreas que geralmente são dominadas pelos homens.
“Apesar dos desafios, sigo acreditando no poder da educação como ferramenta de transformação”
Luci Teston
É necessário celebrar suas vitórias, mas também relembrar desafios, considerar antecedentes das adversidades que são vividas até hoje, observar o contexto social que cada cenário se insere. Enfim, olhar o caminho que foi percorrido mas também contemplar os próximos passos a serem dados.
Olhares
Mês da Mulher: fazedoras de cultura no Acre ainda lutam por visibilidade

Publicado há
3 dias atrásem
6 de março de 2025por
Redação
Em março, buscamos refletir sobre quem são as mulheres que fazem a arte acontecer no estado
Por Ana Paula e Natália Lindoso
Da literatura à direção de curta-metragem, composição de músicas autorais e criação de um método de dança que traz a cultura regional no despertar do corpo, as mulheres estão fortemente engajadas nas atividades e no fazer cultural no Acre. Neste mês dedicado a elas, buscamos refletir sobre as lutas e conquistas das mulheres nos espaços culturais acreanos.
Não é de hoje que as desigualdades enfrentadas pelas mulheres na sociedade são evidenciadas em diversos espaços. Apesar de representarem 52% da população no Brasil, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2022, demonstrou que as mulheres recebiam cerca de 17% a menos que os homens, revelando uma disparidade salarial.
Na cultura, as mulheres representam 43,7% de assalariados do setor, com salários inferiores em diversas funções, de acordo com dados da pesquisa do Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC), de 2022. Apesar do quadro ainda desolador, é possível ver um futuro esperançoso no meio, os editais de incentivo e fomento à cultura são ferramentas de mudança.
No Acre, a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), demonstrou que os incentivos mais recentes mostram o impacto positivo das mulheres na cultura do estado. No edital Arte e Patrimônio 001/2024, 21 mulheres foram selecionadas para receber recursos, com outras 12 alcançando a pontuação mínima. O fomento à cultura também se faz presente em outras iniciativas, como o edital Mestres da Cultura, com dez mulheres contempladas, e o edital Povos Originários, que contou com 16 mulheres entre os contemplados.
Histórias de Mulheres
A professora de biologia e designer de moda, Denise Arruda, participou de projetos culturais envolvendo a produção de figurinos, com ênfase na moda sustentável e na valorização da costura, além de ter participado de obras de cinema e teatro. Um de seus feitos mais recentes foi a direção do curta-metragem “Minha Mãe Mentiu”, que retrata as vivências de mães acreanas a partir da história da mãe de Denise. Para ela, a escolha pelo cinema foi impulsionada pela paixão pela expressão artística.

“Para mim, o teatro é uma forma poderosa de comunicar ideias, emoções e reflexões sobre a vida. A arte tem a capacidade de provocar mudanças e despertar o pensamento crítico, e eu me sinto realizada ao poder contribuir para isso através das minhas produções”, disse.
Para Denise Arruda, a cultura acreana é uma forte fonte de inspiração em seus trabalhos:
“Em minhas produções, como o curta-metragem “Minha Mãe Mentiu”, busco refletir as nuances e as histórias que fazem parte da nossa identidade local. Além disso, em desfiles e feiras, sempre incorporo elementos da cultura regional, valorizando nossas tradições e promovendo a riqueza do Acre” contou.
A artista Roberta Marisa é escritora e ilustradora, fazendo arte desde a adolescência, ela começou no teatro, se interessou pela literatura da terra através da dramaturgia e fez performances com vários poemas de outros autores. Nas artes, ela começou a pintar sem pretensões, presenteando amigos, até começar a circular suas ilustrações.

“Fui me aprofundando mais até criar uma exposição sobre os rios numa imersão que fiz ao Croa, chamada Rios Invisíveis, e com ela ganhei meu primeiro prêmio de artes visuais do Banco da Amazônia, e não parei. Até hoje ilustro meus livros e de outros artistas”, disse.
A cantora e compositora Kelen Mendes iniciou sua caminhada artística desde cedo. Atrelada ao senso de comunidade e ao contexto em que viveu, ela começou a cantar e se reconhecer ainda na década de 90, mesmo período em que iniciou sua carreira acadêmica na Universidade Federal do Acre (Ufac).

“Aos 19 anos, eu entrei na faculdade e aí na UFAC eu comecei, fiz parte de um grupo chamado Grupo Curió, que era um grupo com várias pessoas tocando violão e cantando música popular brasileira. E depois eu cantei num barzinho que ficava no Tucumã, eu saía da faculdade pra cantar nesse bar. E daí eu comecei, não parei mais”, disse.
“Multiartista”, é como se define a produtora cultural e dançarina Camila Cabeça. Natural do Pará, formada em artes cênicas pela Ufac, e professora de Teatro, a artista é responsável por criar um método de dança que envolve o Carimbó e a cultura acreana. Para ela, a vinda para o Acre foi fundamental no seu processo como multiartista.

“Então, quando eu crio um método, quando eu crio um espetáculo, quando eu crio um festival, isso é fruto de ter vindo sim para o Acre. E o Acre é fundamental para esse meu grande boom de vinda para cá, foi o Acre que transformou essa minha vontade de ser e estar na cultura, ser artista”, explicou Camila Cabeça.
Desafios em comum
A produção cultural no Acre tem um papel fundamental na identidade do estado e na valorização de suas expressões artísticas. Entretanto, as mulheres que atuam nesse cenário enfrentam desafios que vão desde a invisibilização até dificuldades estruturais para expandirem seus trabalhos.
A escritora Roberta Marisa destaca a marginalização e a subestimação das mulheres no meio artístico e literário. Para ela, essas barreiras dificultam o crescimento da produção cultural regional.
“Enfrentamos desafios mais intensos, somos muitas vezes inferiorizadas, subestimadas até marginalizadas nesse mercado e acredito que isso dificulta muito o aumento da produção regional”, disse a escritora.
Já a artista Denise tem uma percepção diferente e vê o Acre como um ambiente de apoio para as mulheres nas artes.
“Felizmente, não enfrentei preconceitos por ser mulher em minha trajetória. Sinto que, no Acre, há um ambiente de apoio e incentivo para as mulheres que atuam nas artes. Isso é fundamental para que possamos continuar a desenvolver nossos projetos e expressar nossas vozes”, pontuou Denise.
Apesar do incentivo local citado por Denise, a circulação da produção artística ainda é um grande obstáculo. A cantora Kelen destaca que o isolamento geográfico do Acre limita a difusão da cultura para outras regiões.
“Por ser mais mulheres até facilita um pouco. Porém, no Acre, nós temos uma sequela marcada pela exclusão através da falta de circulação. Não podemos circular com os nossos shows, porque as passagens aéreas são caríssimas, a ligação terrestre não é real, principalmente na própria Amazônia, na própria região norte”, afirmou a cantora.
Além das dificuldades logísticas, há também desafios relacionados à postura e ao posicionamento das mulheres na cultura. Para a dançarina Camila Cabeça, mulheres que se impõem e expressam suas opiniões enfrentam resistência.
“Ser uma mulher de posicionamento é ser uma mulher de posicionamento, é ser uma mulher que nem todo mundo vai se agradar, que mulheres que se posicionam normalmente não agradam as outras, os outros, principalmente o patriarcado”, disse Camila Cabeça.
Perspectivas
Apesar das dificuldades ainda presentes, as mulheres fazedoras de cultura mantêm uma visão otimista sobre o futuro. Kelen Mendes destaca que, embora o mercado ainda represente um desafio, a presença feminina é cada vez mais necessária e que é necessário ser otimista.
“Então, é difícil ainda para as mulheres, mas eu acredito que a tendência é mais mulheres estarem lutando por seu lugar no mercado, ou, tirando a parte da luta, se efetivar no mercado onde é necessário a participação das mulheres também. Não podemos ficar sempre à margem. Então, eu preciso ser otimista”, disse.
Para Camila Cabeça os avanços já conquistados e o papel das políticas públicas na transformação do cenário cultural são importantes.
Com a política pública nacional, a gente consegue melhorar e vislumbrar um futuro de amplitude dessa cultura, dessa política. O Gilberto Gil tem uma fala muito importante, ‘que a cultura não tem que ser ordinária, ela é extraordinária’. Ela é ordinária igual a feijão com arroz. O dia que a gente entender que o mesmo valor tem que ter para a cultura, que a pessoa consome cultura tal como ela consome arroz com feijão, tudo vai mudar”, destacou.
Olhares
Carnaval impulsiona economia criativa e trabalhadores culturais
Para a maioria dos brasileiros o carnaval é sinônimo de festas, cores e brilho, mas para uma parcela da população esse é o período de buscar renda.

Publicado há
4 dias atrásem
5 de março de 2025por
acatraia
Carnaval é um período que impulsiona o comércio local e a infraestrutura da cidade. Foto: Mariana Moreira
Por Emily Cristina, Mariana Moreira e Franciele Julião
Para a maioria dos brasileiros o carnaval é sinônimo de festas, cores e brilho, mas para uma parcela da população esse é o período de buscar renda. O comércio de produtos relacionados a festa se tornou tão importante que movimenta até mesmo cidades como Rio Branco, onde o carnaval não tem ainda um grande potencial econômico. Nos eventos promovidas pelo governo do estado e a prefeitura muitas famílias conseguem levar dinheiro para casa.
Mas qual é o real impacto do Carnaval em suas vidas? Como se preparam para atender a demanda? E quais são os desafios que enfrentam como a variação de preços? Para a empreendedora Camila Araújo, proprietária do Ateliê Criações, um dos principais desafios está nos preços e o receio de não vender as peças.
“O aumento no valor dos materiais impacta diretamente o preço das fantasias, que precisam ser ajustadas para acompanhar esses custos. Além disso, por serem peças muito características e cheias de brilho, há sempre o receio de não vender todas dentro do período do carnaval, o que pode resultar na necessidade de armazenar até o ano seguinte”, comentou.
A artesã conta que em 2022 começou a criar fantasias apenas para amigos próximos, sem imaginar que isso poderia se tornar um negócio. No ano seguinte, decidiu investir na venda e a resposta foi positiva. O sucesso das peças abriu caminho para o crescimento do seu ateliê, transformando a paixão pela costura em uma fonte de renda promissora.
A atividade que a artesã desenvolve se enquadra dentro de um ramo chamado economia criativa, um setor econômico que usa a criatividade, o conhecimento e a inovação para gerar valor. É parte importante para a economia global e brasileira e bastante explorado e aproveitado durante o período carnavalesco.
O analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, afirma que o setor é fundamental para o desenvolvimento da cultura no estado, e que vem evoluindo cada vez mais ao longo dos anos.
“A economia criativa é um conceito que engloba diversas atividades econômicas que possuem a cultura como base, envolvendo segmentos como a música, o artesanato, o turismo, as empresas de comunicação, design e gastronomia”, afirma.
Maciel comenta também sobre a importância da valorização dessa indústria para o crescimento de uma região. “A ONU escreveu um relatório e nele ela diz para os países em desenvolvimento ou países que querem crescer apostarem e investirem na Economia Criativa, ela é capaz de desenvolver uma economia com inclusão e uma série de coisas que são boas”, explica.
A presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (Acisa), Patrícia Dossa, afirma que o carnaval é um período que impulsiona o comércio local e a infraestrutura da cidade. “Além desse impacto imediato que o Carnaval proporciona, fortalece também a economia criativa, as melhorias da infraestrutura da cidade, que muitas vezes são feitas para a festa de Carnaval, mas que ficam para sempre na nossa cidade, incentivam o turismo e mais oportunidade de empreendedorismo”.

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