Estudos apontam como a desvalorização do ensino, com baixos salários, sobrecarga e falta de prestígio prejudicam o trabalho docente
Produzido por Susana Bonfanti e Anísio Neto
O professor, seja ele de escola pública ou privada, muitas vezes exerce outras funções, para além de ensinar o conteúdo para os alunos. Atualmente, o profissional da educação precisa de criatividade, inovação e empatia para estimular os estudantes em sala de aula.
Os alunos da geração Z, formados pelo conjunto de crianças que nasceram na primeira década do século 21, são imersos na tecnologia digital, com novos hábitos em relação às gerações anteriores. Entre os nascidos na era digital, em que o conhecimento sempre está em mãos de forma rápida, mas nem sempre segura, as turmas têm apresentado mais dificuldades para se manterem entretidas nos estudos. De acordo com o blog Saraiva Educação, acredita-se que práticas pedagógicas mais antigas têm probabilidade de gerar desinteresse nos alunos.
Talvez o excesso de atividades que os educadores precisam desenvolver, para prender a atenção do aluno, têm contribuído para ficarem sobrecarregados. Esta sobrecarga acaba afetando a vida pessoal e profissional, uma vez que, se não gerarem resultados positivos com seus alunos, são acometidos pela frustração e desânimo.
Uma pesquisa realizada em 2022 sobre a Saúde dos Educadores para compreender os efeitos da pandemia na saúde mental dos docentes, realizada pela Nova Escola, em conjunto com o Instituto Ame Sua Mente, mostra que aumentou a porcentagem de professores afetados com algum transtorno de 21,5% para 30,1%.
O estudo mostra o crescimento de transtornos mentais como ansiedade, depressão e burnout entre os educadores, apontando que muitas vezes os profissionais da educação não têm tempo em sua rotina para se cuidarem com apoio de outros profissionais.
O Brasil é o primeiro no ranking de violência nas escolas, segundo a pesquisa global realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2015. No levantamento, mais de 44% dos docentes que atuavam no estado de São Paulo afirmaram ter sofrido agressão física e verbal.
O país também é um dos que menos valoriza os educadores, o que gera desemprego, salários baixos, e desânimo entre professores e gestores das instituições. A falta de capacitação e recursos para lidar com alunos em sala de aula são consequências de questões sócio estruturais.
A Secretaria de Educação municipal de São Paulo, informa que, a cada três horas, um professor da rede municipal pede licença por problemas psicológicos. Em 2019, 800 professores foram afastados, de acordo com os dados apurados pelo Jornal O Globo.
Realidade local
A professora de Geografia Fabiana Abomorad, que já trabalhou em rede pública e particular em Rio Branco, capital do estado do Acre, relata sobre a falta de apoio que os professores enfrentam dentro das escolas e como isso vem desestimulando os docentes. “O professor precisa de todo apoio profissional. Conheço professores que estão indo para outras áreas. Passando em concursos e desistem”, relata Abomorad.
Além disso, ela conta que já chegou ao ápice do estresse e ansiedade devido ao excesso de trabalho quando atuava em três períodos: manhã, tarde e noite. “Eram aulas complementares que ofereceram e insistiram para eu pegar. Por isso que digo que o professor precisa de folga e descanso remunerado sempre”, comenta a professora.
Ao citar as questões do afastamento da sala de aula devido ao aumento de problemas psicológicos entre os professores, ela comenta que teve vários colegas que se afastaram por um longo período e, após a comprovação do agravamento da saúde mental, foi remanejado para outro setor.
Ao ser questionada acerca dos problemas psicológicos dos professores de Rio Branco, devido ao estresse diário e trabalho excessivo, ela relata que há uma colega passando por essas questões.
Os professores, principalmente aqueles que ministram apenas uma disciplina, precisam buscar várias escolas para ganhar uma quantia que seja suficiente para viver confortavelmente, levando ao excesso de trabalho. Os docentes ficam com sua rotina carregada, impossibilitando que tenham mais qualidade de vida, uma vez que sobra pouco tempo para o lazer.
A professora Delvilene Guerra, que trabalha na rede de ensino filantrópica e privada, relata que o período da pandemia de Covid-19 afetou a saúde mental de muitos professores, mas depois que as aulas voltaram a ser presenciais, algumas coisas melhoraram. “Já me senti muito frustrada anos atrás, eu trabalhava os três períodos do dia, então, a minha vida pessoal ficou muito afetada. Me senti frustrada por não conseguir viver minha vida pessoal”, conta a professora, que considerava viver em prol do trabalho.
Ela acredita que quando a escola não tem bons professores, também não tem qualidade de ensino. “E isso é questão de gestão governamental, porque quando a escola não recebe recursos suficientes, afeta a educação. Muitos professores dão sangue e tiram dinheiro do bolso para manter a qualidade”, diz Delvilene Guerra, enfatizando que o reconhecimento muitas vezes vale mais do que retorno financeiro.
O professor Marcos Charife, que ministrou a disciplina de História para os alunos do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), percebeu que a falta de valorização dos professores afeta a sala de aula e profissionais promissores saem do ensino público para a iniciativa privada buscando mais apoio institucional.
O docente soube separar bem sua vida pessoal com o trabalho, mas diz que já abdicou de algumas coisas devido ao excesso de atividades. “Sim, acontece invariavelmente, principalmente quando é necessário trabalhar nos finais de semana. Mas, são obrigações da profissão, algo previsível, então. Ossos do ofício”, conta o professor.
Estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) se reuniram com os representantes dos quatro candidatos à prefeitura de Rio Branco, nesta quinta-feira, 15, para o alinhamento das regras do primeiro debate eleitoral promovido pelo curso, que acontece no dia 20 de setembro, com transmissão ao vivo pelo canal ‘Laboratório Jornalismo Ufac’, a partir das 20h.
Estiveram presentes todos os representantes dos candidatos pela disputa à prefeitura da capital acreana. Os assessores Gustavo Franco, Andréia Oliveira Forneck, Lailla Cândido e Ton Lindoso representam, respectivamente, Jenilson Leite (PSB), Marcus Alexandre (MDB), Emerson Jarude (Novo) e Tião Bocalom (PL).
Com mediação do professor da disciplina de Telejornalismo, Paulo Santiago, na reunião foram apresentadas as regras gerais, instruções e formato para a execução do debate político. Ao final, os representantes assinaram o documento de aceite às regras e a ata da reunião.
Além da presença de Santiago, o momento também contou com o coordenador do curso de Jornalismo da Ufac, professor Luan Santos, e as estudantes Tácila Matos e Maria de Fátima Brito, que compõem a coordenação geral do debate eleitoral organizado pelos acadêmicos.
“Os estudantes são fundamentais nesse processo, porque aqui na Ufac eu acho que deve ter em torno de 10 mil estudantes, então vocês propiciarem um ambiente onde os estudantes vão poder conhecer as propostas dos candidatos é fundamental. Quero parabenizar o curso de Jornalismo pela iniciativa de realizar um debate dessa grandiosidade”, pontua a representante de Marcus Alexandre, Andréia Oliveira.
O responsável pela campanha de Tião Bocalom, Ton Lindoso, destaca que numa sociedade democrática, é essencial que todos os candidatos possam participar de etapas importantes como essa. “O debate é uma espécie de vitrine, onde cada candidato é apreciado. Apresenta suas propostas, se mostra para a sociedade, e a população, como um todo, tem a oportunidade de saber mais sobre as propostas”, ressalta Lindoso.
Para Lailla Cândido, representante de Emerson Jarude, o evento, além de colaborar com a formação dos acadêmicos de Jornalismo, será um espaço democrático para os candidatos apresentarem as suas plataformas de governo à academia e à sociedade. “Os estudantes são muito importantes dentro de uma eleição. São pessoas que estão no nosso futuro. A educação é a base da nossa sociedade”, disse Cândido.
O representante político e de comunicação de Jenilson Leite, Gustavo Franco, acredita que o poder dos jovens na política é muito decisivo em uma votação. “A gente costuma falar em nossas reuniões que os jovens têm um papel fundamental, inclusive, dentro de suas próprias residências e suas próprias famílias. […] Acho que todos têm que conhecer as propostas para poder escolher melhor os seus candidatos”, conclui Franco.
A Universidade Federal do Acre (UFAC), através do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), divulgou na tarde desta quinta-feira (25), o edital nº01/2024, para a seleção de bolsas de monitoria, referentes ao semestre letivo 2024.1
Ao todo, são 22 bolsas disponíveis no valor de R$700 mensais pagos aos alunos que foram selecionados, e outras sete voluntarias, para os cursos de Ciências Sociais, Comunicação Social, Filosofia, Bacharelado em Geografia, Licenciatura em Geografia, Bacharelado em História, Licenciatura em História (matutino e noturno), Psicologia.
É importante ressaltar que não possível fazer o acumulo de duas ou mais bolsas de monitoria de maneira remunerada, sendo possível ainda conciliar em caso de disponibilidade voluntária do aluno.
As bolsas serão referentes aos meses de agosto à novembro de 2024, sendo necessário para a inscrição, preencher a ficha, presente no edital, assim como apresentação de Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), ou documentos equivalentes, comprovante de matrícula do semestre vigente e o histórico escolar com o coeficiente de rendimento geral.
Os documentos devem ser encaminhados ao e-mail cfch@ufac.br entre o período de 25 a 28 de julho, com o assunto do envio sendo “Inscrição para Bolsa de Monitoria”, assim como nome do aluno, número de matricula e disciplina que deseja pleitear uma vaga de monitoria, junto aos documentos anexados em arquivo único, no formato PDF. É importante lembrar que se faz necessário ter concluído a disciplina que deseja ser monitor.
Os resultados preliminares deverão ser publicados em primeiro de agosto, com a lista final sendo disponibilizada no dia cinco do mesmo mês.
Para maiores informações acerca do processo seletivo, basta acessar o edital abaixo:
Uma das maiores preocupações dos estudantes dos cursos noturnos é o deslocamento por transporte público.
Por Akenes Mesquita e Felipe Nascimento
Estudantes enfrentam desafios significativos ao utilizar o transporte público para se deslocarem até suas residências durante o período noturno. A falta de infraestrutura adequada e os problemas de segurança são algumas das principais preocupações enfrentadas pelos estudantes que frequentam a Universidade Federal do Acre (Ufac).
Ônibus superlotados, atrasos frequentes e rotas limitadas são apenas algumas das questões enfrentadas diariamente pelos universitários. Além disso, a falta de iluminação adequada nos pontos de ônibus e nas vias públicas aumenta o sentimento de insegurança durante o trajeto para casa.
O aluno do curso de Ciências Econômicas, Abimael de Souza Melo, considera a situação inadmissível em um país onde os cidadãos pagam altos impostos e deveriam contar com este serviço público mais eficiente e acessível para todos. Ele relata as dificuldades enfrentadas ao utilizar o transporte público:“O último ônibus passa às 21h40, enquanto minhas aulas só terminam às 22h, o que gera um conflito de horários. Além disso, há um intervalo significativo entre os ônibus, por exemplo, um passa às 20h e o próximo só às 21h40, o que torna a espera prolongada”.
Segurança em risco
Outra preocupação significativa é a segurança. O aumento da criminalidade na cidade, especialmente durante a noite, torna o deslocamento dos estudantes uma experiência estressante e arriscada. Relatos de assaltos em pontos de ônibus e dentro dos próprios coletivos são frequentes, gerando um clima de insegurança na comunidade acadêmica.
Fábio Alves, estudante de Economia, já foi assaltado no trajeto e fala sobre o sentimento de insegurança ao voltar para casa após um dia cansativo de trabalho e aula.
“Moro no bairro Nova Esperança e há dois ônibus que fazem essa linha: Fundhacre e o Rodoviária. Como meu curso termina às 22h, eu tenho que optar por um dos dois. Houve vezes em que optando pelo o Fundhacre, eu perdia o Rodoviária e o Fundhacre nem aparecia no terminalzinho”, lamenta ele, que já precisou recorrer a carros de aplicativo e ouviu relatos de roubos a outros estudantes.
Impacto no desempenho acadêmico
Os desafios não se limitam apenas ao aspecto físico e emocional, mas também têm um impacto direto no desempenho acadêmico. O estresse e a ansiedade causados pelos problemas de transporte e segurança podem prejudicar a concentração em sala de aula e comprometer o rendimento escolar.
A presidente do Diretório Central dos Estudantes da Ufac (Dce), Ingrid Maia, reconheceu que desde janeiro de 2024 estão recebendo algumas reclamações, principalmente em relação ao atraso dos ônibus, à falta de acesso dos veículos na Ufac e à qualidade dos mesmos.
“Encaminhamos denúncia à RBTRANS para que seja instaurada uma investigação e garantir que tais irregularidades não se repitam. Quanto à mudança de rotas, vamos levantar essas e outras pautas no Conselho de Transportes e Tarifas.”
Ela também diz ter cobrado da administração uma maior efetividade nas rondas ostensivas e o retorno do diálogo com as instituições de segurança pública.”
Diante desses desafios, os estudantes clamam por soluções eficazes por parte das autoridades responsáveis. Medidas como aumento da frota, melhoria na infraestrutura dos pontos de ônibus e aumento da presença policial nas rotas de transporte público são algumas das demandas urgentes da comunidade acadêmica.