Siga a Catraia

Ufac

Editais aprovam novas e renovadas ações de extensão

Publicado há

em

Ufac atrai comunidade externa em diversos cursos e eventos, como o Pré-Enem

Por Kezio Araújo e Karina Paiva

A Universidade Federal do Acre (UFAC), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) tem como objetivo oportunizar o intercâmbio de saberes,   proporcionando encontros entre a comunidade externa e a acadêmica. De acordo com a assessoria da Proex, somente neste ano de 2022 já foram cadastradas 53 ações em 6 editais. Os editais 11/2022 (Cursos de Extensão – resultados) e 12/2022 (Eventos Acadêmicos – resultados) tiveram inscrições finalizadas em 29 de abril e os resultados divulgados em 20 de maio.

Os editais têm o objetivo de potencializar e operacionalizar a realização de cursos de Extensão e de eventos ligados aos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFAC, a serem realizados no segundo semestre de 2022. Ambos buscam oferecer apoio financeiro para a realização de ações (cursos e eventos) através do pagamento de Auxílio Financeiro (bolsas) aos estudantes selecionados pelos projetos. Os estudantes que tiverem interesse devem ficar atentos aos processos seletivos para seleção de bolsistas que acontecerão após a publicação dos resultados dos projetos contemplados.

De acordo com a Proex, os cursos pré-Enem e Libras estão entre os que são oferecidos todos os anos e que possuem maior público. A Diretoria de Ações de Extensão (Daex) conduz o projeto de extensão pré-Enem, um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio. O público-alvo são alunos oriundos de escola pública que cursam a 3ª série do ensino médio ou que concluíram há no máximo três anos, em instituição pública de ensino. 

O curso é ministrado por estudantes de graduação e bolsistas de extensão da UFAC, com o objetivo de contribuir para que alunos de escolas públicas obtenham melhores resultados no Enem, habilitando-os de forma mais competitiva para o certame e auxiliando-os a ingressar na referida universidade ou em outras instituições de ensino superior.

As aulas do Pré-Enem estão previstas para iniciar no dia 30 de maio, em Rio Branco, Assis Brasil, Epitaciolândia, Cruzeiro do Sul e Porto Walter. Na capital acreana as aulas serão 100% presenciais e no interior do Estado, o curso será dividido entre os formatos presencial e online.

Os frutos do investimento

C:\Users\KEZIO\Desktop\JORNALISMO\Jornal Laboratório\ROSELI MELO - FOTO KEZIO ARAÚJO.jpg
Estudante participou de pré-Enem no interior e hoje já está cursando Saúde Coletiva na UFAC (Foto: Kezio Araújo)

Antonia Roseli Cavalcante Melo, 20 anos, foi uma das alunas contempladas com o pré-Enem “Tô na Ufac” no ano de 2019, no município de Jordão, interior do Acre. Na ocasião, a Universidade e a prefeitura haviam assinado um acordo de cooperação para a oferta do projeto de extensão, com objetivo de aumentar as chances de acesso ao ensino superior de pessoas de baixa renda.

Melo cursa o primeiro período de Saúde Coletiva. Ela diz que o curso foi fundamental no processo de preparação para o Enem para conquistar a vaga na UFAC. “Com certeza foi muito importante. Uma base preparatória que foi útil para conquistar essa vaga e realizar o meu sonho de ingressar no ensino superior em uma Universidade Federal”, destacou.

Redação

<a href="https://adamwills.io/">Crot4d</a> <a href="https://niasbaratkab.org/">Crot4d</a> <a href="https://niasbaratkab.org/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://crot4d.me/">Crot4d</a> <a href="https://dumpstermail.com">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.org.uk/">Crot4d</a> <a href="https://www.crot4d.co.uk/">Crot4d</a> <a href="https://prematurepill.com/">Crot4d</a> <a href="https://malehealthcanada.com/">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.sbs/">Crot4d</a> <a href="https://www.crot4d.co.uk/">Crot4d</a> <a href="https://linkcrot4d.xyz/">Crot4d</a> <a href="https://clashroyalehome.com/">Crot4d</a> <a href="https://slotdepositdana.com/">Crot4d</a> <a href="https://tokatdepo.com/">Crot4d</a> <a href="https://adamwills.io/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.me/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://dumpstermail.com" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.org.uk/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://www.crot4d.co.uk/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://prematurepill.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://malehealthcanada.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.sbs/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://www.crot4d.co.uk/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://linkcrot4d.xyz/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://clashroyalehome.com/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://slotdepositdana.com/">Crot4d</a> <a href="https://tokatdepo.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://thehealthwatch365.com/">Crot4d</a> <a href="https://boomershotel.com/">Crot4d</a> <a href="https://jocomhotel.com/">Crot4d</a> <a href="https://universityintegrity.org/">Crot4d</a> <a href="https://thehealthwatch365.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://boomershotel.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://jocomhotel.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://universityintegrity.org/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://christchurchoshawa.org/">Crot4d</a> <a href="https://christchurchoshawa.org/" rel="nofollow">Crot4d</a>

Ufac

Centro de Referência Paralímpico na UFAC promove inclusão e forma atletas

Criado para fomentar a inclusão e o desenvolvimento esportivo de pessoas com deficiência, o Centro de Referência Paralímpico do Acre, localizado dentro da Universidade Federal do Acre (UFAC) tem se consolidado como referência na formação de atletas e no incentivo à prática esportiva. O espaço funciona graças a parceria entre o governo Federal, governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Ufac.

Publicado há

em

por

Projeto atende 118 alunos e se prepara para o Meeting Paralímpico em abril

Por Paula Amanda, Thaynar Moura e Jhenyfer Lima

Criado para fomentar a inclusão e o desenvolvimento esportivo de pessoas com deficiência, o Centro de Referência Paralímpico do Acre, localizado dentro da Universidade Federal do Acre (UFAC) tem se consolidado como referência na formação de atletas e no incentivo à prática esportiva. O espaço funciona graças a parceria entre o governo Federal, governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Ufac.

Aluno Rikley Sampaio saindo da piscina em mais um treino de natação. Foto: Thaynar Moura 

 Coordenado pelo professor Clodoaldo Castro, o projeto existe há dois anos e atende 118 alunos, oferecendo quatro modalidades: atletismo, natação, bocha e halterofilismo, além de duas atividades de cunho participativo, como futebol recreativo e exercícios rítmicos.

Alunos treinando. Foto: Paula Amanda

O Centro recebe crianças, jovens e adultos de 7 a 35 anos com deficiência visual, intelectual ou física. Para participar, os interessados devem apresentar documentos pessoais e um laudo médico. Cada modalidade é adaptada ao perfil do atleta, garantindo que todos tenham acesso ao esporte de forma segura e adequada.

 Aluna/atleta arremessando pino em mais um treino. Foto: Thaynar Moura

Meeting Paralímpico – evento que revela talentos acreanos 

No dia 5 de abril, Rio Branco sediará o Meeting Paralímpico, evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), destinado exclusivamente a alunos-atletas ingressantes da escola ou universidade. Crianças de 7 a 10 anos, independentemente de estarem matriculadas, também participarão como parte do Centro de Referência Paralímpico.

Aluno/atleta treinando na modalidade petra. Foto: Thaynar Moura

As competições serão realizadas nos espaços esportivos do Serviço Social da Indústria (SESI), no caso do  atletismo e da Assiciação Atlética do Banco do Brasil (AABB) para os competidores de natação. “O principal objetivo do projeto é massificar o esporte para pessoas com deficiência dentro do Acre. O projeto busca encontrar pessoas que queiram praticar esportes, independentemente da deficiência ser visual, física ou intelectual”.

Formação de atletas e conquistas

Além das atividades realizadas no estado, os atletas do Centro Paralímpico participam de diversas competições em nível nacional ao longo do ano. Após o Meeting Paralímpico Estadual, em abril, os atletas seguem para disputar as três etapas do Circuito Caixa, em São Paulo. Posteriormente, representarão o Acre no Meeting Paralímpico – Fase Regional, que será realizado em Brasília, e, no final do ano, competirão no Meeting Paralímpico Nacional.

Aluno/atleta no lançamento de dardo.  Foto: Thaynar Moura

Na modalidade de bocha, os atletas também competem em níveis regional e nacional, ampliando a representatividade do esporte paralímpico acreano no cenário brasileiro. No total, os alunos participam, em média, de oito a dez competições anuais, distribuídas entre atletismo, bocha, halterofilismo e natação.

Destaques e revelações

Um dos grandes talentos revelados pelo projeto é Ricardo Campos, atleta da bocha de 23 anos, natural de Assis Brasil, no interior do Acre. Atualmente, ele treina em um clube em São Paulo e já integrou a Seleção de Jovens da Bocha, disputando competições internacionais, incluindo um torneio em Bogotá, na Colômbia. Após essa experiência, ele retornou ao clube paulista, onde segue sua trajetória esportiva.

Aluna/atleta Isabelly treinando bocha. Foto: Thaynar Moura

Outro nome promissor é Rikley Sampaio, de 16 anos, que representa o centro na natação e já compete na modalidade. Ele frequenta o projeto desde a sua inauguração e, ao longo dos anos, tem apresentado grandes avanços, especialmente na coordenação motora.

Alunos/atletas do centro de  referência paralímpico ufac treinando a modalidade bocha. Foto: Thaynar Moura

A participação dos alunos no esporte tem sido uma grande conquista também para suas famílias. Francisleide Gonçalves, mãe dos trigêmeos Isabelly, Karen e Luiz Henrique, de 12 anos, destaca o impacto positivo do projeto, especialmente para Isabelly.

Coordenador/professor do Centro de Referência Paralímpico Ufac, Clodoaldo. Foto: Paula Amanda

“Depois que conheceu o esporte, o desenvolvimento que teve, principalmente a Isabelly, foi incrível. A postura dela, o equilíbrio, mudou tudo. Antes, ela não queria, mas quando foi para a primeira competição e já conquistou a medalha de ouro, voltou com outra visão.” A conquista aconteceu nas Olimpíadas Escolares, em São Paulo.

Redação

<a href="https://adamwills.io/">Crot4d</a> <a href="https://niasbaratkab.org/">Crot4d</a> <a href="https://niasbaratkab.org/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://crot4d.me/">Crot4d</a> <a href="https://dumpstermail.com">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.org.uk/">Crot4d</a> <a href="https://www.crot4d.co.uk/">Crot4d</a> <a href="https://prematurepill.com/">Crot4d</a> <a href="https://malehealthcanada.com/">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.sbs/">Crot4d</a> <a href="https://www.crot4d.co.uk/">Crot4d</a> <a href="https://linkcrot4d.xyz/">Crot4d</a> <a href="https://clashroyalehome.com/">Crot4d</a> <a href="https://slotdepositdana.com/">Crot4d</a> <a href="https://tokatdepo.com/">Crot4d</a> <a href="https://adamwills.io/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.me/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://dumpstermail.com" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.org.uk/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://www.crot4d.co.uk/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://prematurepill.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://malehealthcanada.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.sbs/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://www.crot4d.co.uk/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://linkcrot4d.xyz/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://clashroyalehome.com/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://slotdepositdana.com/">Crot4d</a> <a href="https://tokatdepo.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://thehealthwatch365.com/">Crot4d</a> <a href="https://boomershotel.com/">Crot4d</a> <a href="https://jocomhotel.com/">Crot4d</a> <a href="https://universityintegrity.org/">Crot4d</a> <a href="https://thehealthwatch365.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://boomershotel.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://jocomhotel.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://universityintegrity.org/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://christchurchoshawa.org/">Crot4d</a> <a href="https://christchurchoshawa.org/" rel="nofollow">Crot4d</a>

Continue lendo

Ufac

Quem ajuda os animais abandonados na Ufac?

Publicado há

em

por

Por Fhagner Soares, Juliane Brígido, Joana Kelly, Livia Giovana e Sharda Oliveira*

Além de alunos de graduação e pós-graduação, os corredores da Universidade Federal do Acre (Ufac) recebem diariamente visitantes peculiares, cães e gatos abandonados por antigos donos que encontram na instituição um refúgio, tornando-se mascotes acolhidos pela comunidade acadêmica.

Apesar do carinho demonstrado por estudantes, técnicos e professores que se mobilizam para alimentar e cuidar desses animais, a universidade não possui políticas institucionais ou verbas destinadas ao cuidado deles. A responsabilidade fica nas mãos dos próprios voluntários, que tentam suprir as necessidades básicas dos bichos por meio de doações e ações independentes.

O prefeito do campus, Antonio Artheson, reconhece a existência desses animais, embora a instituição não saiba o número exato dessa população. Segundo ele, já foram feitas tentativas de implementação de projetos para controlar essa situação, incluindo a criação de uma minuta de termos que tinha a ideia de parceria com a Prefeitura de Rio Branco. No entanto, uma constante mudança de gestores dificultou a concretização dessa ação que contava com castração, cuidados veterinários e até campanhas de adoção. 

 Além do mais, a falta de infraestrutura adequada para acolher temporariamente os animais impede um bom andamento dos projetos. Algumas iniciativas pontuais já acontecem, um exemplo foi a criação de comedouros para cães e gatos e alguns casos de castrações de animais em parceria com a clínica veterinária da Ufac, porém a responsabilidade de transporte e pós-operatório ainda recai sobre voluntários da comunidade acadêmica. 

Uma das professoras envolvidas no acolhimento dos animais, Maria Roselia Lopes, conta que começou após ver colegas colocando comida para os gatos e procurou saber mais sobre. Depois passou a observar mais a presença desses animais e começou a se organizar junto de outros amigos. “Não temos um grupo formalmente estruturado. Fazemos de maneira independente. Muitas vezes tiramos dinheiro do próprio bolso para comprar ração e tratamentos veterinários”, acrescentou. A docente destaca a falta de apoio institucional dentro da própria comunidade acadêmica. “Enfrentamos resistência de alguns professores”, enfatiza. 

Foto: Juliane Brígido

Agressões

De acordo com uma técnica da instituição que preferiu não se identificar, existem relatos de possíveis agressões a esses animais. Isso ocorre porque algumas pessoas se sentem incomodadas com a presença deles e até mesmo com as pessoas que os acolhem e cuidam. Além disso, a funcionária relatou a existência de um grupo de Whatsapp chamado “Gatos da Ufac” que funciona como uma rede de apoio utilizada para localizar, alimentar e encontrar possíveis donos. 

Diante desse cenário, torna-se necessário que medidas sejam tomadas pela Universidade Federal do Acre, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, para minimizar o problema do abandono de animais domésticos no campus. O abandono de animais é crime. Caso presencie a prática, entre em contato com o Disque Vigilância do campus 68992266601 ou denuncie anonimamente pelo telefone 181 destinado à denúncias da Polícia Civil do Acre (PCAC).

Redação

<a href="https://adamwills.io/">Crot4d</a> <a href="https://niasbaratkab.org/">Crot4d</a> <a href="https://niasbaratkab.org/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://crot4d.me/">Crot4d</a> <a href="https://dumpstermail.com">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.org.uk/">Crot4d</a> <a href="https://www.crot4d.co.uk/">Crot4d</a> <a href="https://prematurepill.com/">Crot4d</a> <a href="https://malehealthcanada.com/">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.sbs/">Crot4d</a> <a href="https://www.crot4d.co.uk/">Crot4d</a> <a href="https://linkcrot4d.xyz/">Crot4d</a> <a href="https://clashroyalehome.com/">Crot4d</a> <a href="https://slotdepositdana.com/">Crot4d</a> <a href="https://tokatdepo.com/">Crot4d</a> <a href="https://adamwills.io/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.me/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://dumpstermail.com" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.org.uk/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://www.crot4d.co.uk/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://prematurepill.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://malehealthcanada.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.sbs/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://www.crot4d.co.uk/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://linkcrot4d.xyz/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://clashroyalehome.com/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://slotdepositdana.com/">Crot4d</a> <a href="https://tokatdepo.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://thehealthwatch365.com/">Crot4d</a> <a href="https://boomershotel.com/">Crot4d</a> <a href="https://jocomhotel.com/">Crot4d</a> <a href="https://universityintegrity.org/">Crot4d</a> <a href="https://thehealthwatch365.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://boomershotel.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://jocomhotel.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://universityintegrity.org/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://christchurchoshawa.org/">Crot4d</a> <a href="https://christchurchoshawa.org/" rel="nofollow">Crot4d</a>

Continue lendo

Ufac

Semana da Saúde: Ufac atende idosos com aulas de hidroginástica

Projetos voltados à melhor idade são indispensáveis para promover qualidade de vida a essa parcela da população. A prática de atividades é indispensável para levar saúde física e mental ao dia a dia de pessoas idosas. Desenvolvido pelo Curso de Educação Física, o Projeto Idoso Ativo conta com atendimento especializado de hidroginástica e atende mais de 100 matriculados com idade a partir de 50 anos.

Publicado há

em

por

Curso de Educação Física oferece prática de atividades físicas gratuitas e atende público de mais de 100 idosos

Por Paulo Medeiros e Paty Barros

Projetos voltados à melhor idade são indispensáveis para promover  qualidade de vida a essa parcela da população. A prática de atividades é indispensável para levar saúde física e mental ao dia a dia de pessoas idosas. Desenvolvido pelo Curso de Educação Física, o Projeto Idoso Ativo conta com atendimento especializado de hidroginástica e atende mais de 100 matriculados com idade a partir de 50 anos.

Segundo a professora Aristeia Nunes Sampaio, coordenadora do projeto, as aulas de hidroginástica são oferecidas gratuitamente sempre às terças e quintas feiras com turmas que variam entre 40 e 70 alunos. 

O projeto

Atuando no projeto desde 2005, a professora destaca que. além das aulas de hidroginástica o projeto atende alunos da graduação que queiram fazer pesquisas e professores que desejam desenvolver ações com o público idoso, relacionado a ações de educação em saúde, como palestras, oficina ou aulas

A idosa Maria José dos Santos, 73 anos, comenta sobre o que melhorou na sua vida ao participar da iniciativa: “Acho que o idoso precisa se mover mais, fazer uma atividade física é muito bom. Estou há 14 anos no projeto, fui convidada por amigas. A hidroginástica melhorou muito minha saúde, diminuiu dores no corpo e articulações, melhora inclusive o meu humor”, relatou.

Consideração dos idosos

Há três anos no projeto, o idoso José Carlos, 57 anos, conta que com as aulas de hidroginástica as dores que sentia no corpo e nas articulações deram uma melhorada.Eu era bastante irritado e melhorei e tá melhorando muito mais, eu tinha dores no joelho, no pescoço e dificuldades para dormir. Com as aulas de hidroginástica, as dores no corpo e dor de articulação, deu uma melhorada”.

Outra participante do projeto, Vanderlene Pinto da Silva, 53 anos, faz as aulas por recomendação médica e a pedido de sua mãe por ter de problemas de coluna: “Já faz cinco anos que iniciei as aulas e melhorei bastante, o médico passou hidroginástica e fisioterapia, a fisioterapia eu fui marcar, mas ainda não me chamaram”, relatou.

Maria do Livramento, de 55 anos, que sofre com algumas comorbidades diz que melhorou muito depois que começou a praticar as aulas de hidroginástica: “Tem 1 ano que estou praticando hidroginástica, por recomendação médica, a gente se sente bem, tenho mais disposição no dia a dia”, falou. 

Como participar

As inscrições podem ser feitas na Universidade Federal do Acre, BR 364, Bloco de Educação Física.

Redação

<a href="https://adamwills.io/">Crot4d</a> <a href="https://niasbaratkab.org/">Crot4d</a> <a href="https://niasbaratkab.org/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://crot4d.me/">Crot4d</a> <a href="https://dumpstermail.com">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.org.uk/">Crot4d</a> <a href="https://www.crot4d.co.uk/">Crot4d</a> <a href="https://prematurepill.com/">Crot4d</a> <a href="https://malehealthcanada.com/">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.sbs/">Crot4d</a> <a href="https://www.crot4d.co.uk/">Crot4d</a> <a href="https://linkcrot4d.xyz/">Crot4d</a> <a href="https://clashroyalehome.com/">Crot4d</a> <a href="https://slotdepositdana.com/">Crot4d</a> <a href="https://tokatdepo.com/">Crot4d</a> <a href="https://adamwills.io/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.me/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://dumpstermail.com" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.org.uk/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://www.crot4d.co.uk/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://prematurepill.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://malehealthcanada.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://crot4d.sbs/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://www.crot4d.co.uk/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://linkcrot4d.xyz/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://clashroyalehome.com/" rel="nofollow">crot4d</a> <a href="https://slotdepositdana.com/">Crot4d</a> <a href="https://tokatdepo.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://thehealthwatch365.com/">Crot4d</a> <a href="https://boomershotel.com/">Crot4d</a> <a href="https://jocomhotel.com/">Crot4d</a> <a href="https://universityintegrity.org/">Crot4d</a> <a href="https://thehealthwatch365.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://boomershotel.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://jocomhotel.com/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://universityintegrity.org/" rel="nofollow">Crot4d</a> <a href="https://christchurchoshawa.org/">Crot4d</a> <a href="https://christchurchoshawa.org/" rel="nofollow">Crot4d</a>

Continue lendo

Mais Lidas