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Dia Internacional Contra a Discriminação Racial: fazedores de cultura negros no Acre relembram protagonismo e resistências

A Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial. Em um estado marcado por contrastes, a herança da cultura negra, muitas vezes invisibilizada, ressurge nas exposições culturais que quebram estigmas, desafiando o passado colonial e escrevendo uma nova narrativa sobre o que significa ser uma pessoa negra que faz cultura no Acre.

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No 21 de março relembramos a trajetória de artistas e produtores culturais negros na arte acreana

Por Ana Paula Melo e Natália Lindoso

A Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial. Em um estado marcado por contrastes, a herança da cultura negra, muitas vezes invisibilizada, ressurge nas exposições culturais que quebram estigmas, desafiando o passado colonial e escrevendo uma nova narrativa sobre o que significa ser uma pessoa negra que faz cultura no Acre. 

O Brasil é um país negro. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 57% da população brasileira se autodeclara preta ou parda. Essa maioria, no entanto, ainda enfrenta dificuldades para ocupar espaços e ter reconhecimento em diferentes áreas, inclusive na cultura. 

A cultura negra está presente na poesia, no teatro, na música e em tantas outras manifestações culturais. No Acre, artistas negros seguem resistindo e transformando a arte em ferramenta de combate ao racismo, de educação e afirmação identitária.  

Um reflexo desse movimento são políticas públicas como o edital “Mestres da Cultura Popular do Estado do Acre” realizado pela Fundação Elias Mansour (FEM) de 2024, que reconhece e valoriza saberes ancestrais. Das 24 vagas distribuídas em 12 macrocategorias, duas são destinadas a mestres que atuam em rituais e práticas religiosas tradicionais, incluindo as de matrizes africanas.  

A pesquisa Percepções sobre racismo no Brasil, da Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), mostra que mais da metade dos brasileiros já presenciou um ato de racismo. Ainda de acordo com a pesquisa, 60% dos brasileiros consideram o Brasil um país racista. 

No Acre, artistas e fazedores de cultura negros compartilham suas experiências no mercado artístico, destacando os desafios e as conquistas ao longo de suas trajetórias. Em suas falas, eles abordam a importância de afirmar suas identidades e a luta por maior visibilidade e representatividade no cenário cultural.

Relatos 

Um dos nomes atuantes dessa resistência é o ator, produtor cultural e diretor, Ivan de Castela, de 54 anos, que começou sua trajetória aos 11 anos de idade. Com décadas de experiência, ele relembra que as artes cênicas no Acre sempre tiveram um forte diálogo político.

“O movimento cultural teatral sempre esteve mais à frente dessas discussões e reunindo nos seus espetáculos e atuações termos, frases, movimentos, espetáculos inteiros que dialogassem com essa temática. Já participei de vários filmes que dizem respeito à luta anti racial”, disse.

Ivan de Castela/ Reprodução redes sociais

O ator acredita que as dificuldades sempre estiveram presentes. Para ele, existe um senso comum que artistas de teatro são “exibidos”, e que podem enfrentar qualquer coisa. Ele relembra uma situação de racismo que gerou uma discussão e enfrentamento.  

“Em um momento, após uma apresentação na Expoacre, estávamos dentro de um carro que iria transportar cada artista do espetáculo para a sua casa, e uma pessoa disse: ‘não, tira o neguinho aí do carro, que aí cabe o resto’. Como se a minha presença naquele carro, por ser negro, estivesse retirando o lugar do outro branco”, relatou. 

Para a poeta marginal, Natidepoesia, a pessoa negra, de modo geral, em todos os âmbitos da sociedade, sofre com a falta de acesso e compreensão. Para ela, essa foi a maior dificuldade como atuante na cultura, de ter acesso às informações, projetos, editais e financiamento que pessoas brancas que fazem arte também têm. 

“O desafio mais marcante foi esse, de aprender que a minha arte também era minha fonte de renda e saber se valorizar nesse sentido. Se ver como uma artista negra. Uma pessoa negra que tem o seu valor. Então, quando eu recebi o meu primeiro cachê, quando aprovamos o nosso primeiro projeto, isso foi uma quebra de barreira muito importante para que a gente pudesse continuar fazendo. Então, acho que as dificuldades, elas existem para a cultura no modo geral, mas se era uma pessoa negra, essa dificuldade triplica, quadruplica e assim por diante”, explica. 

Natidepoesia/ imagem cedida

O capoeirista e presidente da Liga Acreana de Capoeira, Mestre Caboquinho, tem mais de 30 anos de dedicação à capoeira e já viajou ao Brasil e vários países para difundir a forma acreana de desenvolver as expressões. Para ele, não houve situações no cenário cultural por ser uma pessoa negra, mas sim por trabalhar com a expressão.

“Na verdade por ser negro eu nunca passei por nenhuma situação, mas já passei por estar trabalhando com a cultura de origem afro-brasileira, que eles chama de ‘coisa de negro’, e tem muito preconceito por ser uma ação cultural criada por negros aqui no Brasil”, disse. 

Mestre caboquinho/ imagem cedida

Possibilidades

O ator e produtor cultural, Ivan de Castela, enxerga avanços com leis e editais que passaram a exigir cotas para negros, como a Lei Aldir Blanc, a Lei Paulo Gustavo, e o Plano Nacional de Cultura (PNAB). 

“Isso é importantíssimo, porque abre, sem dúvida alguma, a possibilidade de termos mais projetos, com pessoas pretas, com negros, nos projetos culturais. Independente do tema. O tema pode ser aberto, mas ter a presença desses artistas negros. E isso já tem ajudado demais”, destacou.

Outro nome de destaque nesse movimento é Natielly Castro, a Natidepoesia. Poeta marginal, arte-educadora, slammer, produtora cultural e grafiteira, Nati é fundadora do Slam das Minas Acre e idealizadora da oficina Poesia que Escurece, que, desde 2018, já formou mais de mil jovens no estado.

Ela utiliza o hip hop e a poesia falada como ferramentas para valorizar a identidade negra. Entre suas conquistas, destacam-se o título de campeã nacional do Slam Singulares 2023 e o reconhecimento internacional como finalista do Slam Latines.Para a artista, é essencial investir em artistas negros que já produzem e fazem acontecer. 

“Poderia ser feito era um investimento mesmo nesses artistas negros que já produzem, que já fazem acontecer e que, de alguma maneira, servem como uma ponte entre essas pessoas que querem ingressar nesse meio artístico, mas não têm esse acesso e não conseguem se ver, não conseguem se ver representados. Então, eu acho que o investimento em ações, em atividades que são produzidas e executadas por pessoas negras daria mais oportunidade”, disse Natielly.

Sobre as perspectivas na carreira, o capoeirista Mestre Caboquinho destacou a importância da qualificação e da perseverança. “Primeiro, os mesmos devem se qualificar. Conquistar seu espaço com seu trabalho e conhecimento. Acredito que todos temos espaços.Basta cada um dá seu melhor,uma porta fecha mais em seguida outras abrem”, pontuou Caboquinho.

A luta por mais visibilidade e espaço para artistas negros no Acre passa pelo reconhecimento das raízes afro-brasileiras, investimento público e iniciativas que promovam o acesso à informação.

Redação

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De volta à cadeira da escola

Educação de Jovens e Adultos ajuda a transformar cenário da educação e reduzir o analfabetismo funcional no Acre. Foto: Sandro Giron

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Por Paula Amanda e Thaynar Moura

Você já deve ter se deparado com um comentário nas redes sociais que achou estar fora de contexto. O que parece ser apenas uma questão de interpretação, na verdade pode revelar um problema mais profundo: o analfabetismo funcional. 

O analfabetismo funcional se refere a pessoas que, embora consigam ler e escrever de forma básica, têm dificuldades de interpretar ou compreender textos ou resolver situações cotidianas. Essa condição afeta o desenvolvimento pessoal, social e profissional de 1 a cada 3 brasileiros entre 15 e 64 anos.

Dados apresentados pelo Departamento da Educação de Jovens e Adultos do Acre (EJA) mostram que, de acordo com o Censo Demográfico de 2022, o índice de pessoas analfabetas no estado é 12,1%. 

O recorte utilizado é de pessoas com mais de 15 anos, isto é, quem não foi alfabetizado ou quem não concluiu este processo. Neste contexto, quase 50% dessa população teve o primeiro contato com a escola, mas desistiu, não concluindo o ensino infantil e fundamental.

O chefe do EJA, Jessé Dantas, explica que o maior índice se concentra na zona rural, especialmente entre a população ribeirinha, e que os desafios estão em fazer com que esses jovens e adultos apliquem o aprendizado em situações do dia a dia. 

“Na EJA a gente procura colocar o que eles estão aprendendo em atividades práticas, situações rotineiras. Coisas que são necessárias para que eles compreendam o mundo em que vivem. Por exemplo, ler uma notícia e conseguir compreender qual o tema central, o que está se discutindo”, frisou. 

Jessé Dantas destaca os desafios de fazer educação para jovens e adultos no Acre. Foto: Paula Amanda

Dona Eliete Cruz é uma dessas pessoas que se superou e voltou a sonhar depois da alfabetização. Aos 74 anos ela decidiu mudar sua vida e buscar a escolarização, pois o seu grande sonho é fazer uma faculdade. 

“Tenho irmãos e sobrinhos que são professores e eles me incentivaram muito, e eu me dediquei, fiz as provas e passei. Agora estou fazendo o pré-enem e quero muito fazer o Enem e cursar artes cênicas”, contou.  

Aos 74 anos, Eliete Cruz agora sonha em fazer Artes Cênicas. Foto: arquivo pessoal

No Brasil mais da metade dos analfabetos têm mais de 60 anos

Dados levantados pelo IBGE mostram que em 2024 existiam 5,1 milhões de analfabetos com 60 anos ou mais no país. Isso corresponde à 14,9% do total dos idosos no Brasil e mais da metade da totalidade de analfabetos.

Já entre os mais jovens, os percentuais diminuem progressivamente: 9,1% entre pessoas com 40 anos ou mais, 6,3% entre aquelas com 25 anos ou mais e 5,3% na população com 15 anos ou mais.

Confira as taxas de analfabetismo por estado do Brasil:

  • Alagoas – 14,3%
  • Piauí – 13,8%
  • Paraíba – 12,8%
  • Ceará – 11,7%
  • Maranhão – 11,4%
  • Sergipe – 10,8%
  • Rio Grande do Norte – 10,4%
  • Pernambuco – 10,1%
  • Bahia – 9,7%
  •  Acre – 9,3%
  • Rondônia – 5,1%
  • Tocantins – 6,6%
  • Pará – 6,5%
  • Amapá – 5,4%
  • Amazonas – 4,9%
  • Minas Gerais – 4,4%
  • Roraima – 4%
  • Espírito Santo – 3,9%
  • Mato Grosso – 3,8% 
  • Mato Grosso do Sul – 3,7%
  • Goiás – 3,6%
  • Paraná – 3,5%
  • Rio Grande do Sul – 2,4%
  • São Paulo – 2,3%
  • Rio de Janeiro – 2%
  • Santa Catarina – 1,9%
  • Distrito Federal – 1,8%

O Acre registrou, em 2022, a maior taxa de analfabetismo da região Norte entre pessoas de 15 anos ou mais: 12,1% ou seja 73.835 pessoas que não sabem ler nem escrever.

Embora a taxa de analfabetismo funcional tenha caído no ano de 2024, registrando cerca de 64,8 mil pessoas, equivalente a 9,3% da população, o Acre ainda lidera a maior taxa de analfabetos da região Norte, o que evidencia que saber ler e escrever formalmente não é o mesmo que interpretar e aplicar no dia a dia.

Redação

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Histórias de vida

Mulheres que fazem acontecer: a força do trabalho manual no empreendedorismo acreano

Elas não apenas produzem: elas plantam, moldam, carregam, vendem e resistem. Em um cenário onde empreender não é só uma escolha, mas uma forma de sobrevivência, mulheres do Acre estão transformando o que têm — terra, cimento, fruta, memória — em renda, autonomia e permanência. Muitas fazem isso com as próprias mãos. Outras, com apoio da família. Mas todas compartilham algo em comum: a decisão de permanecer criando.

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Por Thaynar Moura

Elas não apenas produzem: elas plantam, moldam, carregam, vendem e resistem. Em um cenário onde empreender não é só uma escolha, mas uma forma de sobrevivência, mulheres do Acre estão transformando o que têm — terra, cimento, fruta, memória — em renda, autonomia e permanência. Muitas fazem isso com as próprias mãos. Outras, com apoio da família. Mas todas compartilham algo em comum: a decisão de permanecer criando.

Da colheita ao pote: Lucilene e a trajetória de um doce feito com raízes

Foto: Thaynar Moura

Lucilene Nonata, de 58 anos, vive com o marido em um sítio no interior do Acre. Foi ali que, há cerca de duas décadas, ela decidiu começar a fazer doces com frutas do próprio quintal. “Meus filhos estavam entrando na adolescência e eu queria fazer algo meu, que também ajudasse na renda da casa”, conta.

A escolha pelo doce não foi aleatória: os pais de Lucilene já faziam compotas com frutas temporãs, e o marido, cearense, também gostava de preparar receitas simples. “Foi natural. Começamos com o que a gente tinha: cupuaçu, mamão, banana. O leite vinha do vizinho.”

Foto: Arquivo pessoal  
Foto: Arquivo pessoal

Hoje, mesmo com o pomar envelhecido e parte da matéria-prima comprada de produtores vizinhos, o processo segue artesanal. Tudo é feito por Lucilene e o esposo, desde a limpeza até o ponto do doce. A venda acontece em feiras e comércios locais, e o contato com o público é parte do valor do produto. “As pessoas perguntam se é a gente mesmo que faz. Criamos laços. Muitos viram amigos.”

A formalização veio com apoio do Sebrae, que orientou desde o registro como MEI até a criação dos rótulos e da tabela nutricional. “O Sebrae foi nosso primeiro e melhor parceiro. Nos abriu portas e deu acesso a linhas de crédito, cursos e assistência técnica”, relata.

Foto: Thaynar Moura

Apesar dos avanços, o desafio é constante: o alto custo dos insumos e a concorrência com produtos industrializados. “É difícil competir. Nosso estado não é rico. Mas a gente vai atravessar essa fase também”, afirma Lucilene. E para outras mulheres que pensam em empreender, ela é direta: “Somos guerreiras. Se cada dia traz um leão, que venham os leões.”

Concreto, família e criação: a arte que resiste com Elizabete e Maria Eliane

Elizabete Monteiro tem 25 anos e voltou ao Acre em 2025, depois de concluir a graduação em Curitiba. Junto com a mãe, Maria Eliane, de 61, criou o negócio “Arte em Concreto”, voltado à produção manual de peças decorativas feitas a partir de cimento, areia, pedrita e moldes reaproveitados.

Foto: Arquivo Pessoal

“O gosto pelo artesanal sempre veio da minha mãe. Quando ela ia passar um tempo comigo, ficava procurando o que fazer com as mãos”, lembra Elizabete. A dupla começou estudando técnicas no YouTube e fazendo testes em casa, até descobrir formas de agregar valor às peças — como a inclusão de plantas e o uso criativo do concreto na decoração.

O trabalho é familiar. Elizabete e a mãe cuidam da produção. O pai ajuda nas feiras. A irmã apoia na divulgação digital. “É algo muito em família, e cada um colabora do seu jeito”, afirma.

Entre os maiores desafios, Elizabete destaca o início do processo. “É preciso vencer o medo de começar. Mostrar o que você faz e lidar com o marketing exige constância.”Atualmente, participa da associação “Elas Fazem Acontecer”, formada por mulheres empreendedoras que organizam feiras e dão suporte às expositoras. “Faz diferença. A gente se sente parte de algo.”

Foto: Arquivo pessoal

A empresa começou a vender peças há cerca de um mês, e uma das metas de Elizabete é investir mais na divulgação pelo Instagram. “Hoje, se você quer saber de algo de uma loja, já vai direto no Instagram. Quero turbinar as postagens.”

Para ela, o mercado de decoração artesanal está crescendo. “As pessoas querem peças com identidade, que sejam únicas.” E para outras mulheres que sonham empreender: “Persistam. Se você ama o que faz, o retorno vem. Mas é preciso estar atenta às novidades e criar com propósito.”

Arte, dedicação e persistência: de uma conversa entre amigas ao ateliê em casa – o sonho de Adriana 

Adriana Balica, 32 anos, é proprietária da FazerArt Personalizados, um ateliê montado na própria casa, onde ela cuida de tudo: do atendimento à criação das artes e à embalagem personalizada. “A FazerArt nasceu numa conversa entre amigas, juntando minha paixão pelo trabalho manual. Hoje, faço tudo sozinha,” conta.

Para Adriana, empreender é uma jornada que exige atenção constante. “Empreender é uma tarefa extremamente difícil, pois temos que dominar um pouquinho de cada coisa e estar sempre atenta a todos os detalhes. Há dias e dias, há altos e baixos, assim como a nossa vida”, reflete.

Foto: Thaynar Moura

Assim como as outras mulheres desta reportagem, Balica destaca o apoio do Sebrae. “O Sebrae sempre esteve de portas abertas pra ajudar, tirar dúvidas, oferecer cursos, palestras e concursos. Sempre que posso, participo.”

E sobre tecnologia? Ela brinca: “Não uso nenhuma tecnologia avançada, eu acho, kkk.”

Para quem pensa em empreender, Adriana tem um conselho: “Lute! Lute pelos seus sonhos. Deus não coloca sonho no nosso coração que a gente não possa alcançar. É difícil, cansativo, cheio de desafios, mas vale a pena! ”

Onde termina o produto, começa a história

Fonte: DataSebrae (Relatórios trimestrais de Empreendedorismo Feminino, 2022–2024)

As histórias de Lucilene, Elizabete e Adriana, não são exceções. Elas representam milhares de mulheres no Brasil e no Acre que vivem daquilo que fazem, cultivam ou aprendem. Os dados mais recentes reforçam o que as histórias contam: empreender, para muitas mulheres, é uma decisão moldada pela necessidade, mas sustentada pela criatividade e pelo trabalho diário.  Que trabalham com o corpo, com a memória e com o tempo.

No Acre, o número de mulheres à frente de negócios oscilou nos últimos três anos. Segundo dados do DataSebrae, em 2022, eram 23.564 empreendedoras no estado. Em 2023, esse número caiu para 20.453, representando 23,7% do total de donos de negócios. No entanto, em 2024, houve uma leve recuperação: 21.350 mulheres atuavam como donas de negócio no estado no 4º trimestre, o que representa  25,1% dos empreendedores locais.

Fonte: DataSebrae – Relatórios trimestrais 2023–2024 

Esse avanço percentual, frente aos 23,7% registrados no ano anterior, revela uma retomada gradual da presença feminina no mercado.

Em números nacionais, 42% dos empregadores ou trabalhadoras por conta própria no Brasil são mulheres — um universo de 10,4 milhões de empreendedoras que movimentam a economia com pequenos negócios, muitas vezes construídos no quintal, na sala de casa ou em uma feira.

O aumento na participação percentual indica que as mulheres seguem ocupando espaço, criando soluções e sustentando seus negócios com o que têm – seja terra, concreto ou papel.

Redação

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Por meio do NAI, Ufac avança em inclusão e acessibilidade para estudantes com necessidades específicas

Estudantes com necessidades específicas enfrentam constantes desafios nas universidades brasileiras. Na Universidade Federal do Acre (Ufac), o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) foi criado para desempenhar um papel fundamental no processo de inclusão, garantindo que esses acadêmicos tenham acesso à educação com as adaptações necessárias para sua permanência e desenvolvimento na instituição.

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Buscando garantir um ambiente com mais acessibilidade, a universidade implementa adaptações e suporte para estudantes autistas e com outras necessidades.

Por Niélia Magalhães, Sérgio Henrique Corrêa e Gabriela Queiroz Mendonça

Estudantes com necessidades específicas enfrentam constantes desafios nas universidades brasileiras. Na Universidade Federal do Acre (Ufac), o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) foi criado para desempenhar um papel fundamental no processo de inclusão, garantindo que esses acadêmicos tenham acesso à educação com as adaptações necessárias para sua permanência e desenvolvimento na instituição.

Criado em 2008, o NAI procura executar políticas de inclusão e acessibilidade, oferecendo suporte pedagógico e promovendo ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para estudantes com deficiência e neurodivergência. 

A Ufac conta, atualmente, com 100 estudantes cadastrados no banco de dados do NAI. O suporte oferecido inclui adaptações acadêmicas, como tempo maior para realização de avaliações, provas em locais silenciosos, enunciados mais objetivos e intervalos em avaliações longas. Alunos que necessitam de assistência extra podem contar com monitores selecionados via edital, embora muitos prefiram somente ajustes no ambiente acadêmico.

“Cada estudante neurodivergente tem suas particularidades, portanto, o que é adotado para um pode não ser necessário para outro. O importante é garantir que cada um tenha suas necessidades respeitadas”, explica Carla Simone, coordenadora do NAI.

Segundo a coordenadora, a universidade avançou na instalação de pisos táteis, rampas, elevadores e banheiros adaptados, além da implementação de intérpretes de Libras e recursos audiovisuais para alunos com deficiência auditiva ou visual.

“Apesar dos avanços, um dos principais desafios enfrentados pelos alunos com TEA na Ufac ainda é a falta de conhecimento da comunidade acadêmica sobre o transtorno. Frases como ‘mas você não tem cara de autista’ impactam diretamente a experiência dos estudantes, levando muitos a adiar a busca por suporte por medo de julgamentos e falta de empatia”, enfatiza Carla Simone.

Para estudantes autistas, um avanço importante foi a criação da Sala Aquário, um espaço no Restaurante Universitário reservado para refeições em um ambiente mais silencioso e confortável. “Essa foi uma conquista do Coletivo Autista, garantindo um espaço adequado para os alunos que sofrem com sobrecarga sensorial”, destaca a coordenadora.

No entanto, Carla Simone enfatiza que a inclusão é um processo contínuo e que ainda há muito a ser feito. “O essencial é garantir que os estudantes com deficiência que ingressam na universidade tenham condições de acessar, permanecer e concluir seus cursos com dignidade”, afirma.

Capacitação e conscientização

Um dos pontos de atenção do NAI é a formação da comunidade acadêmica. Atualmente, o núcleo já realiza capacitação para monitores que atuam diretamente no suporte aos estudantes, mas ainda não há um programa estruturado para professores e servidores.

A partir do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029, a Ufac pretende implementar treinamentos para docentes e técnicos, promovendo maior sensibilização sobre a inclusão e as necessidades dos estudantes neurodivergentes.

O NAI trabalha em parceria com diversos setores da universidade e instituições externas para encaminhar alunos a serviços assistenciais, previdenciários e de saúde, além de organizar palestras e eventos sobre acessibilidade e inclusão.

Arte: Agência Câmara

O futuro da inclusão na UFAC

Quando questionada sobre os próximos passos do NAI, Carla Simone aponta que as principais metas incluem:

  • Atendimento eficaz e de qualidade aos estudantes com deficiência;
  • Criação de um laboratório de tecnologia assistiva;
  • Promoção de formações continuadas para docentes, técnicos e estudantes;
  • Ampliação das ações já existentes, garantindo um impacto maior na universidade.

A coordenadora também reforça que a construção de um ambiente acadêmico mais inclusivo não depende apenas da gestão institucional. “Ter um olhar mais humanizado para todos, independentemente de cor, raça, religião, gênero ou deficiência, é essencial. A universidade precisa ser um espaço acolhedor para todos os diferentes”, conclui.

Entendendo o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O TEA afeta o neurodesenvolvimento, impactando a comunicação, linguagem, interação social e comportamento. O diagnóstico precoce é essencial para estimular a independência e melhorar a qualidade de vida. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece uma rede de cuidados para o atendimento integral das pessoas com TEA.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam 70 milhões de pessoas com autismo no mundo. No Brasil, a estimativa é de que 2 milhões de pessoas possuam algum grau do transtorno.

Redação

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