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A depressão e ansiedade no pós isolamento da COVID-19

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Por Ingrid da Silva Moura e Mirlane Pereira dos Santos

Mais bebida, menos horas de sono, mais comida ultra processada, menos exercícios, mais tempo na internet e tv. Tudo isso contribuiu consideravelmente para o aumento da depressão e ansiedade nos brasileiros. O isolamento social foi uma experiência desagradável para todos. Por isso, muitas pessoas sentiram-se confusas e amedrontadas, impactando em sua saúde mental. 

Várias condições explicaram a maior prevalência entre os jovens e adultos dos sintomas de depressão e ansiedade no período pandêmico. Esta nova realidade introduziu diversos fatores de stress, incluindo solidão decorrente do isolamento social, medo de contrair a doença, morte de pessoas próximas, tensão econômica e incertezas sobre o futuro.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com depressão e ansiedade aumentou muito na última década. De acordo com dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), durante o isolamento social o índice de depressão e ansiedade aumentou cerca de 25% em todo o mundo.

A estudante Hendely Barcio, 17 anos, afirma que nunca havia notado sintomas de depressão e ansiedade, mas tudo mudou com a Covid-19. “Tinha uma vida normal, saia com meus amigos, ia à escola, tinha uma rotina muito ativa. Lembro como se fosse ontem quando ouvi falar desse Corona, parece que meu mundo caiu ali”. Ela percebeu os primeiros sintomas assim que decretou-se o lockdown no Acre. Com a mudança na rotina e o medo de contrair a doença, a ansiedade tomou conta. “Ficava imaginando como seria se eu pegasse a Covid, a cada notícia que saia sobre eu ficava cada vez mais temerosa. Pensava não somente em mim, mas também na minha família.”

A jovem decidiu procurar ajuda quando começou a perceber que os sintomas de ansiedade e depressão começaram a ficar mais intensos e visíveis. “Não tinha vontade de fazer nada, somente de dormir, queria acordar e ver que aquilo era um sonho. Vi que tinha de sair daquela situação, falei com minha mãe e fomos ao psicólogo. Agora vou lá toda semana e os sintomas de ansiedade e depressão diminuiram”. Ela aconselha a todos que aos primeiros sintomas se busque ajuda de um profissional para que o tratamento possa ser iniciado o mais rápido possível.

Diagnosticada com depressão no início de 2019, Leila Silva, 35 anos, é professora da rede municipal de Educação. A chegada da Covid-19 fez com que os sintomas ficassem mais aparentes. “Tinha sido diagnosticada no início de 2019 com depressão, estava fazendo o tratamento certinho, como o psicólogo havia dito. Minha rotina era exaustiva, quase não tinha tempo de nada, mas no final do ano, com a chegada da pandemia, tudo mudou. De uma hora para outra ficamos isolados em casa com medo não só da Covid, mas com as incertezas que nos cercavam”. 

Assim que ela notou que os sintomas estavam piorando, foi logo falar com seu psicólogo para ver o que poderia ser feito para ajudá-la. “Entrei em contato com ele para ver o que poderíamos fazer, não queria que aqueles sentimentos tomassem conta de mim. Liguei para o psicólogo e conversamos durante um tempo. E ele me aconselhou a fazer atividades extras como ler, me exercitar, escutar músicas, coisas que me fizessem relaxar”. 

A professora deixa um recado para quem já tinha ou desenvolveu sintomas de depressão durante a pandemia: “procurem ajuda, não tenham medo ou vergonha do que vão dizer, depressão é uma doença e já existe tratamento pra ela, converse com alguém de sua confiança, procure um médico e inicie o tratamento”

A psicóloga Ivone Barros, 40 anos, afirma que durante a pandemia a procura por atendimento aumentou bastante, por pessoas de todas as idades e classes sociais. Para ela, a busca por ajuda psicológica pode significar que as pessoas estão diminuindo o preconceito que ainda existe com esse tipo de acompanhamento. 

A relação com à Covid-19, a procura por atendimento está em vários fatores: mais tempo em casa, incertezas econômicas, medo de contrair o vírus e de perder pessoas próximas. “Tudo isso fez com que mais e mais pessoas começassem a notar sintomas de ansiedade e depressão e fossem procurar ajuda tanto na rede pública de saúde quanto privada”, explica a psicóloga. 

A profissional de saúde diz que os sintomas “não são mais vistos como frescura e sim como uma doença que precisa de tratamento”. Entende-se como necessária uma maior divulgação das medidas e práticas de preservação da saúde mental. Também é essencial a disponibilização de serviços online para atenção às pessoas que precisam de cuidados, mas que, por motivos de saúde, precisam manter o distanciamento social ou possuem limitações para deslocamento.

Aos primeiros sintomas de depressão ou ansiedade procure ajuda de um familiar ou procure ajuda de um profissional qualificado para ajudar você. Ele ajudará você com acompanhamento e dicas de como lidar com os sintomas no dia-a-dia. Caso você não possa ir até o profissional ele poderá atendê-lo virtualmente ou via ligação de voz.

Depressão não é frescura, procure ajuda. 

Ligue para o 188  Centro de Valorização da Vida (CVV)

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Curso de Jornalismo da Ufac realiza alinhamento para debate com candidatos à prefeitura de Rio Branco

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Por Felipe Souza

Estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) se reuniram com os representantes dos quatro candidatos à prefeitura de Rio Branco, nesta quinta-feira, 15, para o alinhamento das regras do primeiro debate eleitoral promovido pelo curso, que acontece no dia 20 de setembro, com transmissão ao vivo pelo canal ‘Laboratório Jornalismo Ufac’, a partir das 20h.

Estiveram presentes todos os representantes dos candidatos pela disputa à prefeitura da capital acreana. Os assessores Gustavo Franco, Andréia Oliveira Forneck, Lailla Cândido e Ton Lindoso representam, respectivamente, Jenilson Leite (PSB), Marcus Alexandre (MDB), Emerson Jarude (Novo) e Tião Bocalom (PL).

Com mediação do professor da disciplina de Telejornalismo, Paulo Santiago, na reunião foram apresentadas as regras gerais, instruções e formato para a execução do debate político. Ao final, os representantes assinaram o documento de aceite às regras e a ata da reunião.

Foto: Arinelson Morais

Além da presença de Santiago, o momento também contou com o coordenador do curso de Jornalismo da Ufac, professor Luan Santos, e as estudantes Tácila Matos e Maria de Fátima Brito, que compõem a coordenação geral do debate eleitoral organizado pelos acadêmicos.

“Os estudantes são fundamentais nesse processo, porque aqui na Ufac eu acho que deve ter em torno de 10 mil estudantes, então vocês propiciarem um ambiente onde os estudantes vão poder conhecer as propostas dos candidatos é fundamental. Quero parabenizar o curso de Jornalismo pela iniciativa de realizar um debate dessa grandiosidade”, pontua a representante de Marcus Alexandre, Andréia Oliveira.

O responsável pela campanha de Tião Bocalom, Ton Lindoso, destaca que numa sociedade democrática, é essencial que todos os candidatos possam participar de etapas importantes como essa. “O debate é uma espécie de vitrine, onde cada candidato é apreciado. Apresenta suas propostas, se mostra para a sociedade, e a população, como um todo, tem a oportunidade de saber mais sobre as propostas”, ressalta Lindoso.

Para Lailla Cândido, representante de Emerson Jarude, o evento, além de colaborar com a formação dos acadêmicos de Jornalismo, será um espaço democrático para os candidatos apresentarem as suas plataformas de governo à academia e à sociedade. “Os estudantes são muito importantes dentro de uma eleição. São pessoas que estão no nosso futuro. A educação é a base da nossa sociedade”, disse Cândido.

O representante político e de comunicação de Jenilson Leite, Gustavo Franco, acredita que o poder dos jovens na política é muito decisivo em uma votação. “A gente costuma falar em nossas reuniões que os jovens têm um papel fundamental, inclusive, dentro de suas próprias residências e suas próprias famílias. […] Acho que todos têm que conhecer as propostas para poder escolher melhor os seus candidatos”, conclui Franco.

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Ufac lança edital de monitorias para cursos do CFCH; confira as vagas

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Por Vitor Paiva

A Universidade Federal do Acre (UFAC), através do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), divulgou na tarde desta quinta-feira (25), o edital nº01/2024, para a seleção de bolsas de monitoria, referentes ao semestre letivo 2024.1

Ao todo, são 22 bolsas disponíveis no valor de R$700 mensais pagos aos alunos que foram selecionados, e outras sete voluntarias, para os cursos de Ciências Sociais, Comunicação Social, Filosofia, Bacharelado em Geografia, Licenciatura em Geografia, Bacharelado em História, Licenciatura em História (matutino e noturno), Psicologia.

É importante ressaltar que não possível fazer o acumulo de duas ou mais bolsas de monitoria de maneira remunerada, sendo possível ainda conciliar em caso de disponibilidade voluntária do aluno.

As bolsas serão referentes aos meses de agosto à novembro de 2024, sendo necessário para a inscrição, preencher a ficha, presente no edital, assim como apresentação de Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), ou documentos equivalentes, comprovante de matrícula do semestre vigente e o histórico escolar com o coeficiente de rendimento geral.

O cronograma a ser seguido está presente dentro do edital, que pode ser conferido na íntegra em documento abaixo/Foto: Reprodução

Os documentos devem ser encaminhados ao e-mail cfch@ufac.br entre o período de 25 a 28 de julho, com o assunto do envio sendo “Inscrição para Bolsa de Monitoria”, assim como nome do aluno, número de matricula e disciplina que deseja pleitear uma vaga de monitoria, junto aos documentos anexados em arquivo único, no formato PDF. É importante lembrar que se faz necessário ter concluído a disciplina que deseja ser monitor.

Os resultados preliminares deverão ser publicados em primeiro de agosto, com a lista final sendo disponibilizada no dia cinco do mesmo mês.

Para maiores informações acerca do processo seletivo, basta acessar o edital abaixo:

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O desafio de pegar ônibus à noite na UFAC

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Uma das maiores preocupações dos estudantes dos cursos noturnos é o deslocamento por transporte público. 

Por Akenes Mesquita e Felipe Nascimento

Estudantes enfrentam desafios significativos ao utilizar o transporte público para se deslocarem até suas residências durante o período noturno. A falta de infraestrutura adequada e os problemas de segurança são algumas das principais preocupações enfrentadas pelos estudantes que frequentam a Universidade Federal do Acre (Ufac).

Ônibus superlotados, atrasos frequentes e rotas limitadas são apenas algumas das questões enfrentadas diariamente pelos universitários. Além disso, a falta de iluminação adequada nos pontos de ônibus e nas vias públicas aumenta o sentimento de insegurança durante o trajeto para casa. 

O aluno do curso de Ciências Econômicas, Abimael de Souza Melo, considera a situação inadmissível em um país onde os cidadãos pagam altos impostos e deveriam contar com este  serviço público mais eficiente e acessível para todos. Ele relata as dificuldades enfrentadas ao utilizar o transporte público:“O último ônibus passa às 21h40, enquanto minhas aulas só terminam às 22h, o que gera um conflito de horários. Além disso, há um intervalo significativo entre os ônibus, por exemplo, um passa às 20h e o próximo só às 21h40, o que torna a espera prolongada”.

Foto: Akenes Mesquita

Segurança em risco

Outra preocupação significativa  é a segurança. O aumento da criminalidade na cidade, especialmente durante a noite, torna o deslocamento dos estudantes uma experiência estressante e arriscada. Relatos de assaltos em pontos de ônibus e dentro dos próprios coletivos são frequentes, gerando um clima de insegurança na comunidade acadêmica.

Fábio Alves, estudante de Economia, já foi assaltado no trajeto e fala sobre o sentimento de insegurança ao voltar para casa após um dia cansativo de trabalho e aula.

“Moro no bairro Nova Esperança e há dois ônibus que fazem essa linha: Fundhacre e o Rodoviária. Como meu curso termina às 22h, eu tenho que optar por um dos dois. Houve vezes em que optando pelo o Fundhacre, eu perdia o Rodoviária e o Fundhacre nem aparecia no terminalzinho”, lamenta ele, que já precisou recorrer a carros de aplicativo e ouviu relatos de roubos a outros estudantes.

Impacto no desempenho acadêmico

Os desafios não se limitam apenas ao aspecto físico e emocional, mas também têm um impacto direto no desempenho acadêmico. O estresse e a ansiedade causados pelos problemas de transporte e segurança podem prejudicar a concentração em sala de aula e comprometer o rendimento escolar.

A presidente do Diretório Central dos Estudantes da Ufac (Dce), Ingrid Maia, reconheceu que desde janeiro de 2024 estão recebendo algumas reclamações, principalmente em relação ao atraso dos ônibus, à falta de acesso dos veículos na Ufac e à qualidade dos mesmos.

“Encaminhamos denúncia à RBTRANS para que seja instaurada uma investigação e garantir que tais irregularidades não se repitam. Quanto à mudança de rotas, vamos levantar essas e outras pautas no Conselho de Transportes e Tarifas.” 

Ela também diz ter cobrado da administração uma maior efetividade nas rondas ostensivas e o retorno do diálogo com as instituições de segurança pública.”

Diante desses desafios, os estudantes clamam por soluções eficazes por parte das autoridades responsáveis. Medidas como aumento da frota, melhoria na infraestrutura dos pontos de ônibus e aumento da presença policial nas rotas de transporte público são algumas das demandas urgentes da comunidade acadêmica.

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