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Cotidiano

Nano-influenciadores e o poder da comunicação

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“Quem sabe utilizar o poder da comunicação sempre vai estar um passo à frente. E sem dúvidas terá mais chances de chamar atenção”, enfatiza Daigleíne Cavalcante, mentora em comunicação

Por Bruna Giovanna e Ila Caira Verus

        A sociedade foi criada através da comunicação que ao longo dos anos sofreu várias alterações para chegar até os dias atuais, onde com apenas um clique você compra um produto. Mas com tanta evolução, é claro que não basta você apenas ter todos os aparatos tecnológicos para comunicar. A comunicação verbal associada a oral é essencial para estabelecermos um contato direto com as pessoas ao nosso redor. E é se utilizando da oralidade interpessoal que os influenciadores no mundo todo fazem tanto sucesso.

A mentora em Comunicação Daigleíne Cavalcante, explica que diversas pesquisas apontam a boa comunicação como uma das competências mais exigidas em vagas de emprego. “Saber se comunicar bem é essencial para quem quer se destacar no mercado de trabalho, seja alcançando cargos mais altos, tendo mais oportunidades de crescimento ou aprimorando a carreira”, reforça.

Daigleíne Cavalcante é servidora pública e mentora em comunicação. Foto: arquivo pessoal

 Ao falar sobre a importância da comunicação, a mentora cita uma pesquisa feita em cima das vagas disponíveis no Linkedin, em 2020, que mostrou que dentre das dez competências mais exigidas pelos empregadores, a comunicação era a primeira. Foram analisadas cerca de 12 milhões de vagas disponíveis na plataforma.

        Com o boom da comunicação no século XXI, foi possível observar uma tendência de interação que só aumentava, os nano influenciadores. Eles são pessoas que possuem um determinado público que os acompanha na internet, seja no YouTube, Instagram ou Facebook. São criadores de conteúdos que visam ajudar seus seguidores de alguma forma, usando de maneira mais assertiva seu público-alvo. Mas são considerados nano influenciadores apenas aqueles que possuem a marca mínima de 1.000 e máxima de 10.000 seguidores, além disso devem apresentar um bom engajamento.

Para Daigleíne, qualquer pessoa pode impactar e influenciar outras pessoas. “A diferença entre os nano influenciadores para os grandes é apenas números. Até para conseguir se conectar seja com 100, mil, dez mil ou cem mim pessoas, é preciso saber utilizar as técnicas de comunicação.  E precisamos lembrar que influenciar é parte do ser humano. Influenciamos os filhos, os irmãos, familiares e amigos diversas vezes ao longo da vida. Agora, com a internet e as redes sociais, ficou mais fácil influenciar em grande escala”, enfatiza a mentora.

A estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (UFAC), Abigail Sunamita, ajudou a entender como funciona e como acabou nesse mundo dos influenciadores, mas é claro que a universitária possui o carisma e a linguagem oral que é um dos pontos altos para a comunicação nas redes sociais.

Abigail Sunamita é estudante de jornalismo e nano-influenciadora. Foto: arquivo pessoal

Abigail se descobriu uma nano-influenciadora recentemente. Ela conta que a pandemia ajudou, pois foi nesse período que ela começou a trabalhar como social mídia. A jovem de apenas 22 anos disse que passou a usar suas redes para ser mais informativa, mas ressalta que desde 2018, vinha sendo mais ativa no Instagram (rede que ela utiliza). “Sempre fui de expressar minhas opiniões, debater e de levar assuntos que pudessem agregar de alguma forma na vida das pessoas”.

A comunicação é uma arma poderosa e global, é tanto que de acordo com o blog Jet.E-comerce, os influenciadores digitais ganharam tanto destaque nos últimos anos, que se tornaram essenciais para as estratégias de divulgação das marcas. Para se ter ideia, eles já são considerados a segunda maior fonte de influência na tomada de decisão de compra. Perdendo apenas para indicações de amigos e parentes. Diante dessas novas possibilidades, é importante atentar também para a relevância dos nano-influenciadores.

        A universitária adentrou o mundo das redes com o intuito de ajudar as pessoas a se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela explica que ali já tinha um público que a acompanhava, que após entrar na faculdade começou a ajudar as pessoas a entender os editais, avisando quando abria e os pontos mais importantes como a documentação. “Eu nunca fui focada em ser uma influenciadora digital da beleza, nunca fui focada nisso! O meu foco sempre foi seguir o nicho da comunicação. Então, às vezes eu compartilhava matérias, explicava a situação. Era uma forma de expressar minha opinião”, relatou a estudante de jornalismo.

        Abigail Sunamita destacou que a pandemia deixou as pessoas mais dependentes das redes sociais, que passou a ser um espaço mais informativo, um meio de comunicação primordial, onde até as pessoas mais velhas começaram a aderir. E explica que nesse meio tempo o número de seus seguidores aumentou bastante, aumentando em torno de mil seguidores.

        A nano-influenciadora afirma que não possui uma rotina de postagem, que tem dias que não posta absolutamente nada, mas que quando posta algo relacionado principalmente a informação, tem um engajamento maior. Esclareceu que é difícil postar sobre o seu dia a dia, mostra mais sobre sua rotina de trabalho, coisas que passam despercebidas no dia a dia, que às vezes as pessoas não notam. E deixa claro, que seu nicho na rede social é a comunicação. Mas que com o aumento dos seus seguidores passou a receber muitos produtos em casa, press kit e convites.

        “Mas sempre quando falo de opinião pública, do governo, eu tenho mais engajamento do que quando mostro os produtos. Os produtos as pessoas gostam de ver, mas o meu maior engajamento é quando eu falo as minhas opiniões diárias”, atestou a estudante, Abigail.

        A nano-influenciadora conta que sente que seus seguidores são pessoas próximas, mesmo que alguns ela nunca tenha conhecido pessoalmente, mas ela diz ser pessoas que a admiram e respondem suas postagens, “são pessoas que veem meu envolvimento em atividades, então, elas passam a ser próximas a mim, são pessoas que me incentivam, e isso é massa! Já tive alguns hater, mas isso é normal para quem está nesse meio”, finaliza Sunamita.

Avaliação

Cerca de 17 mil animais são vítimas de abandono no Acre e número aumenta a cada ano

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Por Arielly Casas, Lucas Sousa e Gabriela Queiroz

O município de Rio Branco registra um número de quase 17 mil animais abandonados, segundo o Centro de Zoonoses da Prefeitura de Rio Branco. Esse dado também reflete uma realidade nacional, na qual 25% dos cães e 26% dos gatos estão em situação de abandono, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um exemplo é o caso de Mimoso, mascote adotado pela clínica veterinária Cães & Cia. Um dos médicos veterinários da clínica, Denis Costa, conta que o gato foi levado há mais de um ano pelo cuidador que o abandonou. O animal estava com uma miíase (infestação da pele por larvas de moscas que se alimentam do tecido do hospedeiro) na cabeça.

Costa também relata que foi um caso difícil de tratar e que ninguém acreditava na recuperação. Agora, após 18 meses, Mimoso está totalmente recuperado.

“O mascote que nós temos aqui, ninguém acreditava que estaria vivo. Era um caso em que ninguém confiava, e agora ele está esbanjando saúde”, disse o veterinário.

Na imagem, o veterinário Denis e o mascote Mimoso. Foto: Lucas Sousa

Esse não é o único registro de casos assim. Trata-se de uma questão alarmante, que cresce cada vez mais e configura um crime previsto na legislação brasileira. Segundo o artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/1998, o abandono e os maus-tratos contra animais são crimes, com pena de três meses a um ano de detenção, além de multa. Em 2020, houve uma modificação, aumentando a pena para dois a cinco anos de reclusão, conforme a Lei Federal nº 14.064/2020.

ONGs

Um dos maiores desafios enfrentados pelos ativistas de Organizações Não Governamentais (ONGs) é o alto custo dos tratamentos para os animais resgatados. Vanessa Facundes, presidente da ONG Patinha Carente, explica que a organização não consegue realizar o resgate de todos os animais devido as dívidas acumuladas com as clínicas veterinárias.

“Gostaríamos de poder resgatar todos, mas temos dívidas muito altas nas clínicas veterinárias particulares”, argumentou a presidente da ONG.

Projeto de Lei

No Acre, dos 24 deputados estaduais, Emerson Jarude (NOVO) defende a causa animal e já possui um projeto de ação em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac): o Projeto Cuidar, que tem como objetivo atender aos animais de rua. Instituições e ONGs que realizam trabalhos com esse foco também serão beneficiadas pelo projeto.

Jarude também anunciou o lançamento de um novo projeto: o Pet Farm (Farmácia de Pet), que será uma extensão do Projeto Cuidar.

“O Pet Farm é uma forma de conseguirmos disponibilizar medicamentos para os animais e auxiliarmos após o tratamento feito dentro desse projeto”, afirmou.

Poder público

A equipe de reportagem tentou contato com o Centro de Zoonoses da Prefeitura de Rio Branco para comentar a situação, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para qualquer posicionamento ou esclarecimento por parte do poder público.

A crescente população de animais abandonados em Rio Branco evidencia a urgência de políticas públicas efetivas, parcerias institucionais e o engajamento da sociedade civil. Proteger os animais é também um dever social e legal, que exige mais do que boa vontade, é preciso ação.

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Cotidiano

Do papel às telas: a transição do jornal impresso acreano para o digital

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Por Ana Luiza Pedroza, Ádrya Miranda, Daniel de Paula e Wellington Vidal

 

O jornal impresso, símbolo histórico e cultural no Acre, começa a se despedir lentamente do cotidiano da população. A era digital assume o protagonismo, apostando em novos formatos de levar acesso à informação, no entanto, sem apagar o legado construído pelo impresso na história acreana.

Apesar dos esforços para reinventar o jornalismo local, a transição do impresso para o digital trouxe grandes desafios. No Acre, essa movimentação ocorreu de forma tardia, mas com a contribuição de jornalistas que se desdobram diariamente para acompanhar as mudanças no modo de noticiar, mantendo o compromisso social com a população.

Entre os obstáculos, a pandemia de Covid-19 foi um dos que aceleraram o declínio dos jornais impressos em todo o país, e no Acre não foi diferente. O A Gazeta, um dos veículos mais populares do estado, foi diretamente impactado.

Rotativa, máquina utilizada na impressão dos jornais A Gazeta. Foto: Ádrya Miranda

Fundado em 1985, sob direção de Silvio Martinello e Elson Martins, o jornal se destacou pelo jornalismo investigativo e de cunho social, sendo pioneiro em projetos editoriais gráficos com diagramação no impresso acreano. Foi por meio de suas páginas que os acreanos acompanharam coberturas históricas, como o assassinato do sindicalista Chico Mendes.

Em 1998, tornou-se o primeiro jornal a circular em cores no estado, com até 3.500 exemplares vendidos em dias movimentados, segundo Silvio. Apesar das inovações com o jornal impresso, o veículo enfrentou as adaptações tecnológicas do século 21. O portal online, criado ainda nessa fase, tinha estrutura simples, servindo apenas para replicar, de forma reduzida, as notícias do jornal físico.

À esquerda, Maíra Martinello; ao fundo, Paula Martinello; e à direita, Silvio Martinello. Foto: Arquivo pessoal

A edição impressa teve o seu fim em 2021, após uma expressiva queda nas vendas. Paula Martinello, jornalista do A Gazeta do Acre, relata que a migração definitiva para o digital foi desafiadora e impulsionada pela pandemia. “Foi um processo muito gradativo, porque o trabalho online não é fácil. É muita concorrência, é um outro tipo de público e perfil de consumo da notícia”, comenta.

Para os jornalistas do A Gazeta, hoje, A Gazeta do Acre, o desafio não foi apenas adaptar-se ao ambiente online, mas reinventar a rotina de produção jornalística sem abrir mão da credibilidade construída. Segundo Maíra Martinello, foram necessárias estratégias para garantir a sobrevivência e a relevância no meio digital, que exige mais agilidade, versatilidade e presença em todas as plataformas.

“A gente foi entrando nesse mundo online, digital. Claro que tem pontos positivos, como o custo mais baixo, a praticidade e a democratização do acesso à informação. Mas a era digital exige muito mais do jornalista, que hoje precisa escrever, gravar vídeo, áudio, editar, usar várias ferramentas ao mesmo tempo”, explica.

A transição da notícia do impresso para o ambiente digital, embora tenha sido impactante para todo o campo jornalístico, foi recebida de maneira diferente por cada veículo, conforme suas particularidades. Outro nome importante da imprensa acreana, como o jornal O Rio Branco, também enfrentou esses momentos de transformação.

Portal de notícias oriobranco.net. Foto: Ádrya Miranda

Mendes também reforça a necessidade dos jornalistas manterem seu compromisso social, mesmo diante das mudanças impostas pela era digital. “Se vocês forem jornalistas e pretenderem ser responsáveis, não esperem que a notícia chegue até vocês. Vocês têm que ir atrás da notícia”, conclui.

Essa transformação também é percebida por leitores que acompanharam de perto o auge das edições impressas no Acre. “Porque o jornal é um documento, então ele vai ficar ali para sempre”, comenta o jornalista e leitor assíduo Gleilson Miranda, de 55 anos, ao destacar que o jornal impresso carrega um valor que vai além da notícia do dia, mas também a documentação de histórias.

Segundo ele, com o jornal impresso era possível encontrar experiências afetivas, que marcavam seu momento de leitura.

“O jornal é impresso, tem esse charme, tem essa coisa de você sentar, tomar um café e folhear as páginas, lendo as principais notícias. Isso era muito bom para a época. Hoje você tem essa notícia mais rápida. Notícia que chega muito rápido”, afirmou Gleilson, ao relembrar as sensações que os impressos lhe proporcionaram.

A transição dos jornais impressos para os portais digitais no Acre marca uma mudança profunda no modo de fazer e consumir jornalismo. Conhecer a história da imprensa local, com a contribuição das edições do A Gazeta e O Rio Branco, é essencial para entender o papel que esses veículos tiveram na formação da identidade e da memória do estado.

Edição impressa O Rio Branco. Foto: Arquivo Espaço Cultural Palhukas

Para Narciso Mendes, atual proprietário da TV Rio Branco, o impresso no Acre carrega o legado de muitas figuras marcantes da história local. No entanto, a migração do jornal impresso O Rio Branco para o meio online não teve o mesmo peso como teve para os demais veículos.

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Cotidiano

Mulheres jornalistas superam dificuldades e levantam questões importantes para a sociedade

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Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) mostrou que em 2021 49% das mulheres jornalistas sofreram ataques de gênero sendo desqualificadas com ofensas e xingamentos. No meio digital, o número sobe para 56,76%. Em uma área historicamente dominada por vozes masculinas, apesar das dificuldades as mulheres estão se destacando cada vez em maior número e trazendo à luz temáticas importantes para a sociedade.

Juliana Lofêgo, professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre, diz que a presença das mulheres está influenciando na cobertura de questões sociais, culturais e políticas. Para Lofêgo, elas têm desempenhado um papel significativo em destacar questões de violência contra mulheres e assédio, garantindo que essas problemáticas não sejam esquecidas ou minimizadas pela mídia. “Com o avanço do movimento feminista e as mudanças sociais, as mulheres jornalistas têm sido influenciadas a trazer à tona essas questões, mesmo que isso não tenha sido comum no início de suas carreiras”, complementa.

Consuela Araújo é jornalista formada pela Ufac e atua na área de assessoria de imprensa, ela relata que como jornalista mulher enfrentou estereótipos de gênero e discriminação ao longo da carreira, principalmente fora do jornalismo. Já no telejornalismo, outro campo onde atuou,  diz ter sido bem acolhida por colegas e pela comunidade, entretanto considera que a busca pela igualdade de oportunidades continua sendo uma luta constante. Araújo aconselha as futuras profissionais a buscarem aprimoramento, construir uma rede de contatos sólida e manter a paixão pela verdade e pela narrativa honesta. “Acreditar na importância do jornalismo local é essencial para contribuir significativamente para a sociedade acreana”, afirma. 

Servidora concursada do Estado, a jornalista Andreia Nobre relata que um grande desafio que enfrentou na carreira profissional foi quando se tornou mãe, pois teve que conciliar a maternidade e o trabalho. Ela acredita que esse seja um desafio para as mulheres em qualquer carreira e também para as que trabalham no setor privado.

Apesar das contribuições significativas das mulheres para abordar agendas importantes a serem discutidas na sociedade, a desconfiança em relação a sua capacidade profissional ainda é uma realidade. Ana Paula Melo, estudante do terceiro período do curso de Jornalismo, trabalha como estagiária no jornal Cidade Alerta, ela diz que percebeu que há um preconceito dentro da universidade pelo fato de ser uma mulher estudante de Jornalismo.

“Já vi algumas pessoas torcerem a cara num tom de desconfiança quando falo que faço Jornalismo. Alguns já dizem que somos compradas, e, às vezes, por ser mulher, dizem que ao invés de buscar informações, buscamos fofoca. Em rodinha de amigos, embora ainda seja estagiária, já fui questionada se algum político me paga para fazer matéria sobre ele. Será se eu não tenho capacidade para escrever sobre política? São reflexões que sempre me questiono, afinal, ser mulher é ter a sua capacidade sempre questionada”. Ela acredita que o maior desafio é alcançar credibilidade equivalente a dos homens e enfatiza a importância de inserir mais mulheres em posições de liderança nos veículos de comunicação. 

Texto produzido pelos acadêmicos Ana Caroline Santiago, Adriely Gurgel, Maria Eduarda Melo, Rian Pablo de Oliveira e Júlia Andrade. A produção faz parte da disciplina Fundamentos do Jornalismo.

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