Notícias

Começa nesta quinta-feira a Jornada LGBTQIA+ do comitê IFMSA Brazil Ufac

Publicado há

em

Por Deylon Félix e Jorge de Oliveira

Com o tema “Conhecimento destrói preconceitos e pode salvar vidas” começa nesta quinta-feira, 1 de julho, a Jornada LGBTQIA+ da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) Brasil-Ufac.

O evento que pretende abordar temas relacionados as vivências e demandas da comunidade LGBTQIA+, será realizado no formato on-line. Ao todo serão três dias de programação que contará com palestras e convidados especiais.

A saúde LGBTQIA+, mercado de trabalho, população e processos de socialização para pessoas trans, são alguns dos temas em destaque.

Para o diretor de Saúde Pública da IFMSA Brasil-Ufac, David Vieira, a iniciativa é importante não só para a comunidade lgbtqia+, mas também para todas as pessoas de nossa sociedade.

“Infelizmente hoje no Brasil pessoas lgbtqia+ tem medo de andar na rua e até mesmo de se expressarem. Quando vejo atos homofóbicos ou preconceituosos nas mídias, eu penso que poderia ter sido eu. Então acredito que a informação tem o poder de mudar o mundo. Cada ato que leva a sensibilização dessa causa, pode salvar a vida de uma pessoa no futuro”, disse Vieira.

As inscrições são 100% gratuitas. Faça aqui a sua inscrição!

Confira a programação e participe!

 Programação
– Quinta 01/07:

20:00Brasília /  19:00Amazonas /  18:00Acre – Prevenção Sexual entre vulva e vulva 

Dra. Nicolle Amboni Schio

A médica formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) é pediatra e dá ênfase nos cuidados integrais da saúde da criança, aos processos socioeducacionais que circundam o ambiente familiar, além de ativista nas lgbtqia+ e no feminismo. Busca, no seu trabalho, promover o respeito ao próximo, a igualdade de gênero e o respeito às diversidades.

21:30Brasília /  20:30Amazonas /  19:30Acre – Cura Gay

Caio Graneiro

Psicólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós graduado em Psicologia Sexual e formação internacional.

– Sexta 02/07:

20:30Brasília / 19:30Amazonas /  18:30Acre – População trans e acesso aos serviços de saúde

Sophie Nouveau

A estudante de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, é ativista nas causas Transexuais e dos Direitos Humanos e integrante do Comitê Técnico Estadual de Saúde Lgbtqia+ do Rio Grande do Sul.

21:30Brasília /  20:30Amazonas /  19:30Acre – Mercado de trabalho e processos de socialização para pessoas trans

Rubby Rodrigues

Mulher Transexual, ativista das causas LGBTQIA+, vice-presidente da Associação das Travestis e Transexuais do Acre, servidora no Ministério Público do Acre – MPAC, estudante do curso de Gestão de Recursos Humanos e membro do conselho estadual de combate a discriminação LGBTQIA+.

– Sábado 03/07:

 11:00Brasília/  10:00 Amazonas/  9:00 Acre – Procedimentos estéticos de risco: silicone industrial e outros

Dra. Jessyca Angelini

Cirurgiã plástica, já foi professora na Universidade de Rio Verde (UniRV) e tem formação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

12:00Brasília /  11:00Amazonas /  10:00Acre- Cultura LGBTQIA+ 

Samuel Silva

Psicólogo e Especialista em Terapia Comportamental, Coach e Palestrante. Estuda a Análise do Comportamento e, em especial, questões relacionadas à homossexualidade e à homofobia. Cursou Extensão e Aperfeiçoamento em Políticas Públicas de Gênero e Raça pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Intervalo de 4 horas

17:00Brasília /  16:00Amazonas /  15:00Acre – Roda de conversa sobre vivências LGBTQIA+

Daniel Scarcello

O acreano é ator e comunicador, formado em Jornalismo e mestre em Mídia e Cotidiano. Já trabalhou como repórter e apresentador na Rede Amazônica (afiliada da Rede Globo) e na TV Gazeta (Record). Realizou em seu canal no YouTube e em suas redes sociais um série de entrevistas chamada “O Acre Resiste” que fala sobre orientação sexual e gênero.

Anderson de Oliveira

O estudante de medicina da Ufac, é colunista no site do médico psiquiatra Jairo Bouer, na UOL e autor do Podcast Farofa Médica.

Mariana Ap. Storck

Estudante de medicina, é idealizadora e fundadora do Coletivo Rita Lobato, que visa dar visibilidade à luta das mulheres no Centro Universitário Integrado em Campo Mourão -Paraná, discutindo temáticas que permeiam a realidade feminina por meio de atividades expositivas, ações na comunidade e debates que possibilitem a aprendizagem de forma crítica e multidisciplinar.

18:30Brasília /  17:30Amazonas /  16:30Acre – Saúde LGBTQIA+, Políticas Públicas de Saúde

Dr. Andrey Oliveira

O médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tem especialização em medicina familiar e comunidade, é membro do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Pública e áreas afins (NUPISP) da Universidade Federal do Acre (UFAC) nas linhas de pesquisa “Serviços de saúde pública” e “Ética e bioética”.

Sobre a IFMSA Brasil (Comitê da Ufac)

Esta ação é idealizada pelo comitê local da Universidade Federal do Acre – Ufac da Organização Estudantil IFMSA – International Federation of Medical Students’ Association, que é responsável por realizar atividades de representatividade estudantil, educação médica, promoção de saúde, produção científica, capacitação em gestão de recursos e intercâmbios acadêmicos, nacionais e internacionais, clínico-cirúrgicos e de pesquisa.

O Comitê Local Ufac da IFMSA Brazil realiza diversos projetos de impacto social positivo, visando à humanização dos acadêmicos, proporcionando-lhes experiências de liderança, aprendizagem e envolvimento social.

Para saber mais acesse: ifmsabrazil.org

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile