Ufac

Auxílios oferecidos pela Ufac contribuem para permanência de alunos na universidade durante a pandemia

Ufac disponibilizou 2300 auxílios para compra de equipamentos de acesso à internet. Alunos reclamam da qualidade do sinal de internet para acompanhar as aulas. (Foto: Ilustrada)

Por João Paulo Castro, Laryssa Evangelista e Michelle Paiva

O Ensino Remoto Emergencial (ERE) iniciou na Universidade Federal do Acre (Ufac) no dia 26 de outubro do último ano como uma alternativa para promover a permanência dos alunos na instituição no período da pandemia, Para auxiliar os estudantes a participarem das aulas, a Ufac, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), disponibilizou bolsas Auxílio Inclusão Digital (AID) que custeiam a compra de equipamentos tecnológicos para estimular o maior número de estudantes da instituição a continuar os estudos

A estudante do curso bacharelado em Psicologia, Raimunda Ferreira, foi uma das contempladas que conseguiu ter acesso ao Auxílio Inclusão Digital. O auxílio ajudou Ferreira a comprar um notebook para acompanhar as aulas.

“Consegui comprar meu notebook com ajuda do auxílio que a Ufac disponibilizou, porém ainda tenho que pagar algumas parcelas porque os preços dos notebooks estavam muito altos e tive que parcelar em várias vezes para conseguir adquirir o equipamento. O valor de 1.300 reais oferecido não foi o suficiente”, ressaltou.

Entretanto, para a aluna, os equipamentos não conseguem suprir as necessidades das aulas, pois a falta de uma internet de qualidade e um espaço adequado em casa para os estudos interferem na compreensão dos conteúdos. “Eu não estou conseguindo ter um bom rendimento nos estudos devido não ter um ambiente tranquilo e sossegado na minha casa para assistir as aulas e fazer os trabalhos”, diz.

As telas dos computadores trazem os novos modelos de ensino. (Foto: Arquivo Pessoal)

A estudantes diz que não tem muito o que fazer em relação às melhorias referentes ao ensino remoto, porque todos dependem de uma internet que tem baixa qualidade no Acre e alunos e professores não conseguem ter uma participação ativa e de qualidade nas aulas. “O que realmente deveria ser feito é a vacinação para todos”, acrescenta.

Rosângela Marques, acadêmica do curso de bacharelado em Psicologia, teve  acesso às bolsas de auxílios e ao Chip Conectividade para continuar estudando. A estudante comenta que o ensino remoto tem sido positivo para ela.  “Com o ensino remoto eu fico em casa fazendo tudo remotamente, meus trabalhos, assistindo minhas aulas. Antes eu tinha que acordar de madrugada, pegava dois ônibus e sofria muito para chegar à universidade”, afirma.

O aluno do curso de bacharelado em Enfermagem, Sandro Dantas, utilizou os recursos financeiros oferecidos pela instituição para comprar um tablet e um teclado para acompanhar as aulas remotas e fala da experiência com a nova modalidade de ensino. “Muito difícil, nada do que esperava. Se mostrou mais difícil e trabalhoso do que o presencial. A Internet não é satisfatória, o tablet não é o ideal e o teclado quebrou”, disse Sandro.

As reclamações quanto a conexão de internet foi a campeã das queixas apresentadas pelos alunos entrevistados para esta matéria, principalmente alunos do interior do estado onde a conexão torna-se ainda mais precária. Recentemente os chips distribuídos pela universidade começaram a apresentar problemas com a conexão de internet o que dificulta ainda mais os momentos de estudo.

“Não é novidade que a conexão de internet em Cruzeiro do Sul é lamentável. A estrutura telefônica da região não permite assistir aulas remotas sem interrupções. As constantes quedas de sinal e falta de qualidade em conexões de internet são problemas que interferem diretamente no processo de ensino”, enfatizou Diego Monteiro, aluno do 7º período do curso de Direito da Ufac no Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul.

Poucos alunos têm um espaço adequado para os estudos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Adaptação

Com a suspensão das atividades acadêmicas na Ufac em decorrência da  pandemia do Covid-19 a instituição teve que se adaptar ao enorme desafio: as aulas remotas. Como enfrentamento a este cenário, a Ufac instituiu, por meio da Portaria Nº 1009, de 03 de junho de 2020, o Grupo de Trabalho Acadêmico, equipe multissetorial com o intuito de elaborar estratégias de continuidade das atividades letivas remotas no período de isolamento. A instituição criou, ainda, o site do Espaço de Apoio Acadêmico para orientar estudantes e professores quanto ao uso de tecnologias de informação e comunicação.

1. Jorgeane

23 de junho de 2021 no 21:39

Uma ótima matéria, todos estão de parabéns