Podcast: o novo queridinho da comunicação

Por Bianca Alexandre Cabanelas e Disney Mendes de Oliveira

Os podcasts são programas que podem ser de áudio ou vídeo e sua principal característica é o formato de distribuição que geralmente é direto e atemporal. Eles se popularizaram no Brasil e no mundo nos últimos anos e vem a cada dia mais conquistando espaço.  Apresentando uma nova maneira de se fazer comunicação, as produções continuam a crescer e seus criadores são das mais diversas profissões.  Com temáticas variadas, existe podcast para todos os gostos.

A professora de Rádiojornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) , Tatyana Lima, acredita que a popularidade do podcast se deve a sua praticidade e por ser um meio mais pessoal e intimista. “Muitos ouvintes estabelecem uma relação com seus podcasts favoritos. É uma prova da força do áudio e de que o rádio continua vivo e inspirando novos formatos. A segmentação dos conteúdos, sem dúvida, é também um dos grandes diferenciais do podcast. Há espaço para qualquer tipo de assunto.”

Para ela, o processo para atingir o sucesso com o podcast é lento e gradual, mas os cuidados técnicos na gravação contribuem muito para o sucesso do programa. “Bons microfones e equipamentos de gravação, bom programa de edição, aprofundamento no tema escolhido, um bom roteiro base e muita simpatia na condução da entrevista ou conversa são alguns cuidados que todo podcaster deve ter.”

Para os jornalistas que se aventuram no mundo do podcast, apesar de acreditar não haver assuntos que não possam ser tratados, ela alerta que é preciso ter cuidado “Como jornalistas devemos sempre nos pautar pela ética e pelos critérios de noticiabilidade. É claro que não só jornalistas fazem podcasts, é um tipo de programa plural, mas o jornalismo tem encontrado mais uma forma de informar através do podcast.”

Tiago Cesar Silva produziu seu primeiro podcast em 2020 (Foto: Arquivo pessoal)

O paulistano Tiago Cesar Silva, formado em Radio, Tv e Internet, em São Paulo, pela Cásper Libero, já consumia muito podcast antes da pandemia, mas foi apenas durante a quarentena que encontrou tempo para criar o seu próprio conteúdo. Ele viu no podcast uma oportunidade para se expressar. “Eu sempre quis muito fazer um projeto pessoal para me expressar e eu não sabia por onde começar. Então, a maior dificuldade que eu tive em relação ao podcast, foi dar esse primeiro passo, mas nisso a pandemia ajudou porque eu fiquei isolado e aí consegui encontrar espaço e tempo para realizar o projeto.”

Mesmo com a dificuldade de ter que fazer as entrevistas à distância, Tiago contou com o apoio dos amigos para dar continuidade ao projeto. “Comecei a chamar meus amigos e conhecidos para conversar sobre assuntos que eu achava interessante ou que eu achava que dava para explorar o que aquela pessoa gostasse de falar. Eu tomava os cuidados para tocar em alguns assuntos, mas eu sempre me esforçava o máximo para deixar a pessoa confortável. A gente falava sobre tudo. “

Café Cortesia conta com uma primeira temporada de 17 episódios (Foto: Arquivos pessoal)

Em julho de 2020, ele liberou o primeiro episódio do seu podcast chamado Café Cortesia. O nome é inspirado naquele “momentinho do café, sabe? Que você para pra tomar um café e acaba desenvolvendo uma conversa com alguém. Então a ideia principal do podcast era meio que trazer um bate papo leve, uma conversa gostosa, igual esse momento do café, que é saboroso, que aquece, que muda o dia.”

Com a primeira temporada finalizada, ele tem grandes planos para uma segunda temporada, que só não foi possível ainda por conta da COVID-19 “Quero voltar a fazer presencialmente. Com a segunda onda da covid, ainda não consegui começar a segunda temporada, mas estou trabalhando para isso.”  Além disso, Tiago também tem planos para um novo podcast chamado “Cresci, e agora?”. Do seu atual podcast, ele indica o episódio 14: Descontruindo com Regina Volpato.