Ufac

Ufac volta a oferecer atendimento psicológico para a população

O espaço serve como local de aprendizagem para os alunos e promoção de saúde para a comunidade.

Por Wisney Batista

O Serviço Escola de Psicologia (Serpsi) da Universidade Federal do Acre (Ufac) voltou a funcionar no final do mês de outubro, com diversas modalidades de atendimentos psicológicos de maneira gratuita. Ao mesmo tempo que oferecem um serviço de qualidade para a sociedade, é destinado para que estudantes do curso de Psicologia possam realizar atendimentos com supervisão dentro da instituição e se aprimorarem.

As atividades de Psicologia realizadas costumam apresentar altos custos, que são inacessíveis à boa parte da população. Segundo a tabela de preços do Conselho Federal de Psicologia (CFP), as psicoterapias individuais devem ter o valor mínimo de R$ 207,02, e isso corresponde a 15% do salário-mínimo.

O espaço presta acompanhamento psicoterápico gratuito para os rio-branquenses e as pessoas que se interessarem podem fazer a sua inscrição presencialmente nas dependências das Ufac.

Técnica psicóloga responsável pelo Serpsi/ Foto: Vitor Paiva

Segundo a técnica psicóloga responsável, Andréia Caroline Alves, o serviço funciona de segunda a sábado e  oferta atendimentos nas modalidades de triagem psicológica, grupos de espera, psicoterapia breve individual e em grupo, avaliação psicológica e plantão psicológico, para o público de todas as faixas etárias da comunidade externa. Para estudantes e servidores da instituição é ofertada apenas a modalidade de plantão psicológico.

A psicóloga responsável aponta que a potencialidade do serviço está na “oferta dos serviços psicológicos, onde os discentes aprendem na prática a técnica e a ética da profissão, orientados e supervisionados pelos professores-orientadores e por mim”. Mas existem problemas apontados por Alves, sendo o maior deles  a falta de recursos humanos, já que o serviço funciona apenas com uma psicóloga contratada da Ufac e dois psicólogos bolsistas.

De acordo com a aluna Eduarda Rodrigues, do 10º período de Psicologia, “este é um momento único, em que nos dispomos a realizar atendimentos psicológicos com a população que vem procurá-los”.

Estudante Eduarda Rodrigues falando de sua experiência como estagiaria no Serpsi/ Foto: Vitor Paiva

Ela complementa apontando o cuidado e preparo para realizar os atendimentos. “Nós temos que ler muitos textos que apontam a escuta como recurso terapêutico, além de compartilhar com nossa professora como podemos ajudar o paciente na situação que nos foi trazida”, explica a estudante.

Encontrando apoio

Inaugurado no ano de 2017, o serviço tem o objetivo de prestar atendimento à população que carece de cuidados psicológicos, além de ser uma contrapartida dos impostos pagos pela população. O local fica no Campus Rio Branco, próximo ao estacionamento B, e conta com três salas de atendimento individual, duas salas de atendimento grupal e uma sala para atendimento infantil.

Atualmente, o serviço atende em média 60 pacientes por semana, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, acompanhados por 33 estagiários de diferentes estágios do curso.

Segundo a estudante Eduarda Rodrigues, “este é um espaço onde as pessoas que passam por sofrimento psíquico podem ser acompanhadas e que podem se sentir pertencentes do processo”.

Ela aponta também que muitas pessoas que fazem parte de minorias encontram no Serpsi um local de acolhimento. Por pertencer à comunidade LGBTQIAP+ sabe que não esperam ver uma travesti atendendo, e que isso pode motivar outras pessoas trans a ocuparem o local que hoje ela ocupa.

As pessoas que têm interesse em serem atendidas devem fazer inscrições pelo e-mail servicoescola.psicologia@ufac.br ou de maneira presencial. Em casos de emergência ou primeiro atendimento, o contato pode ser feito via plantão psicológico, que funciona nas segundas e sextas das 7h às 11h e das 13h às 17h.