Cotidiano

Realizando sonhos: Governo do Acre entrega mais de 4 mil títulos de regularização fundiária do programa Minha Terra de Papel Passado

Por Bruna Giovanna

(Foto: Val Fernandes)

O medo de acordar e perder a terra que há tantos anos vinha investindo era uma realidade na vida dos acreanos que dependiam do título de regularização fundiária para chamá-la de seu. Sabendo da importância dessa iniciativa, o Governo do Estado lançou o programa Minha Terra de Papel Passado que veio para resgatar a dignidade de uma população que, a cada gestão, esperava ansiosa pela escritura de seu terreno.

O serviço idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é oferecido pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre) há 22 anos, mas dada sua relevância, agora, passa a ser estabelecido como programa estadual. A partir desse avanço, o Governo do Estado tem conseguido levar inclusão social e justiça para os moradores de todos os municípios do estado do Acre.

Para muitos, a entrega do documento é como se fosse a realização de um sonho e para ser mais específico, foram mais de 4 mil sonhos realizados desde março de 2023, quando o Governo lançou o programa. Até o momento, a gestão fez a entrega de títulos para moradores das zonas urbana e rural de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Xapuri e Feijó.

O SONHO CHEGOU

(Foto: Val Fernandes)

Dona Josefa Ferreira foi uma das primeiras moradoras do bairro Montanhês, na capital, a receber o título definitivo. Ela falou com emoção o que significou estar segurando a concretização do seu sonho. A idosa mora no mesmo lugar há 30 anos e compartilhou sobre o medo que tinha em algum dia perder o único bem material que possui: a sua casa.

“Estou muito feliz por finalmente ter recebido meu título, porque a minha casa agora é minha e estou muito feliz por isso. Eu vivo despreocupada porque agora eu tenho a certeza de que ninguém vai tomar a minha terra e eu agradeço muito ao Gladson Cameli que deu esse título em minhas mãos. Estou muito feliz com a minha casinha”.

Segundo a presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, estar em posse do seu título é um direito de todos os moradores para que eles possam investir com segurança em sua terra.

“O Programa Minha Terra de Papel Passado vai desburocratizar a regularização fundiária no estado, sendo de grande relevância, pois leva a diversos benefícios, alcançados através do título definitivo, como o caso de crédito bancário e como outros que chegam através da regularização do terreno”.

VEM PARA SOMAR

Além do programa Minha Terra de Papel Passado, o Governo do Estado buscou chegar em todos que precisam desse direito, como é o caso de pessoas com comorbidades que necessitam de um olhar diferenciado. Por isso, em maio deste ano, o Instituto lançou o programa Iteracre Na Sua Casa, que realiza a entrega dos títulos na residência dessas pessoas.

(Foto: cedida)

O compromisso do Governo com a população é nítido em cada sorriso dado ao receber a posse do tão sonhado terreno. O objetivo é de chegar em todos municípios do estado e cada vez mais mudar a vida dos cidadãos rio-branquenses, além de resgatar o sonho daqueles que estavam à espera há mais de 10 anos.