Cotidiano

Relações humanas no cenário atual da pandemia

Publicado há

em

Por Vitória Guimarães

Figura 1 Reprodução:CNN Brasil

Afinal, o período pós pandemia continua mudando os relacionamentos humanos? O distanciamento e o uso de máscaras, de alguma forma, prejudicam esse contato, que antes era feito de forma espontânea e natural? Para Matheus Trisch, com máscaras  “não dá nem pra ver a fisionomia, então, de certo modo, afasta um pouco as pessoas.” Mas nem todo mundo concorda… “Não mudou nada, as pessoas só querem a normalidade novamente, mesmo que não seja possível, afinal, o vírus não vai parar de existir”, diz Gabrielle Silva, de 22 anos, estudante de Educação Física. 

A pandemia do Covid-19 está completando dois anos e meio e, apesar de atualmente cerca de 80% da população brasileira estar vacinada com doses completas, as mudanças nos hábitos sociais estão sendo retomadas aos poucos. Diversas áreas foram prejudicadas devido aos cuidados de distanciamento social, da educação ao comércio, individual e coletivamente. Do início da pandemia até o final de março do ano passado, o índice de isolamento social no Brasil variou de 31% a 62%. E, com o aumento recente de casos, para algumas pessoas o isolamento ainda é uma realidade. 

Matheus Trisch, de 26 anos, é morador da Cidade de São Leopoldo (RS) e conta que sentiu a diferença nos relacionamentos após o período de isolamento. O Técnico em Tecnologia explica que ainda percebe as mudanças de comportamento presentes: “Eu sempre me cuidei direitinho, tive muito medo de passar a doença pra minha família, meus avós tem mais de 80 anos, então levei muito a sério. No começo da pandemia, 90% do contato com as outras pessoas foram cortados, então, de certa forma, não podia abraçar, não podia falar com ninguém perto, e apesar de tudo ter “acabado”, ainda acho que dá pra ver as mudanças. Não me sinto seguro falando com desconhecidos ou andando sem máscara.” 

USO DAS MÁSCARAS 

Figura 2 Dificuldade em entender a fala

O ato de se comunicar é extremamente importante desde os primórdios das civilizações e não se manifesta apenas na fala, mas também em gestos, expressões faciais e movimentações. De acordo com o Psicólogo Felipe Caro, o uso das máscaras trouxe malefícios e benefícios. E aponta que para uma parcela das pessoas, a máscara até facilitou os aspectos interpessoais. 

Para as pessoas que têm fobias, dificuldade  de sair de casa ou de se expor em público, a sensação de segurança dada pela máscara foi benéfica para quem precisou sair para trabalho/estudo, encontros ou aniversários. E quando em casa confinados, muitos conseguiram ter mais abertura para conversar com amigos remotamente.

Por outro lado, o uso da máscara dificulta o reconhecimento de pessoas, a leitura labial, causando sérias dificuldades para os deficientes auditivos. Outra dificuldade está em as pessoas não conseguirem demonstrar suas emoções naquele momento tais como tristeza ou alegria. 

RELACIONAMENTOS AMOROSOS

Os relacionamentos foram muito afetados pelo isolamento social. Vários casais se separaram em meio à pandemia. Segundo levantamento da Academia Notarial Brasileira  (ANB), o número de divórcios no segundo semestre de 2020 aumentou 15% em relação ao mesmo período de 2019. O estresse psicológico da pandemia e a convivência constante em casa criaram conflitos, levando ao fim de relacionamentos.

Em contrapartida, o período em casa conectou pela Internet diversas pessoas e relacionamentos à distância ficaram bastante populares. Alguns relatos são vistos pelas redes sociais. Esse é mais um exemplo de como a pandemia afetou os relacionamentos humanos, de forma boa ou ruim. 

DESOBRIGAÇÃO DO USO DE MÁSCARAS

O Governo do Estado do Acre decretou em abril a desobrigação do uso de máscaras também em locais fechados. O decreto continua para as áreas de saúde e transportes coletivos. Na Ufac, o Conselho Universitário manteve o uso de máscaras.

Com essa declaração, a população acreana poderá transitar livremente sem o uso de máscaras. O Acre não é o primeiro estado a autorizar a liberação das máscaras, diversas cidades no país aderiram à medida. 

Muitas pessoas relatam que não sentiram grande diferença ou dificuldades nas relações humanas após o período de isolamento. Com a desobrigação do uso de máscaras, essa percepção tende a aumentar. Apesar da pandemia ter colaborado de forma significativa para o distanciamento das pessoas e uso de máscaras, além do medo de contrair a doença afastarem elas, o período atual tem sido positivo para as pessoas, que voltam a se relacionar no novo normal.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile