Olhares

Acre: um Estado sexagenário com muitas histórias para contar

Publicado há

em

Por Marcos Jorge Dias

Não há como escrever sobre o Estado do Acre sem pensar nas estórias que  minha avó contava nas noites iluminadas por lamparinas. Seu olhar lacrimoso e  distante, refletido nas chamas bruxuleantes, nos conduzia ao passado com os  nossos ancestrais. Os homens mortos nas “correrias” e as mulheres caçadas a  dente de cachorro, amansadas e estupradas, para procriar mão de obra para os  seringais. Lembranças que a cada dia se diluem na fumaça das queimadas.

O Território se fez Estado… com muita luta!

Mapa do estado do Acre/Fonte: guiageo.com/acre.htm

O Acre era um pedaço esquecido e isolado do Brasil. O Tratado de Petrópolis,  aprovado por Lei federal de 25 de fevereiro de 1904 e regulamentada por decreto  presidencial de 7 de abril de 1904, incorporou o Acre como território brasileiro.  “O Movimento Autonomista começou imediatamente com a criação do Território  do Acre. O próprio assassinato do Plácido de Castro foi um resultado dessa  disputa”, conta o historiador Marcos Vinícius das Neves. As insatisfações geradas contra a  União fizeram com que os acreanos se revoltassem, dando início a insurreições. A luta pela autonomia acreana não se deu só por conquista dos direitos políticos  de seus cidadãos, mas também, pela possibilidade do desenvolvimento  econômico e qualidade de vida dos acreanos. Até que em 15 de Junho de 1962 foi sancionada pelo Presidente da República  João Goulart a Lei 4.070, que elevou o Acre à categoria de Estado. Em outubro de 1962 foi eleito o primeiro governador do Estado do Acre, José Augusto de  Araújo. 

E aí chegaram os “paulistas”

Nas décadas de 70 e 80 do século passado a região foi cenário das grandes  disputas pela posse da terra entre seringueiros e os chamados “paulistas”. Hoje,  nas margens da Rodovia, que requer constante manutenção pelo DNIT, estão  consolidadas as grandes fazendas de gado, plantios de milho e de cana-de açúcar, que já estão sendo substituídas pela soja. 

Durante os 20 anos (1999-2019) em que o Partido do Trabalhadores governou  o Acre, foram feitos grandes investimentos estruturais na região: Zona de  Processamento de Exportação-ZPE (Senador Guiomard); Usina Álcool Verde  (Capixaba); Fábrica de preservativos NATEX, indústria de beneficiamento de  madeiras e polo moveleiro (Xapuri); polo moveleiro de Epitaciolândia; Fábrica de  ração, frigorífico Dom Porquito, abatedouro Acreaves e pousada Ecológica  (Brasiléia), entre outros investimentos na área de produção, conservação  ambiental e desenvolvimento sustentável na Reserva Extrativista Chico Mendes  que abrange 4 municípios da região. Há época foi construído um projeto político  que deu base ao sonhado desenvolvimento sustentável. 

Contudo, vários problemas de gerenciamento nos complexos projetos que  envolviam: estrutura, gestão de pessoal, administração financeira e etc.,  acrescidos com a arrogância e vaidade de alguns “reis e faraós” que assumiram  as chefias do governo e do partido, contribuíram para o fracasso das iniciativas  que consumiram milhões em recursos humanos e financeiros, nacionais e  estrangeiros. 

Atualmente, passados 60 anos de elevação à condição de Estado, o Acre vive momentos de profundas incertezas e continua na busca de um modelo de  desenvolvimento econômico que atenda as demandas das suas diferentes  camadas sociais. Enquanto isso… a boiada vai passando! 

No começo… Havia o cantar dos pássaros, o assobio do vento, o piar das corujas, o estalar das  sementes, o gotejar da chuva nas folhas, o barulho da água correndo por meio dos grotões. O  vento trazia da floresta os sons dos invisíveis. Quando a tarde ia caindo – levando o sol no rumo  do oriente – tinha o banho no rio, a lua nascendo brilhante. E começava a noite. Passava a rasga mortalha, gritava o gogó de sola na beira da mata. E na roda em volta da fogueira, sob a luz  azulada da lua, as estórias eram contadas. 

Foi no tempo em que a terra não tinha dono, não tinha fronteiras e os rios corriam cheios na época das chuvas e fazia praia no tempo da friagem. O povo que vivia na mata não tinha doença  e não brigava entre si. Os papagaios comiam no mesmo barreiro que o caititu. Os brabos vinham  em bandos. Subindo a correnteza em ubá grande que roncava sem parar. Espantavam as araras  das ingazeiras da beira do rio e matavam tudo que viam. Socó, quatipuru e jaçanã quem nem  serve para comer, virava embiara. E assim começou o fim.

Numa noite em que a lua não veio e o povo dormia na sacupema da grande samaúma ouviu-se  um espoco e depois o clarão na mata escura. Depois as cargas quentes de chumbo, entrando  nas carnes dos que dormiam sem saber o que estava acontecendo. 

Os brabos naquela noite mataram todos os guerreiros, velhos, curumins, e as mulheres que não  conseguiram amarrar. O cheiro de sangue misturado com pólvora correu a mata. Os que  puderam correram para o centro e se esconderam. Mas os brabos tinham pau de fogo que matava de longe. Tinham sede de sangue e do leite que descia da seringueira quando era  cortada. Mas isso foi num tempo que ficou pra trás. Dias, Marcos Jorge. “Estórias do Aquiry & Outros Mundos”, Editora Xapuri, 2017. Literatura, Mitos e Lendas

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile