Saúde

É gripe ou covid-19? Especialista explica diferenças de sintomas

Publicado há

em

Por Alessandra Karoline e Daiane Filocreão

Um surto de gripe atingiu à população acreana, o reflexo foi o aumento na procura por atendimento médico nas unidades de saúde. Segundo Michela Lemos, diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, em dezembro de 2021, a UPA da Sobral chegou a receber uma média de 500 pessoas por dia. Neste início de ano também houve um aumento no número de infectados por Covid-19, as duas doenças podem confundir, dada a semelhança dos sintomas.

O editor de vídeo Gilberto Ribeiro, 36 anos, apresentou sintomas de gripe e disse que são parecidos com os da Covid-19, como febre, mal-estar e dor de cabeça. Para ele, a diferença é a falta de paladar e diarreia, sintomas que teve quando foi diagnosticado com o novo coronavírus no final do ano de 2020.

A Covid-19 e as síndromes gripais exibem sinais similares: tosse, dor de garganta, mal-estar, dores no corpo e cansaço. Por isso, é importante buscar atendimento médico, pois só através de exames é possível identificar uma doença.

De acordo com a infectologista Cirley Lobato, a gripe vem de forma abrupta já nos primeiros dias, normalmente começa com febre alta, dor de cabeça, uma moleza no corpo, astenia de intensidade variada, geralmente o paciente se sente apático, não quer sair da cama, tem tosse, coriza e dores articulares. Já em relação ao coronavírus, a fase inicial é mais branda, a febre não é tão alta, no entanto, a dor de cabeça é persistente, pode acontecer perda de olfato e paladar, dor no corpo e as duas doenças podem manifestar problemas gastrointestinal, como dor abdominal e diarreia.

Manter os cuidados sanitários e o uso de máscara são importantes para se proteger. “Não podemos esquecer que tanto na gripe quanto na Covid-19, devemos manter os protocolos para evitar a propagação do vírus, ou seja, é preciso usar máscara constante, manter o distanciamento social, evitar aglomeração, lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel”, finalizou Lobato.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile