Alternativas culturais na capital acreana

Conforme a pandemia começa a perder força, as pessoas começam a buscar novamente formas de se exercitar, socializar, aprender e trocar histórias após meses distantes da rotina de um mundo normal. Todos os itens citados anteriormente podem ser encontrados em alguns lugares de Rio Branco. E melhor, gratuitos.

Oferecidos pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), os centros culturais são espaços de difusão cultural, esportiva e lazer espalhados por bairros da capital em benefício das comunidades.

Um dos centros, o Lydia Hammes, localizado no bairro Aeroporto Velho, viu recentemente um dos projetos desenvolvidos em sua sede completar 16 anos. O Projeto Capoeira Recreativa – Ginga Melhor Idade comemorou junto ao Projeto Mameluco Capoeira um evento que acontece todos os anos com abertura nas dependências do centro cultural. A programação da comemoração se estendeu por um final de semana e contou com diversas atividades, entre elas dança de rua, forró, apresentação musical, palestras e o batizado e troca de cordas dos mestres graduandos.

Idealizador do projeto, Mestre Moreno diz que o evento tem grande importância no aprendizado entre os mestres de capoeira. “É um evento de continuidade, já estamos aqui no Centro tem mais de 16 anos, e todo ano fazemos o encontro dos mestres. É uma festividade onde fazemos um intercâmbio cultural e trazemos os mestres de outros estados para trocarmos informação, aprender um pouco um com o outro”, afirma o mestre.

Coordenador do Centro, Álvaro Gomes agradeceu a confiança do mestre em escolher o centro como local para as aulas. “É um projeto de grande importância para a comunidade, já faz 16 anos que é feito aqui no centro e só temos a agradecer ao mestre Moreno por escolher o centro para realizar esse evento, aos mestres que vieram de fora para participar, e a FGB pelo apoio prestado”, destaca Álvaro.

É notório a contribuição da capoeira, além de outras atividades desenvolvidas nos centros culturais, para a comunidade presente nos bairros. Nesse sentido, o Mestre Chaguinha, convidado para o evento, agradeceu e chamou atenção para a importância do esporte.

“Para mim foi uma alegria muito grande ter sido convidado pelo mestre Moreno para participar do festival aqui no Acre, nós já temos essa integração da capoeira do norte, então é muito bom participar e rever os amigos. A capoeira tem uma participação muito grande na comunidade, em todos os estados, a capoeira, socialmente, ela é muito praticada e de grande importância para as comunidades”, frisa.

O Projeto Capoeira Recreativa – Ginga Melhor Idade comemorou junto ao Projeto Mameluco Capoeira um evento que acontece todos os anos com abertura nas dependências do centro cultural. Foto: Acervo FGB

Moradora da comunidade, a dona Luiza Peregrina já participa há dois anos do projeto desenvolvido no Lydia Hammes, costuma ir três vezes por semana ao centro e destacou a sua importância para a comunidade. “Eu acho isso aqui muito gratificante pra gente. As vezes nos sentimos um pouco para baixo, mas quando chegamos aqui é um ânimo total. O professor se desdobra pra ajudar, todo mundo é amigo, isso é bastante gratificante para nós. A ginástica, os exercícios, são muito bons para a saúde, e espero que continue sempre, que nunca se acabe, que cada dia aumente mais”, diz entusiasmada.

Dona Luiza Peregrina já participa há dois anos do projeto desenvolvido no Lydia Hammes, costuma ir três vezes por semana ao centro. Foto: acervo FGB

As atividades desenvolvidas nos Centros Culturais são gratuitas, se estendem as vezes de segunda a segunda, com horários e atividades diversas. Para participar de alguma delas, a pessoa interessada precisa apenas ir até um dos centros, portando um documento de identificação, verificar se ainda há vagas disponíveis e realizar sua matrícula. Para mais informações, pode-se acessar a página do Instagram da Fundação Garibaldi Brasil.

Centros Culturais de Rio Branco

• Centro Cultural Lydia Hammes
Endereço: R. Rio Grande do Sul, Nº1120 – Aeroporto Velho, CEP: 69911-036
Atividades: Balé, Jazz, Violão, Aero-Ginga, Pilates, Funcional, Jiu-Jítsu, Capoeira, Taekwondo, Forró, Swingueira, Cigana/Dança do Ventre.

• Horário: 8h às 21:30h

• Centro Cultural Thaumaturgo Filho
Endereço: R. Luiz Z da Silva, Nº 476 – Estação Experimental, CEP: 69918-452

• Atividades: Dança, Capoeira, Yoga, Street Dance, Hip-Hop, Jiu-Jítsu, Aikido, Jazz e K-Pop.
  • Segunda a Domingo
  • Horário: 8h às 22:30h

• Centro Cultural Dona Neném Sombra
Endereço: R. 16 de Outubro, Nº 653 – Quinze, CEP 69905-538

• Atividades: Jiu-Jítsu, Ginástica Laboral, Capoeira, Forró e Taekwondo.
  • Horário: 8h às 21:30h

• Centro Cultural Taquari
Endereço: R. do Passeio, N° 1883 – Taquari, CEP: 69906-500

• Atividades: Capoeira, Aeróbica, Tecido Acrobático, Yoga, Dança, Desenho em Tela, Jiu-Jítsu, Cinema.
  • 9h às 20h

• Centro Cultural Capitão Ciriaco
Endereço: Tv. Cabanelas – Seis de Agosto, CEP: 69914-220

• Atividades: Funcional, Forró, Axé, Capoeira, Projeto Arte de Ser (Que trabalha com pessoas depressivas).
  • Segunda, Terça, Quinta, Sexta e Sábado
  • 7:30h às 18h