Feira de Natal é sinônimo de união e autonomia feminina para o Coletivo “Elas fazem acontecer”

Mais do que um evento, a feira de Natal simboliza sororidade para mulheres empreendedoras de Rio Branco.

O coletivo “Elas fazem acontecer” realiza Feira de Natal nos dias 18,19 e 20 de dezembro no Mercado Municipal Beatriz Lúcio Braña, no Manoel Julião. Atrações culturais e produtos diversos marcam o evento protagonizado por mais de 60 mulheres empreendedoras da capital.

Muito mais do que venda de doces, artesanatos e a presença de atrações musicais, o momento simboliza a união de microempreendedoras acreanas.  As empresárias fazem parte do coletivo “Elas fazem acontecer”, ideia que surgiu durante a pandemia como forma de acolhimento e valorização da autonomia feminina.

“As feiras são uma espécie de consequência positiva das nossas ações, a ideia principal do coletivo é a solidariedade, a sororidade entre as mulheres, o despertar do empoderamento feminino e a autonomia financeira das mulheres. Para que a gente perceba que nós somos donas das nossas próprias vidas, dos nossos próprios negócios” como ressalta a idealizadora Lidianne Cabral.

O projeto que segue o ano inteiro tem na Feira de Natal a chance de alcançar novos públicos e fortalecer ainda mais o árduo caminho que empreender pode ser. “No coletivo a gente consegue se organizar mais, dar apoio uma à outra e também expor nosso trabalho para outras pessoas” destaca Milla, Chef e idealizadora do Quintal Gourmet Fit, confeitaria low carb e vegana e participante do evento.

Espaços assim são de extrema importância não só para as empresárias, mas também para aqueles que buscam alternativas diferentes para os presentes de natal, avalia o estudante universitário Vitor Vasconcelos. “É sempre ótimo experimentar comidas diferentes e conhecer coisas novas, gosto de ir às feiras por isso, ainda mais perto do natal” .

É possível acompanhar também as empresas participantes através da página oficial do evento no instagram.