Natal 2021: Campanhas de arrecadação natalina em Rio Branco

Por Alexandre Castro e Kamila Souza

‘É você quem tira sonhos do papel’. Esta é a proposta da campanha de solidariedade Papai Noel dos Correios, deste ano, que teve início em 19 de novembro e seguirá até o dia 17 de dezembro.

A campanha dos Correios acontece há 32 anos e incentiva as pessoas a adotarem cartas enviadas por alunos de escolas públicas, até o 5º ano, e por crianças em vulnerabilidade social, com até 10 anos, as quais são direcionadas ao “Papai Noel” e recebida pelos Correios, doando-lhes o presente que elas estiverem pedindo.

O objetivo da campanha é de presentear as crianças e promover o incentivo para o habito de escrever, além de estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais. De acordo com a assessora de comunicação dos Correios – regional Rio Branco, Tatiane Castro, o objetivo é que as crianças fiquem à vontade para escreverem sobre seus sonhos e falar com o Papai Noel, estimulando a escrita.

Os Correios recebem em média 2.000 cartas oriundas das escolas públicas, e cerca de 500 da comunidade em geral. “O objetivo é sempre atender 100% das cartas das escolas, uma vez que na entrega é importante que todos recebam os presentes”, explicou a assessora.

Esse ano de 2021 em específico, devido o retorno gradativo as aulas presencias nas escolas, os correios receberam um número menor de cartinhas das escolas, cerca de mil.

A assessora contou que todos os anos os pedidos nas cartas sensibilizam, mas que no período que vivemos, de pandemia, os pedidos não são apenas brinquedos, mas, também, itens de necessidade básica. “Esse ano, ano de pandemia, então, nós tivemos muitos pedidos assim de alimentos, material escolar, roupas, calçado, ceia de natal, dinheiro pra comprar carne, assim muitos pedidos especiais”.

Após o prazo final da campanha, os Correios criam um cronograma de entrega dos presentes nas escolas e na comunidade.

Para participar como voluntário, basta acessar o blog da campanha, clicar em “Adoção On-line”, escolher a carta, informar seus dados (nome, telefone e e-mail) e preparar o presente, que deve ser entregue em um dos pontos de coleta disponíveis. Também é possível retirar uma cartinha diretamente em uma das agências participantes listadas no site.

Vídeo oficial da campanha

A campanha da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Política para as Mulheres (SEASDHM)

Outra campanha de solidariedade, que também incentiva a arrecadação de brinquedos e outros itens para crianças em vulnerabilidade social, é a iniciativa do Governo do Acre promovida por meio do gabinete da primeira-dama Ana Paula Cameli e da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Política para as Mulheres (SEASDHM). Nesta campanha, caixas de arrecadação de brinquedos novos ou usados, materiais escolares e roupas em bom estado de conservação estão disponíveis em todas as secretarias do Estado até o dia 17 de dezembro.

A ação busca atender crianças de 0 a 11 anos e todos os itens doados serão higienizados e encaminhados para instituições que atendem crianças em vulnerabilidade social do Estado.

Os interessados em contribuir podem entregar as doações em todas as secretarias.