Ufac

9ª Mostra de Comunicação Visual começa nesta sexta-feira

Por Adélia Galdino

A 9º Mostra de Comunicação Visual é uma exposição de técnicas fotográficas promovida pelos acadêmicos do 6º período do curso de jornalismo da Ufac, por meio da disciplina de Comunicação Visual, ministrada pelo professor Milton Chamarelli, inicia nesta sexta-feira, 3, de forma virtual, com abertura às 19 horas, transmitido por meio de live na rede social Instagram no perfil @nona.mostraufac.

Devido a pandemia de Covid-19 e as restrições necessárias, a Mostra, pelo segundo ano é realizada e organizada de forma virtual, mas mantendo o conceito dos anos anteriores.

Para o Professor e organizador da Mostra, essa experiência é de extrema importância para os acadêmicos, “Baseado na vocação que o curso de Jornalismo da UFAC tem para a fotografia, propusemos aos alunos do 6° período a tarefa de demostrarem o uso de técnicas de comunicação visual. Na condição de futuros jornalistas, é-lhes necessário não apenas o reconhecimento da “estética” utilizada na mídia impressa e da mídia em geral, como também o domínio do conjunto de procedimentos técnicos sobre a imagem com que têm que lidar atualmente ou com que terão que lidar quando entrarem no mercado de trabalho”, Chamarelli.

A temática desse ano é “Olhares fotográficos”, como explica o acadêmico de jornalismo Renato Menezes “Cada aluno irá expor duas fotografias em preto e branco, estamos organizando para o dia da estreia, postar todas as fotos e explicarmos cada técnica e conceito aplicado pelos alunos”. Para Bruna Giovanna foi um desafio, mas o incentivo do professor lhe inspirou “Eu usei a técnica da distorção e passei o final de semana todo olhando os lugares e pensando qual local seria interessante eu aplicar essa técnica”.

A disciplina e a mostra pretendem despertar a sensibilidade do aluno para a imagem, a partir de uma perspectiva técnica. Pretende-se mostrar que, por trás do ato fotográfico, há recursos de composição de imagem que muitas vezes não são notados pelo grande público, mas que servem para construir o significado da imagem e fazer com que ela seja mais do que um retrato do real, mas uma interpretação do real.

Os trabalhos realizados na 8ª Mostra de Comunicação Visual, primeira realizada de forma virtual, pode ser conferido em https://www.instagram.com/oitava.mostra/