Jornalismo da Ufac realiza 10ª Semana Acadêmica de Comunicação

Foto: Reprodução/Divulgação

Programação em comemoração aos  20 anos do curso está repleta de debates interessantes

Por Marcus V. Almeida e Pâmela Celina

Em comemoração aos 20 anos de existência, o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza, entre os dias 15 e 17 de setembro, a X Semana Acadêmica de Comunicação (Seacom). O evento é promovido por alunos e professores e tem como objetivo relembrar a fundação do curso, além de discutir as perspectivas e desafios para os próximos 20 anos.

A Seacom deste ano acontece, mais uma vez, de maneira virtual devido à pandemia da Covid-19. As mesas, palestras e comunicações orais acontecem através das plataformas Youtube e Google Meet. O evento tem início às 16h, no horário do Acre, com exceção dos Grupos de Trabalhos (GTs) que se iniciam às 14h.

Caloura no curso, Rebeca Martin conta que o primeiro contato com o jornalismo está sendo bem promissor. “Mesmo nesse ensino remoto estou me encantando com as matérias que estou estudando e com os conteúdos que aprendo. Ademais, posso afirmar que nós alunos contamos com a ajuda dos professores nesse percurso, só tenho elogios para eles”.

Para Renato Menezes, aluno veterano e que pelo segundo ano está participando da organização de uma semana acadêmica, a Seacom vem para relembrar o que aconteceu e mostrar as evoluções que ocorreram com o passar do tempo. “Entender quais foram os percalços que fizeram com que o curso ganhasse forma, bem como saber sobre quais serão as projeções futuras para as próximas gerações de jornalistas que pretendem passar pela Ufac são cruciais para que as pessoas saibam que nada aconteceu ou foi conquistado do acaso”, conta o estudante.

A coordenadora do evento, Tatyana Lima, explica a importância da Seacom de 2021 para o curso devido à celebração dos 20 anos de sua criação. “Decidimos convidar alguns dos nossos egressos, professores e colaboradores para participarem da nossa programação e juntos compartilharmos experiências que vão nos ajudar a melhorar e evoluir nos próximos anos”, explica.

Programação nostálgica

O evento conta com quatro mesas-redondas, o lançamento de um livro, quatro Grupos de Trabalho com apresentações de comunicações orais, além da cerimônia oficial e palestra de abertura com o professor Dr. Allysson Martins, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), que vai fazer uma fala sobre o mercado de trabalho do jornalismo na atualidade. A programação traz diversos convidados, em sua maioria jornalistas que passaram pelas carteiras da Ufac.

A abertura oficial acontece na quarta-feira (15), às 19h e logo após tem início a cerimônia de abertura, às 20h, com o professor Dr. Allysson Viana, da Unir, com a palestra “Jornalismo e o mundo do trabalho”. Ainda no primeiro dia, às 16h, acontece a mesa-redonda “A criação do Curso de Jornalismo da Ufac e os anos iniciais”, que serve como uma retrospectiva sobre os primeiros anos do curso.

O segundo dia (16) conta com duas mesas-redondas e lançamento de livro. A primeira mesa intitulada “Experiências e vivências enquanto alunos do Curso de Jornalismo da Ufac e a inserção no mercado de trabalho” começa às 16h e é composta por alunos formados em Jornalismo pela Ufac. A segunda mesa acontece das 18h às 20h e tem como tema “A atualidade da Semiótica”. Encerando o segundo dia, das 20h às 22h, acontece o lançamento do livro “Micro-história Italiana e Jornalismo em o Olho da Rua, de Eliane Brum”, escrito pelo professor da casa Aquinei Timóteo, que também foi ex-aluno do curso.

O terceiro e último dia (17) conta com as apresentações orais dos Grupos de Trabalhos e com a mesa de encerramento. As apresentações nos quatro GTs começam às 14h e terminam às 18h, e trazem diversas produções acadêmicas. A mesa de encerramento, com início às 19h, traz como discussão o “Panorama atual do Curso de Jornalismo da Ufac: perspectivas e desafios para os próximos 20 anos”.

A coordenadora do evento conta que organizar a Seacom de maneira virtual é desafiador, mas graças ao esforço conjunto da comissão organizadora tem dado certo. A falta de contato presencial é, segundo Tatyana, o principal desafio para realizar o evento. “O mundo virtual se torna muito cansativo e todos sentem falta desse contato mais direto. Mas, não poderíamos deixar de fazer a Seacom, justo em um ano festivo, em que o curso completa duas décadas. Então, estamos felizes e honrados em organizar esse evento que já é tradição no curso de Jornalismo. A Ufac não parou e nós também não paramos”, finaliza.