Cotidiano

Novos alunos de Jornalismo falam das expectativas para o início das aulas na Ufac

Interação entre calouros e membros do curso acontece de forma online

Por Pâmela Celina e Marcus V. Almeida

Com um novo semestre se iniciando na Universidade Federal do Acre (Ufac), a equipe do A Catraia conversou com alguns dos novos alunos do curso de Jornalismo para saber das suas expectativas e preocupações ao ingressarem no ensino superior.

Devido à pandemia da Covid-19, a Ufac continua com a modalidade de ensino remoto. A impossibilidade das aulas presenciais nos campi impede a interação dos calouros com os veteranos do curso.

Mel Asaff (18) comenta que vai ser complicado a ausência do contato com os veteranos, como, por exemplo, os trotes e a participação na atlética do curso. A recepção dos calouros é um evento que marca a iniciação da vida universitária para muitos estudantes e por isso é muito esperada.

A Ufac realiza, este ano, a recepção de forma online. A cerimônia, que normalmente acontece no Teatro Universitário, dará lugar às plataformas digitais. Assim como outros cursos da Instituição, o curso de Jornalismo planeja um encontro via Google Meet para dar as boas vindas aos novos alunos.

Além das expectativas, Ronicleiton dos Santos (24) fala sobre suas preocupações com o acesso à internet no ensino remoto. “No meu caso vai ser muito complicado. Eu nem sei como eu vou conseguir, por morar em um local onde não pega wi-fi. A conexão de dados oscila bastante e o pacote de dados é muito caro. E eu acredito que a aprendizagem vai ficar fragmentada diante de todos os problemas que cada um vai ter”.

Além das expectativas com a recepção, os alunos contam sobre as motivações para a escolha do curso de jornalismo e o que esperam aprender nas aulas. “Existem certas áreas específicas que encontrei no jornalismo que me interessam bastante. Durante o curso vou ver qual mais tenho afeição, sempre gostei de investigação e documentários”, explica Mel.

Já Ronicleiton brinca que foi escolhido pelo jornalismo e, embora ouvisse comentários dos professores de que seguiria a profissão, somente teve certeza da escolha durante o ensino médio. “Eu conheço a profissão. Então eu acredito que o curso, que é a capacitação para atuar na área, vai ser bacana”, finaliza o estudante.

As aulas do segundo semestre na Ufac começam nesta segunda-feira,12 de julho. Ingressam na Instituição cerca de 800 alunos que buscam obter uma formação de ensino superior.