Recém formados apostam cada vez mais em empreender e ser donos do próprio negócio

Jovens estão cada dia mais envolvidos com o mundo do empreendimentoFoto: Ilustrada

Por João Paulo Castro, Laryssa Evangelista e Michelle Paiva

O empreendedorismo está cada dia mais em alta. O mercado de trabalho em mudança tem feito com que mais e mais pessoas se lancem ao mundo dos negócios, criando e recriando ideias inovadoras e desenvolvendo produtos ou serviços. Foi de olho nesse novo modelo de investir que o recém formado em Direito, Gabriel Santos, pensou na hora de abrir o próprio negócio.

Em 2015, Gabriel se formou bacharel em Direito pela Uninorte, com as dificuldades do mercado e considerando sua pouca experiência na área decidiu se dedicar ao Cê Acredita Eventos e começou a organizar festas na cidade.

Quando o assunto é mercado de trabalho, é comum ouvirmos que não está fácil para ninguém. Para o advogado, alguns desafios são comuns entre os jovens em início de carreira ao tentar abrir o próprio negócio. “Eu nunca me idealizei empreendedor, achava que iria ser funcionário público. Para mim, os maiores desafios para quem está começando a empreender são a falta de experiência, de capital e o volume de burocracia do poder público”, completou.

Advogado, promoter de eventos e empresário. Gabriel Santos mostra seu novo empreendimento com qualidade nos serviços e preço acessível – Foto: Arquivo Pessoa

Com a pandemia de covid-19 e os decretos do Governo de isolamento social para contenção do vírus, Gabriel precisou parar com a produção de eventos e se dedicar ao novo empreendimento: O Recanto – Food&Beer. Ele conta que no começo não tinha ideia do que faria, mas tinha certeza que precisava trabalhar. “Criar um lugar onde as pessoas possam ser quem são com segurança, conforto e leveza é nosso maior objetivo”, afirmou.

Recanto é um restaurante onde as pessoas possam ser quem são com segurança e conforto – Foto: Arquivo Pessoal

Dentro das universidades, o empreendedorismo também passou a ser um quesito importante na formação dos alunos

A atual taxa de desemprego e a incerteza sobre o futuro do mercado de trabalho são algumas das maiores preocupações para qualquer graduado ao terminar a faculdade. Porém, o estudante de Engenharia Florestal, Lucas Matos, conta que desde da graduação sempre atuou na área do empreendedorismo.

“Dentro da Universidade fiz parte por quatro anos do movimento Empresa Júnior, que visa aprender na prática durante a graduação. Eu tive a honra de ser presidente em 2015 no meu terceiro ano e no quarto ano ser um dos fundadores da AcreJunior, a Federação Acreana de Empresa Juniores, que regulamenta todas as outras empresas juniores daqui do Acre. Potencializa essas empresas e ajuda a criar novas empresas, dando toda orientação”, completou Lucas.

O engenheiro florestal Lucas Matos hoje tem uma empresa de manejo florestal e uma barbearia. Foto: Arquivo Pessoal.

Lucas conta que dentre as empresas nas quais trabalhou, não se identificava com a área de formação e que já tinha o objetivo em mente de se tornar um empreendedor. “Faltando pouco tempo para me formar, eu comecei a estagiar em Manoel Urbano em uma empresa chamada Agrocortex Madeiras do Acre. Depois que me formei em 2018, fui contratado, porém pedi demissão por que eu vi que não era o que eu queria”, pontuou.

Para ele, a ideia de ter o próprio negócio surgiu ainda em 2018, graças a experiência já obtida dentro da formação. “Como eu sabia os caminhos dentro da profissão e os desafios, resolvi abrir uma empresa de consultoria ambiental que é a GMF Consultoria Ambiental. Comecei atuando como autônomo porque ela não estava registrada, mas em Junho de 2019 eu a registrei e desde então a gente está no mercado de consultoria ambiental”, disse.

Lucas conta que os desafios enfrentados envolvem, principalmente, a conquista de novos clientes. “O maior desafio sempre vai ser a prospecção de clientes, você se firmar no mercado. Hoje existem outras empresas muito mais tempo que a gente, mas com bastante criatividade estamos conseguindo viver de consultoria ambiental, e hoje é minha principal renda”, destaca.

O engenheiro florestal já abriu seu segundo empreendimento, a barbearia La República, e conta o segredo que ele tem feito para ter lucro com os empreendimentos e consequentemente movimentar seu capital de giro. “Eu penso que todo o lucro gerado você reinveste em um outro negócio ou na própria empresa. Assim que estou fazendo, então além da GMF Consultoria Ambiental, hoje tem a barbearia La República”, finalizou.

Barbearia La República com conceito “barba, cabelo e amigos” do empreendedor Lucas Matos – Foto: Arquivo pessoal

Outra empreendedora de sucesso em Rio Branco é a estudante de Engenharia Florestal, Jennyfer Almada. Sua trajetória no ramo do empreendedorismo iniciou antes de sua formação acadêmica. Em 2018, teve a ideia de abrir a Sai do Armário, loja de roupas e acessórios LGBTQIA+.

Jennyfer Almada, empresaria da Loja Sai do Armário – Foto: Arquivo Pessoal

Jennyfer diz que para conciliar os estudos com empreendedorismo é preciso ter jogo de cintura para conseguir dar conta de todas as responsabilidades. “Em épocas de provas costumo dar mais atenção à faculdade, em datas comemorativas dou mais atenção à loja”, pontuou.

O plano da estudante é continuar com a loja e depois que se formar abrir uma empresa na área de sua graduação. “Pretendo abrir outra empresa de consultoria florestal e continuar com a atual empresa”, completou a jovem empreendedora.