Ufac

Com baixa procura de livros físicos, Ufac inova e implementa novas ferramentas de acesso

Publicado há

em

A universidade registra uma baixa procura de exemplares impressos ao decorrer dos anos, em contrapartida, moderniza e amplia acesso à biblioteca

Por Gabriela Queiroz, Niélia Magalhães e Sérgio Henrique

O crescimento das plataformas digitais e as mudanças nos hábitos de leitura estão levando a um esvaziamento das bibliotecas. Na Universidade Federal do Acre (Ufac), não é diferente, houve uma queda de 44% de empréstimos quando comparados os anos de 2023 e 2024. 

A Ufac, atualmente, possui um acervo de 63.867 itens catalogados, entre livros, monografias, dissertações, teses, CDs, folhetos e partituras. No entanto, os números de exemplares físicos emprestados diminuíram nos últimos anos. Em 2023, foram realizados 13.904 empréstimos, enquanto em 2024 esse número caiu para 7.779.

Apesar dos números, Alanna Santos Figueiredo, diretora da Biblioteca Central, explica que essa mudança foi impulsionada  pelo crescimento das plataformas digitais, mas ela considera que a biblioteca continua sendo essencial.“Com o avanço dos livros digitais, todo mundo achou que as bibliotecas iriam desaparecer, mas isso não aconteceu. Essa transformação apenas mudou o suporte da informação. Assim como o papiro e o pergaminho deu lugar ao impresso, hoje vivemos um período de coexistência entre o físico e o digital”, destaca. 

Inovação ao acesso à informação

Para acompanhar as inovações, a Universidade aderiu à plataforma de livros digitais “Minha Biblioteca”, disponibilizando acesso remoto às versões digitais dos exemplares. Além disso, está sendo desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI um sistema que busca integrar acervo físico e digital, permitindo a busca em apenas uma plataforma, para que alunos, professores e visitantes encontrem os exemplares com mais facilidade.

De acordo com Alanna, para consultar o acervo físico, é necessário acessar um sistema específico, já para os livros digitais, é outra plataforma. Com essa inovação, tudo será acessado em um só lugar, facilitando a pesquisa..

História de transformação

Foto: reprodução

Em 25 de março de 1964, foi criada a Faculdade de Direito do Estado do Acre, em conjunto a Biblioteca Central Ruy Alberto Costa Lins surgiu com o objetivo de atender à comunidade acadêmica e externa.

Atualmente, a Ufac possui uma Biblioteca Central, localizada no Campus Sede e uma Biblioteca Escolar no Colégio de Aplicação, ambas em Rio Branco, uma Biblioteca Setorial no Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul e cinco Bibliotecas Setoriais nos municípios de: Brasiléia, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Reafirmando seu compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, a instituição atende à comunidade acadêmica, mas, também amplia seu acesso ao público externo para consultas em seu acervo, sem o empréstimo dos exemplares, segundo a diretora da Biblioteca Central da Ufac.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile