Netflix traz catálogo com filmes e séries dublados com conteúdos e temática LGBTQIA+ neste mês de junho
Por Guilherme Limes
No mesmo mês que celebra a pluralidade do amor, também se comemoram as conquistas por políticas públicas de equidade e igualdade para a comunidade LGBTQIA+ que diariamente enfrenta o preconceito e a discriminação social.
O Brasil é considerado o país que mais mata homossexuais, transexuais e travestis no mundo. Graças a luta de inúmeras pessoas as temáticas que se voltam à comunidade estão começando a ganhar força e visibilidade.
Dia 28 de junho é quando se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data foi escolhida devido ao movimento da Rebelião de Stonewall que aconteceu nos Estados Unidos, em 1969. Esta manifestação promoveu outros movimentos pelo mundo pela luta contra a discriminação e igualdade. E comemorar a data é símbolo de luta e esperança para a resistência de muitos LGBTs que ainda são vítimas do conservadorismo moral e social.
A arte cinematográfica continua sendo um dos meios para se levar conhecimento e democratização às pessoas, e com estas discussões começando a ganhar mais impulso nos últimos anos as produções de filmes e séries tem se tornado mais inclusas trazendo personagens LGBTs até mesmo como protagonistas.
A seguir listamos uma variedade de filmes que tratam sobre os conflitos vivenciados por personagens que representam tão fielmente a realidade de tantas pessoas.
Orações para Bobby: Para quem busca entender os conflitos de vivenciar a sexualidade em um ambiente conservador, este filme é o ideal. Ele conta a história de Mary Griffith (Sigourney Weaver) que é uma devota cristã que criou seus filhos com os ensinamentos conservadores. Bobby (Ryan Kelley), um dos seus filhos, confidencia ao irmão mais velho que talvez seja gay, o que muda a vida da família inteira quando sua mãe descobre. A família lentamente entra em acordo com a sexualidade do garoto, menos Mary que acredita que Deus iria curar o filho. Para viver em harmonia, ele faz tudo que a mãe o pede, mas fica cada vez mais depressivo e então decide abandonar a família.
Com amor, Simon: Já este conta a história de um jovem de 17 anos, Simon Spier (Nick Robinson) que aparentemente leva uma vida comum para os amigos e família, mas sofre por esconder sua sexualidade de todos. E tudo fica mais tenso quando ele se apaixona por um dos colegas de escola, anônimo, com quem troca mensagens diariamente pela internet.
Alice Junior: Produção nacional, o filme conta a história de Alice Júnior, uma adolescente trans que espera ansiosamente pelo seu sonhado e especial primeiro beijo. Sua vida muda completamente quando seu pai é transferido e começa a trabalhar em uma pequena cidade de interior onde Alice começa a lidar com preconceito e muitos desafios.
Almas Gêmeas: Para os amantes de suspense… Este filme conta a história de Pauline e Juliet que iniciam uma amizade que logo se torna tão íntima quanto obsessiva. Quando seus pais manifestam a intenção de separar as duas, elas se unem para bolar um macabro plano de vingança, que envolve assassinato a sangue frio. Um suspense perturbador, por mais que no primeiro momento elas pareçam adoráveis juntas.
Nenhuma Noite É Longa O Bastante: Tim Cornish é estudante universitário e é acostumado a seduzir qualquer pessoa que ele deseja, independente do gênero. Mas quando ele e seu professor Ivo se conhecem, as coisas mudam. Ivo, que no início se mostra desinteressado pelo discente, acaba sendo protagonista de alguns “plot twist” até o fim do filme.
Minha Mãe É Uma Peça: Para quem gosta de uma boa comédia, a franquia de três filmes de Paulo Gustavo é a ideal para você dar boas gargalhadas. Dona Hermínia (Paulo Gustavo) é uma mãe dedicada, mas os filhos a consideram chata por se preocupar demais com a família. Hermínia acaba passando pelas etapas de entender a sexualidade do filho, questões amorosas de sua filha e muito mais.
Eu Me Importo: Neste aqui trazemos Marla Grayson (Rosamund Pike) uma renomada guardiã legal que gosta de ficar com pessoas idosas e ricas. Às custas da última, ela leva uma confortável vida de luxo. Quando ela pensa ter encontrado uma nova vítima perfeita, descobre que a mesma guarda segredos perigosos. Com base nisso, Marla e sua namorada Fran (Enza Gonzales) vão ter que usar toda sua astúcia se quiserem se manterem vivas.
Retrato De Uma Jovem Em Chamas: Dos romances ocultos na França do século XVIII, Marianne (Noémie Merlant) é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo conforme os últimos dias de liberdade dela antes do iminente casamento se veem prestes a acabar.
The Boys In The Band: Em um apartamento no Upper East Side, Michael (Jim Parsons), um homossexual cínico com um estilo de vida de realeza, dá uma festa de aniversário para seu amigo gay, Harold (Zachary Quinto). Enquanto os primeiros convidados já chegaram e se divertem, Harold ainda não apareceu. Para surpresa de Michael, Alan (Brian Hutchison), um antigo colega de quarto de faculdade, casado, e que ele suspeita ser homossexual não-assumido, chega à festa mesmo não tendo sido convidado.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho: É um romance gay nacional que conta a história de Leonardo (Guilherme Lobo) que tem deficiência visual e tenta lidar com sua mãe “coruja”. Após Gabriel (Fabio Audi) chegar em sua escola, novos sentimentos e desejos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si e sua sexualidade.
Meu Nome É Ray: Nossa penúltima indicação trouxemos a história do Ray (Elle Fanning) que nasceu mulher, mas nunca se identificou com o gênero e se prepara para se tornar um homem trans. Sua mãe, Maggie (Naomi Watts), tenta encontrar a melhor forma de lidar com a questão, mas a avó homossexual de Ray, Dolly (Susan Sarandon), recusa-se a aceitar a resolução e cria um conflito familiar.
Moonlight: Sob a Luz do Luar: É a nossa última indicação e a mais premiada das categorias que trouxemos até aqui. A história conta sobre de jovem negro. Chiron passa por uma crise de identidade durante adolescência, devido a algumas complicações por ter sofrido bullying durante a infância e acaba entrando para o mundo do tráfico.