Você já ouviu falar ou sabe o que é o metaverso? Essa palavra pode parecer diferente ou desconhecida para alguns, mas está se tornando a nova aposta em diversas áreas, inclusive na empresarial. Uma startup 100% acreana já está investindo nessa tecnologia, a Meta Amazon Solution é especialista em projetos de construção no Metaverso e proporciona uma experiência diferente aos seus clientes. Eles utilizam não só em projetos, mas também para promover reuniões com pessoas de lugares diferentes sem precisar se deslocarem fisicamente.
A nossa equipe foi convidada para vivenciar essa experiência e conseguir visualizar e entender um pouco desse universo. A sala pode ser acessada de duas formas, através de óculos de realidade virtual que proporciona uma mobilidade maior e mais realidade para os avatares dos participantes, ou através de um link disponibilizado pela empresa em que se pode criar um avatar, podendo se comunicar por áudio e se locomover através de alguns comandos na tela como: sentar, levantar e mover a cabeça, que são os principais.
O empresário Alder Lima, Ceo da startup conta que inicialmente a empresa criava projetos em realidade virtual, mas ainda não estava inserida na plataforma do metaverso. “Hoje já estamos atuando nas nossas reuniões com os nossos clientes, a gente já está trabalhando dentro da plataforma do próprio metaverso, onde podemos interagir com as pessoas, como eu estou olhando para você, gesticulando como estou fazendo agora.”
A empresa ganhou tanto destaque que foi selecionada para participar da primeira edição brasileira da Conferência de Tecnologia e Inovação Web Summint, que ocorreu em maio deste ano, na cidade do Rio de Janeiro. Mariana Tavares, Diretora de Marketing e Head de Inovação da empresa conta que foram várias etapas todas elas foram tratadas em inglês pois é um evento internacional, a empresa teve seu próprio estande e conheceu vários investidores, mas o que foi mais gratificante foi poder levar a representatividade do estado em algo tão grandioso. “fizeram uma curadoria de Startup com alto nível no quesito inovação e tecnologia e nós fomos selecionados, foram reuniões tudo em inglês, é tudo internacional esse evento, fico muito feliz, é um Startup Acreana, a gente leva a bandeira do Acre e a nossa ficha ainda não caiu”, explica Tavares.
O Analista de mercado e inovação do Sebrae Acre Jorge Mazer conta que aqui no estado ainda é algo novo, e até o momento nenhum startup teria procurado a instituição para consultoria sobre o assunto, e adianta que usar nessa tecnologia não é tão barato assim, pois o interessado precisa adquirir um terreno em alguma plataforma para poder montar o seu próprio espaço dentro da realidade virtual.
Segundo Mazer o papel do Sebrae nesse meio “É orientar e explicar o que são as plataformas, hoje já existe no mundo duas plataformas de metaverso que a é a Manager e a Sendy, como é que elas trabalham, o que elas são, na verdade, como a gente compra, quanto que a gente paga por um terreno, por exemplo, dentro dessas plataformas”.
METAVERSO, O QUE É?
O termo surgiu em 1992 no romance de ficção científica, “Snow Crash”, escrito por Neal Stephenson, mas para você tentar visualizar o conceito, só lembrar do filme Matrix, ou dos Avatares que usamos nas redes sociais. De fato, a ideia do metaverso é a criação de um mundo digital acessível, onde as pessoas possam trabalhar, estudar, socializar e se divertir, de um jeito em que elas realmente sintam que estão dentro desse lugar e não somente participando de um jogo.
Essa tecnologia ficou tão abrangente que se tornou uma alternativa para diversos ramos não só empresarial como citamos inicialmente, mas para a educação, saúde, lazer entre outros. Apesar de ainda ser algo que parece tomar forma, já se configura como uma grande promessa para o mundo da tecnologia.