Cotidiano

Os impactos da tecnologia e do jornalismo na sociedade

Sam Altman, criador do ChatGPT, alerta que os prejuízos da ferramenta podem levar a novas pandemias

Publicado há

em

Por Claudio Angelim Hall e João Cardoso

Nos últimos anos, o ChatGPT, programa de inteligência artificial criado pela OpenAl em parceria com o empresário Elon Musk, têm sido alvo de discussão entre diversas instituições, principalmente as que disseminam informações.

Mesmo com a facilidade e rapidez da ferramenta, devido às controvérsias, precisamos entender a repercussão da plataforma e o gerenciamento de prejuízos que ela traz à sociedade. Especialistas destacam que o uso do ChatGPT pode mudar intensamente a sociedade, principalmente a criatividade, e alertam sobre possíveis riscos da produção de notícias.

Lançado em novembro de 2022, o ChatGPT busca responder perguntas feitas pelos usuários, de forma rápida, fácil e prática. A plataforma guarda informações por meio da leitura de dados em sites, artigos acadêmicos, conversas de bate-papo, e todo conteúdo da internet. Conteúdos estes atualizados até o ano de 2021, mas quem utiliza não tem a noção que essa ferramenta é “alimentada” com os dados inseridos inocentemente quando a está utilizando.

Crédito: Unsplash

Do ponto de vista tecnológico, a IA desempenha perfeitamente suas funções como um programa digital. Embora, seja aperfeiçoada para dar respostas aos usuários de fontes confiáveis, a plataforma não está imune aos perigos da desinformação fornecidos pela internet. 

“Esta ferramenta será a ferramenta mais poderosa para espalhar desinformação que já existiu na internet… A elaboração de uma nova narrativa falsa agora pode ser feita numa escala dramática e com muito mais frequência – é como ter agentes de inteligência artificial que contribuem para a desinformação” – Gordon Crovitz, co-diretor-executivo da NewsGuard em entrevista ao The New York Times.

“PODEROSA FERRAMENTA DE DESINFORMAÇÃO”

No Brasil, em recente pesquisa de perfil publicada pela empresa de marketing Semsruh, 89% dos homens representam o tráfego no país, isso significa que eles visitam os mesmos conteúdos, por exemplo, política, coincidentemente. A mesma empresa alega que a tecnologia é importante para monitorar o que e em que assunto a população está pensando, por isso a inteligência artificial é uma poderosa ferramenta de desinformação.

Um estudo fornecido pela Newsguard, ferramenta que avalia a veracidade de notícias, constatou que o ChatGPT é pouco confiável quando se deseja criar conteúdos verídicos. De 100 perguntas feitas para a criação de textos, o modelo de inteligência artificial apresentou somente 20 respostas com autenticidade nas informações.

Acredito que esta será a maior mudança de mentalidade de toda a história moderna. Vale notar que o cérebro humano vem reduzindo lentamente de tamanho, em função do desenvolvimento tecnológico, há mais de mil anos. Este processo deve se acelerar. Assim, iremos nos tornar cada vez mais sofisticados do ponto de vista técnico-cultural, mas também mais limitados do ponto de vista neurocognitivo.” diz Machado Dias, da Unifesp, em entrevista à BBC News Brasil.

BENEFÍCIOS, QUESTÕES ÉTICAS E A DESIGUALDADE NO BRASIL

Para as universidades, o uso de programas como o ChatGPT trouxe uma inovação no campo da pesquisa acadêmica. Os alunos podem obter inúmeras respostas com simples perguntas, assim como dados de pesquisa, gráficos, ilustrações, etc. 

Ainda, com o crescente desenvolvimento dos programas ligados à tecnologia no Brasil, nem todas as regiões têm o aparato tecnológico similar, como o sudeste e sul do Brasil, trazendo um contraste para regiões mais pobres que possuem acesso limitado às novas tecnologias da informação.

Nesse aspecto, pode ser observado um dilema ético, em que os usuários têm o controle sobre uma poderosa ferramenta da informação.

O professor Salomão de Alencar Farias, doutor em Administração pela USP, questionado sobre o uso de inteligência artificial, ressalta que:

“O rápido avanço da IA levanta questões éticas complexas. À medida que as tecnologias avançam rapidamente, é necessário garantir que elas sejam desenvolvidas e usadas de forma ética, levando em consideração preocupações como privacidade, segurança e transparência. Há um temor que a IA terá no mercado de trabalho. À medida que certas tarefas se tornam automatizadas, empregos podem ser substituídos. Quando falamos no Brasil, ressalta-se que nem todas as regiões e comunidades têm acesso igualitário à tecnologia e às oportunidades proporcionadas pela IA”

Ferramenta útil

Por ser fundamental na busca de conhecimento, oferecendo suporte para as organizações e seus clientes 24 horas por dia, em todos os dias da semana, a inteligência artificial torna-se uma ferramenta útil devido alimentar-se de informações fornecidas por seus usuários. “A IA pode ser usada para acelerar a pesquisa acadêmica e a descoberta de conhecimento. Algoritmos de IA podem analisar grandes volumes de dados científicos, como artigos de pesquisa e dados experimentais, para identificar tendências, padrões e insights úteis. Com o advento da educação a distância, a IA desempenha um papel importante na criação de ambientes virtuais de aprendizagem. Sistemas de IA podem facilitar a interação entre alunos e professores em ambientes online, fornecer feedback imediato sobre o progresso dos alunos e oferecer suporte adaptativo durante as atividades de ensino”, finaliza Salomão de Alencar.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile