Cotidiano

Bicicletas : alternativa sustentável e econômica para as capitais brasileiras

O uso de bicicletas seriam uma solução sustentável, saudável e prática para mobilidade urbana

Publicado há

em

Rotatória da Avenida Ceará em horário de fluxo intenso de veículos. Foto: Prefeitura de Rio Branco/ Dircom

Por Jaqueline Brasil

No ano de 2020, o Instituto Clima e Sociedade (ICS) realizou um levantamento sobre a troca gradual dos veículos automotores, pelas famosas bikes. Na pesquisa, foi revelado que a cada 7 brasileiros 10 estariam a favor de trocar seus carros ou motos por bicicletas.

Segundo dados da Plataforma MobiliDADOS (ITDP Brasil), apontou um crescimento elevado no fluxo de veículos automotores individuais. A pesquisa levou em consideração os últimos 20 anos, a estimativa da plataforma é que existam cerca de 471 mil automóveis para cada mil habitantes, até o ano de 2020. O aumento acelerado cria impacto na população como um todo, mesmo aqueles que não utilizam veículos automotores privados, com esse aumento os congestionamentos serão frequentes.


Fonte: MobiliDados/ ITDP

Entre os desafios, podemos destacar a poluição urbana, aumento nos índices de acidente, poluição sonora, falta de pavimentação e manutenção das vias, além da falta de espaço para receber essa grande quantidade de veículos. À medida que a população cresce e se desenvolve, maior será esse fluxo rodoviário. Uma consequência disto, são os famosos horários de pico, as ruas, avenidas e rodovias ficam congestionadas facilmente, assim dificultando a vida dos usuários de transporte privado ou público.


Ciclovia do Parque Ipê. Foto : Jaqueline Brasil

Em 2022, nossa capital foi destaque por possuir uma extensão de 26,22 km cicloviários para 100 habitantes. No estado, a população rio-branquense utiliza bicicletas como meio de transporte para ir ao trabalho, para estudar, para fazer exercícios físicos ou somente passear. Além disso, os veículos motorizados possuem gastos mensais como combustível, seguros, manutenção e taxas. As bicicletas somente exigem gastos com alguns acessórios e manutenção eventuais, para vários, adquirir esse meio de locomoção foi a melhor coisa que fizeram, como é o caso do estudante e trabalhador, Ayron Freitas.

“Quando morava no São Francisco, tinha que acordar cedo, me arrumar e ir para parada. Esperava uma eternidade na parada, cansei de chegar atrasado no trabalho, ficava estressado cedo e a luta era a mesma para chegar na UFAC. Atualmente, eu estou morando perto da UFAC e do trabalho, então decidi comprar uma bike, e foi a melhor coisa que eu fiz, consigo até almoçar em casa e descansar na hora do almoço, antes era impossível, e economizo com passagem de ônibus “. comentou.

Os entregadores de delivery, que não possuíam motos e queriam trabalhar nessas plataformas de compras agora podem utilizar esse veículo para fazer entregas, e assim conseguem trabalhar.

Para Douglas Miranda, entregador da plataforma Ifood, essa abertura para bicicletas ajudou vários pais de família. ” Eu não tinha condições de possuir uma moto, e estava desempregado e com uma família para sustentar, quando me falaram que poderia fazer entregas com bicicletas fiquei muito feliz. É mais fácil um desempregado ter bicicleta em casa do que uma moto, fora que não pagamos gasolina, e acaba sendo lucro “, explicou.

Na nossa capital, a prefeitura vem realizando a recuperação das ciclovias, buscando melhorar o tráfego dos ciclistas e da população que faz uso de bicicletas. Já foram realizados trabalhos na Antônio da Rocha Viana, via Chico Mendes, trecho do Capitão Ciríaco até a rua Epaminondas Jácome, Avenida Ceará. Destacando, que essas obras vão além reformar ciclovias, é um trabalho de iluminação, pintura e sinalização melhorando para população que faz uso das vias com bicicletas ou a pé.

Recentemente, o governo anunciou que está preparando uma revitalização do Parque Ipê, a área é um ponto de lazer para as famílias acreanas. Estão nos planos, a ampliação e modernização da ciclovia, tendo no projeto a construção de uma praça de alimentação, academia, espaço infantil e contando com espaço para animais de estimação, quadras esportivas e aumento dos estacionamentos. Além de fazer manutenções nas ciclovias existentes no estado, para o uso da população.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile