Cultura

O melhor de 2020 para conhecer na quarentena

Publicado há

em

Por Carlos Alexandre

O ano de 2020 será para sempre lembrado pelo momento difícil que o mundo passou e, infelizmente, continua passando com a pandemia do Covid-19. O necessário isolamento social impactou a vida de muitas pessoas e a vida virtual se mostrou mais constante nessa nova realidade, sendo uma das poucas maneiras de se entrar em contato com os que conhecemos. Para o universo da música, o desafio de se reinventar também se mostrou presente. Muitos conseguiram dar prosseguimento a seus projetos e outros conseguiram se manter produtivos, como uma maneira de lidar com esse período.

Dando início às playlists do nosso site universitário, preparei uma que conta com uma seleção de músicas que proporcionaram momentos de escapismo, conforto ou reflexão no árduo ano de 2020.

Um deles foi Abel Tesfaye, o imenso The Weeknd, que apesar de ter sido esnobado pelo Grammy, a maior premiação da indústria da música, é inegável que After Hours é um dos álbuns mais incríveis que 2020 nos entregou. Sendo uma parte marcante do atual retorno do gênero disco na música atual e com referências de encher os olhos em seus visuais, se inspirando em filmes como Casino e The Neon Demon.

Phoebe Bridgers, por outro lado, foi reconhecida com algumas indicações e foi a minha melhor descoberta, seu álbum Punisher não sai do meu repeat, entregando letras bem escritas que tocam seu ouvinte com força, munidas do que o rock melhor tem a oferecer. É imperdível a sua apresentação ao vivo no talkshow do Seth Meyers, onde enquanto ela canta sobre o fim do mundo em I Know The End, em um teatro vazio no meio de uma pandemia global, um marcante resumo de como foi viver o ano de 2020, ao som de uma das suas músicas mais poderosas. A performance pode ser conferida no vídeo abaixo:

E é impossível se pensar em música no ano passado sem lembrar da cantora Charli XCX, que em seu momento de isolamento social criou do zero o seu mais recente trabalho how I’m feeling now. Feito inteiramente em casa, escrito, gravado, produzido e divulgado de maneira online, contando com colaboração de seus fãs, ela pôde criar um som mais autoral e cantar sobre temas que ressoavam com o momento de solidão que vivia.

A playlist também conta com músicas das promissoras jovens Chloe X Halle, o grandioso trapper Travis Scott e Lianne La Havas que entregou um ótimo cover de Weird Fishes do Radiohead, renovada com sua bela voz. Todos os artistas são ótimas recomendações do que ouvir e ter como trilha sonora de esperança para um ano melhor.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile