A primeira GymUFACé uma mostra do curso de Educação Física da Universidade Federal do Acre (UFAC), envolvendo acadêmicos de bacharelado e licenciatura que tem o objetivo de avaliar o curso, socializar, difundir conhecimentos, além de promover a integração entre os cursos. O evento acontece no dia 10 de junho, das 8h às 12h, no Teatro Universitário, sendo aberto ao público da universidade e também à comunidade externa.
A abreviação do nome que intitula a mostra faz referência à ginástica, uma modalidade de atividade física ampla, que abrange a academia, ginásticas de novas tendências, ginásticas competitivas, como a rítmica, artística, acrobática, entre outras.
A professora Dra. Angelita Pereira dos Santos da Conceição, vice-coordenadora do curso de Educação Física bacharelado e presidente da Federação de Ginástica do Estado do Acre está ansiosa para que chegue o grande dia. “Após dois anos de distanciamento social, o nosso curso volta a oferecer uma atividade presencial. Esperamos um bom público”, disse.
Angelita afirma que a ginástica é uma atividade gímnica e está presente em todas as atividades físicas, desde a corrida até a academia. Sendo assim, de suma importância para a promoção da saúde. “A gente só faz exercício físico por conta da ginástica. Principalmente, nesse período de pandemia está sendo uma saída para muitas pessoas, porque é uma atividade que podemos fazer dentro de casa com elementos básicos, como uma garrafa com água ou utilizando apenas o próprio corpo”, pontuou.
Na programação, quem comparecer poderá prestigiar ginástica rítmica, ginástica artística e tecido acrobático. Além disso, o público também poderá participar diretamente das atividades com a Ginástica Para Todos (GPT), um tipo de ginástica não competitiva, conhecida também como Ginástica Geral (GG) por ser abrangente, sem limitações de idade, gênero ou biótipo para prática.
Quem também está contando as horas é a acadêmica do quarto período de Educação Física, Maria Elisa de Lima Ribeiro, 21 anos. Ela fará uma apresentação em grupo, com uso do aparelho arco da ginástica e passos característicos dos elementos corporais, como flexibilidade, equilíbrio e rotação, tudo isso acompanhando um ritmo musical.
A estudante disse que sempre admirou a modalidade e acredita que para ser uma ginasta é preciso muito foco, disciplina e ensaios. “Acho linda e a primeira coisa que penso quando vejo uma ginasta é o foco. Pois, é realmente um estilo de vida, com ensaios, disciplina e rotina”.